Translate

Conheça a Zamioculca

 Olá meninos e meninas, como está seu dia? Aqui está tudo tranquilo com a graça de Deus!

Hoje vamos falar sobre mais uma planta que eu adoro, num post anterior falei sobre a Costela de Adão e hoje vou falar sobre a Zamioculca. Sim, estou numa vibe gostosa de cultivar plantas dentro de casa, além da beleza na decoração, elas me trazem paz.

Zamioculca

Zamioculca-na-decoração

Conheça a Zamioculca 

A Zamioculca é uma planta de baixa manutenção, e  é uma planta ligada às boas energias e à prosperidade ela representa a fortuna, pois é um símbolo de abundância e prosperidade, sendo assim, pode ajudar a atrair a prosperidade para o lar das pessoas.  Se você está em busca de sucesso e deseja atrair a positividade para a sua vida pode usa-la nos seus ambientes domésticos de forma decorativa. É uma planta que absorve as energias negativas, garantindo que elas ficarão afastadas do seu  lar.

Zamioculca na decoração

A  Zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na Áfricatem nome científico de zamioculcas zamifolia, é uma planta de folhas verdes escuras e longas que se adapta muito bem aos climas subtropical, equatorial e mediterrâneo. Mas ela se adapta facilmente aos climas tropicais, como o do Brasil. Ela pertence à família das Aráceas e pode ser cultivada em vasos, chegando a até 70 cm de altura nessas situações. Em ermos de ciclo de vida, a zamioculca pode ser classificada como perene.

Significado espiritual  da Zamioculca

Zamioculca está ligada ao enriquecimento, e as folhas verdes e brilhantes também têm um significado de resistência, vida e esperança. A Zamioculca  é usada no Feng Shui de forma ampla, pois devido à sua característica protetora  ela promove uma limpeza do ambiente. Assim, geralmente ela é posicionada na entrada das casas, de modo que a energia negativa sequer chegue a adentrar o ambiente. Seria interessante você posicionar a  Zamioculca   em locais como as salas de estar, nos quais se passa mais tempo e se recebe visitas com maior constância. Ela é ótima para proteção dos ambientes, para absorver energia negativa e eliminá-las também.

Cuidados com a Zamioculca

Zamioculca não gosta de sol direto, ficar em ambientes fechados não é algo que prejudica a sua saúde. Então, com os cuidados adequados ela pode ser mantida dessa forma por períodos mais prolongados. Esta espécie não necessita de podas, já que possui o crescimento bastante lento e chega a um metro de altura, no máximo. Porém, folhas antigas deterioradas podem ser cortadas sempre na base. O corte no meio do ramo não é indicado porque tira a beleza estética da planta. A Zamioculca é ser uma planta resistente e que não exige regas frequentes. É recomendado regá-la de duas a três vezes na semana, no máximo. No inverno, apenas uma rega por semana já é suficiente. A cada 3 ou 4 anos, é bom você tirá-la do vaso para fazer várias mudas daquela planta e trocar o substrato. Mas veja, 4 anos é muito tempo para uma planta, então ela realmente exige muito pouco cuidado.
Toxidade da planta
Os representantes da família Araceae geralmente acumulam sais, como oxalato de cálcio, na forma de cristais microscópicos mais ou menos esféricos e com projeções pontiagudas (drusas) ou de pequenas agulhas (ráfides) dentro das células. Então se a planta for mastigada e ingerida causa uma reação alérgica (intoxicação) e causa dor, queimação, edema nos lábios, boca e língua. É uma boa ideia  a utilização de luvas ao plantar, podar ou manusear para evitar irritações na pele e na mucosa. Antes de qualquer coisa, é importante conhecer o tipo de planta com que você vai decorar a sua casa, principalmente se houver crianças e animais na casa.

Sempre que vou comprar uma planta geralmente pergunto tudo sobre a mesma, pois tenho gatos em casa e agora uma netinha. Posso te dar um conselho? Quando for comprar uma planta seja pela beleza ou significado espiritual da mesma, pergunte ao vendedor se é ou não tóxica (sempre compro em floriculturas), e como cuidar da mesma, pois algumas plantas não são tão baratas assim, e ninguém nessa época (ou em qualquer outra) quer jogar dinheiro fora certo?  As vezes também pesquiso antes na internet.
minda-dorr

Você gosta de plantas dentro de casa? Prefere flores ou plantas verdes? Você acredita que plantas podem atrair sorte?

Aproveita a visita, e deixe sua opinião, ela é muito importante para nós! Compartilhe com as amigas(os)!

Acompanhe-nos também nas redes sociais FaceInstagram e Youtube!

Eu vou até ali resolver algumas coisas e volto ...
Abraços até breve ...
Beijos, Minda
blog-de-variedades







Comentários

  1. Gostei muito de conhecer um pouco mais da planta, gosto muito de plantas em casa, as plantas trazem alegria, vida bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Não conhecia essa planta 🙂 é linda, e dá um charme na casa

    ResponderExcluir
  3. Que sensacional, traga mais postagens sobre plantas que curto muito! Eu amo a Zamioculca, ainda vou comprar uma. Não sabia do significado dela no Feng... Curti demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa planta, mas amei conhecer ela e saber sobre ela! Dentro se casa não crio plantas, mas quero começar!

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Ah, sempre vejo um vasinho na floricultura. Já pensei em comprar. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Conheço essa planta, ela é bem resistente, mas não sabia o nome...aqui na região o povo usa muito
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  7. Não entendo nada de plantas, minha maãe tinha muitas em casa. HOje até penso em comprar uma coisa ou outra.

    ResponderExcluir
  8. Assim de nome não conhecia a Zamioculca, mas parece que vi hoje na rua, na frente de uma casa. Tomar cuidado porque é tóxica ne.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!