Translate

Os bichos que moram nos pés

Pés
Olá meninos e meninas tudo bem?

Hoje vamos falar sobre  os bichos que moram nos pés, nos nossos pés.

Estranho isso né?

Mas, li na revista Saúde, onde diz num artigo que cientistas descobrem que na extremidade inferior do nosso corpo está sediada uma verdadeira cidade de fungos. Inofensivos ou não, todo cuidado é pouco.

Essenciais para nos mantermos na vertical, os pés nem sempre recebem a devida atenção. E eles sofrem com sapatos apertados, por mal encostarem em uma toalha após o banho, pela imundície de certos terrenos que as vezes são obrigados a percorrer sem a proteção de um calçado.

Mas, se muitos de nós o negligenciamos, há minúsculos seres vivos que os apreciam a ponto de usá-los como moradia.

Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, nos Estados Unidos, revela que os pés abrigam quase 200 tipos de fungos diferentes. Após coletar amostras de duas centenas de voluntários, os cientistas enxergaram, só no calcanhar, 80 variedades distintas brigando por espaço. Essa, digamos, torre de Babel fúngica pode gerar asco, mas não se desespere: metade desses bichinhos é inofensiva. "Eles fazem parte dos organismos que vivem pacificamente na pele", assegura a dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Aliás, mesmo os fungos arruaceiros só provocam estragos quando se multiplicam sem resistência. "Entre os principais tipos estão os dermatófitos, que casa as frieiras, e as cândidas, deflagradoras de pé de atleta", esclarece o dermatologista Murilo Drummond, do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, no rio de Janeiro. 

Para evitá-los, a primeira regr é higienizar os pés e, após a limpeza, secá-los bem. Além disso, procure não utilizar calçados fechados por tempo demais. "O calor e a umidade no pés favorecem a proliferação dos fungos", explica o infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo.

A atenção  deve ser redobrada no invero. "Nessa época, as pessoas tendem a vestir meias de lã, que aumentam a transpiração na área", alerta Gorinchteyn. 

O ideal é optar por tecidos mais leves, como o algodão, e eventualmente lançar mão de talcos.

Se o seu pé for acometido por algum problema, consulte um médico. 

"Dependendo do quadro, podem ser receitados medicamentos locais sob a forma de cremes e loções ou remédios via oral", conta a ortopedista Cíntia Bittar, do Hospital da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no interior paulista. Quando recebem o cuidado adequado, os pés deixam de ser residência de fungos meléficos e conseguem sustentar o peso do corpo sem reclamações.

As ameaças mais comuns

Frieiras:
Aparecem entre os dedos, são esbranquiçadas e umidas. O tratamento é feito com medicação antifúngca ou cremes indicados pelos especialistas.

Micoses de unha:
Produzem uma massa debaixo das unhas e as deixam amareladas. Para lidas com elas, recomenda-se usar  drogas orais ou esmaltes específicos.

Pé de Atleta:
Trata-se de uma descamação com coceira na sola do pé que sobre pelas laterais dos pés. Ela é combatida por meio de cremes prescritos pelo médico.
Revista Saúde
Barrinha

Então meninos e meninas, temos de dar uma atenção especial aos nossos pés, e um cuidado bem simples é secá-los bem após o banho, com isso já conseguimos evitar um monte de problemas. 

Quais os cuidados que você tem com seus pés? Deixe-nos sua opinião, ou uma dica, elas são muito importante para nós !

Abraços e carinhos, até a próxima ...

My
Masso Vita

.

