Pular para o conteúdo principal

Translate

Propriedades e benefícios da Ameixa à saúde

Olá meninos e meninas tudo certinho por aí?

Na minha casa e também algumas pessoas que eu conheço tem problemas de mau funcionamento do intestino, sempre me perguntam o que pode ser feito para melhorar isso, e eu digo, lembrem-se da natureza, ela tem a solução pra tudo, ou quase tudo.

E tem na natureza uma fruta MARAVILHOSA que pode nos auxiliar com esses probleminhas, uma delas é a ameixa.

Vejam quais são seus benefícios:

Ameixa

A fruta contribui para a melhora das funções do intestino, é rica em antioxidantes e fértil em vitaminas e fibras insolúveis. 

Ela é certamente uma das frutas mais conhecidas e consumidas entre os brasileiros. Este reconhecimento se deve principalmente as ações benéficas que a ameixa promove à saúde, especialmente quando se trata das funções intestinais, graças as suas propriedades que auxiliam na regulação do intestino e favorecem o tratamento da prisão de ventre - intestino preso

Quem nunca ouviu falar a respeito da famosa receitinha caseira de água de ameixa seca para tratar o intestino preguiçoso? Sim, esta receita simples, porém eficaz, exerce efeitos laxativos naturais sobre as funções intestinais. Tais efeitos se manifestam porque a fruta é altamente fértil em fibras insolúveis, assim possui a capacidade de absorver uma maior quantidade de água do organismo e estimular o bom funcionamento do intestino. 

Ademais, as fibras insolúveis também se juntam as gorduras (lipídios), produzindo uma espécie de bolo fecal espesso, que melhora o trânsito intestinal contribuindo para a manutenção do intestino regulado. 


Ameixa seca

Fibras insolúveis, presentes em abundância na ameixa, ainda se mostram importantes para a saúde cardiovascular devido a ação cardio protetora que exercem, pois estimulam a redução dos níveis elevados de colesterol LDL (colesterol ruim). Já por outro, essas fibras contribuem para o aumento das concentrações de potássio, que é responsável pela regulação da pressão arterial. 

As ameixas também oferecem uma excelente concentração de vitamina C, cuja função é essencial para a manutenção do sistema imunológico - defesas do organismo - auxiliando na prevenção e combate de gripes, resfriados e demais doenças. A vitamina ainda contribui no favorecimento da absorção do ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) no organismo. 


Ameixa
Por possuir um rico perfil nutricional, é possível adquirir através do consumo da ameixa outras vitaminas, tais como: vitamina A (retinol) e vitaminas do complexo B. A primeira exerce um papel fundamental para a saúde da visão e beneficia as unhas, ossos e a pele. Já a segunda, reforça a saúde dos cabelos (combate a queda), estimula o crescimento saudável, auxilia na melhora da circulação sanguínea e do metabolismo, bem como, ajuda no combate à depressão, ansiedade (age sobre o sistema nervoso), reumatismo e afecções da pele. 

As ameixas são suculentas e extremamente benéficas para a saúde. Contudo, é fundamental que seu consumo seja feito com bom senso, sem exageros. 

Moderação, mesmo no consumo de frutas é essencial para uma saúde equilibrada. 
Autor: Karina Silva Farias 

Créditos: Ativa's Online
arabesco
Vocês conheciam os benefícios da ameixa? Comente, dê a sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até o próximo ...
Beijos, My!
blog Masso Vita


Comentários

  1. A ameixa é uma fruta deliciosa e pelas suas propriedades medicinais só nos leva a consumir mais, sem exageros por que o organismo necessita de outros nutrientes. Eu amei ler todas esta informações
    Beijos e uma excelente sexta feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo Gracita, aqui em casa é a nossa salvação.

      Bjks
      My

      Excluir
  2. Olá, Minda! Eu tive muito esse problema de intestino preso até o ano passado, e realmente a ameixa ajuda demais, mas o que resolveu mesmo foi probióticos e reeducação alimentar. Adorei o texto! =)

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada organismo aceita melhor um tipo de alimento, o meu se bem com a a ameixa.

      Bjks Michele
      My

      Excluir
  3. Muito interessante...já estamos por aqui!
    Maria

    ResponderExcluir
  4. Quantos benefícios bom que a ameixa dar, não sabia que a ameixa era poderosa, My beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia de todos Lucimar, apenas que era bom pra prisão de ventre ...

