Pular para o conteúdo principal

Translate

Massoterapia e Hipertensão


Massoterapia
Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?
Hoje vou tocar num assunto muito importante, que já  mencionei em outra oportunidade, mas que é sempre bom relembrar. Vamos falar da Hipertensão, ou no popular, pressão alta.
Após ler esse artigo você vai entender o quanto é importante ser honesto com seu massoterapeuta, nunca deixe de informar seu estado de saúde, mesmo que você se sinta bem.

O bom andamento da massagem e de seu bem estar, dependem de sua sinceridade nas respostas na anamnese (Medicina. Conjunto das informações recolhidas pelo médico a respeito de um doente e de sua doença. (Etm. do grego: anamnesis).

Massoterapia e Hipertensão
O controle do aumento da pressão arterial em pacientes com hipertensão é um importante desafio médico e social. A hipertensão arterial é considerada uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames. Um fato interessante, no entanto, é que de todos os casos de hipertensão, apenas 10 por cento dos pacientes tem uma causa estabelecida explicar sua condição. Por exemplo, o estreitamento da aorta, tumores adrenais ou glomerulonefrite produz hipertensão secundária. Em 90 por cento dos pacientes, a causa da hipertensão é desconhecida. Nesses casos, o paciente tem hipertensão "essencial" ou EH. A medicina moderna convencional reconhece um desequilíbrio entre as divisões simpática e parassimpática do sistema nervoso autônomo, como o gatilho inicial de EH. Um aumento no tônus simpático produz vasoconstrição arteriolar com conseqüente aumento na resistência vascular periférica.
No início, estas mudanças apresentam um caráter transitório e que o organismo utiliza mecanismos de auto-regulação para restabelecer o bom relacionamento entre os tons simpático e parassimpático. É por isso que nos estágios iniciais, há episódios de aumento da pressão arterial, sem sintomas de hipertensão. Com o tempo e repetidos episódios de ataques a hipertensão, o organismo repõe receptores especiais, chamados barorreceptores, na circulação arterial para o novo nível, a elevação da pressão arterial torna-se contínuo.

Fisiologia
Primeiro, vamos analisar rapidamente como massagem afeta a pressão arterial em pacientes com EH. Há três mecanismos importantes que os profissionais de massagem devem utilizar para ajudar os pacientes com hipertensão: Equilíbrio das divisões simpática e parassimpática do sistema nervoso autônomo, vasodilate das artérias vertebrais e reduzir a resistência vascular periférica. Estes três mecanismos estão intimamente correlacionadas, daí a necessidade de discuti-los juntos como partes de um mesmo processo.
O corpo tem um mecanismo de proteção que visa salvaguardar o suprimento de sangue para o cérebro. Se a circulação nas artérias vertebrais diminui ainda que ligeiramente, relatório receptores vascular periférica para o centro vasomotor na medula espinhal e os aumentos da freqüência cardíaca. Ao mesmo tempo, motor (eferente) impulsos são
enviados para as estruturas vasculares nos músculos esqueléticos se contraiam e redução do fluxo sangüíneo arterial local. Esta alteração permite uma quantidade extra de sangue arterial devem estar disponíveis para a restauração da perfusão cerebral. A combinação de um aumento da freqüência cardíaca e um aumento da resistência
periférica vascular provoca hipertensão. Com uma vasoconstrição mais persistentes das artérias vertebrais, a hipertensão arterial se torna mais duradoura, resultando em maior sistólica e diastólica os valores da pressão arterial.

Massoterapia e RVP
Com a massagem, podemos estimular os receptores parassimpáticos, causando uma diminuição na RVP, com as manobras de compressão, estimulamos de forma endógena através da Adenosina, a hiperemia reativa local, que visa uma compensação do aporte sanguíneo, pelo tempo que as células ficaram sem irrigação, causando assim uma vaso dilatação, ou seja diminuição RVP. Levando o paciente a um relaxamento físico, emocional, e parassimpático podendo levar a uma baixa de PA.

Massoterapia e DC
As manobras de massoterapia possuem um sentido centrípeto, visando auxiliar no retorno venoso, aumentando a pré-carga, segundo a Lei de Frankstarling. No momento em que o coração recebe mais sangue, aumenta da força de contração (hinotropia), aumentando por sua vez a PA. Com o estimulo no SN exitatório ( simpático), ocorre a
liberação de adrenalina, aumento da FC e da Fração de ejeção e DC. Podendo levar o paciente a ter um aumento na pressão arterial.

Acompanhamento do Paciente Hipertenso na Massoterapia
O paciente com diagnóstico de hipertensão que procura a massoterapia, deve estar sendo medicado. O acompanhamento médico é fundamental para este paciente e caso o paciente seja recebido na massoterapia com uma PA ( Pressão Arterial) elevada acima do valor de referência limítrofe por mais de duas vezes no gabinete do massoterapeuta, conforme o quadro da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), o mesmo deverá ser encaminhado para avaliação ou reavaliação do cardiologista.
O uso do aparelho aferidor de pressão arterial. (esfigmomanômetro) é essencial para toda avaliação em massoterapia, mesmo que na anamnese o paciente não relate histórico pregresso ou histórico familiar. Caso o paciente apresente histórico da doença o mesmo deverá ter sua pressão avaliada a cada sessão e ou após cada sessão, com anotações dos índices nas evoluções em pasta(prontuário), sendo observado e recomendado os valores na tabela, (Tabela de Acompanhamento do Paciente Hipertenso na Massoterapia).

Barrinha

Resumindo esse texto, e reforçando o que já foi dito, você não precisa entender os termos técnicos, mas precisa informar seu estado de saúde. Nunca deve mentir ao seu massoterapeuta sobre sua pressão arterial, e deve sempre observar  se o seu massoterapeuta verifica sua pressão antes da massagem. É imprescindível informar seu estado de saúde. A sinceridade nesses casos salvam vidas.

Gostou? deixe-nos sua opinião!

Abraços e carinhos,
My

Comentários

  1. very interesting post

    http://newlifewithfashion.blogspot.com/2013/05/460-new-stuff.html

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Gostei de ler.
    beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  3. adoro massagens !

    Obrigada pelo comentario no meu blog

    http://winxmake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que super interessante!! Adorei o post!!

    Beijinhos
    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Excelente informe sobre la hipertensión arterial, una enfermedad muchas veces silenciosa y que no tiene solución, solo tratamiento de control y medicación adecuada.
    Me encantó el post, muy bien enfocado y excelentemente presentado.
    Te dejo un fuerte abrazo, mil gracias por pasar y dejar tu bello comentario.

    ResponderExcluir
  6. Nossa My, adorei a postagem. Fiquei sabendo mais dessa! É muito importante cuidar da PA e gostei de ver em como a massoterapia ajuda nisso ((:
    beeijo:*

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  7. OI MYNDA!
    ÓTIMAS INFORMAÇÕES, SOBRE UM ASSUNTO DEVERAS IMPORTANTE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. amei o post e saber um pouco mais sobre a massoterapia!
    Obrigada pela visita no blog!
    Bjs e volte sempre!
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. omg reading this post makes me want to have a relaxing massage! :D

    Letters To Juliet

    ResponderExcluir
  10. Amiga...Parabéns pelas informações

    Muitíssimo obrigada pela visita, fico feliz com sua presença no profetizando,viu?

    beijos e feliz quinta feira.

    ResponderExcluir
  11. oi amiga que bom que vc conseguiu entrar no blog, eu nem sei o que aconteceu..rsrsrs, feliz dia das mães também p vc, e como vc deve ser uma ótima mãe eu tenho certeza disso...parabéns! bjimmm
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. "Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também"

    Meu cantinho: http://wwwaldeiadosolartesanatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei o post muita informação interessante,parabéns vc sempre comperfeição,obg pelo carinho em meu cantinho,mega bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog.
    O poder da oração e da confiança inabalável Nele
    Ame a Deus acima de tudo e de qualquer coisa.
    Nas dívidas, doenças e todos os males que afetam nossas vidas.
    -Deus é que o Todo poderoso pode fazer qualquer coisa, não há impossíveis para Ele.
    “Pois nada é impossível para Deus".
    Lucas 1:37
    Jesus Te Ama Muito

