Translate

Como evitar o envelhecimento precoce da pele

Como evitar o envelhecimento
Olá meninos e meninas tudo bem?
Bom, hoje quero falar de algo que sabemos não faz bem a saúde, mas que mesmo assim é consumido diariamente por milhares de pessoas, mas já quero também de antemão, dizer que não quero dar aulas de bom comportamento, menos ainda lição de moral, apenas quero mostrar alguns pontos sobre o assunto relacionado ao cigarro.

A questão é que as vezes nós profissionais de massoterapia, ou estética  somos acusados de não sermos honestos, ou não fazermos bem nosso trabalho, quando alguém nos procura em busca de beleza e perfeição. Bom, perfeição é impossível se ter, mas beleza sim, essa podemos conseguir, mas com algumas  limitações.

Eu quando sou procurada por uma cliente para massagem estética, em busca de redução de medidas já aviso, que  vou fazer a minha parte, mas preciso de  ajuda pois, 95% do resultado depende dela. Geralmente me olham com espanto, mas é uma realidade, pois de nada resolve eu ficar massageando a pessoa se ela não cuida da alimentação, se continua sendo sedentária, tudo que eu fizer por ela além de levar séculos para um resultado razoável, nunca será o que ela espera. E como poderia?

Se você não tem uma alimentação equilibrada, não faz exercícios, toma refrigerante ao invés de água ou sucos, não tem como fazer milagres, saiba que ser e estar bela, requer sacrifícios, tanto na redução de medidas quanto na estética facial. Somos massoterapeutas e esteticistas e não milagreiros.
Agora o porque me referi ao cigarro, explico abaixo com o artigo da Folha de São Paulo.

Pesquisas recentes mostram que a nicotina produz uma enzima que destrói as fibras que formam o colágeno da pele
Cigarro provoca ruga mais intensa que o sol
O cigarro, até agora visto como fator secundário de envelhecimento da pele, já é considerado o principal causador de rugas profundas no rosto, especialmente nas mulheres. Pesquisas recentes mostram que a nicotina produz uma enzima que destrói as fibras que formam o colágeno, substância proteica das fibras da pele.

Em uma delas, um grupo de pesquisadores da Universidade de Nagoya (Japão) verificou uma queda de 40% na produção do colágeno quando adicionada fumaça de cigarro a fibroblastos (células da pele que produzem o colágeno). Sem ele, a pele perde a elasticidade, acelerando o processo de envelhecimento precoce.

A nicotina também bloqueia as ligações cruzadas da elastina (proteína fibrosa e elástica presente na pele), reduz a lubrificação cutânea e os níveis de vitamina A (antioxidante que combate os radicais livres). E o que é pior: diminui o calibre dos vasos sangüíneos que irrigam o tecido cutâneo, prejudicando a oxigenação das células.

"Ao fumar um único cigarro, a redução do oxigênio na pele diminui por cerca de uma hora. Um fumante de um maço diário permanece em hipoxia [baixo nível de oxigênio] cutânea na maioria das horas do dia. O sol agride muito a pele, mas fumar é ainda pior", afirma o médico Marcus Maia, da clínica dermatológica da Santa Casa de São Paulo, um estudioso sobre a ação do cigarro no envelhecimento da pele.

Segundo Maia, as substâncias tóxicas presentes no cigarro estimulam a produção de leucócitos, que liberam íons superóxidos (radicais livres) e inativam as enzimas que, normalmente, protegeriam a pele. Ao mesmo tempo, o fumo diminui a concentração de tocoferol, betacaroteno e retinol na pele, substâncias importantes para inativar os radicais livres.
Presentes na corrente sangüínea, esses radicais tóxicos da nicotina atingem as fibras de colágeno e elastina em toda a derme (camada mais profunda da pele) e causam rugas mais intensas. Já o sol, explica Maia, atua através na camada superficial da pele e provoca rugas mais finas.

No jargão dermatológico, a "face-do-fumante" se caracteriza por rugas profundas, pele flácida e levemente pigmentada (acinzentada, amarelada ou avermelhada) e proeminência dos contornos ósseos do rosto. "A gente olha para a pessoa e é fácil acertar se ela é ou não fumante. A pele perde o rosado, fica meio amarelada, meio cinza. É um aspecto de pergaminho", afirma a dermatologista Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia (regional São Paulo).

Steiner diz que é objetivo da sociedade enfatizar os efeitos negativos do cigarro nas próximas campanhas de prevenção ao envelhecimento precoce da pele. Em relação ao câncer de pele, a ação da radiação ultravioleta dos raios solares é a principal causa, embora, entre os fumantes, a evolução da doença seja mais rápida.

Alguns estudos também sugerem que as mulheres apresentam um risco de envelhecimento precoce, pelo cigarro, maior do que os homens porque a nicotina interfere no fluxo de estrógeno (hormônio atuante na síntese do colágeno e da elastina) para a pele.

Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio, o hábito de fumar também pode destruir as fibras que sustentam a pele do rosto, provocando sulcos na região da boca e dos olhos. Ela lembra, porém, que há fatores genéticos que determinam maior ou menor prejuízo causado pelo cigarro à pele. "Há fumante com a pele bonita. Não é maioria, mas existe."
Exemplo disso é a psicóloga Luciene Jimenez, 42, que fuma há 26 anos e tem uma pele boa, na avaliação da dermatologista que a acompanha. "É de família. Minha mãe tem 67 anos, é fumante e não aparenta a idade que tem", diz.

Mas Jimenez não deixa a aparência só a cargo da genética. Os cuidados com a pele incluem protetor solar diário e produtos diferentes no verão e no inverno.
Ela conta que começou a fumar aos 16 anos, em uma época em que o hábito era considerado charmoso e, ao mesmo tempo, um meio de romper modelos. "Não tínhamos consciência do prejuízo à saúde. Quando tomei conhecimento disso, já estava viciada", afirma a psicóloga, cujo pai, também fumante, morreu de câncer na garganta.
Folha de são Paulo

Além dos problemas da pele temos ainda essa estatística, diria eu que alarmante.
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco:
10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão
5 vezes maior de sofrer infarto
5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar
2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Se parar de fumar agora...
após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue

após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza

após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor

após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora

após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade

após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.
Barrinha

Bom, como eu disse, não sou alguém que julga, nem tenho a pretensão de dar lições de moral, e nem sou alguém que faz tudo certinho, mas estou tentando corrigir meus erros, e nem quero converter ninguém a parar de fumar, mas posso trazer as informações e vocês podem tomar a decisão que lhe for mais cabível, e se optar pela continuação do cigarro, não responsabilize os outros caso  os tratamentos de beleza não surtirem o resultado desejado, saiba que você é o único responsável por sua saúde, e a dos outros também pois se você fuma em ambiente fechado com outras pessoas perto de você, elas acabam sendo fumantes passivos.

A escolha de vida é sua, então pense bem no que vale a pena, pense nas pessoas que estão a sua volta, projete o que deseja para seu futuro e faça o melhor, afinal a vida é sua e a escolha também, apenas não se arrependa dela. 
Gostou das informações? Deixe-nos sua opinião, ela é muito importante!
Abraços e carinhos
Mynda

Comentários

  1. Adorei o post!! Ainda bem q não fumo!! Odeio até o cheiro do cigarro...
    Isso pe verdade.. as pessoas vão atra dessas massagens de redução de medida q querem milagres... rs

    Beijinhos
    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana. Gosto de cuidar da minha pele e do meu corpo, então sempre passarei por aqui.
    Bj
    www.estantedore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Paz!
    Vim através do ENTRE BLOGS.
    Tudo bem com vc?


    Deus te ama tanto que lhe manda flores na primavera…
    sol todas as manhãs…
    ouve você nas suas dificuldades…
    ele poderia morar em qualquer lugar…
    mais escolheu o seu coração…

    Jesus é o SENHOR!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei o post...
    Ainda mais quando o assunto é a pele...Nosdso verdadeiro cartão de visitas não é mesmo?!!

    Muito bom o seu empenho e dicas...

    super beijo...

    ResponderExcluir
  5. Belas dicas para ficar com um rosto saudável, bonito e aveludado.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas My, obrigada!!!!

    Passando pra te desejar uma ótima semana!!!!

    Rô!!!

    ResponderExcluir
  7. Dica maravilhosa!!!!

    Olá, vi seu link no blog Crescimento Cristão. Já estou te seguindo.

    Gostaria de convidar vc e seus seguidores para participar de um sorteio em meu blog.

    Acesse: Promoção de 01 ano Arte da Elda

    Aguardo todos lá, ok?

    Abraço.
    Elda.
    (Blog Arte da Elda )

    ResponderExcluir
  8. Minda esse é um assunto que interessa a todas nós, cuidar da pele é essencial, só precisamos tomar alguns cuidados, pois a beleza todas nós queremos, Minda beijos.

    ResponderExcluir
  9. Minda, ótimas dicas por aqui como sempre!!! Vou fazer algumas, para já!!!
    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Verdade tudo é uma questão de mudança
    não podemos querer fazer milagres
    se não cuidamos da nossa alimentação

    Linda Tarde!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  11. bom saber flor amei as dicas.
    beijinhos
    http://falaseriorah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito boa sua resenha e suas dicas!! Amei! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu queria poder acordar toda trabalhada na beleza sem esforço rsrsrs, vou ficar querendo o universo me devendo essa, rsr nossa quanto temos que ter cuidado né, as vezes dá muito trabalho só de pensar, melhor ir correndo pra prática. bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi minda meu notebook aqui ta maluquinho e foi a mensagem incompleta, gostei muito das suas dicas ,vou botar em práticas já algumas delas ,bjs
    pedacinhosderetalhoseli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. adorei o post, vou seguir suas dicas :D
    bjo

    ResponderExcluir
  16. COncordo super que a alimentação é fundamental e também não adianta nada fazer redução e quando você chega em casa a pessoa come coisas que engordam...

    E o mais interessante é que eu já ouvir falar que o cigarro envelhece mais rapido do que o próprio sol, uma grande verdade...

    Amei a reportagem e as suas dicas...

    Um Grande Beijo.
    Mimos e Moda por Diana Rocha

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Muito bom o seu post...cuidar da pele e da alimentação é muito importante...envelhecer com a pele bonita...quem não quer...
    Fim de semana abençoado
    www.atelierarteunica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Graças a Deus que não fumo, mas concordo com você, quanto alguns clientes, já ouvi amigas reclamarem que massagem não dá certo, mas todo fim de semana a pizza é sagrada!!! Fala sério..

    O post esta ótimo. Parabéns

    Bjins

    Érika Costurarte

    ResponderExcluir
  19. Dicas valiosas sem dúvida, pois quem não quer essa opção de não envelhecimento?
    Muito boas dicas mesmo

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  20. Oii
    Grandes dicas
    Ótimo post!
    Verdade temos q ter consciência do caminho q escolhermos se se envolver com o cigarro
    Adorei
    :)

    ResponderExcluir
  21. Minda araasou no post, vou anotar cada dica beijos

    ResponderExcluir
  22. amiga sinceramente acho que essas acusações são porque muitos picaretas que não entendem de nada acham que é a profissão é fácil e se atrevem... mas eu valorizo sim e acho que um bom profissional presta serviços da mais alta qualidade. Afinal hoje ter uma pele linda não é fácil né com tanta exposição ao ar, ao sol e ao vento.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  23. nossa que otimo seu post
    adoreiii ja salvei aqui para sempre que esquecer de algo consultar
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Suas dicas foram preciosas, Também estou tentando melhorar minha qualidade de vida e evitar o envelhecimento da pele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá, gostei do post e das dicas, eu não fumo mas vou mostrar para os fumantes que conheço

    ResponderExcluir
  26. Amei o post dicas maravilhosas, é sempre bom passar dicas assim, ate nos temos duvidas amei beijos

    ResponderExcluir
  27. Amei suas dicas muito valiosas nos precisamos sempre ter dicas assim amei seu post beijos

    ResponderExcluir
  28. Muito bom o post, bem informativo e esclarecedor :D

    ResponderExcluir
  29. Super concordo. As pessoas procuram ajuda achando que vai acontecer milagres do dia para a noite, mas elas mesmas precisam se ajudar.
    Beijos,
    Gabrielle Garcia - Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
  30. Caramba Minda, menina não sabia desses efeitos que o cigarro provoca, agente fala muito de câncer, mas o envelhecimento, a pele não é tão comum! Beijos, Paulinha - Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Como Massoterapeuta te entendo,
    Alguns clientes acha que somos milagres, que vamos fazer emagrecer, a massagem é apenas uma ajuda se vc não se alimentar direito fazer exercicio não vai adiantar.
    enquanto a pele para mim o maior vilão é o Sol.
    amei o post!

    Bjúús

    ResponderExcluir
  32. Eu como esteticista super entendo é impossível faer milagres !!Amei as dicas, super validas.O que está em nosso alcance pra evitar devemos evitar né amiga!! rsrs

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  33. Sempre bom cuidar mais da pele! Ótimas dicas =)

    Isso do cigarro eu nao sabia =O

    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Dicas maravilhosas vou tentar por em pratica

    ResponderExcluir
  35. Ótimas dicas! Ainda bem que não sou fumante haha o cigarro não traz nenhum benefício pra nada, não sei como não param de vender não é? rsrs Beijinhos

    ResponderExcluir
  36. GOSTEI MUITO DO POST.... POIS ODEIO CIGARRO,CHEIRO ETC...
    BJSS

    http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Mynda, seu post está perfeito !!!
    Já estou com pontos na frente não bebo e não fumo :D
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  38. Amei seu post, concordo com você que precismos cuidar da nossa vida agora.
    Eu não sou fumante e detesto cigarro, não aceito ser fumante passiva e que fumem perto de mim.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  39. Colocando em prática em 3...2...1
    Adorei!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  40. Adorei as dicas vou colocar em prática agora mesmo
    adorei Fê , beijos

    ResponderExcluir
  41. Amei todas as dicas, principalmente a do cigarro... Acho que todas as mulheres que fumam deveriam ler... hehe

    ResponderExcluir
  42. Gostei do post e concordo contigo.
    As pessoas pensam que os profissionais fazem milagre. kk
    Bjão

    ResponderExcluir
  43. Adorei as dicas. Particularmente detesto cigarro e sempre tento estar longe dele. Mt bom mesmo. BJS

    ResponderExcluir
  44. Amei o post. Realmente uma andorinha só não faz verão. è preciso conscientizar cigarro não faz bem.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas