Como evitar a calvice feminina?
Olá meninos e meninas como estão?
Hoje vou direto ao ponto, vamos falar um pouco sobre queda de cabelos na mulher. A queda de cabelo na mulher é uma queixa freqüente nos consultórios dos dermatologistas e pode se tornar um grande pesadelo para muitas mulheres, inclusive eu.
Normalmente perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia, sendo substituídos por outros que nascem no mesmo folículo dando início a um novo ciclo. Esse tipo de queda natural do cabelo acontece mais na mudança de estação, na primavera e, principalmente, no outono, quando a taxa de metabolismo do corpo está mais alta.
Os cabelos crescem, aproximadamente, 1 cm por mês. À medida que o indivíduo envelhece, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento.
Sabemos que a calvície feminina pode surgir em qualquer fase da vida, sendo mais comum após os 40 anos de idade, próximo à menopausa. Eu mesma sofri com isso, mas foi devido a depressão e os antidepressivos que precisei tomar, isso causou uma queda acentuada nos meus cabelos, que embora já tenha crescido um monte de fios novos, ainda exige muitos cuidados.
São várias as causas que podem levar a uma queda capilar, vou citar algumas:
- Pós-parto
- Anemia
- Dieta pobre em proteínas
- Uso de produtos inadvertidamente
- Infecção por fungos
- Uso de medicamentos
- Uso de pílulas anticoncepcionais
- Distúrbios da tireóide
- Febre e infecções
- Estresse
- Alopécia areata que é uma doença autoimune
- Calvície hereditária
- Queda por pressão a queda dos cabelos pode ser devida a uma tração dos fios, como em sessões de alisamento, ou por pressão provocada pelo uso constante de chapéus apertados.
Agora você já sabe de algumas causas da calvice, então vou passar algumas dicas básicas, mas isso não é um tratamento, se você em algum momento notar alguma queda acentuada em seus cabelos, procure um dermatologista, não entre nessa de fazer tratamento em casa por conta própria que isso pode piorar a situação.
- Começamos falando sobre o valor da alimentação adequada que não pode ser subestimado. O controle de peso deve ser focado no exercício físico, e não somente pela restrição alimentar, fato comum entre muitas mulheres.
- Bom, sempre ouvi falar que o condicionador de cabelos causava queda dos mesmo, hoje sei que não é verdade isso, o que precisamos saber é como usar o condicionador de forma correta, ou seja, ele deve ser utilizado apenas nos fios, e não diretamente no couro cabeludo, porque se usado no couro cabeludo pode agravar a dermatite seborreica e com isso favorecer a queda dos fios.
- Outra coisa importante é nunca dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade, e danificar os cabelos.
- Sempre me perguntei se as tinturas e os alisamentos causavam quedas nos cabelos, aí pesquisando aqui e ali, além de conversar com a dermatologista que procurei para me ajudar, descobri que as tinturas agem nos fios e não na raiz dos cabelos, e que quando usadas corretamente e com intervalos de 30 dias, não influenciam na queda. Mas como nada é perfeito pode ocorrer o enfraquecimento da haste dos cabelos, resultando fios mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência a quebra.
- Já o uso do secador e da chapinha não aumentam a queda dos cabelos, a queda dos cabelos está relacionada a problemas no couro cabeludo. O que pode acontecer é a quebra do fio, devido à alta temperatura dos aparelhos.
- A alta temperatura da água durante o banho leva ao ressecamento da estrutura do fio. A água extremamente quente também retira o excesso de sebo, essencial para a proteção do couro cabeludo. Então sem banho excessivamente quente por favor!
Não devemos esquecer que as maiores agressões ao nosso cabelo são causadas por nós mesmos, ao pentearmos os cabelos, passar as mãos com resíduos nos fios, sejam cremes ou mesmo suor, além de tratamentos químicos, como colorações, relaxamentos, escovas dos mais variados tipos, dentre outros tratamentos. Não chega a ser surpresa que o cabelo sofra com isso tudo, e quanto mais comprido, com crescimento mais lento e mais fino, maior será o dano.
Fonte: Internet
Evitar a oleosidade e a dermatite seborreica ajuda. Existem variados tratamentos, como shampoos, loções, medicamentos de uso oral. Eu tomo um medicamento que me foi passado pela minha dermatologista, mas também uso produtos externos que me auxiliam a evitar a queda dos cabelos. No momento tenho usado a linha de tratamento da Tricofort, em breve falo delas pra vocês.
Então é isso meninas e meninos, espero que tenham gostado!
Se gostou, comente, deixe-nos sua opinião, compartilhe!
Abraços e carinhos, até breve!
Beijos, Minda Silva!
Olá Minda, que texto completo! Super importante esse tema, uma época da minha quando estava na graduação e sob forte estresse, tive queda acentuada dos cabelos o que me deixou triste e preocupada! Mas ao finalizar os compromissos e começar a organizar mais o tempo para que meus cabelos parassem de cair... demorou uns 3 a 4 anos para ter novamente a mesma quantidade de cabelos!
ResponderExcluirBeijo e ótima Terça-Feira
Vandira
ADOREI O POST,TO TE SEGUINDO AQUI TAMBÉM,BEIJINHOS
ResponderExcluirhttp://belezaamobeleza.blogspot.com.br/
Amei as dicas Mi,não conhecia esses produtos !:)
ResponderExcluirBlog Hair & Makeup
Seja um Afiliado do Egrana
Semi Jóias Cristina Bellei+Sorteio!?
Facebook
flor adorei seu post e essas dica vou seguir, eu tenho queda de cabelo...e sei como é horrível chega a cair o fio inteiro...
ResponderExcluirobrigada.
http://daamulhervirtuosa.blogspot.com.br/
amei as dicas eu tenho anemia vou ficar atenta na queda do meu cabelo
ResponderExcluirbeijinhos
falaseriorah.com
Se gostei eu amei! Nossa amiga,uma matéria exclaressedora tudo que eu precisava ler.
ResponderExcluirObrigada amiga vc é mil.
Só me tire uma dúvida,esses produtos são bons mesmo?
Vou aguardar ok?
Bjsss
Eu percebo um aumento da queda quando estou estressada.
ResponderExcluirAgora, quando ao banho quente, não consigo ficar sem rsrs e o meu tem que ser bem quente caso contrário parece que não relaxa rsrs
Mas as dicas foram ótimas, algumas delas não sabia como a da chapinha e secadores, eu sempre achei que eles ajudavam nesse processo de queda rs
Amei a dica de produto! Tive problemas com queda de cabelo severa no pós parto e fiquei carequinha no tpo e nas laterias da cabeça. Agora que estou conseguindo recuperar.
ResponderExcluirbj
Erika Magalhães
http://www.blogtodavaidosa.com.br/
Adorei as dicas, não sabia disso tudo, tenho queda de cabelo. Vou procurar esse produto! Beijo
ResponderExcluirAchei muito interessante quando diz que com a mudança de estação que ocorre a queda
ResponderExcluirnão sabia disso
amei as dicas de como evitar a calvice
muito importante mesmo
adorei
bjs
Minda, adorei seu post.
ResponderExcluirNão sabia nada sobre como podia surgir.
Seu post foi bem explicativo.
Amei as dicas
Ruiva Amarga
Eu tenho hipotireoidismo, e acaba com o cabelo viu?
ResponderExcluirAdorei a dica dos produtos.
Vou procurar!
bjks
Arrasou no post, super bem explicadinho, eu tenho um pouquinho de calvice eu acho né, desde criança..hahah tem genetica nisso....hahaha
ResponderExcluirbeijao
Minda amei seu post, super completo e com muito conteudo e que produto otimo eu amei parabens.
ResponderExcluirbeijos
Eu sofro com queda de caBelo. E estou tentando mudar o hábito alimentar tbm.
ResponderExcluirÓtimo post, sempre tenho algumas quedas depois do parto mesmo, posso me preparar para isso, menina nunca ouvi falar que não pode usar condicionador no couro cabeludo, obrigada pela informação.
ResponderExcluirEu não sabia dessas causas e tenho bastante medo disso. Post super detalhado!
ResponderExcluirBeijos
Super dica de produto, nada pior do que ver os cabelos caindo bjo
ResponderExcluirOlá tudo bem?vc trouxe um assunto muito importante a calvice é muito difícil lhe dar com ela eu sei muito bem o que é isso pois fiquei case careca a 2 anos atrás por causa de ferretina baixa ai meu cabelo caiu muito que fiquei com falhas no cabelo foi muito ruim sofri muito mais hoje estou bem graça a deus,amei seu post super completo parabéns beijinhos.
ResponderExcluirwww.alzineterodrigues.com
Adorei as dicas, irei seguir-las
ResponderExcluirQue post mais cheio de detalhes, arrasou.
ResponderExcluirAlguns fatores eu já conhecia, mas é sempre bom ficar atenta.
Beijos
www.pahgranado.com
Oi!!
ResponderExcluirExcelente post e super informativo, teve uma época que meu cabelo caiu muito. Fui ao médico e ele passou vitaminas e parou. .
Bjo
Super legal esse post. Muito informativo sobre a questão da calvície feminina. Esses são alguns cuidados muito importantes para manter a saúde do couro cabeludo e dos fios.
ResponderExcluirQueda de cabelo é um drama para todo mundo, né? Não sabia que era normal perder de 50 a 100 fios por dia! Adorei o seu post, rico em informações e dicas. Vou querer saber desses produtos aí que você está usando.
ResponderExcluirBjs.
Dani do Blog Sabe o que é?
http://sabeoque.blogspot.com
Tive problema com calvície logo que ganhei mau filho mais novo é até hoje minha franja não cresce direito. Seu post é bem informativo, parabéns.
ResponderExcluirÉ um assunto que devemos sempre falar, pq hj em dia as mulheres estao ficando muito calvas
ResponderExcluirque dicas maravilhosas! Há casos de calvice feminina na minha família, com certeza vou ficar mais atenta para evitar isso, Amei o post <3
ResponderExcluirwww.aromadecachos.com.br