Translate

Tristeza e Depressão - Fabrício Carpinejar

Olá meninos e meninas!

Li esse testo e achei tão perfeito em sua síntese, que resolvi compartilhar. Talvez esse seja o mal do século, que causa transtorno não só em quem sente como também com quem convive.

Tristeza e Depressão: - tristeza é ter motivo, depressão é sofrer por tudo.
Tristeza e Depressão
Na tristeza, você sofre por um fato específico. Existe um motivo, um contexto, uma dificuldade evidenciada. É um sofrer de fora para dentro. Não estava triste, porém ficou triste. Algo do campo de ação de seus afetos lhe magoou. A desarmonia externa traz conseqüências para o raciocínio. Ou é uma briga de casal ou um desentendimento no trabalho ou uma deslealdade de algum amigo. 

A tristeza é clara, precisa, geométrica. É uma tensão que esvazia a força quando verbalizada. Porque é possível determinar a sua causa e encontrar uma solução objetiva. Caracteriza-se por um lamento, um desabafo episódico, uma reclamação contundente. 

Já a depressão é sofrer por tudo, é quando toda a trajetória parece nula e errática. O deprimido se vê perdido, traindo a sua felicidade e enganando a sua liberdade. O deserdamento biográfico vem de supetão - até ontem as escolhas refletiam justiça e prazer. 

Ele é sequestrado por si mesmo, num sofrer de dentro para fora. Abandonará as tarefas imediatas do trabalho e do estudo e o convívio do casamento, formas fixas da rotina. 

Não há um alvo para as lágrimas. A choradeira compulsiva parte de um mal-estar generalizado. Não consegue determinar o estopim da crise, paralisado por um tormento indefinido e indeterminado. Quem está ao lado pretende justificar em vão a repentina catatonia que logo desemboca em turbilhão de soluços e desencanto do mundo. 

Nada daquilo que funciona para acalmar a tristeza - como colo, conversa e carinho - surtirá efeito com a depressão, que exige o isolamento selvagem dos bichos. 
Depressão
O deprimido não escolhe o seu estado, termina arrastado por um desânimo visceral e químico. O engano é deduzir que se refugia no silêncio. Ele rumina, jamais se aquieta internamente, enredado no incessante barulho de existir. 

A tristeza aceita a partilha com os próximos, na depressão o sujeito não fala com ninguém (balbucio) e tampouco sufoca a intensidade dos seus pensamentos fixos.

A tristeza é cheia de perguntas; na depressão, as dúvidas são dívidas impagáveis. 

A tristeza espia a alegria dos outros, a depressão despreza a alegria dos outros. 

A tristeza não acontece de qualquer jeito, mas do melhor jeito - a pessoa deita ou senta confortavelmente, reivindica a companhia de seu travesseiro ou assume o lugar preferido no sofá. Por sua vez, a depressão busca a incomunicabilidade e a renúncia - a pessoa se jogará no chão frio ou se dobrará num canto da casa em greve de fome. 

A tristeza é hóspede, a depressão é residente. 

A tristeza passa rápido, a depressão faz com que a vida passe por ela ...
(Fabrício Carpinejar)
Final do túnel
É horrível sentir-se assim perdido num mar de mágoas e infelicidade sem fim, sem uma perspectiva em relação ao futuro, ao menos parece assim antes de procurar ajuda, antes do tratamento adequado. O importante é saber que sempre há uma luz no fim do túnel, e que você pode sair desse momento ruim. Então não desanime, busque ajuda especializada, não sinta vergonha de estar doente, porque a culpa não é sua.
Beijos

Achei importante falar desse assunto já tão falado, para que algumas pessoas entendam a diferença entre estar triste ou ter depressão.

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, Minda!
Minda

Comentários

  1. oi!
    A Depressão é muito serio, muitos acham que é frescura. Mas só quem teve sabe o que é, eu tive Depressão fiz terapia em grupo e ligava para o CVV. Me recuperei, mas quando bate aquela tristeza minha família entra em panico, pois a tristeza é a primeira porta para a Depressão. Muito bom o texto, parabéns Minda pela iniciativa. A Depressão é comum hoje em dia mas é muito pouco divulgada.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. MINDA: Muito bom o texto! A depressão é a doença do século! Porém, acho que o mais importante, é procurar ajuda especializada como também, a Deus!!! Amiga, beijos e um lindo dia!

