Translate

Como ocorre a flacidez da pele?

Olá meninos e meninas, desejo um ótimo dia a todos!

Hoje quero falar um pouco sobre algo que é uma das maiores queixas de nós mulheres, (e homens também) que é  a flacidez, que pode ser corporal ou facial. 

Temos dois tipos de Flacidez, a flacidez de pele e a muscular.
Flacidez-fascial
Flacidez tissular (pele)
Como ocorre a flacidez da pele? Conforme o tempo passa, as fibras são degradadas mais do que são produzidas, além disso, a qualidade delas também é alterada quando comparada à produção em organismos jovens e saudáveis. O corpo todo pode ser afetado pela flacidez tissular, mas existem algumas áreas em que ela é mais comum, como rosto, braços, pernas, glúteos e abdômen.

Existem fatores genéticos e/ou relacionados ao estilo de vida que interferem para que a flacidez seja acelerada e fique mais evidente como:
- cor da pele,
- gravidez,
- maus hábitos de alimentação,
- exposição solar excessiva sem proteção,
- sedentarismo,
- tabagismo,
- ação gravitacional,
- efeito sanfona (emagrecer e engordar abruptamente),
- pouca ingestão de água,
- falta de cuidados com a pele, dentre outros.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, dependendo desses fatores as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir pela metade até a meia idade.

Como tratar a flacidez da pele?
O ideal é combinar os bons hábitos, ter uma alimentação equilibrada contribui para diminuir e até mesmo prevenir a flacidez. Por isso, invista em alimentos ricos em antioxidantes, como leites, cereais e peixes, que ajudam a manter a pele firme. Faça também tratamentos estéticos que possam estimular a contração e a formação de novas fibras de colágeno, que irão melhorar o aspecto de flacidez da pele. Massagear os músculos faciais ajuda a manter a pele firme. Faça uso do protetor solar diariamente, pois a exposição ao sol sem proteção faz com que a pele perca força. Evite consumir muitos doces, álcool, refrigerantes, frituras, alimentos embutidos e ricos em sódio.

Você também pode contar com a ajuda extra de outros nutrientes, que são aliados para deixar a pele mais firme.
- A gelatina, por exemplo, apresenta grandes quantidades de colágeno e, além de melhorar a aparência da pele, também é ótima para unhas e cabelos,
- As frutas vermelhas, como a amora e o morango, são ricas em antioxidantes, que combatem os efeitos dos radicais livres na pele.
- Os alimentos alaranjados são ricos em Vitamina A
- As frutas cítricas contêm Vitamina C.
Essas substâncias contribuem para a formação de colágeno. Já a aveia, é fonte de silício, capaz de estimular a produção de colágeno.
Tratamento para flacidez
Flacidez Muscular
A flacidez muscular é definida como enfraquecimento das fibras que formam os músculos. A falta de firmeza ou tônus das fibras faz com que o indivíduo perca força e vigor, bem como a capacidade de realizar movimentos. A flacidez muscular também aumenta o risco de quedas e ferimentos, principalmente em idosos, devido à atrofia e desgaste das fibras de sustentação da musculatura subcutânea. Os músculos ficam flácidos principalmente pela falta de exercício físico, devido à diminuição das proteínas que dão vigor a essas fibras, causada principalmente pelo sedentarismo e falta de atividade física. Se eles não são solicitados, as fibras musculares ficam atrofiadas sem os contornos definidos e causa a flacidez.
tratamento de flacidez muscular
Para tratar a flacidez muscular, o mais indicado é criar o hábito de uma rotina de exercícios físicos regularmente, como pilates e musculação, que estimulam o tônus muscular e a diminuição do tecido adiposo, isso irá estimular as fibras musculares e fazer com que elas fiquem mais densas e renovem a sua sustentação.
Como melhorar a flacidez muscular?
- Aumentar a ingestão de água. ...
- Consumir alimentos ricos em proteínas e colágeno. ...
- Praticar exercícios físicos (musculação) ...
- Parar de fumar. ...
- Manter o peso estável. ...
- Exercícios funcionais, quando têm foco na resistência muscular

Eu sempre ouvi desde que me entendo por gente, que prevenir é melhor do que remediar, e aos 57 anos eu te digo, sim prevenir é tudo de bom. Então não espere ter o problema pra depois tentar resolvê-lo, previna-se antes. Se não sabe como, procure um especialista na área e comece a prevenção desde cedo!
Blog Minda Silva
Quais os cuidados você tem em relação a flacidez? Você tem algum segredinho de prevenção contra a flacidez? Divide com a gente suas dicas!

Aproveita a visita, e deixe sua opinião, ela é muito importante para nós! Compartilhe com as amigas!

Acompanhe-nos também nas redes sociais Face, Instagram e Youtube!

Eu vou até ali resolver algumas coisas e volto ...
Abraços até breve ...
Beijos, Minda
massovita

Comentários

  1. Olá! Eu adorei o tema do post, e principalmente as dicas com com os cuidados de devemos ter, são super necessários!

    ResponderExcluir
  2. Flacidez é uma coisa que incomoda muitas as pessoas, temos que sempre tomar os devidos cuidados, eu sempre como frutas, uso protetor solar, faço exercícios, temos que nos cuidar e muito bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oie Minda! Muito boas suas dicas. Eu já sigo muitas delas, mas algumas preciso colocar na minha rotina. Eu sempre amo consumir alimentos mais saudáveis e isso reflete bem na pele e cabelo.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫❤

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Interessante saber mais sobre o tema. É preciso cuidar. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Quando era jovem eu não me preocupava com a flacidez da pele e dos músculos, só depois que o tempo foi passando que fui sentindo a necessidade de fazer alguma coisa, de mudar alguns hábitos. Nunca é tarde, mas se tivesse começado antes o resultado com certeza seria outro.

    ResponderExcluir
  6. Oii, gostei muito do tema do post. Sabe que há um ano, mais ou menos, eu acabei descuidando, e após ganhar minha bebê eu percebi o quanto é importante não deixar os cuidados de lado. Salvando esse post para não deixar nada passar. amei

    ResponderExcluir
  7. É verdade que sua postagem é muito interessante, e os cuidados, pois ficamos debilitados em todas as áreas da vida. A paralisia flácida é uma condição neurológica caracterizada por fraqueza ou paralisia e redução do tônus muscular.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Parabéns pelo artigo é muito informativo :) todas nós odiamos a flacidez,gostei das dicas

    ResponderExcluir
  9. Bem informativo o teu post, é curioso como demoramos para prestar atenção na questão da flacidez. Para o rosto eu tenho o hábito de usar cremes, não sabia do morango, já adoro a fruta, mais um motivo para comer.

    ResponderExcluir
  10. Amei a explicação dos tipos de flacidez, amei demais essas dicas para cuidar
    Show

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Que interessante esse post. Nao sabia metade disso tudo. Adorei sua explicação

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Adorei as dicas. Infelizmente a flacidez é algo que vai acontecer naturalmente com um tempo, mas a gente sempre pode tardar um pouco esse aparecimento né. Excelente postagem <3
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!