Há vida após a depressão
Olá meninos e meninas!
Hoje o assunto é sério, quero falar um pouco sobre o mal que atinge as pessoas de uma forma avassaladora e que vem de uma forma tão sorrateira e silenciosa que quase nem percebemos que temos o problema, hoje quero falar de uma doença grave, a Depressão.
Sim eu tive depressão!
Eu passei por isso, cheguei no fundo do poço se assim posso dizer, não foi fácil passar por isso, foram alguns anos de medicação e terapia até que eu consegui sair do problema. Com o passar do tempo e ao ir diminuindo a medicação, quando parei com tudo (com supervisão médica) pensei estou curada, e segui a vida na boa, (como antes da doença), embora com algumas mudanças, porque ninguém passa por isso e continua a mesma pessoa.
O que mudou em mim?
Auto confiança, passei a acreditar mais em mim, a respeitar mais minhas limitações, parei de subestimar as coisas só porque não as entendo, aprendi muito, passei a me conhecer melhor.
Não estou dizendo que foi bom, aliás jamais diria isso, mas teve sim um bom resultado, após toda a tempestade, veio a calmaria e junto dela, um pouco de paz, de amor próprio entre outros bons sentimentos ...
Mas erroneamente eu acreditei na cura absoluta, ledo engano, foi só eu me descuidar, voltar aos velhos hábitos, e ela voltou, não com a mesma intensidade, pois agora eu já sei reconhecer os sintomas, então pude antes de chegar ao fundo do poço novamente, me tratar antes, dessa vez sem medicação, apenas com terapia.
Vamos conhecer um pouco e saber de onde vem a depressão e porque ela nos atinge?
A depressão é uma condição extremamente pessoal e tem como causa uma grande variedade de razões. Pode ser explicada por uma queda nos níveis de serotonina e dopamina no cérebro, neurotransmissores relacionados ao equilíbrio emocional. Dependendo da intensidade dessa diminuição, e dos tipos de neurotransmissores afetados, a doença se torna mais ou menos grave.
Os três tipos mais comuns são:
- Depressão maior: Combina sintomas como ansiedade, pessimismo, falta de energia para atividades cotidianas, diminuição do desejo sexual, fadiga, irritabilidade etc. Pode ocorrer somente uma vez ou repetir-se durante a vida.
- Distimia: É uma variação mais leve, também conhecida como doença do mau humor, já que os sintomas típicos são irritabilidade, desânimo e falta de sociabilidade.
- Desordem Bipolar: É a forma menos freqüente de depressão, também chamada de distúrbio maníaco-depressivo, que leva o indivíduo a flutuações de humor, rápidas ou graduais. A doença também pode desencadear distúrbios de sono e de apetite, perda da memória, dores de cabeça, problemas digestivos e, nos casos mais graves, até pensamentos suicidas
Os sintomas e as causas da depressão são diferentes de pessoa para pessoa, assim também são várias as formas, e caminhos para a melhoria da depressão. Ainda está longe o medicamento efetivo para esta doença, pois não é apenas uma disfunção na química cerebral. Depende muito de cada pessoa como ela encara a vida e reage aos problemas do dia-a-dia.
Ou seja, o que funcionou ou funciona para para mim, necessariamente pode não funciona para outra pessoa, da mesma forma que não há apenas um tratamento adequado para todos os casos.
Compreender a causa da depressão pode no ajudar a superar o problema, pois essa é uma doença que afeta pessoas de todos os tipos, raças, sexos e situação sócio econômica, resumindo ninguém está imune.
Quais os motivos que podem levar a depressão?
- Solidão
- Falta de apoio social
- Vida muito estressante
- Histórico familiar de depressão
- Problemas de relacionamento ou conjugal
- Tensão financeira
- Trauma ou abuso de infância
- Uso de álcool ou drogas (alguns medicamentos)
- Situação de desemprego ou o subemprego
- Problemas de saúde ou de dor crônica
E quais são os sintomas?
- Sentimentos de desamparo e desesperança.
- Sentimento de tristeza, ansiedade e desânimo.