    ResponderExcluir
  3. Oi, muito bacana o post, mta gente tem e sequer sabe que tem, e eh serio! alias, melhor descrição que ja vi... adorei o post!
    Bjao :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o posts ,realmente é muito difícil ,quando alguém tem esta doença ,tenho uma irmã que sofre com estes sintomas pra ela nada é bom ,não gosta de sair,não gosta de conversar então fica difícil .Ela já fez tratamento hoje esta melhor ,desde quando ela se casou ficou assim.antes não era ,sempre procuramos saber o porque ela esta triste mais ela se recusa à falar.Bjs e adorei o posts Minda

    ResponderExcluir
  5. Oi princesa, boa tarde
    Este doença pegou muito ultimamente entre as pessoas,que se prendem eu estava com começo quando tinha 13 anos de idade e sei que não é facil.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Minda,amei seu post,ele vai me ajudar tanto!
    imagina que em minha família tem uma moça que é depressiva e todo mundo acha que é frescura coisa do diabo,não sabe que isso é doença.
    Agradeço pelo post tão esclarecedor.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Minda gostei do post a depressão é algo serio só quem ja teve saber o que é muitas vez começa com a tristeza e muita gente não sabe disso bjim :D borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não tinha parado para pensar nesse ponto de vista,
    sempre soube que a depressão era uma doença e
    a tristeza algo que ocorre.
    Ficou perfeito as explicações
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Minda, que blog maravilhoso! Amei! Nossa, muito importante esclarecer que há uma diferença. Tem gente que fica numa vibe negativa por tudo, por qualquer bobagem e ás vezes é apenas ingratidão com a vida. Mas, há gente que tem a doença da depressão e essa doença precisa ser identificada, para ser tratada e cuidada. Temos que estar atentos também com as pessoas ao nosso lado para ajudá-las. Amei seu blog.. vou seguir!Beijoss lindona!

    ResponderExcluir
  10. Não achei o botão de seguir, depois vc me diz como segue, rss beijossss

    ResponderExcluir
  11. Este assunto é muito importante para as pessoas que sofrem deste mal a depressão ela pode matar a pessoa pra você ver como tão seria ela é, seu porta esta excelente bem esclarecedor.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do texto, uma ótima explicação sobre a diferença da tristeza e da depressão. Tenho certeza que essa postagem vai ajudar muita gente.
    Beijos

    www.mundoyoung.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu já passei por uma depressão a anos atrás e digo que é muito dificil sair disso. Gostei muito do texto. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  14. Nossa adorei o texto minha mãe sempre falou que tenho depressão mais eu não tenho eu tenho é tristeza e essa eu trago na alma acho que seu texto deixou a diferença bem claro inclusive passei o link para que ela leia e reflita.


    Bjos ❤

    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  15. Sou fã desse cara e como não poderia de ser mais um grande texto dele, um bom gosto você tem Minda, é bem legal entender ainda mais dessa doença, pois com certeza será de grande valia para quem conhece alguém ou tenha ela

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  16. Nossa, bastante sentimental digo de uma forma que represente estas condições que muitos passam, vivem .. Mas isso não é nada bom, tem cura e solidão, eu torço para que as pessoas que vivem nisso.encontre as suas soluções.
    Beijos Minda e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  17. ótimo texto.
    quem vive com esse problema deve sofrer demais!
    Eu só imagino viu...
    =/

    ResponderExcluir
  18. Oi Mynda muito informativo o artigo depressão nao se brinca se cuida bjs

    ResponderExcluir
  19. Que texto reflexivo e muito útil! Gostei demais da definição da tristeza ter motivo e a depressão é sofrer por tudo! Muito verdade isso! Depressão não é frescura! É coisa séria!
    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
  20. que bacana, foi bem especifico
    tinha dúvida sobre esses dois itens
    achava que seria um sintoma só
    adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Sou apaixonada pelos textos do Carpinejar, ele consegue transmitir com palavras simples sentimentos intensos.
    Realmente, a depressão está se tornando o mal do século :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!