Pular para o conteúdo principal

TRANSLATE

Reforma sem stress: 5 dicas para a reforma da sua casa

Olá meninos e meninas!

Já que estamos em casa, porque não aproveitar e mudar um pouco a decoração da casa? Não precisa ser nada drástico, as vezes uma tinta na parede já faz toda a diferença, então que tal algumas dicas de reforma sem stress?

Reforma sem stress: 5 dicas para a reforma da sua casa

REFORMA
Que atire a primeira pedra quem nunca sonhou com uma reforma incrível em algum cômodo da sua casa! Seja pintar as paredes da sala, montar a cozinha planejada perfeita, derrubar uma parede para criar um ambiente mais amplo ou, para os mais radicais, mudar a disposição dos cômodos da casa, uma boa reforma tem o poder de mudar completamente o visual e a energia de um cômodo ou até mesmo da casa toda.

Mas, apesar de seus benefícios a longo prazo, uma reforma de casa pode ser um processo longo, cansativo, difícil e estressante. Existem diversas variáveis no processo, e muitas coisas que podem dar errado, colocando em risco desde o orçamento do projeto até a segurança estrutural da casa. Por isso, é importante que alguns passos sejam tomados antes e durante o processo, para evitar contratempos, diminuir as chances de erros ou garantir que os eventuais problemas possam ser solucionados. Continue lendo e confira as 5 dicas de reforma que preparamos!

1 - Saiba o que quer, mas lembre-se do que é possível
Com certeza você tem várias fotos de quartos bonitos, cozinhas planejadas com armários para tudo, salas luxuosas e banheiros impressionantes salvas em algum lugar, não tem? Nos primeiros passos do planejamento de uma reforma residencial, é totalmente normal, e até encorajado, deixar a imaginação correr solta e pensar em diversos cenários de como aquele futuro espaço pode ficar. E as fotos de inspiração, como as do Pinterest ou do Instagram, são um combustível poderoso nesse momento, e é nesse processo inicial que surgem várias das melhores ideias de design, organização, armazenamento e decoração.

Um conjunto de referências visuais que ajudem a ilustrar como você quer que seja o resultado final da sua reforma são excelentes e muito úteis para vários dos profissionais que farão parte dela, mas é preciso ter cuidado! Fotos de inspiração muitas vezes escondem vários fatores da “vida real” que você verá no seu cômodo, como certas bagunças inevitáveis e adaptações necessárias. Além disso, é importante ser realista em relação ao que você vê nas fotos e o que pode ser feito na sua casa: um quarto de casal com uma cama king size e um canto de leitura com poltronas é uma ótima e aconchegante ideia, mas você tem o espaço necessário para isso? Inspirar-se é muito importante, mas manter os pés no chão também é.

2 - Defina um orçamento e um planejamento
Planejando
Até a mais simples das reformas de casas tem um custo, e ele sempre pode aumentar de maneiras e em momentos inesperados. Por isso, definir um orçamento de reforma é essencial. Saiba o quanto você tem de dinheiro disponível para essa reforma, leve em consideração eventuais contratempos, pesquise preços de materiais e acabamentos (dos maiores aos menores), atente-se aos valores da mão-de-obra e, sempre que possível, tente encontrar um equilíbrio entre preço e qualidade - às vezes, um produto ou serviço com preço menor também tem uma qualidade inferior, o que pode causar mais problemas e gastos futuros do que um produto com um preço um pouco maior mas de melhor qualidade e durabilidade.

Liste todos os valores (até os estimados) em uma planilha ou em um caderno, para garantir que tudo está sendo devidamente documentado e use esse documento como referência sempre que necessário.

3 - Escolha bons profissionais
Uma reforma com um projeto excelente, um orçamento bem definido e materiais de altíssima qualidade ainda sim pode se tornar um verdadeiro desastre se não for realizada por bons profissionais de mão-de-obra. Por isso, escolher com cuidado quem serão os responsáveis por realmente fazer a sua reforma acontecer é de extrema importância. Indicações de pessoas de confiança nesse momento são muito preciosas, já que em muitos desses casos é possível conferir os resultados do trabalho pessoalmente.

Lembre-se também que existem profissionais diferentes para funções diferentes, e que em muitos casos, é necessário contratar mais do que apenas um bom pedreiro: arquitetos, engenheiros, eletricistas, encanadores e pintores são alguns dos exemplos mais comuns de profissionais envolvidos em um projeto de reforma.

4 - Uma coisa de cada vez
Quando falamos de reformas maiores, como em toda a casa ou em vários cômodos, é muito fácil se render a empolgação e querer mudar tudo de uma vez só, para que o resultado final seja alcançado também de uma só vez. Mas essa pode ser uma empreitada perigosa em diversos sentidos! Quanto maior o projeto, maiores são as chances de problemas, além das dificuldades práticas, já que aquela área ficará indisponível para uso por toda a duração da reforma. Por isso, se possível, limite a reforma a um cômodo por vez. Assim, a garantia de um bom resultado sem grandes frustrações ou transtornos é ainda maior, e permite que cada projeto seja feito de maneira completa e dedicada.

5 - Tenha paciência
Do início ao fim, uma reforma é uma das ocasiões mais estressantes e desconfortáveis que qualquer pessoa pode passar. Por isso, mais do que dinheiro, materiais ou profissionais, a parte mais importante de qualquer reforma é a paciência.

Tempo de duração, problemas, orçamento, sujeira… Tem tanta coisa que pode dar errado! Mas é muito importante, não tomar decisões de cabeça quente ou influenciadas pelo desconforto ou pela pressa. Lembre-se que o resultado vai valer a pena, e que com paciência e imaginação, é possível resolver qualquer problema.

E aí, se animou para reformar? Então, se você quer mais dicas de decoração e projetos, continue lendo o nosso blog!
barrinha
Já que passou por aqui, aproveita e compartilha essa dica, comenta, sua opinião é muito importante e será sempre bem vinda!

Abraços até breve ...
Beijos, Minda!

Minda Silva

Comentários

  1. Reformar a casa é sempre bom, não tem nada melhor do que deixar a casa do nosso jeito, fazer uma reforma e ficar estressada não é nada bom. Importantes as dicas, vão ajudar muito, obrigada por compartilhar bjs.

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas
    é muito importante a gente orçar tudo, e planejar cada detalhe :)

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu adorei a dica é maravilhosa e🙂 é muito importante fazer o orçamento para não gastar muito

    ResponderExcluir
  4. a escolha de um bom profissional faz toda diferença né! amei as dicas!

    ResponderExcluir
  5. Olá Querida,
    Tudo bem?
    Amei as dicas:)
    é muito importante a gente orçar tudo, e planejar cada detalhe!
    Beijinhos Karina

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas sao essenciais! Reforma nao é facil nao, sou suspeita para falar. Mas o resultado final é sempre maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Oii,
    Obrigada pela dica <3, reformar é sempre bom, mas com certeza planejar sempre tudo antes é mais importante ainda

    ResponderExcluir
  8. Meu problema é sempre o orçamento hehehe Mas adoro mudar os móveis de lugar pra dar uma mudada no ambiente (é o que da pra fazer)

    ResponderExcluir
  9. Já fiz obra em casa, e ô coisa cara, além do material e um bom pedreiro, tem que ter paciência rs mas vale a pena!

    ResponderExcluir
  10. Gostei demais das dicas.
    Tem gente que perde a cabeça com reforma, bom aplicar tudo isso pra relaxar mais.

    ResponderExcluir
  11. Querida eu gostei de mais das suas dicas, estou pensando em fazer uma reforma aqui em casa, o importante é planejar, aqui em casa o marido vai comprando tudo e não planeja kkk e quando chega é muito grande, mas com um jeitinho vou conseguir que ele planejar antes de começar, obrigada, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  12. Muitoooo obrigada por esse post, eu estava precisando muito ler isso. E essencial. Eu vivo me descabelando

    ResponderExcluir
  13. Adoro uma reforminha , suas dicas são muito importante nessa hora , pra mim paciência é a palavra chave .

    ResponderExcluir
  14. Dicas essesnciais! Realmente, reformar a casa costuma causar um stress, além de muita bagunça!

    ResponderExcluir
  15. querida adorei este artigo,de fato reforma pode se tornar um pesadelo se não for bem planejada.Todos esses itens são importantes mas na minha opinião focar no que se quer calcular bem o tempo e o orçamento,é a receita do sucesso.Artigo muito útil.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Esse post é muito necessário e esclarecedor pra quem deseja fazer uma obra e sem dúvidas a escolha de bons profissionais já é meio caminho andado para uma reforma com menos dor de cabeça. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Reformar casa é tudo de bom eu adoro.... Adorei a dica

    ResponderExcluir
  18. Esse post veio no tempo certo! Adorei o post, muito bem escrito. Estou pensando em reformar meu quarto e vou seguir suas dicas para não ter stress na hora ❤️

    ResponderExcluir
  19. Amei as dicas! É exatamente esses passos para ter uma ótima reforma. Aqui em casa estamos fazendo uma...paciencia em primeiro lugar. Rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá Minda!Informações bem valiosas,pois reformas são realmente estressantes.
    Um bom planejamento,paciência e sabedoria tudo fica mais suave,com estas preciosas dicas com certeza obteremos excelentes resultados.Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Achei as dicas incríveis. Acredito que definir o orçamento e ter um planejamento é essencial. Imagina iniciar a reforma e faltar dinheiro ou precisar deixar pela metade... É complicado. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    As dicas que você trouxe para reformas são extremamente importantes e úteis, coisas que todos deveriam fazer antes de pensar em iniciar alguma mudança. Ultimamente fiz algumas reformas aqui em casa, e fui fazendo aos poucos e analisando os espaços que tinha disponível e isso foi mega importante. Adorei demais as dicas, arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Uma reforma quando bem planejada evita muita dor de cabeça e ainda economiza tempo e dinheiro. Todas as dicas úteis e importantes.

    ResponderExcluir
  24. Amei as dicas, quem está planejando uma reforma é de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  25. ótimas dicas para um bom planejamento de reforma. É sempre cansativo mas com um bom planejamento fica tudo bem!

    ResponderExcluir
  26. Até salvei o seu post na minha barra de favoritos, pois estou para casar, e quero mostrar essas dicas para o meu noivo! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

“Sou criativa e poderosa em tudo o que faço.”