Translate

Saiba como diminuir os sintomas da gripe

O começo da primavera, mais outono e inverno aqui no sul é complicado pra mim, são as épocas em que minha rinite fica mais ativa, não sei se é correto falar assim, mas é quando minhas alergias ficam mais evidentes me causando transtornos. Mas não é só as alergias, temos também a gripe que aparece do nada como que por encanto.

Saiba como diminuir os sintomas da gripe

como-aliviar-os-sintomas-da-gripe
Imagina como é ter sintomas de gripe que podem ou não ser gripe ou pode ser alergia, é uma época complicada é assim que eu posso definir.  Hoje quero falar da gripe, pois estou me curando de uma forte que peguei a poucos dias. A gripe é uma doença causada por vírus que gera sintomas como dor de garganta, tosse, febre, nariz escorrendo e é altamente contagiosa.

Como eu estou em casa, faço repouso, bebo muita água e ela se vai depois de alguns dias, mas dessa vez acho que foi vírus novo e me pegou de jeito, e cá estou eu de cama outra vez.

O  tratamento da gripe pode ser feito com  remédios receitados pelo médico, mas também existem maneiras de curá-la mais rapidamente, então vou passar algumas dicas para diminuir os sintomas da gripe:

Repouso: 
Essa dica é essencial, uma vez que permite ao corpo usar toda a sua energia para combater a virose. Fazer qualquer atividade quando se está doente debilita as defesas do corpo e o deixa exposto a possíveis complicações. 

Líquidos:
Os líquidos, especialmente a água, são muito importantes se a gripe causar febre, uma vez que poderá ocorrer desidratação. Além do mais, os líquidos podem proporcionar os nutrientes necessários quando o indivíduo está muito doente para comer. Invista nos sucos de fruta, chás, vitaminas e sopas.

Alguns alimentos aliviam os sintomas:
Alimentos como mel, limão, gengibre e alho possuem propriedades antiinflamatórias e ajudam bastante a aliviar os sintomas. Além disso, preferir ingredientes que fortalecem o sistema imunológico, como frutas ricas em vitamina C, contribui para que o corpo se recupere com mais facilidade.

Remédios:
Fazer uso de Aspirina e Ibuprofeno para o alívio das dores e acelerar a recuperação, logicamente antes de tomar qualquer coisa por conta própria, procure um médico para lhe orientar, é preciso saber se você não tem alergia a esses medicamentos.

Gargarejos:
Faça gargarejos com água e sal. Esse método promove o alívio da dor de garganta e remove o excesso de secreções na mesma.

Umidade do ar:
Manter o ambiente sempre úmido é boa alternativa, uma vez que a umidade facilita a saída da secreção nasal espessa (e repleta de vírus). Esse cuidado também é importante para aliviar os sintomas alérgicos que acompanham a gripe.  Esse procedimento ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Ajuda se você deixar um balde com água por cômodo.

Bolsa de água:
Utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos para diminuir o desconforto muscular. Essa dica ajuda a relaxar os músculos tensos e rígidos pois promove uma vasodilatação.

Faça inalações:
Usar inalador com o vapor de soro fisiológico, ajuda a hidratar e descongestionar o sistema respiratório, além de ajudar a eliminar as secreções nasais.


Aquecer os pés: 
Mergulhar os pés em água morna ajuda a diminuir as dores de cabeça e o nariz entupido.

Tome mais banhos de Sol: 
Embora a tendência seja que os sintomas da gripe façam com que você queira ficar deitado no sofá o dia todo, sair e tomar um pouco de sol é uma alternativa eficiente para diminuir os sintomas e desconfortos da doença. Afinal, o Sol é uma fonte rica em vitamina D, responsável por fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater infecções por vírus e bactérias.

Lenços umedecidos
Quanto mais rápido eliminamos a secreção nasal, mais rápida é a recuperação e mais fácil fica a respiração. Então, assoe o nariz quantas vezes achar necessário, preferencialmente utilizando lenços umedecidos e muito cuidado para não irritar a entrada das narinas.

Algumas medidas de prevenção:
  • utilização de máscaras
  • higienização das mãos com água e sabão
  • uso de álcool em gel
  • manter os ambientes ventilados
  • não tocar os olhos e a boca constantemente
  • evitar aglomerações e locais fechados
  • aderir à vacinação contra a gripe
Tenha em mente de que mesmo com todos os cuidados em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas.  Mas os cuidados ajudam a amenizar os sintomas.
dicas-compartilhadas
E então meninas, gostaram da receita? Se fizer o Misto Quente de Aveia vem aqui me contar ok? 

Já que passou por aqui, aproveita e compartilha essa dica, deixe um comentário, sua opinião é muito importante e será sempre bem vinda!

Abraços até breve ...
Beijos, Minda!
massovita


Comentários

  1. Nessa época começa vir a gripe, muito bom o seu post, muitas informações importantes pra seguir.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Essa época é no inverno tem muitos casos assim, eu sempre fico resfriada. Gostei das suas dicas são excelentes

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Gostei muito das dicas. Se manter aquecido faz toda diferença. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Já preciso colocar todas essas dicas em prática, porque simplesmente já peguei gripe mais de 5 vezes esse ano, e das fortes. Meu sistema imunológico está gritando por socorro! Misericórdia!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!