Translate

Sul 50 graus

 50 graus
Olá meninos e meninas como estão vocês?

Estão suportando bem o calor? Eu aqui no sul querendo desmaiar a todo instante rsrs, minha pressão baixa e fico a mercê das tonturas e mal estar, ninguém merece né?

Para mim, na verdade nós do sul,  esse calor está muito difícil, não me recordo de um calorão assim na minha vida, e olha que são meio século de vida. Se você for nas lojas em busca de ventiladores ou ar condicionados, vai encontrar vendedores frustados implorando a você que encomende o aparelho, porque meninas, sumiu tudo do mercado, aqui no sul os aparelhos de ar condicionado e ventilador foram sequestrados, ninguém sabe ninguém viu rsrs, ta complicado a coisa.

Mas falando nisso podemos e devemos ter um cuidado especial nessa época de calor para evitar problemas de saúde, sendo assim vamos passar algumas dicas.

Claro que exagerei no termo sul 50 graus, (mas a sensação térmica deve ter chegado em alguns dias perto disso), mas sinceramente é como me sinto, é muito calor, super abafado, e como li em algum lugar é um verdadeiro caldeirão solar. 

Para quem está de férias curtindo o litoral está maravilhoso, mas para quem está na cidade como eu, está passando um verdadeiro sufoco.

Parando de reclamar e falando o que é preciso, nesse calor excessivo devemos tomar alguns cuidados para evitar problemas que podem ser vários, e que atinge todas as faixas etárias, provocando desde a desidratação por carência de líquidos e chegando a casos mais graves como queimaduras, pela demasiada exposição ao sol.

Protetor solar
>> Proteção solar
A primeira dica que passamos é simples, use protetor solar sempre, independente de estar ou não exposto ao sol, pois a radiação é cumulativa, a recebemos desde que nascemos e temos um limite, pois o ser humano pode receber, durante a vida até 4 mil horas de radiação, a partir daí começam os problemas de pele que vão desde manchas até o câncer de pele, quem nos alerta é o dermatologista Paulo Zulbaran.

>> Horário de risco
Em períodos de intenso calor é preciso evitar a síndrome do camarão, pois exposição prolongada é considerada acima de 1 hora 30 minutos, então, use protetor solar  com fatores altos em todo o corpo, nas áreas exposta ao sol, saiba que o horário mais perigoso do sol é das 11 às 16 horas, se expor nesse horário é pra virar carne torrada e desidratar inteira.

Alimentação saudável
>> Alimentação
Com esse super calor, cuide também da alimentação para não ter mal estar, beba sucos de frutas, muita água e muita vitamina para enfrentar bem o calor, aliás também é válido picolés que ajudam a evitar a desidratação e a espantar o calor. Uma fruta in natura ou suco garante a você vitamina A que protege a pela contra radiação. Faça um prato bem colorido, com frutas, vegetais e outros legumes e hortaiças das cores amarelo-alaranjado e verde, e lembre-se os sucos são desisntoxicantes e refrescantes, e cenoura em palitinhos são uma boa pedida em termos de alimentação saudável.

Mais de 65 anos
>> Acima dos 65 anos 
É preciso ter uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais, coma muitos vegetais e e não esqueça das proteínas, pois há uma perda acentuada de massa magra, mas sempre carnes magras, peixe e frango. Consuma esses alimentos em pequnas porções, e não esqueça dos alimentos ricos em cálcio, como leites desnatados e semidesnatados, além de iorgutes e queijos brancos light, assim se protege contra a osteoporose.

>> Higienize os alimentos
Em especial os vegetais colocando num litro de água uma colher de água sanitária, essa formula com dez ou quinze minutos de aplicação mata todas as bactérias.

Cuidados na Piscina
>> Na praia ou piscina
E o que já enfatizamos antes várias vezes, não esqueça do protetor solar, se estiver na praia ou piscina use de 2 em 2 horas e a cada vez que sair da água, e as pessoas de pele clara o cuidado é redobrado.


Autoexame da pele>> Faça um autoexame de pele
Vá em frente ao espelho verifique todos os sinais, tudo que pode ser diferente e apareceu na pele como formas serpentinosas e lesões de mais de quatro milímetros. Se você verificar que existe algo diferente, procure um dermatologista, pois é comprovado cientificamente que se pegar o melanoma desde o início não vai dar metástase, e não haverá o risco de morte.

>> Identifique a desidratação
Em tempos de calor forte da seguinte forma, se você sentir a boca seca e a mucosa oral secas e se a urina estiver escura e com cheiro, é sinal da desidratação, o critério da boca seca e urina é muito simples, pois significa que desidratamos durante a noite.

Crianças ao sol
>> Cuidados com as crianças
Agora vamos falar das nossas crianças, bebês de até 6 meses a recomendação é a amamentação por leite materno, após essa idade a mamadeira tem que ser feita na hora, caso ela não continue mamando no peito, e não pode ser requentada. 

Devemos ter o cuidado de guardar os alimentos sob refrigeração como também a água natural, filtrada ou fervida. Nesse período de extremo calor deve-se evitar alimentos como maionese ou outros do tipo cemoso, propensos a infecção alimentar. E para quem tem poços artesianos superficiais, a dica é não usar  dessa água para consumo, mas só para outras necessidades da casa. 

A hidratação das crianças no verão deve ser feita preferencialmente com água e não a gasosa, pois o açúcar na água com gás leva a outro problema a cárie dentária. tome muito cuidado com as crianças em águas quentes ou paradas encontradas em faixas  de areia ou na rua. Se a criança se contamina  fica com feridas, havendo a possibilidade de contato com esse tipo de água, leve a criança ao banho imediatamente para remover possíveis focos de contaminação, portanto cuidado com águas de piscinas, dessas plásticas onde a água fica parada.

No verão o fator de proteção solar para crianças é no mínimo de 30, não esqueça de proteger seu filho(a) pois a responsabilidade é sua, de muito líquido (água), e frutas frescas, assim você evita a diarréia que é comum nesse período.

Cães na praia
>> Cuidados com os Pets
Será que os pets precisam de cuidados nesse período de extremo calor? A resposta é sim, eles precisam de cuidados especiais e para amenizar o calor dos cães de origem fria, como os shih-tzu e ilhasa apso, entre outros co pelagem volumosa, faça pelo menos uma tosa no verão, além de tosas higiênicas que devem ser feitas todos os meses.  Saiba que quanto menor o focinho do cão, maior será a dificuldade dele para respirar no calorão. Cuide dos horários de passeio com os pets, pois eles sofrem com o calor intenso  e as altas temperaturas do asfalto e calçadas queimam as patas, seria o equivalente a qualquer um de nós sair caminhando de pés descalços na rua.

Cães no asfalto
Os passeios devem ser feitos ou bem cedo pela manhã ou no final da tarde, os banhos podem ser semanalmente nessa época do ano, o banho não é para aliviar o calor e sim para tirar o cheiro que pode se intensificar nessa época, os cães peludos precisam de banhos mais frequentas para serem removidos os nós.

Não leve seu cão a praia, onde micoses e dermatites podem aparecer por causa da areia, pois ainda tem a possibilidade de algumas doenças parasitárias que podem ser passadas dos animais para as pessoas e vice e versa. E se você tem aves, troque a água constanemente ofereça muitas frutas, e deixe sua ave em locais bem arejados e fora do sol.

Atividade física
>> Atividade física
Se for malhar  e os treinos forem puxados fracione a atividade em dois turnos, não ultrapassando de 20 a 30 minutos de treino contínuo, interrompa sempre para se hidratar. Se você tem algum tipo de problema ou limitação de saúde não faça atividades físicas sozinha. Nesse período há perda rápida de líquidos, e se voc~e tem oscilação de pressão ou variáveis hormonais evite o exercício individual, e não pratique atividade física em jejum, mas antecedida do consumo de 200 a 300 ml de líquido e de uma alimentação leve.
(VS)
Barrinha
O post ficou meio longo, mas achei que era importante repassar essas dicas, pois as vezes não consideramos como perigoso o excesso de calor, e acabamos tendo mal estar, muitas vezes com graves consequências. Eu sou adepta do prevenir para não ter de remediar, pois é sabido que os problemas de pele com o sol nem sempre aparecem logo, as vezes leva 10 anos até surgirem os primeiros sinais.

Espero que seja proveitosa as dicas para vocês como está sendo para mim.

Diga-me, como você se cuida nesse calor intenso, quais as suas dicas? Deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos,
My
Logo

Comentários

  1. O querida Mynda

    Adorei suas dicas, só assim para suportar esse calorão !!!

    Beijinhos

    Lígia =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta ruim mesmo minha flor, mas temos de seguir adiante ..

      Bjks

      Excluir
  2. Olá,
    Retribuindo a sua visita e atendendo ao seu convite para vir visitar o teu blog, quero de antemão te PARABENIZAR pelo belo blog.
    De antemão, estou compartilhando esta matéria com os leitores e seguidores do BLOG DO PARCEIRO.
    Como todos já devem ter lidos, o meu blog, compartilha as matérias sempre colocando as fontes.
    DEUS te proteja sempre.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Beeijo
    www.strawberries.com.br
    O blog agra tem fan page, passa lá pra curtir!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Helô, espero que seja útil a você.

    Bjks

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!