Translate

Perrengues ao comprar pela internet

 Olá meninos e meninas tudo bem por aí? Aqui apesar de alguns perrengues está tudo bem!

Hoje quero abordar um assunto um tanto chato para quem consome produtos via internet. Produtos que demoram a entrega, ou produtos que chegam com defeitos ou nem chegam, vou relatar a minha experiência. Mas já vou avisando que não vou dar nome de lojas nem entregadores ok? Em off se alguém quiser saber eu falo. O intuito não é falar desse ou  daquele e sim fazer um alerta.

Perrengues ao comprar na internet

compras-na-internet

Vamos então a minha primeira dor de cabeça comprando na internet, uns 3 anos atrás queria comprar um aparador Buffet, pois estava mudando alguns móveis da minha cozinha, pesquisei um monte e achei o bufê dos sonhos, era tudo que eu queria um legítimo BBB, bom, bonito e barato. Não pensei duas vezes e comprei. Me deram um prazo de 45 dias para entrega, então durante os 45 não me preocupei com isso, mas claro a ansiedade era grande.

Passaram os 45 dias e nada de acontecer a entrega, passaram-se 50 e nada, entrei em contato com a loja, e o telefone de contato não existia mais, tentei e-mail e também nada de resposta, se passaram 60 dias e eu acabei achando que tinha entrado numa fria, mas os valores continuavam sendo descontado. Tentei cancelar a compra via banco mas foi tanta burocracia que acabei desistindo. Procurei o PROCON da minha cidade para ver se tinha algum tipo de solução. Para minha surpresa e angústia descobri que a tal loja estava em recuperação judicial.

E agora o que fazer? O rapaz do PROCON me disse que não tinha muito o que fazer, e explicou os motivos de como funciona uma recuperação judicial. Eu saí de lá já dando o caso como perdido. Sentimentos se misturaram, raiva, decepção e frustação.  Mas Deus é pai, e  um belo sábado quase 80 dias depois toca a campainha, vou atender e é uma transportadora entregando meu bufê, fiquei em choque, pois já tinha dado como perdido! Vocês não tem ideia do alívio que foi. A loja em questão nem existe mais, creio que não conseguiu saldar as dívidas.

A segunda compra que me deu chateação foi mais recente, comprei um liquidificador para presentear uma amiga (casamento), comprei numa loja conhecida, o produto chegou antes do prazo, fiquei mega feliz, entreguei o presente, e para minha surpresa (desagradável) o liquidificador veio com a caixa violada, faltando uma peça e com uma pedaço quebrado. Lá vou eu entrar em contato com a loja em questão e toma mais prazo de espera.

Dessa vez procurei o Reclame aqui e o Consumidor.gov para resolver a situação. Queria troca do produto ou cancelamento da compra. A loja decidiu pelo cancelamento pois o parceiro não havia respondido sobre o assunto. Fiquei sem o liquidificador para dar de presente.

Comprei novamente em outra loja, pensei, essa loja tem aqui na minha cidade, com certeza virá certinho. Grande engano meu, esse liquidificador da mesma marca, veio com um amassado na frente. Lá vou eu novamente solicitar a troca. Dessa vez  não foi muito diferente, mas a loja me deu um código de postagem para fazer a troca. 

Bom então foi resolvido certo? Não! A novela continua, conversamos sobre a troca do produto, aí me respondem do nada após eu postar o produto que assim que receberem iam fazer o cancelamento da compra.

Oi? Que cancelamento? Eu solicitei a troca e não cancelamento. 

Enfim, agora que o produto chegou ao destino não me respondem mais. Uma coisa eu estou aprendendo, certas lojas não valem a pena comprar pela internet, a menos que a mesma entregue o produto através de uma loja física onde o produto poderá ser avaliado antes da entrega. Como diz o ditado, o barato sai caro! 

Para resumir minha saga liquidificador, quase uma semana depois da loja de receber o produto e eu ficar na espera do novo, a loja simplesmente cancelou a minha compra sem que eu pedisse isso, devolveu o dinheiro, mas não era isso que eu queria. Talvez o produto seja problemático, talvez todos tinham algum defeito, ou a loja simplesmente não consegue cumprir com seus compromissos, sinceramente não sei, não deram justificativa, apenas cancelaram a compra, e fim do assunto!

