Translate

Janeiro Branco, Saúde Mental

Olá meninos e meninas, como estão vocês? Aqui tudo na paz, e pela graça de Deus o calor aliviou muito, então a felicidade voltou a reinar!

Hoje o assunto não é moda, nem culinária nem mesmo opinião, hoje quero falar sobro o Janeiro Branco, o Janeiro Branco  é uma campanha sobre saúde mental, essa campanha eu conheci através do blog Memórias de uma Vida Por Acaso.

saúde-mental
Mas o  que é o Janeiro Branco?
O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.

O Janeiro Branco é dedicado a colocar os temas da “Saúde Mental” em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos, das autoridades e das instituições sociais para tudo o que diz respeito aos universos mentais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos.
janeiro-branco
Origem da Campanha 
Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a Campanha iniciou-se em Janeiro de 2014 quando psicólogos(as) de Uberlândia(MG) foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falar às pessoas sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade emocional de vida” e “harmonia nas relações humanas”.
janeiro-branco
Expansão da Campanha
Desde 2014, o Janeiro Branco vem se consolidando como a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Profissionais liberais, instituições sociais, políticos, artistas, líderes religiosos e cidadãos sensíveis à causa têm abraçado a Campanha e a sua proposta de psicoeducação dos povo.
janeiro-branco
Alguns objetivos do Janeiro Branco 
  • Consolidar o mês de Janeiro como referencial e ponto de partida para que as pessoas e as instituições sociais efetivem ações em prol da Saúde Mental o ano inteiro em suas vidas 
  • Contribuir com construção de uma cultura da Saúde Mental e de uma visão ampliada, moderna, holística, humanista, processual, laica e integral do conceito de Saúde Mental 
  • Aproveitar a simbologia do início do ano, e da “folha em branco”, para inspirar as pessoas a pensarem sobre os sentidos e os propósitos das suas existências individuais e coletivas 
  • Chamar a atenção das mídias, das instituições sociais, dos cidadãos e das autoridades para a importância das políticas públicas e privadas em defesa da Saúde Mental dos indivíduos e dos povos.
Nesse sentido, e em consonância com os conhecimentos que a Campanha Janeiro Branco coloca em maciça circulação de janeiro a janeiro de cada ano, conheça, a seguir, uma lista de atitudes e de condições diretamente relacionadas a vidas com mais Saúde Mental — e, para mais informações, visite as redes sociais da Campanha: janeirobranco.com.br e @janeirobranco ou no Youtube Janeiro Branco.
Eu resolvi divulgar essa campanha exatamente porque eu sou uma dessas pessoas que teve sérios problemas com saúde mental relacionado a depressão, então eu sei o que é ir do paraíso ao inferno, não ter apoio da família por falta de conhecimento no assunto.  

Acredito que quanto mais a gente divulgar sobre o assunto, se informar, podemos melhorar a vida das pessoas, inclusive de pessoas que estão ao nosso redor com problemas de saúde mental e que muitas vezes nós não percebemos. 

Faça a sua parte, divulgue, eu estou fazendo a minha ....

Aproveita a visita, e deixe sua opinião, ela é muito importante para nós! Compartilhe com as amigas(os)!

Acompanhe-nos também nas redes sociais FaceInstagram e Youtube!

Eu vou até ali resolver algumas coisas e volto ...
Abraços até breve ...
Beijos, Minda



Comentários

  1. É uma campanha essencial que precisa ser divulgada , a nossa saúde mental é importante, precisa está em primeiro lugar bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Parabéns pelo artigo é muito importante cuidar da saúde mental,e essa campanha ajuda muito

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Essa é uma campanha na qual sou realmente ativa, porque também faço parte do grupo de pessoas que sofre com problemas mentais. Tenho depressão e ansiedade e todo dia luto contra esses transtornos. Não é nada fácil, mas me mantenho de pé! Divulgar essa campanha é mais do que necessário!

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe tem problema mental e no começo foi bem difícil para a família entender o que era doença mental, pq fisicamente minha mãe vive bem.
    Acho excelente a campanha
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!