Translate

Comprometimento - Andrea Pavlovitsch

Olá meninos e meninas!

Recebi esse artigo da Andrea Pavlovitsch que achei muito interessante, na verdade serviu de alerta a mim mesma, espero que lhe ajude de alguma forma também.

Comprometimento

Vejo cada dia mais reclamações sobre esse tema. Falta de compromisso com as pessoas, com o trabalho e com as relações amorosas. Parece que a tal liberdade resolveu pegar todo mundo de jeito, mas pagando o preço da inter-relação pessoal. Afinal o que acontece?

Vivemos uma época líquida e fácil. Antigamente a palavra valia alguma coisa. Se alguém dissesse que ia te pagar aquela dívida, era isso que ela fazia. A palavra era tudo o que a pessoa tinha, socialmente falando. E comprometer-se era ter segurança e sobreviver. A segurança de ter alguém para contar quando necessário. De um vizinho para aguar as plantas, alguém que dissesse sim, essa pessoa é de bem.
compromisso

Mas isso foi no passado. Os novos tempos liquidificaram as relações e fizeram com que todos começassem a pensar que sim, podemos ser felizes sozinhos. Não é que não possamos, mas ainda que tenhamos tudo sobre controle, é imprescindível ter pessoas. Aprendemos a trocar o gás pelo Youtube, conversamos com pessoas desconhecidas por computador, nada parece real. Tudo pode ser trocado, a qualquer minuto, em qualquer tempo.

Mas as verdadeiras relações, as que duram e são profundas e de sucesso, não são assim. Em nenhum nível. Pessoas comprometidas com o seu trabalho são sim as mais bem-sucedidas. Tanto no âmbito profissional, quanto financeiro. Se eu estou fornecendo um serviço e deixo o cliente na mão, perco o cliente. É uma faca de dois gumes. Posso trocar, mas posso ser trocado a qualquer momento.

As empresas que ainda cuidam pessoalmente de suas vendas, funcionários ou que colocam as pessoas certas nos cargos certos, são as mais bem-sucedidas. Não aquelas que querem pagar menos e substituem o funcionário por outro em segundos. Veja as publicações de resultado, o mercado de luxo, ou pequenos mercados que ainda sobrevivem graças a um atendimento personalizado, por exemplo.
Compromisso entre amigos
As pessoas gostam de se sentirem seguras. Então porque não oferecem alguma segurança para o outro? Porque nos perdemos entre tantas opções de empresas, namorados, marcas de papel higiênico e salão de cabeleireiros. Por que não podemos simplesmente escolher o que é melhor para a gente?

Porque temos a falsa sensação de estar perdendo algo lá fora. Já sentiram isso? Outro dia assistindo um episódio antigo de um seriado, a moça estava em pânico porque estava lá, em trabalho de parto, e estava perdendo várias coisas lá fora, na rua.
Compromisso com a vida
A sensação que temos é justamente essa, de que estamos o tempo todo perdendo algo que parece mais interessante. Assim, a inveja e o medo permeiam as nossas relações. Ninguém se aprofunda em nada, todo mundo fica na tranquilidade da superfície. Um lugar onde nada pega, mas onde nada muda. Um espaço inerte e frio de relações e compromissos inexistentes. É mais fácil viver aí. O problema é o tempo passa.

E lá na frente, quando olharmos para trás, veremos que fomos medíocres. Não escolhermos nada, apesar de tantas opções. Não nos comprometemos com a gente mesmo, com as nossas vontades e nossos desejos.

A única maneira de parar de atrair a falta de comprometimento do outro, é saber onde está a nossa. Será que você está mesmo comprometido com você? 

Com a sua saúde? Com a sua vida financeira ou com o seu trabalho. 

Não estou falando de se matar por nada, mas de estabelecer suas prioridades reais. 
Comprometimento
Olhar para dentro de você e ter a coragem de fazer e responder a pergunta: o que realmente me faria feliz? 

E se jogar, sem medo de sofrer ou de errar. Afinal de contas, tudo isso é mesmo, uma grande escola.
Beijokas
Esse artigo é muito interessante, me fez pensar, será que é por isso que vemos tantas pessoas infelizes ao nosso redor? Será que é por isso que as vezes não conseguimos ser felizes? Será que é por isso que o mal está se instalando entre nós? Ainda não sei as respostas mas com certeza vou pensar muito sobre o que escreveu Andrea Pavlovitsch, vale muito uma reflexão.

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, Minda!
Masso Vita

Comentários

  1. Com certeza Mi,sempre é bom refletir adorei
    Beijinhos
    http://www.hairemakeup.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Adorei seu post muito bem explicado e organizado. Parabéns pelo o seu bom trabalho e conteúdo. beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse é um ótimo momento para refletir sobre comprometimento até pq estamos em cima das eleições.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que texto hein.. super adorei e é pra refletir..

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  5. acho que no dia a dia da vida as pessoas se esquecem de lembrar no que realmente importa. Estabelecer prioridades é fundamental.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO. E COM CERTEZA ESSE É UM DOS GRANDES MOTIVOS DA INDUSTRIA DE ANTIDEPRESSIVOS ESTAREM CRESCENDO CADA VEZ MAIS...
    BJS

    http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse texto. É verdade sentimos quando as pessoas e empresas estão comprometidas em realmente ter um relacionamento conosco e não apenas em nos entregar o que precisamos.
    Como fala no texto começa por cada um de nós essa mudança, a gente precisa ter comprometimento com nossa vida pessoal,nossa saúde, nosso casamento, amizades, familia e com nossos clientes servindo com amor e fidelidade.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse texto e mostra o quanto estamos nos distanciando de coisas boas substituindo por outras nada bom assim e esse comprometimento temos que ter em todos os setores de nossas vidas, resgatar isso parece até um sonho, mas é uma realidade que devemos ter e fazer (esse resgate)

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto!
    Otimo para nos fazer refletir sobre o momento que estamos vivendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. acho que comprometimento um dos dons mais importante que qualquer pessoa pode ter

    ResponderExcluir
  11. Minda, você mandou super bem nesse post, adorei!!!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente sao outros tempos! Amei o texto, faz refletir!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Para refletir mesmo.
    Belíssimo texto.
    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse texto, realmente comprometimento é uma coisa que tem desaparecido com o tempo mas eu dou muito valor a isso sabia?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, na última reunião de responsáveis do meu filho o tema foi esse, comprometimento. As pessoas andam esquecendo o verdadeiro significado da palavra na própria vida e na vida dos outros também.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do post, belas palavras
    Temos que ter comprometimento em tudo!!!

    ResponderExcluir
  17. Pensando e repensando o assunto. Adorei o post

    ResponderExcluir
  18. Devemos sempre refletir sobre tudo.
    Esse é um comprometimento que todos devem ter.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. É engraçado, pois o texto parecia falar comigo, quantas vezes tive essa sensação de está perdendo algo, de desejar algo e não saber realmente o que era, hoje já tenho certeza das coisas que me faze felizes e o que busco, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  20. Ótimo texto. Hoje em dia ter alguém com palavra é realmente difícil, comprometimento com nada. Parabéns pelo belo post.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!