Translate

Indicações e contra-indicações da cor preta

Olá meninos e meninas tudo bem?

Ainda tenho algumas cores para falar das indicações e contra-indicações e hoje é a vez da cor preta.

A cor preta também é utilizada na cromoterapia, verifique se essa é a sua cor favorita, veja o que deve evitar, e como utilizá-la.
A cor preta
Características:
O preto transmite a sensação de renúncia, entrega, abandono e introspecção. sua condição de total ausência de cores a relaciona simbolicamente com a ideia do nada, do vazio. Por isso expressa a concepção abstrata do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser, do não ( o branco dá ideia do sim ). Preto e branco são tons extremos que são ligados ao simbolismo cabalístico do alfa e do ômega, do princípio e do fim.

O preto significa também o destino e a morte, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. No Ocidente, o preto é a cor do luto por expressar melhor a eternidade em seu sentido mais profundo: a não existência.

As pessoas que preferem o preto ou que têm atração por ele são estranhas, distantes, taciturnas, procuram a renúncia e o isolamento. É a cor predileta de monges e outros tipos de religiosos, pois permite um maior contato com o inconsciente e com a vida interior.

Indicações:
O preto tem o poder de isolar, por isso, muitas vezes é usado antes de uma aplicação específica, para neutralizar o paciente da influência de outras cores. Também pode  funcionar como antídoto ao efeito indesejável de uma determinada cor. Tem ainda o curioso efeito de aumentar a capacidade de ação de outras cores, quando aplicado simultaneamente a essas cores. Nesses casos, a técnica de aplicação da cor preta é simplesmente a permanência da pessoa num aposento escuro e totalmente sem luz.

Contra-Indicações:
O preto é contra-indicado, mesmo nas roupas, em caso de tristeza excessiva, depressão, melancolia, medo, senilidade e paranoia. Por isso,  jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido - o amarelo seria bem mais indicado. A tradição do uso do preto  como cor do luto era comum entre sacerdotes somente durante cerimônias fúnebres.

OBS: Segundo o Feng Shui, uma ciência milenar da China, as cores são a manifestação da luz e da energia, que influenciam no equilíbrio do ambiente e na vida das pessoas, estimulando ou restringindo a boa energia, e o Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância. Também pode sugerir silêncio. O uso em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.
Assuntos relacionados:
Indicações e contra-indicações da cor vermelha
Arabescos

Aposto que pensaram que a cor preta não tinha nenhuma indicação ou significado né? Nada disso, tudo que temos na natureza, ou aquilo que podemos perceber é em vão, tudo tem um motivo de estar aqui, só precisamos aprender como lidar, conhecer seus significados e onde podemos utilizar e a forma mais adequada.

O que acharam das indicações e contra-indicações da cor preta? Deixe-nos sua opinião ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, My!
Masso Vita




Comentários

  1. Eu não fazia idéia que havia tanta informação sobre cor assim... Adorei mesmo, achei interessante o post todo, e sempre achei preto chique, porém só curto em roupas mesmo. Não gosto de cor assim, realmente uso quando estou de depre kkk
    Beijos de uma seguidora :)
    http://feminicesoutravessuras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia !!!
    Que bom saber apesar de adorar preto
    uso sempre. e o vermelho tbém belas dicas
    Bom final de semana!!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Minda.
    Estou de volta ao virtual. Acho que o cor preta no vestimento emagrece, por isso uso muito rsrs, que bom a alerta vou tentar usar menos,mas em decoração pouco uso.
    Um alegre fds.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, passei para agradecer sua visita, deixar um abraço e dizer que
    às vezes, nossa vida é abençoada por encontrar pessoas Especiais,
    que nos tornam mais Felizes, mesmo que seja de forma virtual, como é a nossa amizade.
    Receba meu carinho e amizade de forma real, pois muitas vezes me sentido só, ao abrir meus blogs, ler mensagens maravilhosas, trocando ideias e pensamentos que engrandecem as postagens, me alegra muito e se vai a solidão.
    Uma noite abençoada e que sua vida seja sempre iluminada por Deus. Abraços da amiga Lourdes.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Minha casa é assim, eu amo demais o contraste das cores e coloco móveis coloridos para quebrar o escuro das paredes ❤
    Amei seu post!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, como vai? Gostei bastante do seu post, muito bem explicado e realmente tem seus beneficios, porem confesso que nao me arrico a pintar nada aqui em casa de preto, pois o ambiente fica miuto pesado sabe

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Muito interessante seu post, gosto muito da cor e o contraste com o branco me fascina.
    Sigo um pouco a simbologia do feng chui (ou tento) acho muito válida.
    Bjss💋💋

    ResponderExcluir
  8. Menina sério, não tinha ideia de nada disso, muito interessante, normalmente uma pessoa quando perde um ente querido tende abusar preto por um bom tempo e não é bom né, que coisa.

    ResponderExcluir
  9. Ah eu acho que tudo depende muito da decoração que vamos usar para a casa toda ou o ambiente que vai o preto, o contraste dele fica muito lindo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Eu amo a cor preta e da para brincar muiiiito com o tom em diversas coisas.
    Da p brincar com looks, decoraçao entao,nem se falaaaa

    ResponderExcluir
  11. Nossa amei esse post. Eu amo preto, e acho que depende muito da forma que você vai usar, em questão do look as vezes que usa, tudo isso.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  12. Acho linda a cor preta na decoração , mas uma pena que não dar pra mim usar na minha casa pois vai escurecer muito o ambiente .... Gostei muito da postagem , quando uso preto no look , opto por apenas uma peça rsrs

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante de preto, mas confesso que não sabia sobre essas coisas a respeito da cor.
    Vou começar a observar melhor os momentos em que me visto de preto.

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que ele revelava tudo isso. Gosto fé preto pq combina com tudo

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que existia tantos significados, só sabia de luto. Preciso começar a repensar meu guarda roupa, porque o que tenho de roupa preta é bastante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas