Shiatsu
Vamos falar um pouco sobre a Medicina Chinesa ou Massagem Oriental.
É uma arte tradicional e muito antiga que usa o estímulo da pressão do toque para alterar o fluxo de energia dentro do corpo.
Shiatsu é uma palavra japonesa (similar ao Tui-na chinês) que significa "pressão do dedo". É uma técnica em que o terapeuta aplica as mãos (eventualmente os pés) e os dedos sobre os meridianos e pontos da acupuntura, usando vários tipos de pressão:
esfregando, amassando, sacudindo, vibrando, esticando etc.
Esse trabalho exige, além da perícia, boas condições de saúde do aplicador, para que se obtenha uma integração energética. Tanto o paciente como o terapeuta devem manter durante toda a sessão um ritmo respiratório idêntico, numa respiração profunda e compassada.
Essa massagem é muito eficiente na eliminação de dores em geral, tensão emocional, ansiedade, medo, depressão, distúrbios digestivos, bloqueios sexuais, ejaculação precoce, frigidez, impotência, pressão alta, pressão baixa, etc.
A prática do Do-In
O Do-In baseia-se nos mesmos pontos da acupuntura e do shiatsu.
É uma técnica de automassagem intuitiva que procura restaurar a capacidade do ser humano de tratar a si próprio e restabelecer qualquer alteração no equilíbrio energético.
Trazido para o Ocidente há apenas algumas décadas, no Brasil o Do-In foi muito difundido graças ao trabalho desenvolvido por Juracy Cançado, autor de várias obras sobre o assunto.
O Do-In pode ser dividido em duas áreas: o tratamento dos sintomas e o tratamento preventivo. O primeiro consiste na pressão digital sobre pontos específicos, para o alívio de sintomas aparentes, e o segundo corresponde a uma série de exercícios e massagens que visa a manutenção da boa distribuição energética pelo corpo, coo base de uma saúde boa e estável.
Do-In: Exercícios Básicos
1 - Antes de iniciar a série sente-se sobre os calcanhares e respire lenta e profundamente por 10 minutos.
2 - Espire e incline-se numa "saudação ao sol", em atitude de gratidão à fonte de toda a vida e energia. Fique assim 1 minuto.
3 - Friccione as mãos para estimular o fluxo.
4 - Com a mão em concha, golpeie vigorosamente o braço em toda sua extensão para ativar os meridianos.
5 - Pressione os vários pontos do antebraço, concentrando-se nos mais doloridos, que contêm energias represadas.
6, 7 e 8 - Gire os dedos inclinando-os para trás o mais possível, depois dobre-os para a frente em cada uma das articulações. Usando dois dedos em forquilha, empurre cada um dos dedos para trás. Estes exercícios ativam as energias das extremidades superiores.
9 - Pressione o ponto indicado no desenho, que corresponde ao intestino grosso. Se doer, é sinal de más condições digestivas.
Insista na pressão para melhorá-las.
10 - Massageie bem esta região para beneficiar os pulmões.
11 e 12 - Estes pontos devem ser massageados para ativar a circulação o meridiano do coração. Pressionar o ponto da figura 12 também ajuda a dissipar a ansiedade e a depressão.
13 - Pressione vigorosamente as bochechas, até surgir uma sensação de calor, para vitalizar o estômago e os intestinos.
14 - Com a ponta dos dedos, friccione as laterais do nariz: é útil para aliviar resfriados e sinusites e para os problemas da vesícula e do sistema nervoso.
15 - Dê batidinhas com os dedos e pressione o nariz para aliviar a congestão nasal.
16 e 17 - Faça pressão ao redor dos lábios para tratar problemas da gengiva, do estômago e da bexiga. Também é útil quando há falta de apetite.
18 - Com os polegares pressione profundamente a região sob a mandíbula. Ador nesse local indica congestão de energia devido ao consumo excessivo de açúcar, laticínios, carne etc.
19 - Puxe vigorosamente os cabelos para cima. Se doer muito, é porque há excesso de energia na cabeça. este exercício elimina a tensão e a ansiedade e favorece o raciocínio e a memória.
20 - Belisque várias vezes a parte superior do nariz para estimular a vesícula e os órgãos sexuais.
