Translate

O que é pressão alta ou Hipertensão?

Olá meninos e meninas tudo bem?

Você já deve ter ouvido falar dessa doença é claro, como também já ouviu vários e vários relatos sobre a hipertensão. Mas é sempre bom relembrar o assunto, porque as vezes nos esquecemos dessas coisinhas incômodas não é mesmo?

Mas o  que  a hipertensão tem a ver com massoterapia?
Pressão alta ou Hipertensão
Muito simples, quando se  faz massagem se mexe com os fluídos corporais, e isso para quem já sofre de hipertensão pode ser perigoso se não tivermos muito cuidado. Quando for  procurar um massoterapeuta, não esconda nada do seu histórico de saúde, e atente-se ao fato que o massoterapeuta irá verificar sua pressão antes e no final da massagem. Caso ele(a) não o faça, procure outro.
Fique atenta a essas coisas, pois disso depende muito seu bem estar.

O que é pressão alta ou Hipertensão ?
A hipertensão, ou pressão alta, existe quando a pressão, medida várias vezes em consultório médico, é igual a 14 por 9 ou maior. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.

Para entendermos melhor, podemos comparar o coração e os vasos a uma torneira aberta ligada a vários esguichos.

Ao fecharmos a ponta dos esguichos, a pressão irá subir.

Da mesma maneira, quando o coração bombeia o sangue e os vasos estão estreitados, a pressão dos vasos aumenta.
Quais são as conseqüências da pressão alta?
A pressão alta ataca os vasos. Todos eles são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão muito alta. Com isso, os vasos se tomam endurecidos e estreitados e podem, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Quando isso acontece no coração, o entupimento de um vaso leva à angina e pode ocasionar infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame  cerebral” ou AVC. Nos rins também pode ocorrer entupimento, levando à paralisação dos rins. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o controle da pressão alta.
Quem tem pressão alta?
A pressão alta, ou hipertensão, é uma doença muito comum,  que acomete uma em cada cinco pessoas. Entre os idosos, ela chega a atacar uma em cada duas pessoas. Também as crianças podem ter pressão alta. Costumamos dizer que a pressão alta é uma doença democrática”, porque ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.

Em outra oportunidade volto ao tema dando algumas dicas de cuidados.

Resumindo, hipertensão ou pressão alta é uma doença perigosa que pode chegar sem aviso e quando você se dá conta ela já está ali, causando desconforto e muitas vezes problemas mais sérios.

Se eu pudesse dar um conselho, diria, não brinque com sua vida, talvez você não tenha uma nova chance, então  CUIDE-SE, PROTEJA-SE, AME-SE, e claro PREVINA-SE!!!
Infinito amor
Gostou? Comente, deixe sua opinião, ela é muito importante!!

Abraços
Mynda
Blog Masso Vita



Comentários

  1. oiii vim te visitar,vii seu blog no agenda dos blog!!
    sempre que possivel estarei aqui
    bjuxxx

    www.biluartesanato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!