Na primeira compra a do  aparador Buffet, a culpa foi minha, não era uma loja conhecida e eu não investiguei a loja, e acabei quase entrando numa fria por isso. Mas graças a Deus 60 dias depois acabou dando tudo certo.

Dessas últimas compras do liquidificador sendo da mesma marca e o mesmo produto, não sei quem tem culpa, se são as lojas, os entregadores ou a marca que está entregando o produto de qualquer jeito. Pois algo que me chamou atenção, é que o liquidificador em questão vem solto dentro da caixa, não vem plástico bolha e nem isopor para proteção do produto, apenas um plástico comum, o que eu acho um verdadeiro descaso com o consumidor, pois é muito chato ter de ficar nesse troca troca sem fim, que acabou nem acontecendo.

O que eu quero com esse post, é alertar vocês, se for comprar numa loja via internet que você não conhece, pesquise muito para não cair em ciladas.

Em relação a produtos com defeitos ou faltando peças, entre em contato com a loja e tente resolver o problema de forma pacífica, mas caso a loja não tome uma providência rápida, (já que você tem apenas 7 dias para reclamar a troca) busque ajuda via Reclame aqui ou Consumidor.gov ajuda muito a resolver o problema bem mais rápido. Caso nada disso ajude terá de procurar um advogado, mas isso é algo muito extremo.

OBS:
Segundo diz Raul Dalaneze, técnico do Procon-SP, ao receber o produto, o consumidor deve abrir a caixa e conferir o que foi enviado. "Além de sempre exigir nota fiscal, é importante ver se o produto que chegou à casa do cliente é o mesmo que foi adquirido online".

"Caso haja alguma irregularidade, o comprador deve recusar o recebimento e detalhar o motivo da insatisfação por escrito".

O problema é quando o entregador simplesmente não quer esperar você abrir a caixa e ainda diz que não pode. Nessa última compra eu bem que tentei, mas o entregador não esperou que eu abrisse a caixa. Disse que não podia por causa do procedimento etc e foi embora. 

Saiba que:

Código Comercial, Art. 211 e 217 prevê o prazo de 10 (dez) dias para poder reclamar da mercadoria, quando esta apresentar defeito.

Aqui em casa dizem que sou chata, que um amassadinho ou arranhão (pequeno que seja) não vale o incômodo. Bom, então sou e serei chata a vida toda, se compro algo novo quero que seja novo, se compro algo usado, aceito que tenha defeitos. Mesmo porque, o produto não foi anunciado em promoção porque tinha defeito, sendo assim, quero algo inteiro, chata ou não, é meu direito.

É minha gente, as vezes um sonho se torna pesadelo!

minda-silva-blog

Você já teve problemas ao comprar pela internet? Como você reage se sua compra vem com algum defeito? Você devolve ou deixa passar?

Aproveita a visita, e deixe sua opinião, ela é muito importante para nós! Compartilhe com as amigas(os)!

Acompanhe-nos também nas redes sociais FaceInstagram e Youtube!

Eu vou até ali resolver algumas coisas e volto ...
Abraços até breve ...
Beijos, Minda
perrengues-com-compras-na-internet



Comentários

  1. Seu post bastante importante, é muito chato quando acontece problema assim, quando faço compras pela Internet morro de medo que aconteça algo de errado, graças a Deus nunca tive problema com compras pela Internet, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Parabéns pelo artigo é muito informativo 🙂 amo fazer compras pela Internet, mas temos que ter muito cuidado

    ResponderExcluir
  3. Olá Querida, Tudo bem?
    Adorei o post, é bastante importante e muito informativo:) Muito Obrigada
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  4. Eu já tive vários perrengues com compras pela internet, a única que não consegui resolver foi uma compra feita a 7 anos atrás, o vendedor provou que o pacote estava no Brasil mas não recebi até hoje! Nesse caso foi um problema com o Correios.

    ResponderExcluir
  5. Que dor de cabeça hein. Aconteceu comigo, comprei um guarda-roupa e veio com a lateral rachada.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Já vi o depoimento de várias pessoas que passaram por situações complicadas. Eu sempre compro em lojas que confio e conheço. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. oi amiga,comprar na internet é assim,tipo céu e inferno! Eu já tive vários problemas,todos resolvidos depois de muita chateação. O ultimo foi no site shopee,eles liberam cupons de desconto nas compras e frete,para aproveitar comprei em tres lojas diferentes.A primeira enviou sem problemas,mas as outras duas nada,tive que fazer um barraco e receber meu dinheiro de volta,mas perdi meus cupons pois estes o site não restitui. Agora eu pesquiso tudo e todas as avaliações das lojas, principalmentes nas estranjeiras,para tentar evitar mais histórias tristes,bjkus.

    ResponderExcluir
  8. Já passei perrengue tbm. Nunca me esqueço da vez que comprei numa loja pequena e depois de efetuar o pagamento a loja sumiu e eu nunca recebi o que comprei :(

    ResponderExcluir
  9. Poxa vida, quanto perrengue mesmo! A do liquidificador, fiquei chocada. Quando parecia que iria acabar, veio a situação de novo. Quero agradecer por compartilhar sua experiência e nos alertar quanto a isso. Post de utilidade pública.

    Aqui em casa tbm acontece dos entregadores nao esperar para abrirmos.

    ResponderExcluir
  10. Sempre surgem as chateações , principalmente para quem como eu faz as compras todas pela internet. Suas dicas são super importante.

    ResponderExcluir
  11. Sempre surgem as chateações , principalmente para quem como eu faz as compras todas pela internet. Suas dicas são super importante.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tem muitas lojas q vendem produtos baratos e n compensam muito
    Lojas das Americas só compro se for vendido e entregue pelas Americanas
    Eu sempre verifico a reputação da loja no Reclame aqui: mobly, madeira madeireira e outras ljas são problemáticas pq lá o produto fica barato e nunca chega a encomenda
    O cancelamento do pedido foi o melhor se passado o tempo o pedido n foi enviado é pq a loja quer enviar por achar o produto barato de mais

    ResponderExcluir
  13. Já tive inclusive agora estou no telefone com uma farmácia online que enviou os pedidos trocados
    É chato quando acontece, entendo que erros acontecem, mas fico chateada quando a empresa enrola em resolver.
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  14. A maioria das vezes deu certo a compra pela internet,Mas durante a pandemia tive alguns casos chatos que chegaram a quase 1 ano pra resolver através do Reclame aqui.De fato estou mais atenta com compras efetuadas pela internet.

    ResponderExcluir
  15. Já tive problemas como atraso ou um produto faltante, mas tudo foi resolvido de forma muito satisfatória. Curiosamente o meu maior prejuízo foi com uma loja física, que fechou e nunca entregou o produto comprado.

    ResponderExcluir
  16. Já tive muitos problemas com compras online. Algumas eu deixo pra lá, mas outras não. Parabéns pelo post, muito explicativo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Minda, tudo bem?
    Nossa. É por isso que eu sempre tive medo de fazer compras pela internet, não há garantias. Mas às vezes não temos escolha. Já tive problemas com atraso, mas liguei para a loja e entregaram. Muito legal você vir aqui e contar a sua experiência, com certeza irá servir de alerta. Adorei a postagem.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tudo bem? Eu compro pela internet desde 2004 mais ou menos, pois foi quando coloquei internet banda larga na minha casa pela primeira e nesses quase 18 anos já passei alguns perrengues, mas sempre consegui resolver no final, principalmente com auxílios de sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov. Contudo, é sempre bom pesquisar para saber se a loja é confiável antes de comprar!

    ResponderExcluir
  19. Que bom conseguiu resolver seu problema! Graças a Deus nunca tive problemas com compras na internet

    ResponderExcluir
  20. Graças a Deus nunca tive problemas com compras na internet, obg por compartilhar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!