Translate

Tipos de Argila e suas propriedades

Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?

Aqui no sul tudo andando como deve, dias bons outros nem tanto mas a esperança e confiança em Deus sempre em alta!!!

Hoje vou falar de um assunto que já abordei >>AQUI, >> AQUI, >> AQUI, >> AQUI e >> AQUI, mas que nunca é demais saber a respeito. Vou falar da Argila, sim outra vez, mas hoje da variedade de Argila que existe e para que servem.

Vem comigo conhecer?

Existem 10 tipos de Argila (ou mais), cada uma com suas propriedades e utilização específicas.
Argila Branca



Argila Branca
É indicada para peles sensíveis e delicadas. Absorve a oleosidade sem desidratar a pele promovendo uma leve esfoliação e queratinização, é indicada para clarear a pele e ajuda na cicatrização. É útil para curar eczemas, dermatites, manchas escuras da pele, especial para peles muito secas e  ásperas. Rica em alumínio, além de antisséptica é calmante da pele, nervos e músculos.



Argila Verde


Argila Verde
Por ser rica em cobre, possui ação antiinflamatória, é benéfica para reduzir acne, furuncúlos e abcessos. Também possui cromo e magnésio que melhoram a atividade das células vitalizando-as e acelerando os processos depurativos e desintoxicante, altamente purificadora, possui alta capacidade de absorção de toxinas e oleosidade. Possui PH neutro .




Argila Dourada



Argila Dourada ou Amarela
Estimula a circulação devido ao seu teor de ferro e potássio, contribui na queima da gordura localizada visando a redução de medidas. Absorve odores e fluidos corporais e é laxativa. É recomendada a pessoas que fazem ou começam a fazer dietas, e em compressas na barriga para quem sofre de prisão de ventre.




Argila Bege






Argila Bege ou Amarela Clara
Associação das qualidades de Argila Caulim com a Argila Dourada. Clareia a pele, estimula a circulação e devolve seu brilho natural.





Argila Preta




Argila Preta - Lama Negra Vulcânica
Rica em titânio, é uma argila tonificante que ajuda a devolver a firmeza natural da pele, prevenindo e tratando as rugas. é rica em enxofre, e eficiente em tratamentos de acne, abcessos e furúnculos. O fósforo a torna uma Argila revitalizante e energizante do corpo.





Argila Vermelha



Argila Vermelha
É a argila mais rica em ferro. Estimula a circulação e o metabolismo revitalizando a pele fria, seca e sem cor, doando elasticidade e brilho. É desintoxicante e muito indicada em tratamento de gordura localizada e emagrecimento. Útil contra anemia e fortificante das veias, indicada no tratamento de couperose rosácea.




Argila Rosa



Argila Rosa
Une o efeito tonificante da Argila Vermelha com toque da branca, sendo muito boa para peles secas e sem vida. Auxilia no tratamento de couperose rosácea, micro vasinhos que deixam a pele avermelhada. Seu teor  de manganês além de contribuir na síntese de colágeno confere propriedades antialérgicas.





Argila Cinza




Argila Roxa
Rica em ferro e cobalto. O cobalto lhe confere potencial vaso dilatador. Tem ótimo resultado para uso em problemas circulatórios, como varizes, má circulação e inchaços. Além disso é  revitalizante do corpo equilibrador de câibras, espasmos e tremores.




Argila Cinza




Argila Cinza
Como a preta, também contém titânio e enxofre, sendo também antiinflamatória.
Possui grande variedade de minerais para reposição de oligoelementos, melhorando o funcionamento natural das células e agilizando o processo curativo.






Argila Marrom
Argila Marrom
Rica em Ferro aumenta a oxigenação celular e promove aumento da elasticidade da pele, atuando em flacidez  cutânea. É indicada também para casos de reumatismo, artrite, bursite e outras inflamações, dolomita. O Carbonato de magnésio e Cálcio, é indicado no tratamento de osteoporose, descalcificação óssea, artrites, reumatismos, artrose e problemas inflamatórios e da pele em geral. É alcalinizante, ajuda a manter a hidratação natural da pele. Aliada ao Cristal de Quartzo, que é excelente para massagem, é esfoliante, energizante e estimulante da circulação de energia pelos meridianos de acupuntura e chacras, devido  a eletricidade dos microcristais de quartzo. a Fonte de Silício, estimula a formação de colágeno para a pele com rugas.

Atuação de alguns argilominerais:

  • Alumínio: atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.
  • Ferro: tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
  • Magnésio: tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, a hidratação e na síntese das fibras do colágeno.
  • Manganês: tem ação específica na biosíntese do colágeno, tem ação antiinfecciosa, cicatrizante, antialérgico.
  • Silício: tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.
  • Sódio e Potássio: Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.
  • Cristal de Quartzo: (Silica) é um mineral puro que não agride a pele devido ao processo de arredondamento de suas partículas. Ideal para esfoliação corporal e facial, remove as células mortas, refina e suaviza a pele.

Fundamentos Terapêuticos

Da terra retiramos o alimento, a água e a energia vital. Como ciência o uso da terra (argila) é também conhecida como geoterapia. Está presente nos mais antigos tratados de cura desde a antiguidade de médicos famosos. Hipócrates (c. 460-c. 377 a.C.), médico grego considerado o “Pai da Medicina”, freqüentemente utilizava a argila e tratamentos termais e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada. Avicena (980-1037), Avorrois (1126-98) e Galeno (c. 131-c. 201), além de cientistas e filósofo como Plínio (c.23-79 d.C.), Aristóteles (384-322 a.C.) e, mais recentemente, o Mahatma Ganghi, grande admirador dos efeitos curativos da terra. A medicina oriental também utiliza o elemento terra para desintoxicar e transformar energias perversas em energias mais qualificadas trazendo equilíbrio para melhorar a circulação do Qi. Hoje as clínicas naturalista utilizam a argila, sozinha ou associada a outras técnicas terapêuticas, assim como os maiores centros estéticos mais avançados do mundo.
Beijos
Sei que o post ficou um pouco grande, mas é importante conhecermos os porquês  da Argila ser um tratamento tão bom. Eu uso e RECOMENDO!

E você, já fez uso do tratamento com algum tipo de Argila? Comente, deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, My!
Blog massovita


Comentários

  1. Oi amiga linda ,amei seu post ,eu usei muito tempo a argila branca ,e realmente é muito boa.bjs

    ResponderExcluir
  2. My adorei o post super explicadinho, eu já uso a argila verde e adoro, As outras eu nunca usei e até é dificil encontrar aqui na minha cidade. A Argila Amarela me chamou atenção já quero comprar ela.

    Linda um Beijoooo enorme


    Blog Sempre Miss Makeup
    Fan Page

    ResponderExcluir
  3. Oi, Minda
    Adorei as dicas, a tempos ñ uso um mascarizinha, já usei de argila...dps vou testar uma outras dessas aqui! Lá no blog tem um post q tem tudo a ver como seu kkkk
    Bjs, boa semana e fica com Deus (anda sumida do Facebook :( )

    ResponderExcluir
  4. Oi, My!

    Nunca fiz nenhum tratamento com argila, mas sempre tive muita vontade de experimentar! Nem sabia que existiam tantos tipos de argila... Achei muito interessante!!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Minda!
    Já fiz sim! E recomendo!
    Sabia dos vários tipos, mas ter tudo explicadinho para o que serve qual, é muito bom! Fiquei interessada na Marrom, uma vez que a mãe tem desgastes ósseos. Vou me informar mais.
    Ainda quarta, estava na loja de produtos naturais verificando sabonetes. E tinha um de argila verde, mas como minha pele tende ao ressecamento, não quis comprar.
    Gostei do post e estou pinando para futuras consultas.
    Abraços esmagadores e feliz final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Já fiz tratamento com argila verde e adorei o resultado, pele macia e hidratada!

    ResponderExcluir
  7. Minda ouço falar muito dessas argilas, elas trás ótimos benefícios para a pele, ainda não fiz tratamento com argila, mas se for preciso fazer vou fazer, pois elas são boas, Minda bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oie, eu fico doida para testar de tanto ler os benefícios, só não testei ainda por preguiça kkk eu fico pensando na hora de retirar tudo isso. Me interessa a argila verde, por ajudar na oleosidade. bjs

    ResponderExcluir
  9. Nooo que interessante, sempre fui doida pra saber as diferenças!
    Adorei seu post.. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Adorei conhecer os tipos de Argila :D eu so usei a. Argila Verde e amei :) preciso usar as outras também ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esses tipos todos, só algumas e nunca testei, mas quero testar a verde, pelo combate a acne, amei o post, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Gostei de saber dos tipos de argila pra mim ficaria ótima a argila branca, minha pele é bastante oleosa.Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou super fã da argila, acho ela um ótimo aliado para a beleza!!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  14. eu gosto muito da argila vede mas nunca usei as demais vou procurar para comprar e testar bjus

    ResponderExcluir
  15. adorei o post! a bege ainda não conhecia!
    excelente post!
    Bjúús

    ResponderExcluir
  16. Que bacana isso!
    A argila cinza eu ainda não testei.
    Eu adoro, o melhor tratamento de limpeza que existe

    ResponderExcluir
  17. Que bacana conhecer cada argila e suas finalidades
    confesso que só conhecia uma até o momento
    bjs

    ResponderExcluir
  18. que máximo, sempre via várias cores de argila mas achava que eram a mesma coisa
    que legal
    adorei saber
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Post super completo e bem explicado. Aprendi bastante. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adooorei conhecer mais sobre as argilas. É tudo de bom, né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Já usei a branca, quero usar a verde.
    Gostei d dica.
    Bjão

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post. Bem interessante. Eu não conhecia todas essas variedades de argila. Costumo usar a verde
    Parabéns pelo post.
    Beijos
    www.mandynomundodamake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Poxa que legal Minda, não sabia que existiam tantos tipos de argila, pois para mim só ouço falar na verde
    Bom saber

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  24. Que post incrível, super esclarecedor! Eu quero muito testar a Argila verde, e depois desse post descobri que também preciso da branca!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  25. eu uso mto pra tirar oleosidade do rosto

    ResponderExcluir
  26. Nossa muitos tipos, já usei a argila branca, mais fiquei com muita vontade de testar as demais.

    ResponderExcluir
  27. Olá tudo bom? Desejo uma boa noite!
    Parabéns pelo seu post ótima resenha além das informações prestada já ouvi falar sobre a eficácia das máscaras de argila e sua resenha nos ajudar esclarece bastante belo post até mas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!