Translate

Risco de Câncer de Pele: Pescadores e a Exposição ao Sol

Alta exposição ao sol coloca pescadores em maior risco para câncer de pele

Cuidados valem tanto trabalhadores como amantes da pesca amadora devido à radiação solar e reflexos da água
A exposição prolongada ao sol, aliada à ausência de proteção adequada, coloca os pescadores em alto risco para o desenvolvimento de câncer de pele.
A intensa exposição ao sol é uma realidade cotidiana para pescadores no Rio Grande do Sul, que estão entre os trabalhadores mais vulneráveis aos danos causados pelos raios ultravioletas (UV). No Litoral, no entorno da Lagoa dos Patos e em áreas fluviais como a bacia do Rio Jacuí e o Delta do Jacuí, tanto a pesca profissional quanto a amadora enfrentam jornadas prolongadas sob radiação solar direta. O reflexo da luz na água agrava os riscos, combinando-se a fatores como o vento, que cria uma falsa sensação de alívio térmico, mas não reduz os impactos nocivos do sol.

“A exposição prolongada ao sol, aliada à ausência de proteção adequada, coloca os pescadores em alto risco para o desenvolvimento de câncer de pele. Chapéus de aba larga, roupas de mangas longas e o uso diário de protetor solar são indispensáveis para a proteção”, destaca a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção do Rio Grande do Sul (SBD-RS), Cíntia Pessin.

Para minimizar os riscos, a SBD-RS reforça a importância de adotar medidas preventivas simples, como reaplicar protetor solar com fator de proteção 30 ou superior a cada duas horas, evitar os horários de maior incidência solar (entre 10h e 16h) e realizar visitas regulares ao dermatologista para monitorar a saúde da pele.

Em casos de suspeita, procure um médico dermatologista. Os profissionais habilitados podem ser conferidos no site www.sbdrs.org.br.

Redação: Marcelo Matusiak

Sobre a SBD-RS

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil. Os médicos dermatologistas a ela ligados precisam obter o Título de Especialista que atesta a sua capacitação. A secção SBD-RS é a sua representante no território do Rio Grande do Sul.
Redação: PlayPress Assessoria e Conteúdo / Revisão: Dra. Valéria Rossato
"Adoramos ter você por aqui! Esperamos que esse post  traga valor ao seu dia.  Para não perder nossas próximas dicas e novidades, inscreva-se no blog. 
Queremos ouvir sua opinião!  Se este artigo foi útil para você, compartilhe com amigos e familiares nas redes sociais! Siga o blog Masso Vita para mais dicas sobre bem-estar, abundância e qualidade de vida. Juntos, podemos construir uma comunidade mais forte e inspirada. Abs"

Até a próxima!
blog-resenhas

Comentários

  1. Esse artigo é muito útil para os pescadores e para todos que ficam expostos ao sol. Se meu marido tivesse se cuidado não teria tido câncer de pele (afetou uma orelha e uma perna). O sol é muito bom, mas temos que nos proteger!

    ResponderExcluir
  2. O Sol está cada vez mais quente e é preocupante. Temos que nos proteger sempre.

    ResponderExcluir
  3. O sol é essencial para a vida,mas também traz danos a saúde. Temos sempre que usar protetor solar e evitar se expor muito

    ResponderExcluir
  4. Os pescadores são vítimas, é sempre bom se proteger, o protetor solar ainda é a solução assim também como o horário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!