    ResponderExcluir
  15. Vivi algum tempo com uma garota que exercia
    essa profissão. Com jeitinho de mãe ela tirava
    a minha roupa, estendia-me na cama de lençóis
    de papel e com mãos de fada, e muitas vezes
    de estivador, me tocava aqui, ali, acolá e alhures.
    Apertava onde doía, alisava onde eu nada sentia
    e muitas vezes até onde nada tinha a ver . E o fazia
    com graça e beleza enquanto me contava como
    tinha sido o dia. Muitas vezes acordei pra
    responde com um bocejante “o quê?”, à pergunta
    que me fizera.
    Profissão abençoada que faz de quem a exerce
    verdadeiro santo, verdadeira fada ou uma luz
    brilhando no céu como a minha namorada brilha
    agora. Saudade do seu sorriso e da benção de
    tê-la tido ao meu lado enquanto viva.
    Minda, um beijo e obrigado.
    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG. SIGA
    O MEU TAMBÉM, VAI.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Tratamento para tirar manchas na pele

Olá meninos e meninas tudo tranquilo por aí? Aqui no sul sempre frio, mas ainda sim está gostoso. Hoje trago um dica bacana pra nós acabarmos com as manchas do rosto e diminuir estrias. Quem gosta de estar com a pele manchada? Ninguém né? Então sempre buscando soluções, achei no pesquisar do Google alguns blogs e vídeos dando várias dicas, umas até meio estranhas, essa que passo hoje, me interessou muito, por isso estou testando, e resolvi passar a vocês. Vamos ver como tirar as manchas do rosto e diminuir as estrias. Vamos as dicas? Como tirar manchas do rosto: Para tirar manchas do rosto, você pode usar uma pomada que usamos para assaduras de criança.  Use Hipoglós (o suficiente) para passar no rosto, junto   com 3 gotinhas de óleo de  rosa mosqueta, misture os dois ingredientes, e passe no rosto, passe a noite, e durma com essa mistura, pela manhã lave o rosto.   Se você tem o rosto muito oleoso  deixe uns 20 minutos, retire e passe seu tônico ou creme us

Shampoo e Condicionador Seda Pretos Luminosos

Olá meninos e meninas! Hoje mais uma vez vou falar de cabelos, pode até ser meio chato, mas para quem viu seus cabelos caindo, caindo e achando que ia perder tudo, fica creio eu, meio que viciada em produtos  para os cabelos. Nesse caso falo de mim mesma. Shampoo e Condicionador Seda Pretos Luminosos Hoje quero falar do Shampoo e Condicionador   Seda Pretos Luminosos , essa linha contém melanina e dá brilho aos cabelos escuros, ressaltando sua luminosidade, além de cuidar delicadamente dos fios. Acho a embalagem é muito bonita e o perfume é simplesmente maravilhoso! Shampoo   Seda Pretos Luminosos O shampoo Seda Pretos Luminosos com melanina ressalta o brilho e cuida delicadamente do cabelo, além de restaurar os fios danificados e devolver a sua luminosidade em poucos minutos. ele é bem escuro e líquido.  É claro que meus cabelos não são pretos, mas mesmo assim eles ficam com brilho e muito bonitos após a lavagem com essa linha da Seda, que na minha opinião, é

Argila verde na face

Olá meninos e meninas tudo bem? Hoje vou mostrar como faço para deixar minha pele do rosto, macia, com brilho e sem uns cravinhos indesejados. Você pode comprar a argila em farmácias de manipulação na sua cidade, ou como eu use a argila em pó da Maquel. Misture a argila com água, cuide ao colocar a água para não ficar muito líquida, ela precisa ficar com uma consistência de creme, pastosa. Lave o rosto, com sabonete apropriado, faça uma esfoliação, com produto próprio ou com um produto caseiro, lave novamente seu rosto  e seque. Com um pincel passe a argila no seu rosto, e deixe secar, procure não falar, sorrir ou mexer com a face, para que não fique marcas. Espere secar. Depois de bem seca a argila,  lave o rosto em água corrente, se tiver utilize uma esponjinha especial para massagem, ajuda a retirar a argila. Limpe bem o rosto, e finalize com um creme hidratante. Seu rosto ficará vermelho, você o sentirá muito quente, mas é normal,  é porque a argila