- Perda de interesse nas atividades diárias, perda de energia e dificuldades sexuais.
- Alterações no apetite ou no peso (engorda ou emagrece).
- Alterações do sono (dorme muito ou perde o sono).
- Irritabilidade ou inquietação (constante).
- Auto-aversão (forte sentimento de inutilidade ou culpa, criticar duramente a si mesmo por falhas percebidas e erros).
- Problemas de concentração.
- Dores inexplicáveis (aumento no número de queixas físicas como dores de cabeça, dores nas costas, dores musculares e dor de estômago entre outros).
- Não conseguir controlar os seus pensamentos negativos por mais que se esforce, e ter pensamentos de que não vale a pena viver.
A depressão é considerada o quinto maior problema de saúde pública do mundo, atinge 121 milhões ou mais pessoas de todos os sexos e em todas as faixas etárias – inclusive crianças.
A depressão é uma doença que vai além da tristeza. Ela simplesmente aniquila a vontade e o interesse por quase tudo que cerca a vida. Há uma desconexão com os sentimentos e simplesmente por mais que se tente reagir, não há uma reação positiva. A realização de tarefas corriqueiras e simples se torna um fardo.
A American Psychiatric Association divulgou, no mês passado, um estudo mostrando que, de uma forma geral, a prevalência da depressão em pacientes do sexo masculino é tão grande quanto em mulheres, neles as características estão mais ligadas pela irritabilidade, explosões, pelo mau humor e também pela dor física.
O homem não fica necessariamente melancólico e choroso, a doença pode esconder-se por trás da dificuldade para dormir, da falta de paciência com tudo e com todos, ou seja, não lamenta a vida, mas de alguma forma, o corpo chora.
“Portanto não tem mais aquela história de duas mulheres com depressão para um homem deprimido."
Quando o emocional não vai bem, o corpo também padece.
Além de causar transtornos sociais na vida da pessoa, a depressão pode ser a porta de entrada para a manifestação de outras doenças. Como a mente se encontra doente, o corpo começa a ficar debilitado, a imunidade fica super baixa e aí começam a surgir os problemas.
“A pessoa pode ter gripe constante, gastrite e úlcera (provocadas pelo estresse), dores no corpo (pela somatização), e ainda tonturas, enxaquecas e até síndrome do pânico. Além disso, a pessoa depressiva pode sofrer um quadro de anorexia nervosa, pela falta de apetite que a doença traz, ou então, comer compulsivamente desenvolvendo obesidade”.
Bom, o que mais pode ser dito que ainda não foi colocado nesse post?
Se você sentir alguns desses sintomas, fique atento, não leve na brincadeira, procure orientação especializada, pois muitas vezes aquilo que pensamos controlar está longe da nossa capacidade de controle.
Antes de eu saber que estava com depressão, sempre achei que era bobagem essa doença, sempre pensei e confesso julguei os outros, achando que era frescura, que era só querer mudar de atitude e tudo ficaria bem. Foi preciso que eu passasse por isso (pela depressão grave) para entender que nem tudo podemos resolver sozinhos, que precisamos de ajuda sim, e que não é vergonhoso procurar ajuda psicológica, isso pode salvar nossa vida.
Eu confesso que se não tivesse procurado ajuda especializada, provavelmente não estaria mais aqui, porque sim, eu pensei em acabar com a minha vida, pois não via sentido em nada a minha volta. E eu tinha tudo, filhos saudáveis, casa própria, marido, também tinha muita fé e tudo que materialmente uma pessoa pode ter, e mesmo assim nada fazia sentido ou me deixava ser feliz.
Caso você tenha alguém por perto com os sintomas, não seja presunçoso de achar que sabe todas as respostas, nem tente resolver os problemas do outro, apenas de seu apoio e ajude a pessoa a entender que precisa de ajuda especializada (sem forçar a barra).
