Translate

Reflexologia

Olá meninas e meninos, tudo tranquilo por aí?

Hoje trouxe pra vocês um pouco da história da Reflexologia, para que vocês conheçam de onde veio, para que serve, e quais os benefícios que ela pode nos dar.

Como anteriormente já disse, é sempre bom conhecer mais e mais sobre aquilo que um dia pretendemos usar,  você sabendo como funciona pode ajudar e acelerar o processo de  cura.
Reflexologia
Vamos então conhecer a Reflexologia?
A reflexologia foi redescoberta pelo Dr. William Fitzgerald, nascido em Middlentown – EUA, em 1872. Médico graduado pela Universidade de Vermont, especializou-se em otorrinolaringologia. Faleceu em Stanford – EUA, em 1942. 

No início do século, ele começou a considerar a possibilidade de tratar o corpo por  meio de pontos de pressão identificados nos pés que poderia aliviar dores no corpo. 

Em seu livro sobre terapia zonal ele afirma: 
“ A Índia, a China e tribos indígenas conheciam, há cinco mil anos, uma forma de  tratamento por meio de pontos de pressão. Esse conhecimento, no entanto, parece  ter sido esquecido. Talvez ele tenha sido deixado de lado em favor da acupuntura,  que surgiu como o ramo mais forte da mesma raiz”.  
Fazendo um retrospecto histórico, podemos encontrar provas do uso dessa técnica. 

Afirma-se que Cellini (1500–1571), o grande escultor florentino, usou uma forte pressão nos dedos dos pés e das mãos a fim de aliviar dores corporais com grande  sucesso. Do mesmo modo, W. Garfield(1831–1881), um dos presidentes americanos,  teria aliviado a dor decorrente de uma tentativa de assassinato aplicando pressão  em vários pontos dos pés. Ao que parece, todas as outras medicações prescritas  tinham fracassado.  

As tribos de americanos nativos conheciam o relacionamento entre os pontos de reflexo e os órgãos interiores do corpo, tendo empregado esse saber no tratamento de enfermidades. Elas ainda o fazem nas reservas indígenas. 
Em 1916, o Dr. Edwin Bowers descreveu publicamente o tratamento proposto pelo  Dr. Fitzgerald, dando-lhe o nome de “Terapia Zonal “. 

No ano seguinte, o trabalho dos dois foi publicado no livro Zone Therapy. A obra continha propostas e recomendações terapêuticas para clínicos, dentistas, ginecologistas, otorrinolaringologistas e quiropráticos. Na primeira edição do livro  havia diagramas dos reflexos dos pés e a correspondente divisão das dez zonas do  corpo, e o Dr. Fitzgerald começou a ensinar esse método de tratamento a  praticantes dando-lhes cursos de instrução. 

Uma massagista americana, Eunice Ingham, interessou-se pelo método e começou a  aprender mais sobre ele. Ela passou muitos anos fazendo experiências sobre o seu  modo de funcionamento e desenvolveu um método de massagem sutil especial  chamado Método Ingham de Massagem de Compressão. Ela o descreveu no livro  Histórias que os pés contam.  Acredita-se que a reflexologia tenha sido levada para a Inglaterra por Doreen  Bayley, que fora discípula de Eunice Ingham e autora do livro Reflexology today. 

Hanne Marquardt, da Alemanha, que começou a trabalhar com Eunice Ingham em  1967, também fez vários trabalhos importantes. Seu  livro Foot zone massage as  therapy   (Massagem zonal dos pés como terapia ) e seus cursos contribuíram muito para o reconhecimento internacional dessa forma especializada de medicina alternativa. 

Ele descobriu as dez zonas do corpo e a localização de cada órgão em cada uma delas. 

Na América Latina a Zonoterapia e a Reflexologia foram trazidas pela missionária  Margarida Gootath ao Paraguai. Esta teve a oportunidade de tratar o então  presidente Stroisner e em seguida foi convidada a ensinar no Instituto Conara,  dirigido pela esposa do presidente. 

A teoria da Zonoterapia  redescoberta dos chineses pelo Dr. Fitzgerald, indicava o  fato de que a massagem e a pressão realizada em certas zonas dos pés, tinham um  efeito definido em, proporcionar um funcionamento fisiológico normal em todas as  partes da zona tratada, não importando o quanto a área pressionada possa estar  distante da área submetida ao tratamento.
Regina Vidal

Assuntos Relacionados:
Reflexologia e o ambiente

Bom agora você já conhece um pouco da história da Reflexologia certo?
Em outro post trago  pra você mais informações para que conheça  os benefícios dessa técnica.
Gostou? Comente, deixe sua opinião, ela é muito importante!!

Abraços
Mynda


Comentários

  1. Ai eu amo!!!! Já recebi!!!!
    Bjos,
    Vanessa Rosa
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o post,já tinha lido algo a respeito numa revista algum tempinho.Vou querer saber mais sobre o assunto.
    Massagem é tudo de bom né?beijo http://micarlaedavid.blogspot.com
    Seguindo o blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essas informações. Já havia lido muito superficialmente. Aqui as informações estão mais contundentes. E massagem é uma delícia. Beijinhos meus
    Gracita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!