Pular para o conteúdo principal

Translate

Flor de Lagarto

Olá menino e a meninas!


Hoje quero falar um pouco de plantas e flores, existem espécies lindas, as que eu mais amo: girassol, margarida, samambaia, suculenta e mais algumas.

Mas hoje especificamente quero falar da Flor de Lagarto ou Atigrada, que é uma suculenta que parece um cacto (mais não é) e dá uma linda flor.
Atigrada
A Flor de Lagarto ou Atigrada, Orbea variegata é uma planta herbácea suculenta pertencente à subtribo Stapeliinae da família Apocynaceae . É nativa da África do Sul , mas agora é cultivada em todo o mundo como planta ornamental ou coleção.

As flores são muito vistosas nessa espécie, embora expulsem um cheiro desagradável para atrair seus principais polinizadores (diferentes espécies de moscas ). Então não é uma boa ideia ter essas lindas flores dentro de casa.
Suculenta
As flores estão dispostas em inflorescências extra-axilares que se formam na base dos caules jovens. No centro da flor você observa um anel muito bem desenvolvido e carnudo (anel em torno do polinarium).

Gostou dessa suculenta, quer ter ela em casa? Então veja como cuidar e cultivar a seguir.

Como manter uma Flor de Lagarto em casa?

  • É importante que ela receba pelo menos 7 horas de luz solar direta durante o dia para obter um crescimento vigoroso e um número maior de flores. No sol do meio dia  durante o verão é bom proteger para evitar queimaduras murchamento prematuro caules e flores.
  • Elas desenvolvem-se melhor em um clima onde predominam temperaturas baixas a quentes. O intervalo ideal para a espécie é entre 16 ° C-24 ° C . Não tolera geadas , embora sobreviva a temperaturas próximas a 0ºC por breves períodos com o substrato seco.
  • Ela é bastante tolerante a uma ampla variedade de substratos, desde que tenham ótima drenagem da água e boa aeração . Não tolera crescimento em argila e substratos compactos.
  • A irrigação da planta é de preferência quando as hastes começarem a enrugar levemente devido à falta de água. Este método de irrigação reduz consideravelmente a possibilidade de efeitos de fungos e apodrecimento devido ao excesso de água. No inverno , a irrigação só deve ser realizada quando as temperaturas excederem 15 º C e a planta realmente exigir.
  • Para multiplicar sua Flor de Lagarto  é muito simples pode ser a partir da separação de galhos ou por sementes (o preço das sementes variam em torno de R$14,00 até R$39,00).  Recomenda-se plantar as estacas após a área de corte ter cicatrizado e em disposição horizontal no substrato. Esse arranjo aumenta a área de contato com o substrato; muito mais raízes serão produzidas.


Eu ganhei uma mudinha da minha sogra, a minha intenção era por dentro de casa mas como o cheiro dela não é nada agradável em ambiente fechado (cheira a carne estragada) então tem de ficar ao ar livre. 

Ao ar livre tu não sente o cheiro, então tirando esse pequeno detalhe de não poder te-la dentro de casa, ela fica linda na rua de qualquer forma! 
separador de texto
Me conta aí, tu já conhecia essa espécie de suculenta? O que achou da Flor de Lagarto ou Atigrada?

Já que passou por aqui, aproveite e compartilhe, comente, deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até breve ...

Beijos, Minda
Masso Vita

Comentários

  1. Eu tenho aqui em casa e acabou de florescer, postei no Instagram essa semana. Não percebi o cheiro desagradável porque elas ficam lá fora, e a minha deve ser outra variedade porque a flor é toda vinho com um tigrado bem sutil. Amo essas plantas! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tays existem algumas variedades dessa planta, o cheiro eu também não sinto porque ela fica na rua, mas dentro de casa não fica muito bom não rsrs
      Mas ela é linda né? Qual seu Instagram?

      😘

      Excluir
  2. Que coisa mais linda, não conhecia ainda. Infelizmente aqui em casa suculenta não sobrevive, não bate iluminação direta alguma.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante saber mais dessa flor tão diferente

    ResponderExcluir
  4. Nossa que artigo incrível, acredita que nunca nem tinha visto e ouvido falar? ela é linda, e parece cheia de propriedades mesmo, amei
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  5. Esse detalhe do cheiro é importante 😅 mas é uma planta tão bonita, achei lhe uma graça 🤭
    Um beijinho **

    ResponderExcluir
  6. Eu amo suculentas, comprei uma flor lagarto pra mim mas o meu gato revirou o vaso 4 vezes, eu replantei e troquei de lugar. Vamos ver se agora ela vai pra frente!

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi e nunca vi essa flor. Achei tao bonita

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma igual a sua mas nunca notei cheiro, ano passada ela floriu e foras lindas flores.bjs e obrigada pelas informações

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca tinha visto essa flor? Amei...Achei difrente e linda

    ResponderExcluir
  10. QUE linda, nunca tinha visto essa flor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Tratamento para tirar manchas na pele

Olá meninos e meninas tudo tranquilo por aí? Aqui no sul sempre frio, mas ainda sim está gostoso. Hoje trago um dica bacana pra nós acabarmos com as manchas do rosto e diminuir estrias. Quem gosta de estar com a pele manchada? Ninguém né? Então sempre buscando soluções, achei no pesquisar do Google alguns blogs e vídeos dando várias dicas, umas até meio estranhas, essa que passo hoje, me interessou muito, por isso estou testando, e resolvi passar a vocês. Vamos ver como tirar as manchas do rosto e diminuir as estrias. Vamos as dicas? Como tirar manchas do rosto: Para tirar manchas do rosto, você pode usar uma pomada que usamos para assaduras de criança.  Use Hipoglós (o suficiente) para passar no rosto, junto   com 3 gotinhas de óleo de  rosa mosqueta, misture os dois ingredientes, e passe no rosto, passe a noite, e durma com essa mistura, pela manhã lave o rosto.   Se você tem o rosto muito oleoso  deixe uns 20 minutos, retire e passe seu tônico ou creme us

Shampoo e Condicionador Seda Pretos Luminosos

Olá meninos e meninas! Hoje mais uma vez vou falar de cabelos, pode até ser meio chato, mas para quem viu seus cabelos caindo, caindo e achando que ia perder tudo, fica creio eu, meio que viciada em produtos  para os cabelos. Nesse caso falo de mim mesma. Shampoo e Condicionador Seda Pretos Luminosos Hoje quero falar do Shampoo e Condicionador   Seda Pretos Luminosos , essa linha contém melanina e dá brilho aos cabelos escuros, ressaltando sua luminosidade, além de cuidar delicadamente dos fios. Acho a embalagem é muito bonita e o perfume é simplesmente maravilhoso! Shampoo   Seda Pretos Luminosos O shampoo Seda Pretos Luminosos com melanina ressalta o brilho e cuida delicadamente do cabelo, além de restaurar os fios danificados e devolver a sua luminosidade em poucos minutos. ele é bem escuro e líquido.  É claro que meus cabelos não são pretos, mas mesmo assim eles ficam com brilho e muito bonitos após a lavagem com essa linha da Seda, que na minha opinião, é

Argila verde na face

Olá meninos e meninas tudo bem? Hoje vou mostrar como faço para deixar minha pele do rosto, macia, com brilho e sem uns cravinhos indesejados. Você pode comprar a argila em farmácias de manipulação na sua cidade, ou como eu use a argila em pó da Maquel. Misture a argila com água, cuide ao colocar a água para não ficar muito líquida, ela precisa ficar com uma consistência de creme, pastosa. Lave o rosto, com sabonete apropriado, faça uma esfoliação, com produto próprio ou com um produto caseiro, lave novamente seu rosto  e seque. Com um pincel passe a argila no seu rosto, e deixe secar, procure não falar, sorrir ou mexer com a face, para que não fique marcas. Espere secar. Depois de bem seca a argila,  lave o rosto em água corrente, se tiver utilize uma esponjinha especial para massagem, ajuda a retirar a argila. Limpe bem o rosto, e finalize com um creme hidratante. Seu rosto ficará vermelho, você o sentirá muito quente, mas é normal,  é porque a argila