Não dê conselhos sobre aquilo que você não entende ou nunca sentiu, porque ao invés de ajudar você pode fazer com que a pessoa se retraia mais e mais, apenas se coloque a disposição, ouça sem fazer muitos comentários, deixe que a pessoa desabafe, mesmo que você não concorde com o que ela diga, apenas ouça, segure sua mão, deixe-a chorar, mostre-se presente, não julgue, e não tente ser o seu salvador, pois você pode querendo ajudar acabar complicando mais o quadro. Digo isso por experiência própria, as vezes devemos entender que por mais que amemos uma pessoa ou queiramos o bem dela, muitas vezes não temos condição de ajudar.
Depressão é uma doença grave e pode levar a morte, então tenha cuidado, com você e com as pessoas a sua volta caso estejam nessa situação. ACREDITE depressão não é frescura, portanto NÃO SUBESTIME a doença!
Apesar de tudo que a doença nos rouba, pode até não parecer, mas sim, Há vida após a depressão!
Abraços e carinhos, até a próxima ...
Oi Minda,
ResponderExcluirTb já tive depressão e temos que ter cuidado para não ter recaídas.
big beijos
www.luluonthesky.com
Otima dica pra quem sofre ou sofreu a depressão.
ResponderExcluirbjs
Minda depressão é um assunto sério que infelizmente afeta as pessoas, conheço uma amiga que mesmo tomando remédios pra depressão ela sente depressão, é muito angustiante isso, porém a pessoa que sofre de depressão precisa ficar rodeada dos familiares,dos amigos,ter apoio o seu post muito bom, a depressão pode acontecer com qualquer pessoa, Minda bjs.
ResponderExcluirOi Minda!
ResponderExcluirMuita gente trata mesmo a depressão como frescura e nem imaginam o sofrimento de quem sofre com ela e da família.
Não sei se vc viu ou ouviu, mas hoje esse é um dos assuntos o mais comentados aqui no RJ.
Hoje por volta das 6,00 hs da manhã na BARRA DA TIJUCA (uma das áreas nobres aqui do RJ), n/condomínio de classe alta, um homem matou a mulher a facadas e se jogou com os filhos do 18º andar na piscina. Causa: depressão.
Triste né amiga?
Bjssss e uma semana abençoada p/vcs
Postagem maravilhosa amei dicas ótima para quem sofre deste mal,
ResponderExcluirtenha uma semana abençoada, obrigado pela visita.
Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Olá tudo bom com você?
ResponderExcluirDesejo uma boa noite
Belo post descrito além de informativo o tema na qual aborda e interessante a depressão e uma doença que chegar a todos não tem raça nem classe social todos estamos sujeitos a passa por alguma depressão e quando você passa por uma fica marcas mas temos sempre que buscar solução é ajuda sempre já sofri uma vez mas aprendi com ela a olha a vida com outros olhos belo tema bom post até mas
Excelente seu post, Minda!
ResponderExcluirConheço bem o assunto e faço uso de medicamentos...me fortaleço na graça de Deus e vocês, meus amigos e amigas tão queridos.
Obrigada por visitar o blog!
Bjs!
Boa noite Minda.
ResponderExcluirQue situaçao delicada amiga, e que bom que conseguiste superar. Achei a sua postagem uma alerta para muita gente, que sente ou tem parentes que estão enfrentando essa doença tão dificil. Uma linda semana e feliz més de setembro. Grande abraço.
Nunca sofri desse mal mas tenho pessoas próximas a mim que sim. Realmente avassaladora, por isso requer, além de muitos cuidados, pessoas que amam ao redor.
ResponderExcluirhttp://www.arianebaldassin.com/
Infelizmente é uma doença que vem crescendo
ResponderExcluirnunca tive, por isso não costumo dar palpites sobre
o post ficou bem completo
bjs
ESSE TEMA PARA MIM É BEM COMPLICADO,POIS TENHO SINDROME DE PANICO,E SO QUEM
ResponderExcluirPASSA POR ISSO,ENTENDE,NÃO DESEJO A NINGUEM...POIS É UMA DOR INEXPLICAVEL. PARABENS PELO POST. E POR CONSEGUIR A CADA DIA SUA SUPERAÇÃO.
