Translate

Cloreto de Magnésio

 Olá meninos e meninas tudo tranquilo?

Hoje vamos abordar um assunto muito importante, que é  sobre nossa saúde e de alguns suplementos que podem nos ajudar a estar de bem com a vida, então vamos falar sobre o Cloreto de Magnésio.

Cloreto de magnésio

Nosso corpo precisa de vitaminas entre outros nutrientes para funcionar bem e evitar diversas doenças. O magnésio  é um desses que ajuda muito na nossa saúde, ele é abundante em alguns alimentos, está presente na água (em diferentes concentrações dependendo da fonte), e existe na forma de suplementos e também em alguns medicamentos como antiácidos e laxantes.

Cereais

Existem alguns alimentos ricos em magnésio, como:

  • Espinafre
  • Legumes
  • Nozes e sementes secas (são mais nutritivas em magnésio do que as torradas)
  • Grãos como feijão
  • Sementes e cereais integrais também são ótimas fontes de magnésio. 
  • Abacates e chocolate amargo também contêm magnésio. 
  • Sucos vegetais são uma boa opção para enriquecer sua dieta com o mineral, o magnésio está no centro da estrutura molecular da clorofila presente nos alimentos de cor verde

Na agricultura industrial, o solo tem sido constantemente empobrecido com o uso de adubos químicos que bloqueiam a absorção e utilização de minerais. Por isso, se você estiver com níveis de magnésio baixos, uma das soluções é fazer uso do Cloreto de Magnésio. E para contornar a falta  de Magnésio no corpo podemos optar pelo uso de suplementos farmacológicos para incorporar à dieta diária. Esses suplementos estão disponíveis em diferentes formas, como  o Magnésio Treonato   e o Magnésio Dimalato.  

O magnésio é um mineral fundamental para o bom funcionamento do organismo, porque ele atua em diversos processos do corpo humano, como na formação da estrutura óssea, na produção e no transporte de energia.

Magnésio

O Cloreto de Magnésio é uma substância muito utilizada como suplemento alimentício,  e seus benefícios são:

  • Aumento da absorção intestinal;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Controla a pressão sanguínea;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • É um importante antioxidante;
  • Aumenta a disponibilidade de vitamina D;
  • Atua na produção de energia;
  • Combate a inflamação
  • Melhora as funções cognitivas;
  • Auxilia na memória e no aprendizado;
  • Participa da produção de energia - ATP;
  • Reduz a incidência de câimbras e fraqueza muscular;
  • Auxilia na prevenção da osteoporose e fibromialgia;
  • Previne estresse;
  • Ação Analgésica e antioxidante;
  • Ajuda  pacientes diabéticos;
  • Mantém o bom funcionamento dos músculos.

O Cloreto de Magnésio é um sal inorgânico na forma natural de cristais incolores de sabor amargo e é encontrado em abundância dissolvido na água do mar. 

Magnésio

O Cloreto de Magnésio  serve para tratar e prevenir  uma série de problemas,  ele auxilia no combate a diversos problemas de saúde como: 

Aumento das funções cerebrais, ele atua como protetor das sinapses e pode prevenir o Mal de Alzheimer.

Fortalece os ossos, sua deficiência no corpo está ligada com osteoporose e seu consumo, com a densidade óssea. 

Combate infecções

Prevenção e tratamento contra enxaquecas e dores de cabeça,  se mostrou eficaz em tratamento agudo contra diversos tipos de dor de cabeça.

Prevenção ou tratamento contra perda de audição

Ameniza o estresse, o magnésio tem papel protetor para diminuir os efeitos adversos do estresse que é potencializado pela hipomagnesemia e vice e versa.

Prevenção e tratamento contra depressão e ansiedade, o consumo diário de magnésio é um importante agente preventivo contra depressão e ansiedade.

Reduz a intensidade de vícios, reduz a intensidade dos vícios em álcool, nicotina, cafeína e também em drogas ilícitas pelo seu efeito moderado de estimular o sistema de recompensa do cérebro e pela redução da atividade de substâncias relacionadas ao uso compulsivo.

