Tradutor - Translate

29/08/13

Benefícios do gengibre

Olá meninos e meninas tudo bem?
Gengibre
Aqui as coisas estão um pouco complicadas, pois por causa do tempo que vira do quente para o frio em questões de horas, acabei por pegar um resfriado nada simpático. Como qualquer resfriado a garganta sempre sofre, e pensei na minha receita mágica que sempre funciona,  então pensei porque não postar aqui aquilo que me ajuda a melhorar?

Então trouxe pra vocês o que eu mais uso quando estou com problemas de resfriado e dor de garganta.  Por favor gente, não usem isso como sendo a única escolha, dependendo do seu estado de saúde procure orientação médica.

Geralmente eu uso gengibre pra acalmar minha garganta, e funciona comigo sempre. O gengibre tem vários benefícios, inclusive ele combate problemas estomacais, como enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento de câncer e perda de apetite.  Para quem tem cálculos na vesícula também ajuda pois auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Tem uma substância na raiz do gengibre  é usado na fabricação de medicamentos como laxantes, antigases e antiácidos.

A raiz também é utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual, e até ressaca. O gengibre tem poder anti-inflamatório, e por isso é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite.
Gengibre
O chá do gengibre aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

Já o óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. O gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. 

Dizem que o gengibre ajuda a emagrecer, pois ele aumenta o gasto calórico do organismo durante a digestão e auxilia no processo metabólico. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. 

As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.  O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Mas sabemos que  não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que o consumo de gengibre com este objetivo mostre resultado, é necessário que você tenha uma alimentação balanceada e faça exercícios físicos.
Gengibre
Você pode consumir  o  gengibre  cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.

Nos chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos.

Na panela: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.

Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.

Pedaços: mastigar as lascas de gengibre, assim como chupar a bala, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas é preciso atenção, pois, elas somente mascaram a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença.
Gengibre
A princípio, o consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas. A ingestão da raiz por gestantes é controversa. Alguns especialistas defendem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até favorecer um aborto. Estudos sugerem, entretanto, que o risco de malformação em recém-nascidos de mulheres que faziam uso de gengibre não se mostrou mais elevado do que o normal.

A raiz também não tem relação com malformações ou partos prematuros. Mesmo assim, recomenda-se que o alimento seja evitado especialmente perto da data do parto, pois ele pode aumentar o risco de hemorragia. Não se sabe muito a respeito da segurança do consumo de gengibre no período de amamentação e, por isso, o ideal é que ele seja evitado.

O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tem hipertireoidismo, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.
Gengibre
Há alguns riscos no uso do gengibre ele pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Além disso, a raiz mostrou piora em quadros de doenças cardíacas, devendo ser banidas da dieta, neste caso. O vegetal ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram de diabetes.

São poucos os efeitos colaterais do gengibre,  como  relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta. O gengibre retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos. A raiz ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser perigosa para quem toma medicamentos para controle do diabetes. Como eles já tem a função de reduzir o açúcar no sangue, o consumo do vegetal pode reduzir ainda mais a glicemia, oferecendo perigo de hipoglicemia ao paciente.

Também devem se precaver indivíduos que fazem uso de medicamentos para diminuição da hipertensão. A raiz age de forma a diminuir a pressão arterial, que pode ficar muito baixa com o uso concomitante do remédio, oferecendo riscos cardíacos ao paciente.
Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, é recomendada uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó.
Fonte:
U.S. Department of Agriculture

Bom agora você conhece um pouco do gengibre, então leia com cuidado, e use se você não tiver problemas de saúde. Eu utilizo o gengibre em cristais, toda vez que tenho um resfriado e minha garganta sofre, é o que eu uso como medicamento, até hoje sempre funcionou.

Você também utiliza gengibre? De-nos sua opinião ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
My
Masso Vita



6 comentários:

  1. Adorei o post!!!São muitos benefícios do gengibre!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sensacional essa matéria vou procurar utilizar mais gengibre com certeza.

    ResponderExcluir
  3. viva o gengibre!
    http://essenciaismakeupeoutrospormartav.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, adoro gengibre, mas não uso nos temperos. Apenas como qdo vou comer sushi. Amei saber todos seus benefícios e malefícios. Eu uso qdo estou gripada, chupando balas de gengibre.

    Bjokasss e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu blog tem varias resenhas super interessantes pelo menos uma vez na semana vou dar uma passadinha para ler as resenhas! Retribuindo a visita no meu blog! Estou te seguindo! Aproveito, o momento para convidar você e suas leitoras a participarem do sorteio do meu blog que será 06-09-13.
    http://tecardeal.blogspot.com.br/2013/05/primeiro-sorteio-do-blog-mulheres.html
    Teandra
    Blog Mulheres Antenadas em Novidades!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Receba no seu email

Coloque seu email:

Assine nosso FeedBurner

.

.

Divulga Links

Siga-nos por Email

Postagens populares