Translate

Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa

Olá meninos e meninas!

Aqui o dia está maravilhoso, o calor intenso deu lugar a uma temperatura mais amena, essa foto foi tirada na parte de baixo do  Viaduto 13, num passeio a Vespasiano Corrêa.
Viaduto com 143 metros de altura
Teve muita poeira, curvas perigosas, e muita, muita vegetação ao longo do caminho, foi uma viagem de 3 horas para chegar até o local e valeu cada segundo.
Vespasiano-Corrêa
O Viaduto 13, conhecido também como Viaduto do Exercito, é a denominação dada a um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, a EF-491, no trecho entre os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul. Esta ferrovia está atualmente sob concessão da Rumo Logística.

A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".

Terceiro mais alto  viaduto do mundo
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário situado em Lages SC Exército Brasileiro durante a década de 1970, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA). Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, é o maior viaduto ferroviário das Américas e o terceiro mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura, e a ponte de Beipanjiang, na China, que possui uma altura de 275 metros.

Vespasiano Corrêa
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas em média a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média com uma chapa de concreto a cada 6 metros de altura chamada de trava pelos operários da época.
viaduto-13
As primeiras imagens foram olhando de baixo, agora vamos até o topo pra conhecer de pertinho o viaduto 13.
Viaduto com 143 metros de altura
 Ao chegar no topo me surpreendi, achei que não teria coragem de atravessá-lo, pois quando se olha de baixo parece ser estreito, e eu tenho problemas com altura, então, pensei que não teria coragem de seguir em frente. Mas no fim deu tudo certo, além de bem largo o caminho tem muretas, o que me inspira confiança.
maior viaduto ferroviário das Américas
 As imagens são surpreendentes, é verde pra todo lado, não tenho palavras pra descrever o que que sentia no momento, talvez encantamento define o sentimento.
Viaduto 13
 Gente o caminho a trilhar é longo, super cansativo, mas vale cada segundo.
maior viaduto ferroviário das Américas
 Essa beleza toda é aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul, se você não conhece, devia conhecer, é lindo demais, aqui fala alguém que saiu de lá encantada com tudo que viu, isso que não conseguimos ver nem a metade do que o lugar oferece, um dia pretendo voltar e ver tudo que tenho direito.
Trilhos de trem
 Claro que precisei de uma pausa pra descansar, e admirar a natureza.
Trilhos de trem
 Chegando perto do túnel menor depois de longa caminhada!
Vegetação
 Não consegui parar de fotografar essa vegetação toda, para quem vive no asfalto, é uma sensação maravilhosa poder ver a natureza em seu esplendor.
Viaduto 13
 As imagens são lindas, nunca vi tanto verde na minha vida, amei! Arrisquei chegar perto da mureta pra fotografar o quão alto é esse viaduto.
Trilhos viaduto 13
Nessa parte dos trilhos não me arrisquei a atravessar, bateu o medo, não tinha nada nas laterais e entre os trilhos tinha uma leve abertura, a sensação de que a qualquer momento ia cair não me permitiu dar um passo além, então só uma foto e de longe (medo). Teve algumas pessoas corajosas que atravessaram, eu não consegui, embora até tenha tentado uma aproximação.
Túnel-Vespasiano-Corrêa
 Esse túnel é o menor que eu conheci no dia, tu consegue ver o final, é maravilhoso poder atravessar ele, é assustador e ao mesmo tempo dá uma sensação incrível.
Túnel
Esse é o túnel maior (Vi dois, sinceramente não sei se tem mais), mais longo, no comecinho é claro, mas depois tu não enxerga absolutamente nada, são 500 metros na mais completa escuridão só as luzes dos celulares de quem vem voltando ou de quem está entrando.
Túnel v13
É escuro demais, sem uma lanterna não tem como entrar, pelo que falaram na entrada, dá em torno de uma hora de caminhada até o final, e logicamente mais uma hora pra retornar. Fomos até a metade, as baterias do celulares querendo acabar aí  não teríamos como voltar, era escuro demais. 
Túnel
Dá próxima vez vamos mais preparados, dessa vez não nos preparamos o suficiente.
Caminho da Cascata
 Muita vegetação, realmente um lugar maravilhoso para estar em contato com a natureza.
Cascata v13
Aqui é no Recanto cascata v13 tem restaurante, cabanas, trilhas, e camping, quem quiser ir e ficar mais de um dia, o que eu acho que vale muito a pena pois é muita coisa pra ver e um só dia não conseguimos.
Viaduto 13
Foi um ótimo domingo, um passeio incrível, e o resultado da chegada foi um carro com quilos de pó, nada que uma água não tire.
carro empoeirado
Se tu é aventureiro e curte lugares diferentes te aconselho a conhecer o Viaduto 13, é um passeio encantador, é cansativo, é empoeirado, mas é algo pra ficar na memória e não esquecer jamais, pela beleza do lugar.

