A triste geração que tudo idealiza e nada realiza
Olá meninos e meninas!
Passeando pela net em busca de inspiração, encontrei esse texto que me chamou muito atenção, e eu resolvi compartilhar com vocês.
A triste geração que tudo idealiza e nada realiza
Demorei sete anos (desde que saí da casa dos meus pais) para ler o saquinho do arroz que diz quanto tempo ele deve ficar na panela. Comi muito arroz duro fingindo estar “al dente”, muito arroz empapado dizendo que “foi de propósito”. Na minha panela esteve por todos esses anos a prova de que somos uma geração que compartilha sem ler, defende sem conhecer, idolatra sem porquê.
Sou da geração que sabe o que fazer, mas erra por preguiça de ler o manual de instruções ou simplesmente não faz. Sabemos como tornar o mundo mais justo, o planeta mais sustentável, as mulheres mais representativas, o corpo mais saudável. Fazemos cada vez menos política na vida (e mais no Facebook), lotamos a internet de selfies em academias e esquecemos de comentar que na última festa todos os nossos amigos tomaram bala para curtir mais a noite. Ao contrário do que defendemos compartilhando o post da cerveja artesanal do momento, bebemos mais e bebemos pior.
Entendemos que as BICICLETAS podem salvar o mundo da poluição e a nossa rotina do estresse. Mas vamos de carro ao trabalho porque sua, porque chove, porque sim. Vimos todos os vídeos que mostram que os fast-foods acabam com a nossa saúde – dizem até que tem minhoca na receita de uns. E mesmo assim lotamos as filas do drive-thru porque temos preguiça de ir até a esquina comprar pão. Somos a geração que tem preguiça até de tirar a margarina da geladeira.
Preferimos escrever no computador, mesmo com a letra que lembra a velha Olivetti, porque aqui é fácil de apagar. Somos uma geração que erra sem medo porque conta com a tecla apagar, com o botão excluir. Postar é tão fácil (e apagar também) que opinamos sobre tudo sem o peso de gastar papel, borracha, tinta ou credibilidade.
Somos aqueles que acham que empreender é simples, que todo mundo pode viver do que ama fazer. Acreditamos que o sucesso é fruto das ideias, não do suor. Somos craques em planejamento Canvas e medíocres em perder uma noite de sono trabalhando para realizar.
Acreditamos piamente na co-criação, no crowdfunding e no CouchSurfing. Sabemos que existe gente bem intencionada querendo nos ajudar a crescer no mundo todo, mas ignoramos os conselhos dos nossos pais, fechamos a janela do carro na cara do mendigo e nunca oferecemos o nosso sofá que compramos pela internet para os filhos dos nossos amigos pularem.
Nos dedicamos a escrever declarações de amor públicas para amigos no seu aniversário que nem lembraríamos não fosse o aviso da rede social. Não nos ligamos mais, não nos vemos mais, não nos abraçamos mais. Não conhecemos mais a casa um do outro, o colo um do outro, temos vergonha de chorar.
Somos a geração que se mostra feliz no Instagram e soma pageviews em sites sobre as frustrações e expectativas de não saber lidar com o tempo, de não ter certeza sobre nada. Somos aqueles que escondem os aplicativos de meditação numa pasta do celular porque o chefe quer mesmo é saber de produtividade.
Sou de uma geração cheia de ideais e de ideias que vai deixar para o mundo o plano perfeito de como ele deve funcionar. Mas não vai ter feito muita coisa porque estava com fome e não sabia como fazer arroz.
(Marina Melz, revista Pazes)
Esse texto sintetiza tudo que de uns tempos para cá passa pelos meus pensamentos, não é crítica, pois acredito que cada um deve viver do jeito que bem entender, mas me incomoda e muito, quando numa reunião de família ou amigos, as pessoas passem mais tempo olhando o celular do que se comunicando. Sinto falta do tempo em que o contato humano era mais importante do que a tecnologia ...
Qual a sua opinião sobre esse texto? Comente, deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!
Abraços e carinhos, até breve ...
Beijos, Minda!
Bom dia Minda.
ResponderExcluirÉ amiga para algumas pessoas essa é uma triste realidade. Gracas a Deus por aqui, as coisas são diferente. Talvez nesse ponto a minha doença fez algo ser mais produtivo e a vida mais valorizada. A minha filha usa a tecnologia de uma maneira consciente. Nós nos abracamos, fazemos lazer juntas, as vezes tiramos uma foto, mas ela sempre deixa claro estamos aqui para curtir. Ela gosta mais de teatro e cinema, mas quando sair também comigo a admirar a natureza. Hoje eu vejo meus sobrinhos grudado no cel, e na televisão, aqui em casa dou limite que por sinal eles amam. Chamo para brincar e se sujar, e ainda brincar de picula etc. Mas permito é claro que eles tenham o seu tempo para aproveitar a tecnologia. Acho que o que deve ocorrer é o equilibrio. Assim a vida é muito mais aproveitada. Um lindo dia. Abraços.
OLA BT,, SOU MARA FAÇO PARTE DE AGENDA DOS BLOGS JA ESTOU TE SEGUINDO ESPERO SUA VISITINHA OK BJS
ResponderExcluirExcelente texto! É exatamente isso que vemos todos os dias nas redes sociais, as pessoas compartilhando sem ao menos ler ou verificar a autenticidade das informações.
ResponderExcluirInfelizmente é uma triste realidade.
Texto excelente e sinceramente me fez refletir muito pois muitas vezes me prendo ao celular e esqueço quem está ao lado, deixo a preguiça dominar, mais nunca é tarde para mudar desde que passamos ter a consciência de que é necessário mudar.
ResponderExcluirMinda a tecnologia nos dias de hoje é muito boa, e uma das formas da tecnologia ajudar é aproximar as pessoas, mas infelizmente a tecnologia afasta as pessoas. Muitas nos dias de hoje não larga o celular por nada, está almoçando mas está com a cabeça baixa olhando para o celular. algumas preferem falar pelo whatsapp mesmo a pessoa estando por perto. Temos que tirar aproveito da tecnologia e não a tecnologia tirar o nosso tempo, essa é uma triste realidade, Minda bjs.
ResponderExcluiressa é a triste verdade do mundo de hj estão usando mais a tecnologia do que o convívio com pessoas geração de hoje é tudo robô.temos que usa-la mas com moderação.
ResponderExcluirque verdade em só lee verdade amei o texto adorei seu blog
ResponderExcluirForte esse texto hein, mas bem real, infelizmente é a atual realidade.
ResponderExcluirA tecnologias tem seu lado bom, mas também tem seus pontos negativos, e essa geração conectada não se atenta aos fatos.
Adorei a reflexão, vou passar pra frente.
Até mais!!
Olá, adorei o texto, só li verdades1
ResponderExcluirParabéns pelo blog, um beijo.
oi!
ResponderExcluirVerdade.. a tecnologia melhorou muito nossas vidas, mas também nos trouxe problemas.
Hoje em dia deixamos de fazer coisas simples por culpa da tecnologia.
bjo
O texto é bem verdadeiro mesmo, é tipo "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço"..
ResponderExcluirBeijos!
Verdade, a tecnologia tem suas vantagens e desvantagens
ResponderExcluirNossa como é horrível mesmo, quando não tem conversa olhando olho a olho
ResponderExcluirna verdade neim conversa não existe mais
me incomoda muito também
é triste
bjs
Nossa me incomoda demais, e acho que pelo fato de eu trabalhar na Internet, quando vou conviver com amigos e familiares eu nem toco no telefone, e percebo sempre o quanto às pessoas ficam presas nas redes sociais e não conseguem conviver de fato!
ResponderExcluirUma triste realidade e que só tende a piorar :(
Parabéns pelo post!
Beijinhos :*
A geração que menos discute política, apenas no facebook, é a maior verdade que há. Costumo brincar que o mal da sociedade habita mais no facebook, por isso prefiro o twitter mas se pararmos para pensar, estamos tão preguiçosos na vida que tudo o que sabemos fazer é procrastinar e reclamar da vida. Esse texto é perfeito!
ResponderExcluirAchei genial, muito bom esse texto.
ResponderExcluirMais pura realidade.
