Translate

Pretinho básico

Olá meninos e meninas tudo certinho com vocês?

Pretinho básico não é aquele vestido que usamos em qualquer momento, esse pretinho básico que eu me refiro hoje é o café.
Quem aí é fã de café?
Eu desde que me entendo por gente amo café, um líquido precioso que não pode faltar de nenhuma forma aqui em casa, imaginem só, moro no sul, aqui tem mais frio que calor, então o café é sempre uma boa pedida certo?
Café
Mas será que essa bebida maravilhosa faz bem a saúde? Vamos conhecer um pouco do saboroso café.

Você sabia que nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhuma comprovação de que seja prejudicial à saúde. Muitos estudos demonstram o contrário, ou seja, os efeitos benéficos do café e de seu principal composto ativo, a cafeína. Por volta do século XVI, os sábios sufistas do Iêmen bebiam café para se manterem acordados durante a oração. Quando, no início do século XVII, o café começa a ser difundido na Europa, é quase considerado um medicamento.

A cafeína, descoberta em princípios do século IX na Alemanha pelo jovem médico Ferdinand Runge, num encontro com Johann Wolfgang Goethe, estimula o sistema nervoso central, mantém a atenção e o humor, ajuda na respiração e na digestão e atenua a sensação de fome, o que pode ajudar nas dietas. Alguns estudos sugerem que uma xícara de café pode ajudar a acalmar os sintomas da enxaqueca.

Estudos recentes demonstram que, se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração. Pode, ao contrário, ajudar na ação preventiva de algumas patologias gaves, como Alzheimer e Parkinson.

O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres. Em suma, o café reúne sabor e saúde, em um único produto.

Entre os blends, os que são 100% Arabica têm um teor médio de cafeína em torno de 1,3%, ao passo que o café Robusta tem quase o dobro. 

Além de saboroso o café  proporciona os mais diversos  benefícios  pois  ele age de varias formas em nosso organismo. 
Veja alguns:
- Tomar café ajuda a prolongar seu tempo de via;

- A cafeína ajuda a regular o fígado;

- Ajuda no combate a diabetes tipo 2;

- Ajuda no combate ao câncer, beber café pode ajudar diminuir o risco de câncer de pele! 

- Atrasa o aparecimento do mal de Parkinson;

- Combate Alzheimer;

- Ajuda a neutralizar o aparecimento de AVC;

- Café pode ajudar a combater a depressão;

- Otimo para combater Asma e dor de cabeça.

- É rico em antioxidante e com isso combate o aparecimento de rugas e marcas de expressão na pele.

- Café ajuda a queimar calorias: Quando você pensa em café, você costuma pensar na bebida. No entanto, se o seu foco é a perda de peso, extrato de café verde pode ser um aliado eficaz.  Se você está lutando contra a balança, considere complementar seus treinos, acrescente a sua alimentação alguns grãos de café ainda verde. 

- Ajuda no raciocínio rápido, o café não só vai manter você na ativa ou acordada mais também ajuda no raciocínio. 

Além de tudo já dito o café também ajuda na prevenção de doenças:
Pesquisadores descobriram que tomar de 1 a 3 xícaras de café por dia pode ser um benefício para a saúde, isso porque o consumir café reduz o risco de diabetes tipo 2 significativamente. Além disso, tomando seis ou mais xícaras todos os dias o risco cai ainda mais. Este estudo revelou que a formação de doença de Parkinson pode ser reduzida em até 80% e o risco de câncer de pele pode ser reduzidas em até 25%. O estudo também revelou que as mulheres que tomam quatro ou mais xícaras pode diminuir as chances de desenvolver câncer de mama em até 40%.

A pausa para um café é sempre um convite para uma conversa, leitura, descanso ou reflexão. Faz parte da nossa herança social, aguça nossa memória olfativa e seu ritual de preparo pode ser considerado uma arte que merece ser apreciada com nossos cinco sentidos. Contudo, uma hora ele é indicado para estimular o foco e a atenção. Depois, vai ao banco dos réus por causar alucinações.

O café é a bebida mais popular em território nacional, acredite, não é mera força de expressão. Na última Pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado que o brasileiro toma de 4 a 5 xícaras todos os dias, o que leva o líquido à base do fruto do cafeeiro a liderar a lista que avalia a média de consumo per capita de vários alimentos. No resto do mundo, o consumo também surpreende. Enquanto aqui cada pessoa ingere cerca de 6 quilos do grão por ano, em países nórdicos, como Finlândia, Noruega e Dinamarca, esse número chega aos 13 quilos anuais. 

Indicações
Uso geral: Aumentar o metabolismo e a lipólise, asma, aumentar a secreção de ácido clorídrico, diabetes, baixar a glicose, bronquite, cansaço mental, cefaléias de resfriados, cólicas em geral, diarréias, dilatar os brônquios, estimulante do sistema nervoso, estimulante digestivo.

Propriedades medicinais: 
Analgésico, anti-hemorrágico, antidiarréico, antiespasmódico, antigripal, antiinflamatório, broncodilatador, cardiotônico, depurativo, desintoxicante, digestivo, diurético, estimulante, excitante, expectorante, hipoglicemiante, hipotensor, revigorante ífero, tônico, vulnerário.

O café pode trazer benefícios à saúde, no entanto, mas como tudo em excesso o café também pode fazer mal, pois a cafeína em excesso pode causar alguns sintomas nada agradáveis: então se você exagerar na dose, o efeito acaba sendo o contrário. “A cafeína é uma droga e, como todas as drogas, pode ter efeitos perigosos quando ingerido em grandes quantidades". A quantidade ideal para uma pessoa saudável,  é consumir entre 300 e 400 miligramas de cafeína por dia. Mulheres grávidas e pessoas com pressão alta devem limitar o consumo entre 150 e 200 miligramas por dia. “Tomar mais café do que isso porque causa sintomas desconfortáveis, como a irritabilidade”, explica Batayneh.

Contra-indicações/cuidados: Não deve ser consumido por quem tem gastrite, úlcera péptica, insônia, agitação psicomotora, taquicardia e taquiarritmias.

Efeitos colaterais: As xantinas do café podem causar irritação das mucosas do estômago e das vias urinárias, insônia e palpitações.
Café png
O texto ficou meio longo, é que eu me empolguei rsrs, pois adoro café, (meu pretinho básico), e como sou muito curiosa queria saber tudinho. Então vamos tomar café, é bom e faz bem, mas precisamos nos controlar, se tomado em excesso pode ter o sentido ao contrário. Como sempre e em tudo, o bom senso deve prevalecer.

E você, gosta desse pretinho básico? Deixe-nos sua opinião ela é super importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
My
Masso Vita

Comentários

  1. Oiiiie, amiga, eu amooooooo café. Apesar da minha tireóide manda eu manerar, rs, não me contenho. Aqui em casa até meus pequenos amam. Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Bom dia linda! Quanto benefício tem esse pretinho hein!
    Se antes eu ñ ficava sem, agora então!
    Obrigada por compartilhar conosco. Bjsss.

    ResponderExcluir
  3. Ñ sou muito de tomar café é super dificil , mais amei a dica super interesante . Mil besos

    www.superpresumida.com

    ResponderExcluir
  4. Um café é tudo de bom, beijo Lisettet.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de café comendo um pedaço de bolo ou outra coisa, não gosto de tomar assim sem comer nada não,kkkkk!!!
    Olá!!!

    Passando para visitar o seu blog e para falar que eu estou te indicando o SELO PREMIAÇÃO BLOG, chamado The Cracking Chrispmouse Bloggywog Award.Ficarei muito feliz se você aceitar o Selo.Passa na Agenda dos Blogs e leia a postagem completa e pegue o seu selo. Bjsssss!!!!

    http://agendadosblogs.blogspot.com.br/2014/07/selo-premiacao-blog.html

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!