Translate

Massagem como tratamento


 Massagem
A prática da massagem vem desde os tempos pré-históricos, com origens na índia, China, Japão, Grécia e Roma. A massagem tem sido mencionada na literatura desde tempos remotos, sendo a referência mais antiga a que aparece no Nei Ching, um texto médico chinês escrito num período anterior a 1500 a.C. Escritos posteriores sobre a massagem foram desenvolvidos por eruditos e médicos, como Hipócrates no século V a.C. e Avicena e Ambrose Pare nos séculos X e XVI rira alguns autores seria o século XVII) d.C, respectivamente. Um livro muito famoso sobre massagem, The Book of Cong-Fou, foi traduzido por dois missionários, Hue e Amiot, criando um grande interesse e influenciando o pensamento de muitos profissionais da massagem.
A palavra terapêutico é definida como "de, ou relacionado _: tratamento ou cura de um distúrbio ou doença". Ela vem do grego therapeutikos e relaciona-se ao efeito do tratamento médico a (therapeia). A palavra massagem também vem do grego masso, que Manual de Massagem Terapêutica Mario-Paul Cassar significa "amassar". Hipócrates (480 a.C.) usou o termo anatripsis, que significa "friccionar pressionando o tecido, e este foi traduzido, posteriormente, para a palavra latina frictio, que significa "fricção" ou "esfregação". Este termo prevaleceu por um longo tempo e ainda era usado nos Estados "Unidos até 1870. A expressão para massagem na índia era shampoing; na China a massagem era conhecida como Cong-Fou, no Japão, como Ambouk. A história da massagem em geral é registrada cronologicamente, mas, em vez de seguirmos esse rumo, é interessante considerar algumas de suas aplicações históricas como um recurso terapêutico.
Relaxamento
O relaxamento, que em si mesmo possui um valor terapêutico, talvez seja o efeito mais livremente associado com a massagem. Já em 1800 a.C, os hindus usavam a massagem para redução de peso, indução do sono, combate à fadiga e relaxamento. Ao longo dos séculos, a capacidade de relaxamento da massagem tem sido usada para tratar muitas condições, como histeria e neurastenia (uma forma de síndrome pós-viral).
Saúde geral
A massagem, em combinação com exercícios, sempre foi preconizada como um cuidado com a saúde geral. Descobertas arqueológicas indicam que o homem pré-histórico usava linimentos e ervas para promover o bem-estar geral e adquirir uma proteção contra lesões e infecções. As poções friccionadas no corpo também teriam um efeito curativo, especialmente se a "esfregação" fosse realizada por um "curandeiro" religioso ou médico. Na arte indiana da medicina Ayurveda, esperava-se que o paciente passasse por um processo de shampooing, ou massagem, todas as manhãs, após o banho.As  propriedades de promoção da saúde da massagem, dos exercícios e da hidroterapia foram mencionadas nos escritos do médico e filósofo árabe Ali Abu Ibn Szinna (Avicena) no século X d.C.
Os exercícios físicos, ou "ginástica", foram novamente incorporados aos recursos de cuidados da saúde no século XVTTT e começo do século XIX. Francis Fuller, na Inglaterra, e Joseph-Clement Tissot, na França, defendiam um sistema integrado de exercícios e movimentos para preservação e restauração da saúde. Fuller faleceu em 1706, mas seu trabalho sobre ginástica ainda foi impresso até 1771. Um sistema similar de ginástica médica foi criado por Tissot, que usava poucos movimentos de massagem, com exceção de alguns movimentos de fricção, e um livro com o seu trabalho foi publicado em 1780 (Licht, 1964). Esses dois pioneiros antecederam o médico sueco Per Henrik Ling, e muito provavelmente influenciaram suas idéias sobre a ginástica.
Per Henrik Ling (1776-1839) desenvolveu a ciência da "ginástica", forma de tratamento que combinava massagem e exercícios. O componente de massagem como forma de terapia não foi particularmente salientado por Ling, já que era apenas uma parte do tratamento geral e ele dava maior importância aos exercícios realizados pelo paciente e pelo "ginasta" (o profissional da massagem). O sistema de tratamento de Ling ficou conhecido como o Movimento Sueco, ou Movimento da Cura. Muitos anos após sua morte, a massagem foi retirada das rotinas de tratamento e praticada isoladamente como massagem sueca. Da mesma forma, ocorreram mudanças nos objetivos do tratamento. Ling também havia defendido o Movimento Sueco para melhorar a higiene e evitar doenças, mas, no final do século XIX, os médicos interessavam-se pelo método de Ling apenas como um tratamento para doenças. O sistema de massagem de Ling foi introduzido na Inglaterra em 1840, logo após sua morte.
Em 1850, o dr. Mathias Roth escreveu o primeiro livro em inglês sobre os movimentos suecos. Ele também traduziu um ensaio escrito por Ling sobre as técnicas e seus efeitos. Entre 1860 e 1890, o dr. George H. Taylor, de Nova York, publicou muitos artigos sobre a Cura pelo Movimento Sueco, que aprendera com Per Henrik Ling. Seu irmão, Charles Fayette Taylor, também era um escritor ardente sobre o tema (Van Why, 1994). Nos últimos anos do século XIX, quando a massagem era amplamente usada, afirmava-se que a Cura pelo Movimento Sueco tinha muitos efeitos positivos sobre a saúde geral e no tratamento de doenças. Tais afirmações eram descritas e apoiadas por estudos de casos nos escritos de George Taylor. Algumas dessas afirmações, como mencionei aqui, são válidas ainda hoje.
Circulação sangüínea
Ocorria uma melhora na circulação sangüínea após a ginástica e a aplicação de massagem; dizia-se que esse benefício era tanto sistêmico quanto restrito a uma região. Com aumento da circulação sangüínea, os tecidos eram nutridos e a secreção das glândulas intensificada. O retorno venoso também era melhorado, reduzindo assim a congestão.
Respiração
A expansão do tórax aumentava consideravelmente como resultado do exercício e da massagem. A respiração melhorava como conseqüência dessa mudança, o que garantia a prevenção contra doenças como a tísica (tuberculose). Além disso, uma melhora na respiração tornava a eliminação de toxinas mais eficiente e, assim, o nível de fadiga era reduzido e a condição geral do corpo melhorava.
Deformidades da caixa torácica também eram corrigidas com o sistema de exercícios e massagem.
Órgãos digestivos
As doenças dos órgãos digestivos podiam ser tratadas com exercícios apropriados, junto com mudanças necessárias na dieta e com higiene correta. A melhora no fluxo sangüíneo para a pele e para as extremidades ajudava a reduzir a congestão, e movimentos apropriados e massagem eram usados para estimular a eliminação de fezes e gases.

