Translate

Vamos falar sério?

outubro rosaOlá meninos e meninas tudo bem?

Hoje quero falar de um assunto sério, mas que pode ser prevenido e tratado a tempo, se nós mulheres formos responsáveis com o nosso corpo e nossa saúde. Aliás, os meninos também podem ajudar, sempre incentivando a mulher, seja ela namorada, esposa, mãe, irmã ou amiga, lembre-as que devem cuidar da saúde, e fazer prevenção, caso elas sejam esquecidas ou descuidadas.

Vamos falar sobre o câncer de mama.

Para prevenir câncer de mama  temos de fazer check-ups regulares, exames de mama,  mamograma na data certa e assim teremos   boas chances de detectar o câncer de mama nos estágios iniciais.  E como prevenir?
 Existem formas que possam reduzir os seus riscos? 

É claro que sim, existem, mas também verdade que fatos imutáveis como a genética, a bagagem médica familiar e simplesmente ter nascido mulher determinam grande parte do risco de desenvolver câncer de mama. E como todo câncer, o risco aumenta com a idade: para uma mulher de 30 anos, o risco de desenvolver a doença em um período de 10 anos é menor do que metade de 1%, ou 1 em 234, enquanto uma mulher de 60 anos corre risco de 3,5%, ou seja, 1 em 28.

Existem  evidências de que o estilo de vida influencie este risco.  Por exemplo o consumo de álcool (nenhum é o melhor), se você toma hormônios (quanto menos, melhor).   Em compensação a quantidade de atividade física (quanto mais, melhor), pode ajudar na prevenção.

 Os médicos também motivam  manter peso em níveis baixos, pois a obesidade aumenta o risco durante os anos da menopausa.

O câncer de mama é uma doença que está ligada à quantidade de estrogênio no corpo e estes fatores aparentemente muito diferentes (álcool, atividade física e suplementos hormonais) afetam os níveis de estrogênio e outros hormônios.

Há fatores imutáveis como uma primeira menstruação precoce e parentes próximos com câncer, mas cada pessoa pode mudar muito sobre si mesma. Informação e conhecimento podem aumentar significativamente o poder preventivo.

Descubra o histórico médico de sua família, e mesmo que não haja incidência de câncer de mama não se acomode. Consulte um médico se você está preocupada com o seu histórico familiar e pergunte se deveria fazer exames genéticos para detectar mutações que aumentam os riscos de câncer. Não esqueça que os genes do câncer de mama podem provir de ambos os lados da família, não apenas da sua mãe.

Entre os parentes os sinais mais alarmantes são o câncer pré-menopausa, câncer de mama bilateral (que surge em ambos seios) e câncer de ovário. Mas mesmo que ninguém em sua família tenha câncer isso não significa que você está a salvo, em realidade, apenas 10% das pacientes da doença possuem histórico familiar.

Como controlar
Beba menos álcool ou corte-o de vez. Nesse ponto os estudos são bem consistentes: não existe nível seguro de ingestão de álcool. Mesmo uma taça de vinho por dia pode aumentar levemente seu risco. E ele aumenta quanto mais se bebe.

Malhação, malhação, malhação. A obesidade após a menopausa aumenta o risco de câncer de mama, portanto tente manter o peso em níveis saudáveis. Porém fazer exercício é benéfico independentemente do peso, e mesmo pouco exercício já é benéfico. Mulheres com sobrepeso que se exercitam têm chances menores do que mulheres magras que não são fisicamente ativas. O risco cai na mesma proporção em que se aumenta o vigor e as horas dos exercícios. Mulheres que fazem três horas de exercício vigoroso por semana tem 20% menos chance de contrair a doença.

Fatores mais difíceis de mudar
Amamente se puder. Menstruação precoce, menopausa atrasada, postergar a gravidez e nunca ter passado por uma gravidez completa aumentam o risco de câncer de mama, mas estes são fatores que não se pode mudar facilmente. Se você tiver um bebê, no entanto, você deve amamentar, quanto maior o período melhor, pois a amamentar reduz as chances de câncer de mama.

Tente evitar terapia com combinação de hormônios. A recomendação para todas as terapias hormonais é tomar a menor dose pelo período mais curto possível. O estrogênio é uma exceção a esta regra, pois, até o presente, suplementos com este hormônio não mostraram aumento no risco. Mas uma mulher que tenha tomado anticoncepcionais recentemente possui maiores riscos. É interessante utilizar métodos contraceptivos alternativos e evitar os hormônios chamados de naturais ou vegetais.

Saber é sempre melhor do que simplesmente confiar nos outros (ou no acaso).

Não basta ouvir que o resultado do exame foi negativo. Faça mamogramas regulares, mas se você possui o tecido do seio bastante denso, ou tem maior risco por outras causas, insista em fazer uma ressonância magnética também. Ter tecido mamário de alta densidade pode aumentar drasticamente o seu risco de desenvolver câncer de mama assim como descobrir hiperplasia atípica (ou crescimento celular anormal), que pode ser confirmado por uma biópsia. Depois de um mamograma converse com seu médico sobre os resultados, porque até nestes casos pode ser colhida informação importante. Aprenda sobre a densidade das suas mamas. Se a biópsia mostra hiperplasia, seu médico pode colocá-la em um programa de químio-prevenção.

 Familiarize-se  com seus próprios fatores de risco. O seu risco pode ser maior do que o normal se você estiver acima da altura média; se for de classe média-alta (possivelmente relacionado à tendência de adiar a gravidez e em ter menos filhos); se nunca tiver levado uma gravidez a termo depois dos 30 anos; se você já teve câncer endometrial, de ovário ou de cólon; ou se foi exposta a doses altas de radiação no peito. Quaisquer destas situações a colocam em risco maior do que a média. 
The New York Times
Barrinha

Bom, agora você já tem algumas informações sobre o assunto, mas  eu aconselho a você a buscar mais, e se prevenir.

Este mês de outubro é intitulado como "mês rosa" faz-se uma grande campanha para prevenção do câncer de mama, seja solidário, compartilhe essa ideia com as pessoas que conhece, e até com quem não conhece, mas não só no mês de outubro, e sim todos os dias do ano. 

E claro, PREVINA-SE, CUIDE-SE, AME-SE,   pois ninguém pode fazer isso por você!!!

Lute por você!!!

Você costuma se prevenir? Deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos,
My
Masso Minda
.

Comentários

  1. Muito bem lembrado eu já tive um nodulo na mama de 13 cm qdo descobri já estava imenso mesmo fazendo o auto exame, graças a Deus que não era maligno se não teria perdido a batalha. Faço mamografia todo ano, a mulher tem que se cuidar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, My. Uma postagem totalmente esclarecedora que chega a dar medo.
    Um assunto sério que deve ser levado muito em consideração, uma vez que o câncer é uma doença traiçoeira, silenciosa, e quando vemos, não há mais nada o que fazer.
    Confesso que em termos de saúde ando relaxada, com preguiça, não justifica.
    Fiz uma mamografia e ainda não levei o resultado para o médico.
    Tenho que fazer exercícios, coisas que não faço e cuidar mais de mim, tenho de acordar.
    Mais fácil é falar para os outros fazerem isso. Comigo sempre funcionou assim, não sei a razão.
    Preciso fazer vários exames, várias consultas, mas me acomodo com outras coisas, quando sei que se não estiver bem, nada mais poderei fazer.
    Obrigada por maravilhosa postagem.
    Tenha um dia abençoado e um outubro maravilhoso!
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  3. Olá !Ótimo post muito esclarecedor.Eu faço mamografia.Mas confesso que morro de medoTenho que fazer exercícios mas fico sempre adiando . Dieta eu faço. Obrigada por compartilhar tão importante tema.Que o outubro seja muito rosaBeijo

    ResponderExcluir
  4. assunto delicado, importante, vital.
    http://essenciaismakeupeoutrospormartav.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog flor, ótimo post, sucesso. Beijos!

    Garota Acanhada

    ResponderExcluir
  6. oi amiga ,tem muitas dicas interessantes , parabéns por nos informar, já estou te seguindo venho do agenda de blogs,venha conhecer meu cantinho também. bjs aguardo sua visita. http://pontocruzdapri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler um post sobre isso num blog. Acho a iniciativa de escrever sobre mto legal :D

    Pedras na Janela

    ResponderExcluir
  8. Olá Minda:
    Uma campanha que merece mesmo ser divulgada.
    Parabéns pela iniciativa e pelo post super informativo.
    Vim te avisar que já saiu o resultado da enquete que promovi lá no meu blog.
    Confira nesse link = http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2013/10/resultado-da-enquete-e-agradecimento.html
    E também publiquei um post, que gostaria muito que você lesse.
    Basta acessar aqui = http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2013/10/a-arte-de-ser-leve-imperdivel-momento.html
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  9. Já retribuindo, amei o blog. Bejokas
    miss-tensami.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, muito bom esse post, prevenção é tudo. Parabéns garota.

    www.eutambemsoubonita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,vim retribuir a sua visita!!(Agenda dos blogs)Quando der voltarei com mais tempo...bjo

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Olá =D
      Retribuindo a sua visitinha no meu blog!
      Seguindo você também bjoos..
      >>http://feninas.blogspot.com.br/<<

      Excluir
  13. Parabéns pelo blog e deixamos o nosso blog a disposição para uma visitinha, passa lá.
    Tem sorteios no Blog, passa lá !
    te seguindo, retribui ?
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
  14. é sempre bom lembrar sobre essa proposta, se cuidar é sempre bom.

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS, AINDA DÁ TEMPO: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!