Diminui o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares, a suplementação de magnésio diminui a pressão arterial e também os riscos de doenças cardiovasculares e derrames.

Combate asma em crianças, há estudos que mostram que em  crianças houve melhora nas funções pulmonares em 80%.

Contra indicação

O Cloreto de Magnésio  é considerado uma substância bastante segura, porém não é indicada para pessoas que possuam problemas nos rins, miastenia grave ou estejam com diarreia, pois o Cloreto de Magnésio  tem propriedades laxativas. O consumo do cloreto de magnésio  geralmente é bem tolerado pelas pessoas, porém, em alguns casos, pode causar enjoo, vômito e diarreia. Se tomado em altas concentrações, pode causar intoxicação e levar a hipotensão, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, entre outros.


OBS: SEMPRE, procure orientação médica  antes de tomar qualquer tipo de medicação, seja responsável com sua saúde.

Blog
Me conta, você já sabia da importância e dos benefícios do Cloreto de Magnésio? 

Já que passou por aqui, aproveita e compartilha essa dica, deixe um comentário, sua opinião é muito importante e será sempre bem vinda!

Abraços até breve ...
Beijos, Minda!
Minda Silva


Comentários

  1. Oi
    Eu adorei a dica é maravilhosa 🙂 não conhecia este suplemento os benefícios são otimos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia os benefícios do cloreto de magnésio e nem em que alimentos encontrar ,ótimo post. Passerei a consumidorais cloreto de magnésio e forma de alimentação.

    ResponderExcluir
  3. Que bom saber mais sobre o assunto, não sabia dos benefícios do Cloreto de Magnésio, suplementos como esses são sempre bem vindos, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que demais, não sabia disso.
    Acho que preciso hein porque tenho dificuldade com alguns alimentos.

    ResponderExcluir
  5. Conheço o leite de magnésia que muita gente usa como tônico no rosto, diz que matifica a pele, mesmo ele não sendo feito para isso. Não sabia desses outros benefícios, interessante.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia os benefícios, eu preciso usar porque alguns alimentos que contem eu não faço uso.

    ResponderExcluir
  7. No ano passado uma médica passou o Magnésio Dimalato para meu marido, desde então ele vem fazendo uso dele. Vou ver se ela passa pra mim! Parabéns pelo post, essas dicas sobre a saúde são sempre bem vindas, obrigada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Quantos benefícios maravilhosos! Não conhecia mas com certeza essa é uma ótima dica! Adorei. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana poder saber mais a respeito. Não conhecia.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia todos os efeitos do cloreto de magnésio apenas alguns. Adorei saber um pouco mais sobre os seus benefícios.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, quantos benefícios têm o cloreto de magnésio. Meu marido toma Magnésio Dimalato. Vou começar a tomar também.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. O magnésio, um mineral abundante no corpo, está naturalmente presente em muitos alimentos. Doses grandes podem causar problemas sérios, assim como todas as vitaminas têm dosagem certa.

    ResponderExcluir
  13. Quantos benefícios desse suplemento de cloreto de magnésio! Confesso que desconhecia. Gostei e achei muito enriquecedor.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Interessante saber os benefícios do magnésio. Se soubermos balancear nossa alimentação teremos todos os nutrientes e manteremos uma dieta saudável. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  15. Oi Minda,
    Que dica maravilhosa, não sabia que o magnésio tinha tantas propriedades que ajudam a saúde e nosso corpo, e que é presente em alguns dos alimentos citados. Vou ficar mais atenta. Adorei saber mais e realmente importante verificar com o médico.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Eu nçao tinha ideia que o magnésio poderia ter todos esse benefícios. A maioria dos alimentos que o possuem eu geralmente consumo, em especial o chocolate meio amargo que eu nem sabia que tinha, então vou continuar consumindo. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!