Por hoje é só, outro dia trago mais assuntos relacionados a massagem, para que você conheça, e saiba dos benefícios que a massagem pode lhe trazer.

Gostou? Deixe sua opinião, ela é muito importante !

Abraços
Mynda

Comentários

  1. Nossa!!! Amo massagem, sou terapeuta natural e faço massagem com pedras quentes!!!
    Amei seu cantinho!
    To seguindo. Retribui?
    www.rosachiclets.com.br
    Beijos,
    Vanessa Rosa

    ResponderExcluir
  2. Olá minha flor..vim retribuir o carinho da tua visita em meu cantinho.
    E já to seguindo ..ameii o teu blog.
    Só de entrar aq já me deu paz.
    Super beijo.
    http://melinalupapontocruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quantas informações... Bjs - Su - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  4. You can certainly see your enthusiasm within the article you
    write. The arena hopes for even more passionate writers like you who aren't afraid to say how they believe. At all times follow your heart.

    Stop by my blog post Social bookmarking service

    ResponderExcluir
  5. I am in fact happy to glance at this web site posts which contains tons of valuable
    information, thanks for providing these kinds of statistics.


    Review my web page :: Forex Trading System

    ResponderExcluir
  6. Great article, totally what I wanted to find.


    Also visit my web site ... league Of Legends download

    ResponderExcluir
  7. If you want to take a great deal from this article then
    you have to apply such strategies to your won web site.


    Check out my blog - How to improve eyesight

    ResponderExcluir
  8. Good way of explaining, and good paragraph to obtain facts about my presentation subject, which i am going to present in academy.


    my website ... Homepage Des Autors Besuchen

    ResponderExcluir
  9. It's difficult to find well-informed people for this topic, but you sound like you know what you're talking about!

    Thanks

    Also visit my site Coconut Oil For Hair

    ResponderExcluir
  10. Appreciating the time and effort you put into your blog and in depth information you provide.
    It's good to come across a blog every once in a while that isn't the same unwanted rehashed information.

    Fantastic read! I've bookmarked your site and I'm adding
    your RSS feeds to my Google account.

    Here is my webpage - Unknown

    ResponderExcluir
  11. I have been exploring for a little bit for any high quality articles or weblog posts in this sort of house
    . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this site. Reading this
    information So i am satisfied to exhibit that I have a very just right uncanny feeling I discovered just
    what I needed. I such a lot for sure will make sure
    to don?t disregard this site and give it a look on a
    relentless basis.

    Also visit my blog post; Psn Code Generator

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!