Pular para o conteúdo principal

Translate

Em boa companhia

Olá meninos e meninas tudo bem?

Hoje quero falar de algo que eu curto muito, uma boa xícara de chá, aqui no sul principalmente nessa época de frio, nada mais gostoso que tomar uma xícara de chá, bom, ao menos eu adoro.

Então me veio a pergunta, (sim eu sou muito curiosa e gosto de saber de tudo e dos porquês) de onde veio, como surgiu ou quem descobriu o chá? Claro que a minha curiosidade fez com que eu saísse a procura e pesquisasse na net e encontrei essa explicação..
história do chá
Na minha pesquisa descobri que a  história do chá  remonta aos tempos ancestrais, no território chinês. Entre as lendas que narram o nascimento desta bebida aromática, a mais célebre relata que suas raízes se estendem até 5000 anos atrás, ao governo do Imperador Sheng Nong, popularmente conhecido como o Curandeiro Divino. Tentando solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos em seu reino, ele criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingeri-la.

Dizem que um dia, repousando sob uma árvore, o soberano deixou sua xícara de água esfriando um pouco, e logo percebeu que algumas folhas haviam caído sobre o líquido, conferindo-lhe um tom castanho. Ao experimentar a bebida, descobriu que ela possuía um sabor aprazível, difundindo assim o cultivo deste alimento entre seus súditos.

Esta história remete a uma tradicional bebida preparada pelos monges budistas, com folhas de uma planta conhecida tecnicamente como Caméllia Sinensis, cultivada no Himalaia. Nesta época encontrava-se no poder a Dinastia Tang, aproximadamente entre os anos 618 e 906. Neste mesmo período, Lu Yu, monge budista da China, produziu no século VIII a primeira obra importante sobre o chá, intitulada Chá Ching. Nela são relatadas as várias formas de se cultivar o chá, e como melhor elaborar esta bebida. Segundo o autor, a China desempenha um papel crucial na disseminação do chá pelo Planeta.

Em princípios do século IX alguns monges provenientes do Japão levaram consigo algumas sementes, iniciando assim o cultivo do hábito que se tornaria tradição neste país. Tanto na China quanto no Japão, o chá conquistou um desenvolvimento sem igual, em todos os ambientes, até mesmo os artísticos e os religiosos, campo no qual passou a integrar um cerimonial sagrado.

O desembarque do chá na Europa se deu gradualmente, a princípio por intermédio da Ásia Central e da Rússia. Depois foi a vez dos portugueses, que realmente disseminaram o uso do chá por toda a Europa, a partir do fim do século XV. Os navios de Portugal transportavam a mercadoria até os portos de Lisboa, sendo daí conduzida para a Holanda e a França. Pioneiramente, um sacerdote jesuíta procedente de Portugal publicou o primeiro livro ocidental sobre o chá.

Não demorou muito para que os portugueses perdessem o privilégio e cedessem a vez para os cargueiros holandeses e franceses. No século XVII a Holanda já detinha uma armada influente. O aventureiro Marco Pólo, ao registrar suas famosas viagens, teria incluído referências ao chá em suas narrativas; o português Gaspar da Cruz teria igualmente se referido a este líquido em uma correspondência direcionada ao seu rei.

Do século XIX em diante, o hábito de consumir o chá se disseminou velozmente na Inglaterra, tornando-se tradicional. A partir das terras inglesas esta bebida se estendeu rapidamente aos Estados Unidos, à Austrália e ao Canadá, até se tornar popular em todo o Planeta. Enquanto isso, no Japão, o preparo do chá tornou-se uma arte, bem como o seu consumo.
Fonte Infoescola

Já os indianos  indianos atribuem o descobrimento ao Príncipe Bodhi-Dharma, filho do Rei Kosjuwo. Dizem que um dia partiu em peregrinação rumo ao norte da Índia com o propósito de pregar o budismo ao longo do caminho. No final do quinto ano, estava doente e fraco. Ouvindo a sugestão dos sábios recolheu algumas folhas de uma árvore especial, saboreou sua infusão, curou-se e obviamente o remédio foi o chá.

Enfim, matei minha curiosidade, espero que vocês tenham gostado de saber um pouco da história do surgimento ou descoberta do chá.
Chá Prenda
Eu tomo todos os dias meu chazinho, puro com biscoito ou bolo acompanhando, procuro sempre variar o sabor, hoje meu chá é sabor de Laranja e Acerola pra ajudar a manter a saúde em dia, já que o tempo por aqui tem causados muitos resfriados. Um dos melhores chás que já tomei é o Chá Prenda.
Chá de Laranja e Acerola
Meninas se vocês são fãs de chá como eu visitem a Prenda Store, vocês vão ficar malucas, tem chá de todo tipo e sabor, várias combinações, aquilo que vocês procuram vão achar por lá, acreditem. 

A qualidade desse chá é muito boa eu RECOMENDO a vocês!
Face >> AQUI 
Blog >> AQUI 
Prenda Store >> AQUI 
Divisória

Nada melhor que tomar um chá em boa companhia!
Me acompanha?
Chá Prenda Laranja e Acerola
Você gosta de chá também? Qual o seu preferido? Deixe-nos sua opinião ela é importante para nós!

Abraços e carinhos, até o próximo ...
My
Masso Vita

Comentários

  1. Eu só gosto de chá no chimarrão. É muito raro tomar chá puro, mas sempre tenho em casa pra misturar na erva mate. Já sabia da lenda da origem do chá, mas é sempre bom reler. Teu texto contém mais informações.
    Vou dar uma espiada na loja... beijos, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Minda,
    adoro chá de hortelã e de Erva Doce!
    Aprecio muito todos os chás, pois alguns são até relaxantes .
    Amei seu post, vamos tomar um chá?
    Não precisa tomar sozinha, tomaremos juntas virtualmente, aceito o convite,amiga!
    bjus e bom final de semana.
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. oi Mi, vou visitar seu novo blog !!!
    eu também adoro um chazinho , ainda mais com esse tempo de friozinho.

    Beijinhos

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Oi My, bom dia! Gostei muito de saber como se originou e como se propagou essa mania do chá. Eu adoro chá e tomo quase todos os dias, acho que me relaxa e esquenta principalmente no frio. O meu preferido é o de frutas vermelhas. Aprendi um bocadinho mais sobre chás estando aqui.Convite aceito com carinho, vamos então tomar um chazinho juntas por aqui.
    Receba meu abraço carinho e tenha um lindo final de semana.
    Marilene

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Tratamento para tirar manchas na pele

Olá meninos e meninas tudo tranquilo por aí? Aqui no sul sempre frio, mas ainda sim está gostoso. Hoje trago um dica bacana pra nós acabarmos com as manchas do rosto e diminuir estrias. Quem gosta de estar com a pele manchada? Ninguém né? Então sempre buscando soluções, achei no pesquisar do Google alguns blogs e vídeos dando várias dicas, umas até meio estranhas, essa que passo hoje, me interessou muito, por isso estou testando, e resolvi passar a vocês. Vamos ver como tirar as manchas do rosto e diminuir as estrias. Vamos as dicas? Como tirar manchas do rosto: Para tirar manchas do rosto, você pode usar uma pomada que usamos para assaduras de criança.  Use Hipoglós (o suficiente) para passar no rosto, junto   com 3 gotinhas de óleo de  rosa mosqueta, misture os dois ingredientes, e passe no rosto, passe a noite, e durma com essa mistura, pela manhã lave o rosto.   Se você tem o rosto muito oleoso  deixe uns 20 minutos, retire e passe seu tônico ou creme us

Shampoo e Condicionador Seda Pretos Luminosos

Olá meninos e meninas! Hoje mais uma vez vou falar de cabelos, pode até ser meio chato, mas para quem viu seus cabelos caindo, caindo e achando que ia perder tudo, fica creio eu, meio que viciada em produtos  para os cabelos. Nesse caso falo de mim mesma. Shampoo e Condicionador Seda Pretos Luminosos Hoje quero falar do Shampoo e Condicionador   Seda Pretos Luminosos , essa linha contém melanina e dá brilho aos cabelos escuros, ressaltando sua luminosidade, além de cuidar delicadamente dos fios. Acho a embalagem é muito bonita e o perfume é simplesmente maravilhoso! Shampoo   Seda Pretos Luminosos O shampoo Seda Pretos Luminosos com melanina ressalta o brilho e cuida delicadamente do cabelo, além de restaurar os fios danificados e devolver a sua luminosidade em poucos minutos. ele é bem escuro e líquido.  É claro que meus cabelos não são pretos, mas mesmo assim eles ficam com brilho e muito bonitos após a lavagem com essa linha da Seda, que na minha opinião, é

Argila verde na face

Olá meninos e meninas tudo bem? Hoje vou mostrar como faço para deixar minha pele do rosto, macia, com brilho e sem uns cravinhos indesejados. Você pode comprar a argila em farmácias de manipulação na sua cidade, ou como eu use a argila em pó da Maquel. Misture a argila com água, cuide ao colocar a água para não ficar muito líquida, ela precisa ficar com uma consistência de creme, pastosa. Lave o rosto, com sabonete apropriado, faça uma esfoliação, com produto próprio ou com um produto caseiro, lave novamente seu rosto  e seque. Com um pincel passe a argila no seu rosto, e deixe secar, procure não falar, sorrir ou mexer com a face, para que não fique marcas. Espere secar. Depois de bem seca a argila,  lave o rosto em água corrente, se tiver utilize uma esponjinha especial para massagem, ajuda a retirar a argila. Limpe bem o rosto, e finalize com um creme hidratante. Seu rosto ficará vermelho, você o sentirá muito quente, mas é normal,  é porque a argila