Translate

Benefícios do gengibre

Olá meninos e meninas tudo bem?
Gengibre
Aqui as coisas estão um pouco complicadas, pois por causa do tempo que vira do quente para o frio em questões de horas, acabei por pegar um resfriado nada simpático. Como qualquer resfriado a garganta sempre sofre, e pensei na minha receita mágica que sempre funciona,  então pensei porque não postar aqui aquilo que me ajuda a melhorar?

Então trouxe pra vocês o que eu mais uso quando estou com problemas de resfriado e dor de garganta.  Por favor gente, não usem isso como sendo a única escolha, dependendo do seu estado de saúde procure orientação médica.

Geralmente eu uso gengibre pra acalmar minha garganta, e funciona comigo sempre. O gengibre tem vários benefícios, inclusive ele combate problemas estomacais, como enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento de câncer e perda de apetite.  Para quem tem cálculos na vesícula também ajuda pois auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Tem uma substância na raiz do gengibre  é usado na fabricação de medicamentos como laxantes, antigases e antiácidos.

A raiz também é utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual, e até ressaca. O gengibre tem poder anti-inflamatório, e por isso é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite.
Gengibre
O chá do gengibre aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.

Já o óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. O gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. 

Dizem que o gengibre ajuda a emagrecer, pois ele aumenta o gasto calórico do organismo durante a digestão e auxilia no processo metabólico. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. 

As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.  O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Mas sabemos que  não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que o consumo de gengibre com este objetivo mostre resultado, é necessário que você tenha uma alimentação balanceada e faça exercícios físicos.
Gengibre
Você pode consumir  o  gengibre  cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.

Nos chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos.

Na panela: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.

Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.

Pedaços: mastigar as lascas de gengibre, assim como chupar a bala, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas é preciso atenção, pois, elas somente mascaram a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença.
Gengibre
A princípio, o consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas. A ingestão da raiz por gestantes é controversa. Alguns especialistas defendem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até favorecer um aborto. Estudos sugerem, entretanto, que o risco de malformação em recém-nascidos de mulheres que faziam uso de gengibre não se mostrou mais elevado do que o normal.

A raiz também não tem relação com malformações ou partos prematuros. Mesmo assim, recomenda-se que o alimento seja evitado especialmente perto da data do parto, pois ele pode aumentar o risco de hemorragia. Não se sabe muito a respeito da segurança do consumo de gengibre no período de amamentação e, por isso, o ideal é que ele seja evitado.

O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tem hipertireoidismo, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.
Gengibre
Há alguns riscos no uso do gengibre ele pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Além disso, a raiz mostrou piora em quadros de doenças cardíacas, devendo ser banidas da dieta, neste caso. O vegetal ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram de diabetes.

São poucos os efeitos colaterais do gengibre,  como  relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta. O gengibre retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos. A raiz ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser perigosa para quem toma medicamentos para controle do diabetes. Como eles já tem a função de reduzir o açúcar no sangue, o consumo do vegetal pode reduzir ainda mais a glicemia, oferecendo perigo de hipoglicemia ao paciente.

Também devem se precaver indivíduos que fazem uso de medicamentos para diminuição da hipertensão. A raiz age de forma a diminuir a pressão arterial, que pode ficar muito baixa com o uso concomitante do remédio, oferecendo riscos cardíacos ao paciente.
Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, é recomendada uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó.
Fonte:
U.S. Department of Agriculture

Bom agora você conhece um pouco do gengibre, então leia com cuidado, e use se você não tiver problemas de saúde. Eu utilizo o gengibre em cristais, toda vez que tenho um resfriado e minha garganta sofre, é o que eu uso como medicamento, até hoje sempre funcionou.

Você também utiliza gengibre? De-nos sua opinião ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
My
Masso Vita



Comentários

  1. Adorei o post!!!São muitos benefícios do gengibre!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sensacional essa matéria vou procurar utilizar mais gengibre com certeza.

    ResponderExcluir
  3. viva o gengibre!
    http://essenciaismakeupeoutrospormartav.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, adoro gengibre, mas não uso nos temperos. Apenas como qdo vou comer sushi. Amei saber todos seus benefícios e malefícios. Eu uso qdo estou gripada, chupando balas de gengibre.

    Bjokasss e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu blog tem varias resenhas super interessantes pelo menos uma vez na semana vou dar uma passadinha para ler as resenhas! Retribuindo a visita no meu blog! Estou te seguindo! Aproveito, o momento para convidar você e suas leitoras a participarem do sorteio do meu blog que será 06-09-13.
    http://tecardeal.blogspot.com.br/2013/05/primeiro-sorteio-do-blog-mulheres.html
    Teandra
    Blog Mulheres Antenadas em Novidades!

    ResponderExcluir
  6. Gengibre e maravilhoso. Eu tomo na água e só está me trazendo benefícios, sem contar que aqui em casa eu faço questão de plantar.

    ResponderExcluir
  7. Nossa não sabia de todos esses benefícios do gengibre. Só uso para fazer o suco verde hehe. Gostei de saber

    ResponderExcluir
  8. Eu bebo agua com gengibre todos os dias de manhã para desinchar. Funciona muito bem pro corpo e pra minha saude.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esses cristais de gengibre. Comi muito um da caixinha com a embalagem verde. Acho que é sabor limão. Não sabia desses outros sabores. Vou procurar e experimentar. bjs
    http://www.planoblife.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei conhecer os benefícios ainda mais... também vi que tem que prestar atenção em alguns pontos antes de sair usando e indicando. Beijinhos… Au Revoir!

    ResponderExcluir
  11. quando fazia dieta bebia muito cha de gengibre e o efeito era otimo!!1 Desincha bem! Quanto aos beneficios da garganta desde pequena qnd tinha problema, minha mae coloca de molho para fazer gargarejo. Esses cristais eu n conheço!!! Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee!
    Não sabia que o gengibre tinha tantos benefícios, muito bom.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  13. Acredita que eu nunca comi nada com gengibre? Já ouvi falar muito das propriedades dele, mas ainda não cheguei a testar

    ResponderExcluir
  14. quando eu era pequena nao gostava muito mais agora mais tranquilo gostei de saber mais
    BLOG♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  15. Muito bom gengibre, eu já tomei chá e capsulas, não conhecia esses cristais e adorei a proposta. Muito bom alertar os contras tbm, nem todo mundo pode consumir. bjs Minda

    ResponderExcluir
  16. Admito q já tomei muito chá de gengibre e até gosto, mas não tinha s mínima ideia q oferecia algum risco, vou reduzir na dose kkkk.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, como vai? Confesso que desconhecia dos beneficios do gengibre, mas gostei bastante do seu post

    ResponderExcluir
  18. Nossa eu não sabia de tantos benefícios , sei que é bom pra eliminar as toxinas do corpo . AMei<3

    ResponderExcluir
  19. Gente do céu, quantos benefícios do gengibre, eu não sabia disso... Porém amei saber dos benefícios.

    Parabéns pelo post.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu gostobda bala, sintontbm uma melhora na garganta, ja tomei sopa com pedacosnde gengibre , minha mae que eh viciada hahaha

    ResponderExcluir
  21. siiiim, gengibre é maravilhoso em vários aspectos!
    Eu amei o post, bem informativo...
    Sucesso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!