Translate

Flor de Lagarto

Olá menino e a meninas!


Hoje quero falar um pouco de plantas e flores, existem espécies lindas, as que eu mais amo: girassol, margarida, samambaia, suculenta e mais algumas.

Mas hoje especificamente quero falar da Flor de Lagarto ou Atigrada, que é uma suculenta que parece um cacto (mais não é) e dá uma linda flor.
Atigrada
A Flor de Lagarto ou Atigrada, Orbea variegata é uma planta herbácea suculenta pertencente à subtribo Stapeliinae da família Apocynaceae . É nativa da África do Sul , mas agora é cultivada em todo o mundo como planta ornamental ou coleção.

As flores são muito vistosas nessa espécie, embora expulsem um cheiro desagradável para atrair seus principais polinizadores (diferentes espécies de moscas ). Então não é uma boa ideia ter essas lindas flores dentro de casa.
Suculenta
As flores estão dispostas em inflorescências extra-axilares que se formam na base dos caules jovens. No centro da flor você observa um anel muito bem desenvolvido e carnudo (anel em torno do polinarium).

Gostou dessa suculenta, quer ter ela em casa? Então veja como cuidar e cultivar a seguir.

Como manter uma Flor de Lagarto em casa?

  • É importante que ela receba pelo menos 7 horas de luz solar direta durante o dia para obter um crescimento vigoroso e um número maior de flores. No sol do meio dia  durante o verão é bom proteger para evitar queimaduras murchamento prematuro caules e flores.
  • Elas desenvolvem-se melhor em um clima onde predominam temperaturas baixas a quentes. O intervalo ideal para a espécie é entre 16 ° C-24 ° C . Não tolera geadas , embora sobreviva a temperaturas próximas a 0ºC por breves períodos com o substrato seco.
  • Ela é bastante tolerante a uma ampla variedade de substratos, desde que tenham ótima drenagem da água e boa aeração . Não tolera crescimento em argila e substratos compactos.
  • A irrigação da planta é de preferência quando as hastes começarem a enrugar levemente devido à falta de água. Este método de irrigação reduz consideravelmente a possibilidade de efeitos de fungos e apodrecimento devido ao excesso de água. No inverno , a irrigação só deve ser realizada quando as temperaturas excederem 15 º C e a planta realmente exigir.
  • Para multiplicar sua Flor de Lagarto  é muito simples pode ser a partir da separação de galhos ou por sementes (o preço das sementes variam em torno de R$14,00 até R$39,00).  Recomenda-se plantar as estacas após a área de corte ter cicatrizado e em disposição horizontal no substrato. Esse arranjo aumenta a área de contato com o substrato; muito mais raízes serão produzidas.


Eu ganhei uma mudinha da minha sogra, a minha intenção era por dentro de casa mas como o cheiro dela não é nada agradável em ambiente fechado (cheira a carne estragada) então tem de ficar ao ar livre. 

Ao ar livre tu não sente o cheiro, então tirando esse pequeno detalhe de não poder te-la dentro de casa, ela fica linda na rua de qualquer forma! 
separador de texto
Me conta aí, tu já conhecia essa espécie de suculenta? O que achou da Flor de Lagarto ou Atigrada?

Já que passou por aqui, aproveite e compartilhe, comente, deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até breve ...

Beijos, Minda
Masso Vita

Comentários

  1. Eu tenho aqui em casa e acabou de florescer, postei no Instagram essa semana. Não percebi o cheiro desagradável porque elas ficam lá fora, e a minha deve ser outra variedade porque a flor é toda vinho com um tigrado bem sutil. Amo essas plantas! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tays existem algumas variedades dessa planta, o cheiro eu também não sinto porque ela fica na rua, mas dentro de casa não fica muito bom não rsrs
      Mas ela é linda né? Qual seu Instagram?

      😘

      Excluir
  2. Que coisa mais linda, não conhecia ainda. Infelizmente aqui em casa suculenta não sobrevive, não bate iluminação direta alguma.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante saber mais dessa flor tão diferente

    ResponderExcluir
  4. Nossa que artigo incrível, acredita que nunca nem tinha visto e ouvido falar? ela é linda, e parece cheia de propriedades mesmo, amei
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  5. Esse detalhe do cheiro é importante 😅 mas é uma planta tão bonita, achei lhe uma graça 🤭
    Um beijinho **

    ResponderExcluir
  6. Eu amo suculentas, comprei uma flor lagarto pra mim mas o meu gato revirou o vaso 4 vezes, eu replantei e troquei de lugar. Vamos ver se agora ela vai pra frente!

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi e nunca vi essa flor. Achei tao bonita

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma igual a sua mas nunca notei cheiro, ano passada ela floriu e foras lindas flores.bjs e obrigada pelas informações

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca tinha visto essa flor? Amei...Achei difrente e linda

    ResponderExcluir
  10. QUE linda, nunca tinha visto essa flor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!