Translate

Lírio de Natal

Lírio de Natal  ou Flor de Natal?
lírio-de-natal
Esta flor tem muitos nomes populares, como  lírio-de-natal, flor-de-natal, estrela-de-natal, lírio-sangu-salmão, coroa-imperial e diadema-real. Mas não importa a denominação para essa espécie, cujo nome científico é Scadoxus multiflorus

Ela é muito linda e traz consigo a simbologia de ser “a flor que anuncia a chegada do Natal”.

Com ciclo de vida anual, o lírio-de-natal é da família Amaryllidaceae e tem como origem a África Tropical. Vale destacar que a propagação é feita através da divisão dos bulbos, e o porte dela pode atingir 40 centímetros de altura. 

E é no final da primavera que surge o pendão floral. Ele irá abrir em meados de dezembro, próximo ao Natal, daí o nome da planta.

As flores são bem pequenas, com estames longos, cor laranja-rosado, reunidas em grande umbela tipo cabeça, na ponta de um pecíolo grosso e forte, as folhas são largas e um pouco onduladas na borda saem diretamente do bulbo. Floresce no verão na época do Natal. Pode ser cultivada em todo o país.

É indicada para jardins, podendo ser utilizada em canteiros ou vasos. Isso significa que você pode decorar ambientes internos com ela, desde que tenha contato com bastante luz, já que o lírio-de-natal pode ser plantado a sol pleno.

Cuidados com o Lírio de Natal
O Scadoxus multiflorus precisa ser frequentemente hidratado. Apesar de ser uma espécie que gosta muito de água, tome cuidado para não encharcar o solo. O mais indicado é criar um cronograma de irrigação periódica, mantendo a planta irrigada, mas sem exagero.

O Lírio-sangu-salmão não sobrevive a geadas e no outono é comum que perca as folhas, principalmente em regiões onde as temperaturas são mais baixas. Porém, na primavera rebrota e começa o processo de florescimento. Nessa fase, o pendão floral surge e abre completamente próximo ao Natal.

Por isso, é muito importante entender que a floração entra em período de dormência no inverno, ou seja, não é para pausar os cuidados. Pelo contrário, plante um ou mais bulbos e deixe em cultivo protegido até quando notar seu desenvolvimento.

Leve a planta para locais com sol pela manhã, mas sempre evitando o sol forte da tarde. Em outras palavras, atenção com a temperatura a que a flor é exposta. Lembre-se que essa é uma espécie de meia-sombra e de clima ameno.
volte-sempre
Aproveita a visita, e deixe sua opinião, ela é muito importante para nós! Compartilhe com as amigas(os)

Acompanhe-nos também nas redes sociais FaceInstagram e Youtube!

Eu vou até ali resolver algumas coisas e volto logo ...

Abraços até breve!
blog-resenhas

Comentários

  1. Olá
    Eu achei lindo este lírio 🥰 aqui em casa tem um..

    ResponderExcluir
  2. É muito lindo o lírio, quem tem precisa ter alguns cuidados com a planta bjs.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, na verdade já devo ter visto, mas não sabia o nome

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas