Translate

Zero Açúcar

Olá meninos e meninas!

Hoje vamos bater um papo sobre light, diet e adoçantes, que tal?

É complicado nesse mundo de guloseimas não ficar tentadas a comer algumas deliciosas sobremesas né? Mas isso sempre trás alguns prejuízos pra nossa saúde ou estética e claro sem falar na enorme culpa que sentimos após nos deliciarmos.
Alimentos saudáveis
Mas sim, é possível saborear coisas deliciosas sem consumir muitas calorias, além disso algumas receitas contam com ingredientes funcionais que além de nutrir também previnem  doenças.

Zero Açúcar

Pão light

Light

A palavra light, do inglês "leve", está associada a alimentos que contam a redução de determinado componente na composição geralmente de açúcar e ou gorduras. Os alimentos light costumam ser indicados às pessoas que querem perder peso. Isso não significa, porém que não engordem ou que possam ser consumidos em dobro em relação aos produtos tradicionais. Geralmente, a redução dos componentes não ultrapassa muito os 25% e, portanto, esses alimentos não só engordam como podem ter o mesmo efeito dos produtos de uso comum se consumidos em dobro. Apesar disso, são uma excelente alternativa para quem quer reduzir o consumo de calorias, sem abrir mão do sabor.
Alimentos diet
Diet
Os alimentos diet tem como característica a ausência de determinados componente, como por exemplo o açúcar, o glúten ou o sódio. Esses alimentos foram desenvolvidos para atender a grupos específicos como os diabéticos, os celíacos (alérgicos a glúten) e os hipertensos entre outros grupos de acordo com o componente retirado. Nem sempre um alimento diet é menos calórico que o tradicional, ainda que ele seja do tipo zero açúcar.

Por isso é importante ler o rótulo para detectar qual substância foi retirada. Pode ser, por exemplo, que o produto não contenha açúcar, mas tenha gordura suficiente para desequilibrar a dieta.

No caso dos produtos zero açúcar, o açúcar retirado geralmente é substituído por adoçantes. Existem diferentes tipos de adoçantes, mas nem todos são recomendados a todas as pessoas. 
Adoçantes

Adoçantes

Aspartame: Adoçante artificial que apresenta sabor agradável, semelhante ao açúcar branco e sem residual amargo. Perde suas propriedades quando aquecido, por isso não deve ser usado usados em receitas que irão ao fogo, é contraindicado para portadores de fenilcetonúria (doença na qual a pessoa nasce incapaz de metabolizar a fenilalanina) e grávidas.
Acessulfame-K: Bastante utilizado em doces, bolos, sobremesas, bebidas de forno e fogão, no entanto, deve ser evitado por pessoas com deficiências renais que precisam limitar a ingestão de potássio.
Ciclamato: Adoçante com sabor próximo ao do açúcar, mas que apresenta residual amargo. Deve ser evitado por hipertensos, pessoas com predisposição a doenças renais e gestantes, pois pode conter sódio.
Sacarina: É o mais antigo adoçante artificial extraído de um derivado do petróleo, tem alto poder de adoçar, mas também apresenta forte gosto residual amargo e metálico. A principal vantagem da sacarina é o fato de ser estável a altas temperaturas, podendo ser utilizada em preparações quentes. Deve ser consumida com moderação por hipertensos e pessoas com predisposição a doenças renais, pois pode conter sódio.
Steviosídeo: produzido a partir da stévia, planta originária do Paraguai, é uma opção interessante tanto para quem quer emagrecer quanto para diabéticos. Possui leve residual amargo, sendo essa sua principal desvantagem, e pode ser usado em receitas que vão ao fogo.
Sucralose: derivada da cana de açúcar, apresenta sabor bem semelhante ao do próprio açúcar, não possui restrições, podendo ser consumido por crianças, gestantes, diabéticos e fenilcetonúricos. Os adoçantes a base de sucralose são um dos mais usados na cozinha, tanto no preparo de pratos quentes quanto frios.
Revista Zero açúcar
Editora Melhoramentos
Beijinhos, beijinhus
Por hoje era isso, em outra oportunidade batemos um papo sobre os açúcares escondidos nos alimentos, porque é importante sabermos como avaliar o que estamos consumindo e muitas vezes achando que são alimentos light ou diet, ou seja, isentos de calorias.

Espero que o post tenha ajudado, além disso antes de consumir qualquer tipo de adoçante ou mesmo produtos light ou diet procure orientação especializada para não ter problemas com sua saúde.

Abraços, até a próxima ...
Beijos, Minda!
Minda Silva

Comentários

  1. Oi Minda!
    Parabéns pelo post. Eu acho que muita gente vai aprender com ele. A parte dos adoçantes por exemplo, eu creio que vai ser muito útil p/quem usa.
    Bjsss amiga

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post Mida me fez lembra do curso que fazia estudei bastante esse assunto e foi bom. Bjim :D bom final de semana borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. nossa foi muito bom para mim saber de tudo isso meu açucar ta la em cima

    ResponderExcluir
  4. Oi Minda!
    Muito bom esclarecimento. Sempre fui atenta a esses fatores, pois temos diabéticos na família e consumir "light" não significa necessariamente algo melhor.
    Gosto de doces, mas não abuso e em termos de açúcar para adoçar, prefiro o mascavo ou demerara.

    Abração esmagador e feliz final de semana.

    ResponderExcluir
  5. eu sempre procuro o zero açúcar ou diet por causa da diabetes, bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi Minda, que tema bacana para seu post, aprendi muito obrigada por compartilhar!! bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Minda, sei que açúcar faz mal, mas sinceramente não gosto de adoçantes rs acho tudo com gosto de remédio, deve ser a falta de costume ... post esclarecedor, amei! bjos

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Adorei suas informações :D são maravilhosas. Eu costumo usar adoçantes ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Eu venho reduzindo o açúcar, mas não sei tirar totalmente pois realmente não consigo
    ótimas informações
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Acho que o certo é a gente optar normalmente por uma alimentação light.
    As vezes jacar é normal, mas ficar no diet sempre, nem deve fazer bem... acho que só pra diabético né?
    bju

    ResponderExcluir
  11. É importante ter essas noções, pois li em outro dia que tem adoçantes que podem engordar e seu post abrangeu mais e em detalhes gostei muito de saber

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  12. Como é complicado a redução do açúcar, principalmente que acaba sendo o costume, adorei o tema abordado.

    ResponderExcluir
  13. Olá Minda
    Amei o post super explicadinho sobre adoçantes, como eu quase não como Açúcar vou aproveitar muito as dicas de substituição😂
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro sua postagem porque explicavtudo detalhado p gente! Bjos gatona.
    Da formiguinha aqui kkk

    ResponderExcluir
  15. Nossa Amei o Post! é muito difícil largar o açúcar principalmente para mim que amo doce! adorei as Dicas!
    Bjúús

    ResponderExcluir
  16. Eu sempre tive dúvidas sobre light e diet, açúcar é um dos piores alimentos que existem mas é super dificil para de consumir.

    ResponderExcluir
  17. Oi Minda! Postagem muito interessante e explicativa, para nós que buscamos sempre melhorar nossa qualidade de vida e que acabamos as vezes se enganando! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bom com você!
    Primeiramente desejar uma boa noite
    E também parabénizar pelo post gostei muito do contexto o conteúdo que aborda bem o assunto que trouxe as informações que muitos falam mas não sabemos a diferença entre eles gostei bastante da resenha parabéns novamente pelo post até mas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!