Nós que vivemos na selva de pedra as vezes precisamos tirar um ou dois dias e sair por aí e conhecer lugares assim, onde a natureza ainda é a rainha, mesmo que tenha alguma coisa construída pelos homens.

Saí de lá encantada, e se Deus quiser uma hora dessas volto pra ver tudo aquilo que ficou para trás, como a Pedra da Tartaruga, e outras cascatas. Se tu for, vai com tempo, fica uns dois dias pelos menos, com certeza tu irá amar!

Aventure-se!
Viaduto
Já que passou por aqui, aproveite e compartilhe, comente, deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!

Siga também:

Abraços e carinhos, até breve ...

Beijos, Minda
Minda Silva

Comentários

  1. adoro fazer esse tipo de passeio, mt legal conhecer esse viaduto

    ResponderExcluir
  2. Tenho medo de altura me deu nervoso kk mas curto trilhas leves e cachoeira.. é tudo de bom esse contato com a natureza =)

    ResponderExcluir
  3. gente, que lugar incrível, mas não sei se eu teria coragem de subir essa altura toda não, ainda mais que cê tem razão, parece mesmo muito estreito quando visto de baixo

    ResponderExcluir
  4. gente, que lugar incrível, mas não sei se eu teria coragem de subir essa altura toda não, ainda mais que cê tem razão, parece mesmo muito estreito quando visto de baixo

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, eu de certeza que não tinha coragem para subir, mas sempre é uma boa sugestão para que gosta deste tipo de passeios

    ResponderExcluir
  6. O lugar é lindo, o viaduto é espetacular e mesmo eu tendo medo de altura eu encararia, mas esse túnel grande... Socorro, parece cenário de filme de suspense!

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse passeio do v13 a dois anos em minha lista de desejos , como viajo com agência minhas datas nunca fecham , ao ver suas fotos fiquei ainda com mais vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  8. Minda que passeio maravilhoso, em dia de sol é muito bom, fiquei babando aqui pelas fotos, deu vontade de conhecer esse Viaduto 13, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Que lugar lindo, gostaria de conhecer algum dia pelas fotos parece uma cena de filme.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que passeio incrível,ar fresco,arvores muita natureza nem teria vontade de voltar pra casa,a altura me assustaria um pouco mas em grupo tá beleza.bjus.

    ResponderExcluir
  11. Querida que lugar lindo de mais, eu não conheço, que sabe um dia eu vá, já que meu filho está morando no Sul, parabéns pelo passeio maravilhoso, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  12. Que nervoso, tenho um medinho de lugares assim, altura me incomoda, mas é um lugar excepcional.

    ResponderExcluir
  13. Ola tudo bem
    Que lugar maravilhoso. O verde, as águas enfim . Deve ser muito bom passar um dia todo apreciando estas belezas naturais.

    ResponderExcluir
  14. Olá Minda!Que passeio sensacional,a natureza é magnífica,e todo este verde já valeu a pena,a cascata é um sonho,lugares incríveis para vivenciar e guardar na memória.
    Fiquei fascinada com todo este encanto,e feliz por conhecer um pouquinho deste paraíso através de suas fotos.Bjss

    ResponderExcluir
  15. Que lugar incrível! Só pelas fotos é possível sentir uma paz e uma vontade de estar lá!

    ResponderExcluir
  16. O lugar parece maravilhoso, mas com certeza não ia subir la eu manco da perna esquerda e seria perigoso p mim, mas adorei sua viagem ...

    ResponderExcluir
  17. Lugar fantástico esse. Também seria pra mim um desafio essa travessia. Tenho pavor de altura, mas esse cenário é tentador. Fiquei já cheio de superstição com esse número 13. Adorei o lugar. As fotos estão incríveis.

    ResponderExcluir
  18. oi!
    Que legal :D eu adoro fazer estes passeios são sempre bem interessantes, preciso ir conhecer este lugar ;)

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Simplesmente incrível seu passeio. O lugar é lindo né? Amei a paisagem e seu post! Um grande abraço ❤️

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    A vista do viaduto é realmente fantástica, sendo impossível não ficar encantada por tudo que você fotografou. Não sei se teria a coragem de encará-lo, pois confesso que sou um pouco medrosa rs Amei demais sua experiência, conhecer um pouco da história do viaduto e suas fotografias. Arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Que lugar interessante e super fotogênico, adoraria conhecer.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Eu realmente não conhecia e nunca ouvi falar sobre a cidade/região de Vespasiano Correa, mas achei bonito por ser dominado pela natura e me parece ser um lugar bem bonito. Esse viaduto é bem alto, tem que andar longe das beiradas! heheheeh
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!