Bjão
As pessoals hj em dia estão realmente ligadas a rede social, vc vê seus amigos e ngm conversa mais com ngm todo mundo fica no celular é triste mas é a vida de hj infelizmente, belo texto linda! bjos
ResponderExcluirOlha, realmente acho que as pessoas se perderam um pouco, acho que assim como a internet aproxima quem está longe acaba afastando quem está ao nosso lado :(
ResponderExcluirBeijos Fê
www.bloglovers.com.br
Minda, tinha lido um dia desses esse belo texto que coloca uma realidade triste de uma geração e o pior que está certo. li também um comentário sobre ele em que diz que temos no momento uma geração perdida e isso é o pior que podemos esperar de um futuro. Concorda?
ResponderExcluirBeijos
Rafael
Que texto forte e real!
ResponderExcluirA de lembrar aniversário por causa das redes sociais é bem verdade!Tudo gira em torno do prático de se fazer né? Fiquei bem impactada e reflexiva com o texto!
É o preço que se paga pela tecnologia que temos hoje em em dia!
ResponderExcluirAnos passam depressa, dias passam devagar....
=/
Super verdade, eu sou dessa geração e as vezes paro para pensar sobre essas coisas e o quanto estamos perdendo por sermos tão acomodados, o pior é que a próxima geração está vindo mais preguiçosa ainda. Quando penso, sinceramente fico com medo de onde vai parar...
ResponderExcluirSE EU AMEI ESSE TEXTO???
ResponderExcluirAh, o autor simplesmente disse tudo, nossa geração está cada vez mais preguiçosa.
Beijos
Uau! Que texto! Retrata a mais pura verdade sobre a nossa geração...
ResponderExcluirBeijos
Blog|Canal
Vejo muito dos exemplos citados aqui no texto,felizmente tenho um certo orgulho e não seguir os mesmos,textos pra mim passam pelo papel e caneta antes de ir para uma tela,não faço questões de festas para quais vou expor em redes sociais e por ai vai,cada um faz o que quer da vida,mas paga-se um preço por isso seja agora ou no futuro...
ResponderExcluirInfelizmente, a cada criança que nasce eu vejo menos isso na essência delas, parece que o mundo virtual é mais interessante que o real. Eu sou da geração que batalha e corre atrás, pois minha mãe me ensinou com estes preceitos.
ResponderExcluirAlana Zoz
Me identifiquei bastante com o texto, as vezes tenho que me policiar para não deixar momentos bons passar enquanto olho o instagram ou facebook. Muito bom ter compartilhado esse textto.
ResponderExcluirBeijos
Triste realidade!
ResponderExcluirHoje me peguei pensando como era antes do celular, rede social e tudo mais.... gostaria de voltar no tempo rs
Adorei o seu post, muito interessante a análise e vejo muito disse por aqui também. Acho que esse é o grande desafio dessa geração: produzir mais e planejar menos. Abraços!
ResponderExcluirQuão profundo! Estou bem pensativa agora.
ResponderExcluirTriste verdade, confesso que muitas vezes estou no celular.Preciso melhor isso. bjs
ResponderExcluirUAU!!!!
ResponderExcluirVerdade! Verdade! Verdade!
Seu texto me tocou do título até o último ponto. A gente precisa aprender a viver fora do wiffi tbm. A gente perde tanta coisa por esquecer de viver o real antes do virtual.
Parabéns pelo texto!!!
Minha, dos melhores e mais reais textos que li até hoje. É tudo tão dolorosamente verdade. Custa imenso ver no que a sociedade se está a tornar. Custa tanto ver a falta de diálogo e de carinho que cada vez está mais vincada. Custa taaaanto.... Mas e mudar??? Será que algum dia se vai ter consciência de para onde caminhamos???
ResponderExcluirObrigada pela partilha. Pode ser uma mão na consciência de muita gente (incluindo eu).
BeijinhoBom
Paula
Minda pura realidade.
ResponderExcluirGostei do texto.
Eu ultimamente não estou deixando o celular atrapalhar a voda com a família. Pois antes eu estava deixando eles de lado.
Olá Minda!
ResponderExcluirTudo isso que você postou aqui é fato.
Muito triste saber que a humanidade acaba sendo feliz apenas virtualmente.
Mas uma coisa é fato. Quem experimenta a alegria que vem de Deus, sabe viver em momentos bons ou ruins.
Beijos