A boca fala do que está cheio o coração
Olá meninos e meninas tudo bem?
Vamos refletir juntos sobre a maledicência?
E hoje eu trouxe um assunto para reflexão que parece ser epidemia no mundo atual, inclusive nas redes sociais, vamos ler?
No livro “A essência da amizade”, encontramos um precioso texto de autoria de Huberto Rohden, que trata da velha questão da maledicência.
Com o título de Não fales mal de ninguém, o referido autor tece os seguintes comentários:
“Toda pessoa não suficientemente realizada em si mesma tem a instintiva tendência de falar mal dos outros.
Qual a razão última dessa mania de maledicência?
É um complexo de inferioridade unido a um desejo de superioridade.
Diminuir o valor dos outros dá-nos a grata ilusão de aumentar o nosso valor próprio.
A imensa maioria dos homens não está em condições de medir o seu valor por si mesma.
Necessita medir o seu próprio valor pelo desvalor dos outros.
Esses homens julgam necessário apagar luzes alheias a fim de fazerem brilhar mais intensamente a sua própria luz.
São como vaga-lumes que não podem luzir senão por entre as trevas da noite, porque a luz das suas lanternas fosfóreas é muito fraca.
Quem tem bastante luz própria não necessita apagar ou diminuir as luzes dos outros para poder brilhar.
Quem tem valor real em si mesmo não necessita medir o seu valor pelo desvalor dos outros.
Quem tem vigorosa saúde espiritual não necessita chamar doentes os outros para gozar a consciência da saúde própria.”(...)
“As nossas reuniões sociais, os nossos bate-papos são, em geral, academias de maledicência.
Falar mal das misérias alheias é um prazer tão sutil e sedutor – algo parecido com whisky, gin ou cocaína – que uma pessoa de saúde moral precária facilmente sucumbe a essa epidemia.”
A palavra é instrumento valioso para o intercâmbio entre os homens.
Ela, porém, nem sempre tem sido utilizada devidamente.
Poucos são os homens que se valem desse precioso recurso para construir esperanças, balsamizar dores e traçar rotas seguras.
Fala-se muito por falar, para “matar tempo”.
A palavra, não poucas vezes, converte-se em estilete da impiedade, em lâmina da maledicência e em bisturi da revolta.
Semelhantes a gotas de luz, as boas palavras dirigem conflitos e resolvem dificuldades.
Falando, espíritos missionários reformularam os alicerces do pensamento humano.
Falando, não há muito, Hitler hipnotizou multidões, enceguecidas que se atiraram sobre outras nações, transformando-as em ruínas.
Guerras e planos de paz sofrem a poderosa influência da palavra.
Há quem pronuncie palavras doces, com lábios encharcados pelo fel.
Há aqueles que falam meigamente, cheios de ira e ódio.
São enfermos em demorado processo de reajuste.
Portanto, cabe às pessoas lúcidas e de bom senso, não dar ensejo para que o veneno da maledicência se alastre, infelicitando e destruindo vidas.
Pense nisso!
Desculpemos a fragilidade alheia, lembrando-nos das nossas próprias fraquezas.
Evitemos a censura.
A maledicência começa na palavra do reproche inoportuno.
Se desejamos educar, reparar erros, não os abordemos estando o responsável ausente.
Toda a palavra torpe, como qualquer censura contumaz, faz-se hábito negativo que culmina por envilecer o caráter de quem com isso se compraz.
Enriqueçamos o coração de amor e banhemos a mente com as luzes da misericórdia divina.
PS: Porque, de acordo com o Evangelho de Lucas, “A boca fala do que está cheio o coração”.
Pensemos nisso!!!
Momento Espírita, com base no livro A essência da amizade
Ao ler essa mensagem fiquei me perguntando será que eu faço isso? E com que frequência? Sinceramente fiquei preocupada, pois não quero ser uma pessoa assim, então vou começar a vigiar melhor minhas palavras, para não cair nesse erro. Afinal se quero um mundo melhor pra mim, devo começar as mudanças primeiramente em mim mesma.
Abraços e carinhos, até a próxima ...
My
Oi menina, muito boa essa reflexão!
ResponderExcluirEu adoro essa mensagem "A boca fala do que esta cheio o coração"
Aprendi desde criança que a nossa palavra tem o dom de amaldiçoar e de abençoar. São como sementes e uma vez lançadas darão frutos.Precisamos ter cuidado com as coisas que enchem o nosso coração. Se alimentamos o nosso coração com fofocas, notícias ruins, imoralidades, mentiras, ira, ódio, violência, desconfiança,orgulho, soberba..estaremos guardando um mau tesouro nas nossas vidas e, certamente, a nossa boca e as nossas atitudes refletirão isso. A rebeldia, a grosseria, a maldade, etc., são frutos desse mau tesouro.Se houver amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão esperança, compreensão, perdão em meu coração, é exatamente isso o que vou falar e refletir em meu estilo de vida. Precisamos nos policiar mais, assim mesmo como vc diz que irá fazer a parti do momento em que leu a mensagem...
Parabéns pela atitude!
E obrigada por partilhar conos essa mensagem linda!
Bjss
Pois é Célia, quando li o texto parei para analisar se eu faço isso, não com o intuito de fazer o mal, mas de comentar algo negativo a respeito de outrem, mesmo sem me dar conta, bom, daqui pra frente vou vigiar minhas palavras e pensamentos, para que isso não aconteça ...
ExcluirBjks minha querida,
My
Vejo muito disso acontecendo Paula, eu procuro não fazer isso, mas de repente me deu um estalo, será que eu faço isso e não me dou conta? Pois isso parece tão corriqueiro que pensei, e se estou fazendo isso sem me dar conta ...
ResponderExcluirEntão é melhor vigiar as palavras, é o que pretendo fazer com muito mais cuidado.
Bjks querida,
Mt
Boa noite Miinda.
ResponderExcluirDevemos ter prudencia e tudo aquilo que fazemos, inclusive o que falamos,mas não creio que você aja assim rsrs, isso creio eu são para as pessoas que se sente inferior, ou não tem o que fazer,ai falam da vida alheia.
Uma alegre semana.
Abraços.
Eu não costumo fofocar não Mirtes, cuido só da minha vida, mas quando li o texto, me dei conta que as vezes mesmo sem querer, a gente fala algo não muito agradável de uma pessoa, não para fazer fofoca mas até mesmo quando está com raiva, e se alguém ouve o que você disse e leva isso adiante?
ExcluirQuem um dia com raiva já não disse algo desagradável na vida?
Então mesmo nas horas de irritação o melhor é calar-se, assim evitamos muitos problemas.
Foi isso que eu entendi, que não devemos falar nem mesmo para as paredes, pois como dizem elas podem ter ouvidos rsrs
Bjos minha flor,
My
Quanto tempo ouco isso! E e muito dificil, temos que realmente nos vigiarmos afinal tem um ditado que as paredes tem ouvidos. Realmente e muito feio... tento ao maximo me policiar mas como disse nao e facil. E nas redes sociais e incrivel a falta de escrupulo de algumas pessoas fico indignada! Se cada um cuidasse da sua propria vida muita coisa mudadria.
ResponderExcluirSabias palavras!Uma otima reflexao!
BJus
Eu também procuro cuidar do que falo, mas nunca tinha parado pra pensar que mesmo eu falando sozinha e em voz alta alguém poderia ouvir e criar um tumulto.
ResponderExcluirEntão até mesmo quando eu falar sozinha (não sou maluca não viu? rsrs as vezes falo alto comigo mesma) vou procurar medir minha palavras ..
Bjks
My
Eu tb não quero ser assim não My :/
ResponderExcluirA gente tem q se policiar demais né... a palavra tem poder.
Bjo e boa semana.
| O Blog Que Não é Blog |
Se temos Anna, as vezes sem querer falamos algo na hora da raiva e alguém ouve e sai por aí espalhando como se fosse uma verdade, então o melhor é vigiar o que dizemos ate quando falamos com as paredes, pois parece que elas tem ouvidos rsrsr.
ExcluirBjks minha linda,
My
Minda,
ResponderExcluiradorei esse post!
Quem tem luz própria não precisa de apagar a luz alheia!
A Palavra tem muita força, devemos falar de positividade e as desgraças, que existem no mundo e temos consciências, guardamos em nosso coração .
Isso amiga querida, vamos deixar o amor fluir em nossas vidas, e ajudar a todos que estiver ao nosso alcance.
Bjus e ótima semana!
Belo post mesmo!
http://www.elianedelacerda.com
Totalmente de acordo contigo Elyane,
ExcluirBjos
My
Acho que o mal de algumas pessoas é focarem-se demasiado na vida dos outros, quando teriam benefício se usassem o seu tempo em prol de si mesmas :)
ResponderExcluirBeijinhos
Totalmente de acordo com você, se cuidarmos da nossa vida não teremos tempo de cuidar das dos outros.
ExcluirBjos
My
Boa tarde My!
ResponderExcluirAs palavras têm grande poder em tudo o que fazemos. Tudo o que proferimos vai agir em nos, vai influenciar em toda a nossa vida e na daqueles que convivem conosco. Pouco pensamos ao etiquetarmos as pessoas de lerdas, bobas, burras, idiotas, sem jeito, retardados...e tantas coisas que podem sair da nossa boca. Então pensamos isso são apenas palavras e não aquilo que desejamos para as pessoas.
Mas...
Palavras cortam, ferem, curam, consolam, maldizem, bendizem, abençoam, amaldiçoam, constroem, destroem. E uma vez ditas, não há como voltar atrás. Melhor o silêncio cauteloso do que a palavra mal dita. E isso amiga, vamos espalhar o que for de melhor, propagar o amor, o carinho e tudo que possa engrandecer e não diminuir o outro, porque do resto o mundo esta cheio...
Beijos com muito carinho
Marilene
Falou tudo Marilene, e foi isso que eu me dei conta, que as vezes mesmo sem querer magoamos o outro com palavras que pra nós não são relevantes, mas que podem ferir a alma, então pensemos mais antes de falar ...
ExcluirBjks
My
Gostei muito do seu comentário, porque eu também depois de ler, quis medir minhas palavras, pois não queria ficar reparando no erro dos outros sem prestar atenção nos meus, agora quero ler o resto desse livro.
ResponderExcluirBom dia amiga!
ResponderExcluirExistem mensagens que vc ler,e apos um tempo se vc a ler de novo é como se fosse a primeira vez,parece que a mensagem se renovou,ou agente a toma para nós,e essa é uma dela. Veja vc já já tinha comentado essa postagem,e ela parece tão atual para mim.
a boca fala o que o coração esta cheio,sim amiga eu creio nisso. Infelizmente tenho visto nas redes sociais pessoas brigarem por nada,por um comentário,ou porque o outro ñ conseguiu entrar em um determinado espaço,talvez esse comentário ñ tenha nada há ver com seu texto,mas sabe My? Eu acho que esta acontecendo isso porque o coração esta cheio.
Penso eu que até para deixar um recadinho nas redes sociais,que últimamente tenho percebido que de social ñ tem nada temos que pensar e avaliar muito.
Palavras cortam, ferem, curam, consolam, maldizem, bendizem, abençoam, constroem, destroem. E uma vez ditas, não há como voltar atrás. Ainda penso que o melhor remédio é aquele ditado,boca fechada não entra mosca.
Célia Lima
Sei bem como é Célia, e sei como se sente também. A algum tempo depois de sofrer horrores com a depressão, (que aliás veio pra me salvar de muita coisa, por incrível que pareça) ... Aprendi que eu tenho de fazer aquilo que acho certo, e que não devo me cansar respondendo a quem me quer mal seja por que motivo for, porque cedo ou tarde todas as máscaras caem, não permito mais que ninguém me faça parecer pior do que eu sou, que me provoque a ponto de eu perder a compostura, não revido mais, apenas observo, minha fé em Deus me diz que cedo ou tarde tudo será esclarecido, e isso me consola. desde que adotei isso e me preservei deixer de me meter em confusão sem ao menos saber os motivos. Graças aDeus vivo em paz comigo mesma. Não é fácil ver o nosso nome rolando por aí, mas brigar, gritar ou revidar não funciona bem, só nos faz parecer piores do que somos.
ExcluirExiste uma coisa chamada justiça, se eu achar que passou dos limites, é lá que vou resolver o assunto, mas bater boca nas redes sociais, jamais, não vou me igualar a quem faz isso, jamais!
Não o que acontece ou se aconteceu algo contigo, coloque nas mãos de Deus e com certeza Ele resolverá tudo da melhor forma pra você.
Fica na paz!
Bjos
Minda