      Bjks
      My

      Excluir
  5. Adoro ameixa in natura e seca...delícia...excelente post, My! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Com enorme saudades e deixando
    para trás os dias tensos
    pelos quais estou vivendo.
    Quem disse que amigo não sente saudades
    quer seja presente ou virtual.
    O importante é as portas abertas
    para eu entrar e deixar meu carinho
    e agradecimento de alguma forma.
    Que seu final de semana seja dos mais felizes,
    que meu carinho acaricie se doce coração.
    Beijos e carinhos
    Evanir.
    Amiga como li na postagem que pode fazer perguntas.
    Que tipo de de planta pode nos auxiliar como antibiótico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver pra você o nome certos delas Evanir, conheço algumas, mas não sei o nome correto, assim que eu tiver em mãos, te passo!

      Bjks
      My

      Excluir
  7. Oi Menina, que bom que vc compartilhou conosco essa maravilha da natureza!!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A natureza é nossa aliada Célia, só precisamos aprender a us´-la ao nosso favor.

      Bjks
      My

      Excluir
  8. Já sabia que a ameixa tinha muitos benefícios mas não sabia que tinha tantos...obrigada...!
    Maria

    ResponderExcluir
  9. Realmente é ótima, aliás como a maioria das frutas.

    Bjks Maria
    My

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Tratamento para tirar manchas na pele

Olá meninos e meninas tudo tranquilo por aí? Aqui no sul sempre frio, mas ainda sim está gostoso. Hoje trago um dica bacana pra nós acabarmos com as manchas do rosto e diminuir estrias. Quem gosta de estar com a pele manchada? Ninguém né? Então sempre buscando soluções, achei no pesquisar do Google alguns blogs e vídeos dando várias dicas, umas até meio estranhas, essa que passo hoje, me interessou muito, por isso estou testando, e resolvi passar a vocês. Vamos ver como tirar as manchas do rosto e diminuir as estrias. Vamos as dicas? Como tirar manchas do rosto: Para tirar manchas do rosto, você pode usar uma pomada que usamos para assaduras de criança.  Use Hipoglós (o suficiente) para passar no rosto, junto   com 3 gotinhas de óleo de  rosa mosqueta, misture os dois ingredientes, e passe no rosto, passe a noite, e durma com essa mistura, pela manhã lave o rosto.   Se você tem o rosto muito oleoso  deixe uns 20 minutos, retire e passe seu tônico ou creme us

Shampoo e Condicionador Seda Pretos Luminosos

Olá meninos e meninas! Hoje mais uma vez vou falar de cabelos, pode até ser meio chato, mas para quem viu seus cabelos caindo, caindo e achando que ia perder tudo, fica creio eu, meio que viciada em produtos  para os cabelos. Nesse caso falo de mim mesma. Shampoo e Condicionador Seda Pretos Luminosos Hoje quero falar do Shampoo e Condicionador   Seda Pretos Luminosos , essa linha contém melanina e dá brilho aos cabelos escuros, ressaltando sua luminosidade, além de cuidar delicadamente dos fios. Acho a embalagem é muito bonita e o perfume é simplesmente maravilhoso! Shampoo   Seda Pretos Luminosos O shampoo Seda Pretos Luminosos com melanina ressalta o brilho e cuida delicadamente do cabelo, além de restaurar os fios danificados e devolver a sua luminosidade em poucos minutos. ele é bem escuro e líquido.  É claro que meus cabelos não são pretos, mas mesmo assim eles ficam com brilho e muito bonitos após a lavagem com essa linha da Seda, que na minha opinião, é

Argila verde na face

Olá meninos e meninas tudo bem? Hoje vou mostrar como faço para deixar minha pele do rosto, macia, com brilho e sem uns cravinhos indesejados. Você pode comprar a argila em farmácias de manipulação na sua cidade, ou como eu use a argila em pó da Maquel. Misture a argila com água, cuide ao colocar a água para não ficar muito líquida, ela precisa ficar com uma consistência de creme, pastosa. Lave o rosto, com sabonete apropriado, faça uma esfoliação, com produto próprio ou com um produto caseiro, lave novamente seu rosto  e seque. Com um pincel passe a argila no seu rosto, e deixe secar, procure não falar, sorrir ou mexer com a face, para que não fique marcas. Espere secar. Depois de bem seca a argila,  lave o rosto em água corrente, se tiver utilize uma esponjinha especial para massagem, ajuda a retirar a argila. Limpe bem o rosto, e finalize com um creme hidratante. Seu rosto ficará vermelho, você o sentirá muito quente, mas é normal,  é porque a argila