Translate

Quais os benefícios da linhaça?

Linhaça
Olá meninos e meninas tudo bem?

Sempre se ouve falar muito da linhaça, mas qual benefício real ela nos traz? E quais são os tipos de linhaça que existem?

Bom nas minhas pesquisas descobri que existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada. As duas possuem as mesmas propriedades, o que as difere é que a marrom é produzida em qualquer tipo de ambiente, e por isso pode ter contaminantes pesados, como mercúrio, cádmio  chumbo, já a dourada é produzida em ambientes frios, por isso é mais pura  e conserva melhor as propriedades, e por isso é mais cara que a marrom, mas em relação ao  omega 6, vitaminas, lignana,  mineral e omega 3, tanto a dourada como a marrom fazem o mesmo papel e tem o mesmo benefício. Resumindo, as duas são iguais nas propriedades, apenas a doura não tem contaminantes pesados.
A linhaça existem em sementes, em farinha em  óleo e em cápsulas.

As pessoas não gostam muito do óleo, mas para que fique melhor com mais  mais leveza, coloque no óleo de linhaça, alecrim e manjericão fresco, assim você poderá usar na salada,  na papinha do bebe.  O omega 3 é muito importante para a questão cerebral,   se a pessoa tem alzheimer, mal de parkinson  TPM, e menopausa que causam alterações no cérebro,  o ômega3 é muito importante, é ótimo também para grávidas,  e bebes  em fase de crescimento,  pois ajuda na formação cerebral dele.

O omega 3 também existe na farinha, mas no momento em que você tritura a semente, ela perde um pouco do omega 3,  mas ela tem fibra, lignana e vai ajudar na parte intestinal, ajuda a reduzir colesterol,  e glicemia.

**Uma dica para quem tem TPM ou está na menopausa, coloque uma colher de sopa de  semente de linhaça em meio copo de água  a noite e deixe até a manhã seguinte,  ela vai germinar, e vai criar um gel,  não pense que está estragado, isso é a lignana,  que funciona como hormônio natural,  e é ótimo. 
Agora você  pega tudo que tem no copo, e bate num suco de fruta natural.

Se seu tempo é muito curto, consuma a farinha nas refeições, o  óleo em saladas ou em cápsulas.**

Mas qual a importância do ômega 3?
Na verdade, o ômega 3 é um tipo de gordura, enquadrado como ácido graxo polinsaturado, o que significa que possui em sua fórmula química a dupla ligação no terceiro carbono. Sua composição ainda se completa com o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

Por isso tudo, o ômega 3 está então no grupo das “gorduras do bem”. Importante para o corpo humano, porém não é produzido por ele, por isso, para manter altos os níveis de ômega 3 no organismo é preciso ingerir os alimentos que possuem a substância.

Sem ser muito difícil de encontrar nas mesas (mais ainda na dos brasileiros), o Ômega 3 está, principalmente, em peixes de águas profundas e frias, como por exemplo o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha e a truta. Os óleos de peixe também são uma opção.

Mas para quem não gosta de peixe, o jeito mesmo é consumir sementes e o óleo de linhaça, que é a principal fonte vegetal de ômega 3. Muitas pesquisas já comprovaram os benefícios da inclusão do ômega 3 na dieta. Os mais lembrados por médicos e nutricionistas são o controle da pressão arterial, e melhora da circulação sanguínea, a normalização do ritmo do coração, o combate à osteoporose e a capacidade de dificultar a instalação de processos inflamatórios. Além da já famosa melhora nas funções cerebrais.

E como sua mãe sempre lhe falou que “peixe é bom para a memória”, nesse caso destacam-se uma ampliação da capacidade de concentração, melhora na memória e nas habilidades motoras, além de uma redução do stress. Mas o principal benefício do ômega 3 é realmente o fato de ele ajudar a diminuir os níveis de LDL (fração do colesterol ruim) e na melhorara da ação da insulina, além (é claro, como toda substância que se torna famosa) da perda de peso. 

De um lado, o hormônio fica mais estável, o que evita picos seguidos de quedas, comportamento que reflete no aumento da fome. Em níveis ideais ele faz o corpo todo funcionar melhor, o que potencializa o processo de emagrecimento, desde que aliado à uma alimentação balanceada e adequada ao propósito e exercícios físicos.

Para que serve a lignana?
A lignana é um composto de extrema importância ao período da menopausa, pois durante esse tempo as taxas desse tipo de hormônio tendem a se reduzir de forma considerável. A lignana é especificamente um tipo de óleo vegetal natural que segundo estudos pode prevenir de forma efetiva o câncer de mama. A a Lignanas podem  ser encontradas  em fontes convencionais, tais como sementes (linho, papoula e girassol) e frutas (cerejas). A lignana é um composto imitador do hormônio feminino e traz um efeito benéfico às mulheres, pois suas moléculas são importantes na prevenção do câncer de mama e cólon. Em mulheres que estão na menopausa tem sido uma reposição natural do hormônio feminino. Esse composto é formado no intestino após a ingestão da linhaça. Ainda possui na sua composição vitaminas B1, B2, C, E, ferro, zinco, potássio, fósforo, cálcio, caroteno e magnésio.

Então porque devemos consumir linhaça?
A linhaça  é uma das seis plantas atualmente reconhecidas pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (US National Câncer Institute - NCI) por possuir propriedades específicas no combate ao câncer e além de ser considerada antiaterogênica, ou seja, tem o poder de diminuir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL), devido a presença das fibras solúveis.
Barrinha

É isso aí meninas e meninos, temos na natureza tudo que precisamos para estar bem e de bem com nossa saúde, é só aproveitar, quanto mais cedo começarmos a nos cuidar menos problemas precisaremos sanar com a idade. E o que isso tem a ver com massoterapia? Uma pessoa saudável tem mais chances de alcançar seus objetivos, porque a nossa beleza física começa de dentro para fora. 
Bom ... espero que tenham gostado.

Você já se utiliza ou utilizou a  linhaça? Deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós !

Abraços e carinhos, até a próxima ...
My 

Comentários

  1. Amei o post eu sou consumidora da linhaça e adoro uso em comidas, sucos e vitaminas.
    Super Beijo♥

    http://sempremissmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá My, boa noite minha amiga!
    Não fico sem linhaça em casa, mas te confesso que não sabia dessa dica pra menopausa, vou usar também desta maneira, porque sofro com esses probleminhas chatos da menopausa. É isso ai minha querida, passo por aqui e sempre aprendo alguma coisa útil.Parabèns e obrigado pela dica.
    Beijos com muito carinho e tenha um final de semana de muita paz.
    Marilene

    ResponderExcluir
  3. Oi My, minha doce amiga
    Adoro ler suas postagens com dicas incríveis. Já usei mais mas no meu caso a linhaça prende o meu intestino e mesmo tomando muita água não consegui controlar esse incômodo. Então tenho consumido pouco. Boas dicas!
    Beijos e um excelente final de semana
    Gracita

    ResponderExcluir
  4. Gosto de comprar linhaça sempre que vou ao Supermercado. Bom final de semana. Beijinhos, Lylian

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!, Deus te abençoe bom final de semana, amiga a linhaça faz muito bem eu gosto, o seu blog é maravilhoso continue assim, S-U-C-E-S-S-O
    Já estou te seguindo, aguardo a retribuição.
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?ref=ts&fref=ts
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Consejos excelentes, conocía las propiedades del aceite pero tu articulo es muy completo!
    Bello sábado, te dejo un fuerte abrazo.

    http://perfumederosas-cristina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi My.

    Eu não consumo linhaça tanto quanto deveria. Muito bom saber sempre mais sobre os benefícios dela.

    Beijos
    Evelyne V. Nami
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Estou apreciando ler seu site que contém assuntos interessantes para a saude.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Estou apreciando ler seu site porque tem assuntos interessantes para saude,

    saudações,

    Sissym
    Blogzoom
    A Verdade É Cruel

    ResponderExcluir
  10. Eu li uma matéria hj sobre os benefícios da linhaça.... uma maravilha, vou comprar e passar a consumir.
    Adorei, bjussss

    ResponderExcluir
  11. Oi Minda,está aí uma coisa que queria consumir mas sempre esqueço, quantos benefícios maravilhosos né, curti o post. beijos

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Minda, já faço uso da linhaça marrom algum tempo, e esta me fazendo muito bem...post excelente bjs.

    ResponderExcluir
  13. Post super completo sobre a linhaça, não sabia de todos esses benefícios, vou procurar consumir mais. Beijos!
    www.julifelix.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!Aqui sempre consumimos linhaça (eu e marido), realmente os benefícios são muito né. Bj
    http://blogsemprebelas.com/

    ResponderExcluir
  15. A resperito da linhaça eu não sabia. Que bom saber que a dourada é bem melhor. Quando pensar em consumir, já sei que a dica melhor é a dourada. Obrigada.bjsss
    www.katiamagal.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa! São tantos benefícios né Minda? Gostei de saber, mas uma oportunidade de cuidar ainda mais de minha saúde, gostei muito do seu post, afinal fiquei sabendo mais e tudo bem explicado em detalhes. Parabéns

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  17. Nossa querida eu ja experimentei o suco de linhaça marrom foi recomendação do medico quando tive anemia eu achei ruim no incio mas depois eu gostei.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei impressionada com os benefícios! Gostei da dica na questão da tpm! Salvei as dicas aqui! Obrigada!
    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
  19. Oi minda adorei a postagem já comi mas nunca soube ao certo os benefícios arrasou beijos

    ResponderExcluir
  20. Quantos beneficios maravilhosos
    sabia tão pouco da linhaça rsrsr
    agora quero rápido consumi-lá
    adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  21. A linhaça é maravilhosa!Uma dica para quem quer aumentar os seios, ela ajuda bastante. Porém é necessário cortar a cafeína , pois ela inibe os fitoestrogênios da linhaça.
    Beijos

    www.mundoyoung.com.br

    ResponderExcluir
  22. a linhaca é muito boa mesmo
    aqui em casa não falta
    sempre colocamos na comida salada e vitaminas
    é otima mesmo
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!