BJS
http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/
Nossa muito triste esse tema
ResponderExcluirja vi muitas histórias e cada uma chega a um sentido só
solidão
gostei de saber mais sobre
bjs
Post sério e muito importante!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa madura de abordar um tema que para muitas pessoas não é visto como uma doença.
Beijinhos
Que bom que vc já está bem, eu passei por isso ainda criança, tive uma adolescencia bem deprimida tbm, depois fiquei bem e depois fiquei mal, aí foi qnd tbm fiz tratamento, desenvolvi ansiedade generalizada, agorafobia ... estou bem, mas às vezes tenho medo das recaídas quando fico triste sabe, a fé em Deus é o que sempre me ajudou muito, tbm sinto que mudei, algumas coisas para melhor mas jamais desejaria que ngm passasse por isso. beijos Minda!
ResponderExcluiroi minda infelizmente este é um mal que assola muitas pessoas não é mesmo?
ResponderExcluirbjus
Depressão é uma coisa terrivel, convivo com algumas pessoas que sofrem disso e é péssimo, é preciso ter força e querer vencer isso..
ResponderExcluirEsse post com certeza vai ajudar muita gente!!
Blog: www.iathilamarques.com.br/
Instagram: instagram.com/iathilamarques
Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques
Este é um assunto super importante de ser abordado já que tem muita gente que acha que é "frescura", mas é doença!
ResponderExcluirTenho um caso na família e sei bem como é...
Beijos
Blog|Canal
Depressão é um assunto sério que afeta muito as pessoas, é angustiante sofrer de depressão.
ResponderExcluirMuito oportuno esse seu post e esclarecedor, pois faz termos sabedoria para poder cuidar e de saber como nos comportar se alguém em nossa volta esteja passando ou passou por essa doença
ResponderExcluirBeijos
Rafael
Esse tema precisa mesmo ser abordado.
ResponderExcluirGostei muito do post, não conhecia todos os sintomas.
Bjão
Esse tema precisa mesmo ser abordado.
ResponderExcluirGostei muito do post, não conhecia todos os sintomas.
Bjão
A depressão não é brincadeira,só quem sente sabe o quanto doloroso é
ResponderExcluirJunto dela vem várias outras doenças e infelizmente ñ tem cura!
Ótimo post!
Bjus
Que ótimo post, tive um probleminha parecido, mas não chegou a ser depressão, estou em tratamento e tomando alguns medicamentos, agora estou mil vezes melhor, mas com o apoio da minha família estou saindo dessa.
ResponderExcluirTem dias que me sinto mal e não quero fazer nada, mas penso muito em tudo que passei e começo a reagir, porque não desejo isso pra ninguém, é ruim demais.
Nossa esse post me fez compreender mais esse quadro, tenho pessoas na família com esse mal e muitas vezes não sabemos como lidar com isso.
ResponderExcluirÓtimo texto e reflexão, realmente depressão é algo muito triste, já por isso, e hoje vivo bem, graças a Deus! <3
ResponderExcluirBeijos
Muito bom seu post, vai ajudar muita gente, esse é um assunto tão serio e tão pouco falado...
ResponderExcluirOlá Minda
ResponderExcluirPrimeiramente quero te parabenizar pela força, pela superação, pela fé e pela luz que proporciona quando diz que há vida após a depressão.
Tenho duas amigas que tem e sei o quanto é difícil e dolorido para elas e para os familiares e amigos.
Um excelente post, acima de tudo escrito com muita propriedade e sensibilidade.
Infelizmente a depressão figura entre algumas das doenças mais complexas e num futuro próximo vai atingir um número alarmante de pessoas.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede
Cara, eu tenho depressao, ja fiz terapia, tomo remedio quando to mais 'desesperada'.. é horrível. E quem vê de fora acha que somos fracos, imaturos.
ResponderExcluirJa tive a "desordem bipolar " sei como é ruim mas depois q vc consegue sair vc aprende algumas lições. Òtimobpost bem completo
ResponderExcluirmuita gente pensa que depressão é frescura, mas leva até à morte otimo post bjo
ResponderExcluirParabéns pela postagem, super educativa!!
ResponderExcluirBeijinhos Fê
www.bloglovers.com.br