Comentários

  1. Oi flor adorei o post confesso a vc que acho meu pé feio mais cuido dele com muito carinho bjusss

    http://germanypret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo meus pés, cuido deles assim como cuido dos meus cabelos :) "Exagerada)

    Retribuindo a Visita :)

    ResponderExcluir
  3. Temos que tomar bastante cuidado os nossos pés merecem os cuidados contra esses bichos, My você tem canal de You Tube? Cliquei no seu canal aqui no blog mais não funcionou se você quiser seguir o meu canal clica no link que eu te sigo também, beijos.
    http://www.youtube.com/channel/UCdhwyhM1LIxdtg_6KlWW-KA

    ResponderExcluir
  4. '0' fiquei até com medo agora rsrsrs, eu adoro andar sem chinelo em casa, mas eu não fico com meus pés feios e sujos! ótimo o post criativo e diferente! bjoos

    http://mileneemanuelle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi !Ótimo post Não sabia que tantos bichinhos proliferam em nossos pés.Bom fim de semana.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com medo do titulo então resolvi ler rs, eu acho que não tenho não, tenho um pé estranho isso é, mas sei lá rs
    http://8outubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acredita que nunca arei para pensar nisso, sempre cuido dos meus pés
    assim como o resto do corpo, mais nunca me atentei
    aos bichinhos
    ótimas dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi flor, nossa disso que eu não sabia, sabia que tinha doenças mais não tantos no nossos pes;

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. oi!
    Temos que cuidar dos nossos pés. Em um ano fui a praia e peguei Micose, o medico disse que deve ter sido da areia. Depois disso não descuidei mais do meus pés :D
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Eu procuro cuidar muito dos meus pés pra evitar esses problemas, conheço algumas pessoas que tiveram frieiras fica muito feio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Esse post da um pouco de medo ao ler o titulo risos
    Sempre cuido dos meus pés, mas confesso que adoro andar descalça em casa

    ResponderExcluir
  12. verdade, adorei o post
    e todo cuidado é pouco com nossos pés com certeza
    temos que cuidar dele tanto quanto cuidamos do nosso rosto
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fica o alerta né amiga? Cuido muito dos meus pés, e penso que tem como evitar tudo isso! Eu já tive micose nas unhas dos pés por conta de manicure só com drogas orais resolveu o problema, não quero mais passar por isso!
    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
  14. Eu costumo cuidar dos meus pés, muito bom você informar sobre a importância.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho o maior cuidado com meus queridinhos pés, todo cuidado é pouco com eles querida vale tudo, graças a Deus eu tive nenhum problema om eles ainda.

    ResponderExcluir
  16. Ter cuidados com os pés é muito importante também, mas sempre aprece algo para atrapalhar e esse seu post foi bem esclarecedor

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  17. Eu desde pequena sempre tive uma atenção maior com os pés parece meio loucura, né! Mas desde pequena cuidei e cuido dos pés minha mãe até pegava no meu pé porque eu era muito paranoica. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus do céu tô chocada :O mais de 200 tipos de fungos? Socorrrrroooo
    Imagina meu pé que fica em sapato dia inteiro e 5 dias na semana deve ter o dobro disso. Nossa parabéns pelo post muito bem escrito e muito informativo vou pedir uma indicação para minha dermatologista para cuidar melhor dos meus pés estou correndo sérios riscos com esse tanto de fungos soltos por ai.

    Bjos lindona

    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  19. Confesso que não seco bem, mas a partir de hoje vou começar a secar bem quando sair do banho. Eu passo muito cremes específicos para os pés, graças a Deus não tive problemas nenhum, mas eu amo andar descalça então tenho que tomar mais cuidado

    ResponderExcluir
  20. Oi Mindaaa adoreii demais, ja peguei micose e pra sarar foi um sufocoo é horrivel arrasou na postagem beeijos

    ResponderExcluir
  21. Realmente devemos ter muitos cuidados com os pés ainda mais agora no verão que muitas pessoas andam de pé descalço ou com os pés suados.
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  22. amiga nossa nao sabia disso, aff credo, como pode.
    Ai meus pezinhos kkkkk, apesar que eu detesto andar descalça me da coceira irritação.
    miga arrasou nas dicas beijos

    ResponderExcluir
  23. Olha, não sabia disso não, eu cuido dos meus pés toda semana e só usamos meias de algodão. Bjs!
    http://blogsemprebelas.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!