Saint-Exupéry - Eu também posso fazer
Olá meninos e meninas!
Para o dia de hoje uma reflexão de Saint-Exupéry - Terra dos homens.
Nos tempos atuais onde uns querem se sobressair sobre os outros, as vezes devemos olhar para nós mesmos e ver em nós aquilo que muitos se negam ou fingem não ver, nossa capacidade de realizar coisas, como bem o diz o título da mensagem "Eu também posso fazer".
Saint-Exupéry narra com maestria, em seu Terra dos homens, quando ainda era jovem piloto, a experiência de ter assumido o Correio Aéreo da África.
Quando recebeu a notícia de que partiria na manhã seguinte para seu primeiro dia de trabalho, confessou que talvez não estivesse ainda bem preparado.
Expressou sua insegurança a um companheiro de voos, naquela noite.
Narra o autor que seu amigo espalhava confiança como uma lâmpada espalhava luz.
Um amigo que mais tarde iria bater o recorde das travessias do Correio Aéreo da Cordilheira dos Andes e do Atlântico Sul.
Diz-nos Saint-Exupéry que sorrindo o mais reconfortante dos sorrisos, ele disse simplesmente:
“As tempestades, a bruma, a neve, por vezes essas coisas o incomodarão. Pense então em todos os que conheceram isso antes de você e diga assim: o que eles fizeram eu também posso fazer.”
* * *
Usualmente os novos desafios nos trazem insegurança.
É um aperto no peito; uma dor no estômago; uma noite mal dormida, onde os sonhos ficam projetando um possível insucesso.
É natural que nos sintamos assim por alguns momentos. São momentos que ensejam uma busca por nossas habilidades, nossas capacidades internas.
Sempre será uma chance de nos conhecermos, quando inquirimos: Será que eu posso?
Porém, se nossa autoestima estiver rebaixada, ou se nosso conhecimento sobre nós mesmos for precário, a tendência é que a insegurança reine por mais tempo.
Poderá ser tão poderosa a ponto de nos fazer desistir, retornar.
Como se a vida nos convidasse a dar mais um passo e, ao erguermos o pé do chão, nos sentíssemos em desequilíbrio e preferíssemos voltar a perna na posição inicial.
Por essa razão, o conselho recebido pelo jovem aviador é precioso.
Quem sabe pensar em todos que já conseguiram antes de nós, ou em todos aqueles que já passaram por isso e sobreviveram, seja grande ajuda.
O que eles fizeram eu também posso fazer. Esta frase nos fala do potencial que todos temos, mas também deve nos lembrar de questionar: Como eles conseguiram?
Sim, pois vencer desafios exige sempre muita preparação, muito esforço e grande dedicação.
Dessa forma, se nos tivermos preparado, feito nossa parte bem feita, não há razão de temer, não há razão para deixar que a insegurança nos domine e nos paralise.
Tempestades, brumas e neves são comuns e naturais na vida.
As intempéries são escolas de almas que buscam aprimoramento e resistência. Elas sempre existirão. Estão, de certa forma, fora de nosso controle ou comando.
O que está sob nosso manche é nossa aeronave Espírito, e nossa habilidade de contornar as tempestades, de fazer boas escolhas, de vencer a nós mesmos.
* * *
Quando o Modelo e Guia da Humanidade, Jesus, afirmou:
Vós sois deuses; e também que Aquele que crê em mim fará as obras que eu faço e outras maiores, Ele falava de potencial.
Conhecia profundamente a destinação de cada alma, e que esta seria a perfeição.
Conhecia a imutável lei do progresso, e ousou dizer àqueles homens ainda de coração endurecido que, no futuro, quando desejassem, seriam como Ele já era.
Era o habitante do topo da montanha, dizendo aos que acabavam de começar a escalada, que todos poderiam chegar no cume um dia.
Nossa, amei! Sou muito insegura, pra tudo, e por sempre pensar no que os outros vão pensar! É absurdo! E tem uma pesquisa que diz que é muito mais da mulher isso, nós constantemente nos sentimos uma fraude (especialmente no sentido profissional, já os homens são mais confiantes). Obrigada pela reflexão. Nós também podemos fazer! ;)
ResponderExcluirwww.trintaria.com
Nossa muito bom seu post, gostei kuitp, parabéns.
ResponderExcluirMulher, amei o post e todos ensinamentos e pensamentos precisava demais ler isso, caiu-me como uma luva! Nós mesmos criamos nossos medos e só nós podemos ultrapassá-los.
ResponderExcluirBeijos,
♥DMULHERES♥Instagram♥Fanpage♥
Que demais! Ótima mensagem flor!!!
ResponderExcluirBeijocas
Ai mds amei♥
ResponderExcluirSabe sou muito insegura e tenho muito medo de sair da minha zona de confiança. Mas cara como esse post me fez refletir. Tô simplesmente sem palavras...
Beijos
oi!
ResponderExcluirUma bela mensagem <3 amei
A insegurança faz parte do ser humano e muitas vezes sentimos no decorrer da vida :D
bjo
Bom dia flor, sou insegura e esse texto nos traz a memória nosso potencial que nunca e e ser esquecido.
ResponderExcluirAmei, beijo e sucesso.
Amei essa mensagem bjus 😉
ResponderExcluirQue texto mais lindo lindos, precidava ler algo assim hoje. Obrigada.
ResponderExcluirEu sou o tipo de pessoa que levanta todos os dias e diz "eu posso fazer" pq já passei muito por situações que traz todo esse frio na barriga e todo o restante que vc falou, e em muitas vezes eu me deixava abater até que comecei a lutar contra isso e tenho conseguido seguir em frente rsrs
ResponderExcluirO post está lindo e tenho certeza vai servir de inspiração pra muita gente.
Que linda sua mensagem!
ResponderExcluirNão vou mentir e dizer que não há dias em que bate o desanimo, mas frequentemente eu tenho esse pensamento de que eu posso, de que vai dar tudo certo!
Beijos ❤
www.meumundonofundo.com.br
Tenho sempre dois lados, um que sempre acredito que consigo fazer as coisas e o outro lado que sempre me fala que não consigo. Adorei a mensagem!
ResponderExcluirBeijos
Amei seu post, faz uma bela reflexão sobre nossos medos e anseios.
ResponderExcluirNos traz também uma mensagem de otimismo que transmite muita fé e segurança.
Certamente precisamos vencer nossos medos e ter a certeza que podemos ser sempre melhores e mais fortes.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br