Translate

Animal de estimação, você sabe como evitar doenças?

Olá meninos e meninas como estão?

Que tal falarmos hoje dos nossos animais de estimação?

Eu tenho animal de estimação, um gatinho muito do fofo chamado Léo, coloquei o nome dele assim porque ele parece um leão, é todo amarelinho até nos olhos.
Gatinho
Ele veio pra mim com 30 dias, e hoje já está com 6 meses, ele nasceu no dia 11 de setembro de 2015.
Hoje ele está assim:

Gato
Nem preciso dizer que amo demais esse amarelinho né?
Mas a poucos dias ele adoeceu e eu quase perdi ele, foi um desespero pois desde que ele veio aqui pra casa se tornou a minha alegria, minha terapia contra depressão. 

Quando temos um bichinho de estimação, muitas vezes não damos muita importância para certos cuidados por não termos as informações corretas e não sabemos por exemplo que  a infestação por pulgas pode causar muito mais do que uma simples coceira no nosso animal de estimação

Ao menos eu não sabia disso, que as pulgas podem causar danos diretos ou indiretos à saúde do animal. No verão o problema aumenta, pois a pulga encontra condições muito favoráveis à sua reprodução, ou seja, calor e umidade. Mas é importante  combatê-las mas durante o ano todo, não só nos meses quentes .  

Veja as doenças  que  um animal de estimação infestado de pulgas pode ter:
Pulga
Dermatite alérgica à picada de pulgas: 
A saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal, desencadeando um prurido (coceira) muito intenso. Queda de pêlos, feridas, descamação e mau cheiro são sinais clínicos freqüentes. Pode se desenvolver uma infecção na pele (piodermite).  é uma das alergias mais comuns nos cães e gatos. Como em qualquer outra alergia, não existe cura, apenas o controle. Os animais que desenvolvem a dermatite alérgica apresentam os sinais mesmo com pequenas infestações por pulgas. Assim, o combate ao parasita tem que ser intenso e é o único meio de se controlar a doença.

Verminoses: 
Você sabia que a pulga pode transmitir vermes a cães ou gatos? 
O mais comum é o Dipylidium caninum, que causa diarréia com muco e sangue. Os vermes têm aspecto de grãos de arroz quando encontrados mortos nas fezes ou pêlos, próximos à região do ânus do animal. Em grandes quantidades, o verme pode causar ataques convulsivos, uma vez que secreta uma toxina que age sobre o sistema nervoso. Todo animal que teve uma infestação por pulgas deve ser vermifugado.

Anemia: 
A pulga se alimenta de sangue, assim, se o animal tiver uma grande infestação por um tempo prolongado, ele poderá apresentar um quadro anêmico. Animais jovens ou idosos são mais susceptíveis. A anemia tornará o animal letárgico e inapetente. De nada adianta tratar a anemia se o animal continuar infestado pelas pulgas.

Estresse: 
Os animais podem ficar estressados mais irritados, e às vezes agressivos, quando infestados por pulgas. A coceira intensa pode fazer com que o animal pare de se alimentar e perca peso.  O meu gato (Léo) quando está com pulgas (e vamos combinar não sei de onde vem esse bicho) fica super irritado e agressivo. Animais cardíacos ou com alterações na coluna (calcificações ou "bico de papagaio") podem ter o problema agravado pelo esforço constante em se coçar, chegando a ficar exaustos e ofegantes. 

Transmissão de vírus: 
Acredita-se que as pulgas possam transmitir vírus de um animal doente para outro sadio. Dependendo da carga (quantidade) de vírus que a pulga "carregue" e a capacidade infectante dos mesmos, o animal poderá desenvolver a virose.
Agora pense, cuidar dos nossos animais é muito mais do que só alimentar e dar carinho, é preciso evitar danos a sua saúde, pois quem imaginaria que uma pulga pudesse causar tanto estrago?
Eu e o Léo
Eu tenho usado o Frontiline Topspot Gatos, que deixa o Léo tranquilo e bem mais calmo, não é um repelente, pois ele mata não só pulgas como carrapatos e piolhos. Tem ação rápida,  pode ser usado em gatas gestantes ou em lactação, proteção prolongada, protege contra pulgas por até 6 semanas e contra carrapatos por até um mês e é de fácil aplicação. Esse é especial para gatos em caso de cães tem o Frontiline Topspot Cães.
Frontiline Topspot Gatos
Meu gatinho ficou muito doente a poucos dias com diarréia e vômito e a causa foi as pulgas, que ele pegou de outros gatos que entram no pátio da minha casa, foi um sufoco, ele parou de comer viva atirado pelos cantos dava dó de ver. 
Animal de estimação
Agora está bem, muito sapeca e já querendo namorar para meu desespero rsrs, mas em breve será castrado, assim evito que saia de casa e que acabe se machucando ou mesmo sendo envenenado, porque infelizmente tem pessoas que fazem isso aqui por perto.

Então se você tem um animal de estimação dê carinho, amor, banho, alimente, mas cuide em relação as pulgas, porque elas podem ser muito prejudiciais a saúde dos animais, eu que o diga!
Beijos
Você tem animal de estimação? Como você cuida dele? Comente, deixe sua opinião ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, Minda!
Minda

Comentários

  1. Oi Minda!
    Eu já cheguei a ter 13 cachorros, 2 gatos, 1 papagaio e periquitos (todos de uma vez só). Verdadeiro zoológico né? kkk
    Atualmente não tenho nenhum e nem quero. Sofri muito e ainda sofro com a falta deles.
    Amiga, o Leo é lindo e parece mesmo um leãozinho!
    Bjssss e uma semana de muito sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei seu post!!!! Conhecer seu bb haha lindo!!!!
    Tenho dois cães, sempre deixo a vacinação e a vermifugação deles em dia. Não deixo eles comerem qualquer coisa...sempre estou atenta. Comem somente ração. Por serem pequenos eles dormem no meu quarto, eles pedem para ir no pátio quando querem fazer suas necessidades...banho uma vez na semana, escovação sempre...todos os cuidados necessários..claro às vezes não dá pra fazer tudo, pois tem dias que quase não fico em casa. Mas o cuidado com o ambiente e muito importante, tanto para nós quanto para eles.