21 - Puxe as orelhas para cima e depois para baixo. Massageie com a ponta dos dedos, bata na parte posterior das orelhas, empurrando a cartilagem para a frente. repita várias vezes.
22 - Ora batendo o polegar, ora batendo o indicador, tamborile rapidamente as laterais da traqueia, para favorecer o trabalho da tireoide e melhorar a digestão. Ao fazer este exercício, pode-se emitir um som semelhante ao gargarejo.
23 - Com a ponta dos dedos, pressione a região do estômago, do baço, do fígado, para avaliar as condições desses órgãos e tratar problemas de má digestão, gases, prisão de ventre, dilatação das viceras, etc. Ador indica energias condensadas; faça massagens suaves para dissipá-las.
24 - Com as pernas esticadas, bata alternadamente os calcanhares no chão cerca de 30 vezes.
25 - Pressione com os dedos a região próxima do calcanhar.
26 - Pressione com força os vários pontos da planta do pé; os mais doloridos indicam má função do órgão correspondente.
27 - Pressione simultaneamente os dois pés, no ponto indicado, durante cerca de 2 minutos, para tratar problemas digestivos ligados ao fígado. este exercício também é útil para dor de cabeça e ressaca.
28 - Gire os dedos do pé em sua amplitude máxima; trabalhe um pé de cada vez.
29 - Bata com vigor na planta dos pés.
30 - Puxe os dedos para trás, com força moderada.
31 - Com o polegar e o indicador, belisque as laterais da cada um dos dedos. Dê vários beliscões rápidos.
32 - Segure os dedos dos dois pés simultaneamente e procure forçá-los para baixo. Depois puxe cada uma dos dedos para cima. Para terminar a série de do-In, volte à posição inicial e faça novamente a "saudação ao sol" (2).
Gostou? Opine, é muito importante para nós !
Abraços e carinhos,
My
É muito bom e funciona mesmo ! Obrigada por mais esta ótima postagem !!! bjsss jane
ResponderExcluirEsses exercícios são ótimos, vou tentar fazer esse último exercício dos pés, My beijos.
ResponderExcluirLinks:
Estrela da Manhã
Divulgue seu blog no face
Boas dicas, amei ;)
ResponderExcluirBoas dicas,amei ;D
ResponderExcluirOla vim agradeçer o carinho,e ja estou te seguindo ,bjs.
ResponderExcluirShiatsu, ai menina,nunca tinha ouvido falar nisso,esse nome é novidade para mim,mas parece um ótimo relachante.
ResponderExcluirAmei a dica,aliais como sempre,vc tem sempre algo,alguma novidade para nos mostrar.
Obrigada.
Bjsss
oi linda,conhecia de nome e achei bem legal,adorei o post,bjus
ResponderExcluirMais que post interessante,gostei muito das dicas dos exercícios :))
ResponderExcluirOlá,amiga!!
ResponderExcluirEssa é uma super postagem!!! Muito bem explicada sobre o shiatsu.Eu já ouvi falar, mas eu não conhecia a fundo.Foi muito bem explicado.Amei!! Bjss!
ótimas dicas, li atentamente pois tenho problemas musculares. espero colocar em prática pelo menos alguns dos itens. valeu a postagem, bjs
ResponderExcluirShiatsu é Muito bom!
ResponderExcluirSempre me sinto melhor!
Bjus
Amada linda shiatsu é muito bom! me faz relaxar! parabéns pelo tema, beijinhos com carinho!
ResponderExcluirRúbia
ai vou fazer aqui to precisando.
ResponderExcluirbeijinhos
Adorei conhecer essa técnica de do in. Eu sou reikiana nível 2 e adoro! rs Adorei as informações. Bjs
ResponderExcluirAmo medicina oriental e o shiatsu faz parte dessa pratica... obrigado pelas dica alguns do movimentos não conhecia!
ResponderExcluirOi Mi! Me desculpa a demora em comentar! Eu já tinha ouvido falar em Shiatsu e até pratico uma técnica de toque nas pontas da orelha mesmo sem saber que era Shiatsu, Afirmo que funciona melhor que muitos remedios! Parabens pelo post! Beijos!
ResponderExcluir