Translate

Dores de cabeça

Dores de cabeça
Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?

Vamos falar hoje de um mal que acredito quase todos nós sofremos em um dado momento de nossa vida, a dor de cabeça.
Você sabia que existem mais de 150 tipos de dor de cabeça? Tem a dor de cabeça que pulsa de um lado, a que pega a nunca, a que vai e volta, a que  surge no frio, enfim são muitas formas de sentir dor de cabeça.

Por que dói?
TPM, tensão, ressaca, frio, calor, jejum, sinusite, gripe, perfumes, são vários os fatores  que disparam a dor de cabeça ou cefaleia, como dizem os médicos. Ela faz latejar o couro cabeludo, os músculos da face, as artérias e as meninges, que são as películas que recobrem o cérebro.

Os estímulos dolorosos  têm relação com vasos sanguíneos dilatados, além de inflamações, terminações nervosas e ainda com alterações químicas, ou seja, com o desequilíbrio de substâncias cerebrais, diz o neurologista Deusvenir Carvalho, da Universidade Federal de São Paulo.

Vinho
O mal que entra pela boca
Não dá para eleger vilões, mas há alimentos que detonam crises em quem convive com a enxaqueca. 

Vinho, café, queijo curado e o glutamato monossódico (um tempero da culinária oriental) costumam favorecer a dilatação dos vasos sanguíneos, e lá vem a dor. A dica é prestar atenção ao que serve de gatilho e evitar. é super chato não poder comer ou beber aquilo que gostamos, mas ao meu ver é muito pior sentir a ponto de tomar remédios e as vezes nem poder trabalhar.

A enxaqueca é a mais famosa entre as dores de cabeça e atrapalha a vida.

Dores de cabeçaA herança genética é apontada como principal responsável. Pode durar três dias ou mais e, em geral, ataca apenas um dos lados da cabeça. Enjoo e sensibilidade à luz também aparecem, e ainda tem a tal aura, quando pontinhos cintilantes e imagens em zigue-zague surgem pelo mau funcionamento do cérebro. Ela costuma incomodar por períodos de cinco minutos a uma hora e aparece antes das crises.

Batata
Rodelas de batata
Você sabia  que uma receita do tempo das nossas avós funciona dando alívio a dor de cabeça? 
Bom, pelo menos pode ajudar. 
Então, quem diria que as rodelas de batata na testa dão alívio a dor de cabeça?

Pois é,  o contato das rodelas frias com a cabeça bloqueia o estímulo dolorido. É que o toque do vegetal provoca um tipo de competição nas vias nervosas que propagam a dor.
A sensação gelada vence a dolorosa, ou seja, ela consegue chegar primeiro ao cérebro.

Saiba também, que a atividade física favorece a produção de endorfinas, um grupo de substâncias que proporcionam bem-estar e funcionam como uma espécie de analgésico natural.

Resumindo, precisamos cuidar da nossa alimentação, porque alguns alimentos podem desencadear  essas dores insuportáveis, eu tenho enxaqueca, e quando não respeito a dieta ela vem com muita vontade. Quem tem dores de cabeça, além de conhecer  o ponto gatilho da dor, deve procurar um especialista na área, e também  de consultar um oftalmologista, porque as vezes é problemas na visão, e que por sua vez também causam muita dor de cabeça.
Barrinha

Você tem algum tipo de dor de cabeça? Conte-nos sua experiência, deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
My
Logo Masso Vita


Comentários

  1. Olá minha querida My, obrigada por seguir meu novo blog, você é uma pessoa muito querida que já mora no meu coração. Sua presença naquele espaço que nasceu hoje, é muito importante. obrigada, volte sempre. Já estou seguindo o seu com este perfil. Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post , amei c;

    Bjkas http://nao-permito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber mais sobre esse assunto... muito interessante *---*
    beijos

    Blog Flicka / Fan Page / Canal / Grupo no Facebook: Divulgueaqui.com

    ResponderExcluir
  4. eue stou com uma dor de cabeça á dias.kk

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Nossa como sofro desse Mal.
    adorei o Post e irei testar a batata para ver se funciona,rsrsrs
    Bjss
    http://www.vocechicbonita.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ai, dor de cabeça ninguém merece.... e a que vem do que entra pela boca é uma das piores
    bjs

    ResponderExcluir
  7. eu tinha sinusite quando criança, sofria muito, e eu não sabia que existia 150 tipos de dor de cabeça.

    beijinhos
    falaseriorah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu na adolescência tive problema de enxaqueca. E sofri muito. Minha mãe tem até hoje e sempre usa as batatas. O café, pra mim, faz a dor diminuir. Não sei por que.
    Otima informação. Vou compartilhar. Bjos

    www.opinandobeauty.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que melhorou a minha dor de cabeça?
    Quando aumentei o consumo de água, foi libertador


    Beijos

    mari do like a make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
  10. Oi minda não sabia que o vinho fazia mal :( gosto tanto, mais uma vem por semana não faz mal rsrsrs e a batata e novidd pra mim! bjs.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post, bem explicativo, vou testar a dica da batata pra ver se ajuda ;)

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho crises de enxaquecas e isso passou pra minha filha que tem crises dobradas, e só pode ser controlada mesmo com alimentação, mas acreditas que se eu e ela não tomar café nos dá crise, eu não entendo isso, se eu ficar um dia sem tomar café de manhã por ex, a dor vem na certa pela tarde, digo café com leite e o mesmo acontece com ela. essa da batata é nova pra mim, gostei de saber disso. bjs linda

    ResponderExcluir
  13. Nossa bom saber, tem alimentos que nunca imaginava que poderia causar a dor!
    www.rafaminakawa.com 

    ResponderExcluir
  14. Adorei Mida, post mega importante, sempre soube que dor de cabeça sempre indica algum problema no corpo seja qual for. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amei sei post,muito esclarecedor. Eu Evellyn ainda ñ tenho dor de cabeça,mas a minha avó,nossa,como sofle com dor de cabeça! As vezes ela pensa que esta com a pressão alta,porque pressão alta tbm dá dor de cabeça né? Mas ñ é,acho que é fígado, e a batata cortada em rodelas,ela disse que já sabia,mas ñ usa.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Oi Mynda td bem? bom dia dor de cabeça é horrivel, tem dias que me dar, que meu Deus do céu nem o remedio faz parar, a receita da batata tbm conheço super antiga.
    Os meus fatores pra dor de cabeça, é perfume, misturas de cheios fortes, outro dia entrei no açougue e amenina do caixa, estava com um pefume, mas muito forte o cheiro se misturou com as carnes imagina todo mundo reclamando, foi instantaneo aquilo doeu minha cabeça. amei seu post, trouxe muita informação pra nos bjs

    ResponderExcluir
  17. Poxa 150 já um tipo é sofrida, amei as dicas tenho a famosa enxaqueca,bjs
    pedacinhosderetalhoseli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Quando estou de TPM, eu tenho dor de cabeça durante os 5 dias :( é uma dor insuportável, e acredita que ontem minha vó fez essa da batata e deu um alivio tão grande , eu nunca colocava fé nisso , agora sei que funciona

    ResponderExcluir
  19. Nossa Minda, a mocinha aqui de casa reclama muito com dores de cabeça, fico até chateado por muitas vezes não poder ajudá-la, mas essas orientações vou passar para ela e quem sabe assim ela fique melhor quando tiver a crise

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  20. Nossa que interessante seu post, nunca pesquisei e sabia algum a fundo sobre a dor de cabeça e em falar nisso estou com uma de leve bem agora :(
    Muito bombo post, valeu pelas dicas.Beijos❤

    ResponderExcluir
  21. Eu nao sabia que existia tanto tipo assim, eu quando estou muito estressada ou cansada, eu tenho enxaqueca mesmo, eu ficava de cama com as dores que eu sentia.
    E hoje como eu sou viciada em café, eu tenho que tomar pelo menos um copo durante o dia, senão minha cabeça doi..rsrsrs
    um beijo
    www.suellencarvalho.com

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho muita dor de cabeça, meu noivo até diz que já sou viciada nos remédios para a dor, mas não é. Só tomo quando é bem necessário.
    Eu tinha enxaqueca por causa do estresse/pressão do trabalho ano passado, mas melhorou muito depois que diminui meu tempo em sala de aula.
    Hoje em dia acontece mais naquela bela época do mês.

    Ruiva Amarga

    ResponderExcluir
  23. Eu sofro dimais om dor de abeça, interessante existe muto tipos de dores de cabeça eu só conhecia uma mesmo rsrsrsrs.

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nossa eu sofro de enxaqueca a alguns anos e isso me causa um sofrimento absurdo são compromissos desmarcados semanalmente devido as crises.
    Adorei seu post ele é bem esclarecedor.

    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  25. As minhas dores de cabeça estão muito relacionadas a visão, depois que descobri isso minha vida mudou! bjos

    ResponderExcluir
  26. Eu sofro de dores de cabeça quando estou na TPM, essa dica das rodelas de batata até funciona mas eu prefiro passar um gel do que colocar batatas kkkkk uso o vick ao redor das fontes e na testa e melhora rapidinho =D corto café e chocolate também

    ResponderExcluir
  27. Amei seu post, muito esclarecedor.
    Minha filha está sempre se queixando de dor de cabeça, vou mandar ela ler seu post.
    Fiquei curiosa em saber das rodelas de batatas, minha vó colocava na minha testa para baixar a febre, agora descobri que é bom para dor de cabeça.
    Obrigada por compartilhar!
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  28. São poucas as vezes em que tenho dores de cabeça e na maioria das vezes é por estresse mesmo, basta uma relaxada e a safadinha some kkk

    Muito bom o teu post Mi (como todos os outros <3), adoro vir aqui e sair bem informada :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!