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Minda.
    Muito interessante a sua postagem. Quem ama cuida, zela. Nós temos uma cachorrinha. Graças a Deus até agora nao me deu trabalho, referente a doenças. Mas também ela não tem contato com animais. Isso as vezes me deixa um pouco preocupada de a esta protegendo demais. Mas enfim aconteceu. E ela se comporta como diz a minha filha como gente rsrs. Só falta falar rsrs. Uma linda semana amiga. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Minda os animais eles também precisam de cuidados também, eu adoro gatos no momento não tenho, mais quando eu tinha sempre tinha cuidado com com ele, os bichinhos eles fazem parte da família, o seu gato está lindo muito fofo ele, Minda beijos.

    ResponderExcluir
  5. Minda nossos animais também precisam de cuidados! adorei o Leo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ai amada que lindo gatinho! sabe eu não posso ter em casa kkk tenho duas cachorras lindasssssssssss que são minha vida! eu como você cuido muito dos meus animais, eles depende de nós né! parabéns pelo tema é muito bom! beijinhossssssssss
    http://rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei seu post amiga! Seu gatinho esta muito fofo,e me deu vontade de chorar, pois minha mãe tinha um da cor do seu que morreru a pouco tempo,bem eu ñ sei de que ele morreu,já que ela mora longe de mim,mas como ela tem 95 anos,acho que deveriam ter ajudado ela,principalmente levando ele ao veterinário n´e?
    Minda vou imprimir seu post,minhas netas tem gatos,cachorros e seu post veio a calhar amiga.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Muito fofo seu gatinho e os cuidados são muito importantes mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga , não tenho nenhum animal de estimação não porque não gosto mas, foi por conta de cuidar muito bem de minha cachorrinha que levei um tombo para não machucá-la e acabei quebrando meu tornozelo , fiquei 6 meses em uma cadeira de rodas e por isso não tenho mais condições de cuidar desses animaizinhos fofos ,gostei muito da sua postagem eles merecem cuidados.Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Minda, seu gatinho é lindo!
    Eu tenho um cachorro e realmente quando tem pulga ou carrapatos ele sofre tanto. Sempre cuidamos e temos o maior cuidado tentando evitar que ele pegue mas as vezes acontece de aparecer, graças a Deus tem sido difícil isso ocorrer então estamos bem tranquilas. Só o levamos a veterinária regularmente e os banhos semanais são no pet shop, assim ele tem se mantido saudável.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. Muito bom falar sobre isso, acontece mesmo.

    ResponderExcluir
  12. AMEI OS ANIMAIS PRECISAM DE CUIDADOS,MUITO LINDO SEU GATINHO,PARABÉNS PELO POSTE BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. Ele é muito lindo. Tem que cuidar bastante dos animais, vou comprar o frontiline. Meu gato é castrado. Porém , ele sai, mas não como antes, ele ficou mais caseiro depois da castração. Infelizmente existem muitas pessoas maldosas no mundo, que se acham no direito de tirar a vida de um animal. Devido a isso, é preciso ter bastante cuidado com os bichanos.
    Um grande beijo :*

    www.mundoyoung.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que lindo o Leo , eu tenho meu cachorrinho e sempre dou banho com anti-pulgas nele
    Não sabia dessas doenças , meu Deus
    Da uma dó quando eles ficam doentes né

    ResponderExcluir
  15. acho lindo animal de estimação mais não posso ter, por conta que sou alergica.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Teu Léo é muito lindo! Aqui em casa tenho alguns cachorros e realmente as pulgas fazer um belo estrago. rs Uso muito colosso pra limpar e sempre coloco as gotinhas na nuca deles... Adorei o post. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá, muito legal o teu blog, gostei e já estou te seguindo. Tenho uma vira latas linda, tem a pelagem da cor do teu gatinho. Já uso o front line dela, é o melhor do mercado.
    ótimas dicas, bjs

    http://espiritismofacilitado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Parabéns amiga pela excelente postagem!!
    Eu amo animais, já tive vários gatos e é preciso sim uma atenção muito grande com os animais domésticos.
    Suas dicas são de grande valia e o seu Leão é lindo!! Bjss!!!

    Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
  19. É muito importante essas suas dicas Minda, pois não basta ter nossos bichos, temos assim como filhos cuidar bem delas e suas dicas são por de mais úteis
    Gostei

    Beijos com feliz Páscoa pra você e todos os seus
    Rafael

    ResponderExcluir
  20. Oi querida! Tenho sim! Tenho duas cadelas, um gato e uma coelha! Amo meus bichos! Cuidar deles faz parte da responsabilidae dos donos,afinal de contas, muitas vezes, eles fazem parte da nossa familia, não é mesmo? Bjks!

    ResponderExcluir
  21. Sua postagem como sempre foi maravilhosa.. ñ sabia que animais podiam pegar infecção de pulgas, ñ tenho animais, mas adorei a dica .. bjs e sucesso
    www.karinapadilha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas