Translate

O que é Crioterapia?

Gelo
Olá meninos e meninas tudo bem?

Quem já ouviu falar do tratamento com Crioterapia?
Bom, a Crioterapia é a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo, resultando numa retirada do calor corporal e, por meio disso, rebaixando a temperatura tecidual.

A crioterapia é uma modalidade terapêutica aplicada intensamente na Medicina do Esporte, principalmente o gelo, que é utilizado.

Os efeitos fisiológicos ocasionados pelo uso da crioterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, permite a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, redução do metabolismo, redução da inflamação, estimula a inflamação, redução da circulação, estimula a circulação, redução do edema, quebra do ciclo dor-espasmo-dor.

Crioterapia
A escolha correta do método de aplicação deve ser baseada, principalmente, de acordo com a área a ser tratada, sendo que o tempo de aplicação varia tanto em relação ao método utilizado como a área, isto é, uma articulação que apresenta menor espessura do tecido adiposo (gordura), o tempo necessário para atingir o resfriamento é menor do que em uma outra área que possui uma maior quantidade de tecido adiposo.

Essa terapia possui diversas aplicações, entre elas: bolsa  térmica de gelo que pode ser mantida no congelador, pedra de gelo para fazer uma massagem local; imersão em água gelada e pedras de gelo, banho de contraste com água fria e água morna; e os sprays muito utilizados nos esportes,  e com nitrogênio líquido;

Crioterapia
O tempo de aplicação varia de acordo com a área e tamanho da lesão, mas em geral são usados cerca de 20 minutos de terapia. Seja qual for a técnica escolhida, o tempo de contato do gelo com o corpo nunca deverá ser maior de 20 minutos. Se isso acontecer há o perigo de queimadura na pele..

Efeitos Terapêuticos do Frio:
1. Diminui o espasmo muscular. Diminuindo a condução elétrica nervosa gerando alguns benefícios como analgesia (diminuição da dor);

2. Redução dos efeitos da hipoxia secundária: quando temos uma lesão tecidual, uma pancada por exemplo, há naquele local, células que são destruídas pela lesão chamadas de hipóxia; o corpo ao tentar reparar essa lesão, acaba destruindo as células que estão perto das lesadas e a esse fenômeno damos o nome de hipóxia secundária;

3. Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias, impede que o inchaço se instale após uma lesão imediata.

4. É um excelente estimulador e dessensibilizador: podemos usar o gelo para estimular uma área paralisada ou com hiper ou hiposensibilidade a fim de restabelecer a sensibilidade próxima do normal naquela região. Esse efeito de dessensibilização é muito usado em amputações a fim de diminuir a “dor em membro fantasma”. Isso ocorre devido à hipersensibilidade causada pela ligação de várias terminações nervosas que foram descontinuadas em um determinado ponto do membro. A estimulação pelo gelo ajuda que as fibras nervosas parem de enviar impulsos elétricos de forma exacerbada. Ou seja, ajuda a diminuir a condução do impulso nervoso, para que as informações cheguem “bagunçadas” ao cérebro, diminuindo esse efeito “doloroso”.

Para se ter um efeito mais efetivo, o resfriamento deve ser aplicado imediatamente após o trauma, antes que o edema esteja formado.

Técnica de Tratamento
O tratamento pelo uso do frio deve ser feito com bolsas geladas durante 10 minutos, no local da dor, 3 vezes ao dia. 

O uso de calor é contra-indicado nos casos de traumatismo porque aumenta o edema. 

O uso do frio é contra-indicado nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. Nestes casos é preferível usar calor.
Contraindicações:
Como toda terapia, tem seu efeito contraindicado: o gelo não deve ser usado por pessoas alérgicas a ele e por pessoas que apresentem o fenômeno de Rainaud. Por exemplo, em dias frios pode mudar um pouco a cor das mãos, como uma típica resposta fisiológica, resultante de uma menor quantidade de sangue nas mãos e pés.
Como também é contraindicado em:
- ferida aberta;
- pós cirúrgico imediato;
- infecções;
- má circulação sanguínea;
- doença imunológica;
- hipotireoidismo;
- psoríase;
- doença cardíaca;
- tratamento para o câncer;
- alergia ao frio.

Protocolo de PRICE o que é?
O protocolo PRICE é uma sigla em inglês que significa proteção, repouso, gelo, compressão e elevação - colocar mesmo o membro lesado para cima. Ao levar a faca de metal à testa, a vovó fazia uma ligeira compressão, justamente para impedir que o edema se instalasse. Esse protocolo de PRICE consiste em proteger o local lesado, manter em repouso com gelo comprimindo a área machucada, conservando-a em elevação.
Fontes:
Site Tua Saúde 
Site UOL 
Arquivo pessoal
Barrinha
Esse é um tratamento eficaz, mas antes de se submeter a qualquer tipo de terapia, procure orientação com um especialista. Toda terapia tem a função de ajudar, mas pode ter o sentido contrário, caso você tenha alguma restrição e não saiba, por isso, é sempre importante procurar um especialista que vai lhe orientar corretamente. Fique atento as indicações e contraindicações.

Você ja utilizou essa técnica alguma vez? Deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abaços e carinhos, até a próxima ...
My
Logo



Comentários

  1. My muito legal o post, eu nunca tinha ouvido falar sobre, adorei conhecer e os benefícios.
    Beijos lindona.
    http://sempremissmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei o post !

    É difícil ver alguém falar sobre isso e, eu q tenho problemas no joelho, sei bem o alivio q uma bolsinha de gelo pode trazer pra gente.

    Parabens pelo post :)

    Bjo !!

    Blog | Fan Page | Twitter | Flickr Group

    ResponderExcluir
  3. Não sabia o que era crioterapia e nunca tinha ouvido falar, mais gostei de saber ótimo post, My passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi menina, tudo bem?
    Vim te fazer uma visita estava com saudades de seus posts e esse então de grande utilidade!
    Eu já conhecia porque trabalho no hospital e como tenho tendinite os fisioterapeutas já usaram em mim, eu diria que ajuda a melhorar a dor.
    Gostei da postagem. Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Nunca imaginei que existia uma terapia com gelo!! Uso muito onde trabalho, pois é escola e as crianças vivem se derrubando e criando dodóis, rsrs
    Vou começar a indicar pras mães, vai que dá certo!! ^^
    Bjsss guria e parabéns pelo texto...

    http://desajustadoarrumado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá encontrei vc atraves de um comentári oque deixou em meu blog, estou adorando suas ideias, post....parabéns!
    Bjus
    Lilian lima
    http://www.bloglilianlima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Super interessante este post :D não sabia que tinha terapia no gelo.
    Parece ser maravilhosa.
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá My!
    Sempre usei o gelo para aliviar as dores dos meus braços quando tinha síndrome do túnel do carpo, mas nem imaginava que era esse o nome de tratamento.
    Adorei seu post! muito bom saber disso!
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Minda, não tinha ouvi fala sobre esse tratamento! E os benefícios muito bacanas, post bem explicativo bjss.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo assunto! Usei muita compressa de gelo nas minhas lesões na época que joguei vôlei, usei também muitos sprays de salompas até descobrir que a minha dor era devido a um problema grave na coluna e que deveria parar de jogar... O gelo ajuda muito e de imediato a tratar lesões. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga,amei seu post e apesar de já conhecer,pensei em fazer em meu marido,e esqueci,e foi muito bom vc repostar de novo, pois me fez lembrar da Crioterapia.
    Obrigada.
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu não conhecia esta novidade, eu uso muito compressa de gelo alivia bastante quem sabe eu ainda faço esta Crioterapia.

    ResponderExcluir
  13. Nossa não conhecia Minda, adoreii bem interessante o procedimento beijos

    ResponderExcluir
  14. Realmente o gelo queima, não é? Já usei compressa de gelo após cirurgia dentária e também coleta de material para biópsia.
    Seus posts sempre maravilhosos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia, mas gostei muito de saber e seu post esclareceu tudo até tirou algumas dúvidas
    Belo post Minda, como sempre

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  16. Sempre que passo por aqui tenho um aprendizado diferente, tipo de blog que dá gosto visitar! Parabéns Minda!
    Ah, como podia imaginar que aquele costume de mãe em colocar gelo quando a gente caía tinha um nome tão bonito. rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. nossa que legal eu não conhecia ainda
    mas parece funcionar bem a crioterapia
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Mynda minha linda nao conhecia e nem tao pouco tinha ouvido falar. amei seu post super esclarecedor bjs

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, è possível achar um bom livro que fale da Crioterapia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo tudo bem?
      Bom, no curso de Massoterapia eu tive apenas algumas noções básicas sobre crioterapia. Só nos aprofundamos caso esse seja o caminho que iremos seguir, como não foi o meu, tenho apenas noções e esses dois livros como referência de leitura.
      Crioterapia no Tratamento das Lesões Esportivas (Kenneth L. Knight), e Crioterapia - Fisiologia e Técnicas Terapêuticas (Prof. Ademir Rodrigues).

      Espero ter lhe ajudado!

      Abraços!

      Excluir
  20. adorei o post, eu já tinha feito algumas das técnicas,mas eu nao sabia que o nome era Crioterapia. muito bom!
    http://dicaszumbidonoouvido.com/

    ResponderExcluir
  21. adorei o artigo, eu já tinha feito algumas técnicas mas sabia que o nome era
    Crioterapia. muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas