Translate

Argila


Argila
Olá, ó eu de volta trazendo mais informações para você, dessa vez vamos falar sobre argila, assim ao sabendo do que se trata entenderá a sua aplicação em várias técnicas.
E para que você entenda um pouco da utilização da argila nos tratamentos de massoterapia, vamos as informações.
A argila é um produto do tempo, isto é, do envelhecimento natural dos cristais das rochas. Possui muitas terapias. Além de sua composição química e geológica, ela produz energia para manter suas qualidades terapêuticas. É admirável que esta fonte de força tão fundamental a Vida tenha sido por tanto tempo ignorada. Contudo, nem sempre o foi, e muito antes de nós, as antigas civilizações confiaram nela e a utilizaram intensamente.
A Geoterapia está presente nos mais antigos tratados de cura popular. Os egípcios utilizaram para purificação dos corpos, porque conheciam seus princípios purificadores, e é certo que o uso não se estendia só aos mortos. E mais recentemente, grandes naturistas, contribuíram imensamente para o renascimento do emprego da argila no contexto dos tratamentos naturais.
Existem argilas com qualidades especiais, onde os minerais se encontram de maneira adequada. Ao contrário do que se pensa a argila tem propriedades descongestionantes e absorve as toxinas, retirando-as do nosso corpo.
A argila apresenta coloração e a viscosidade ideal para cada tipo de tratamento.
PROPRIEDADES
A argila um material natural, composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, destacando entre os minerais encontrados, o silício - segundo elemento mais abundante na natureza. As diferentes fontes de extração produzem silicatos minimizados de diferentes tipos e concentrações. Como, por exemplo, o Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio, e Ferro. Porém, as diversas constituições das argilas não modificam suas principais atuações, promovendo a ação absorvente, cicatrizante e anti-séptica.
Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração. Quando estes minerais estão em doses ínfimas, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante se faz notar mesmo nestas quantidades.
Benefícios para a pele: Ativadores do metabolismo; absorventes; antioxidantes; calmantes; cicatrizantes; descongestionantes; purificadoras; refrescantes; revitalizantes; bactericidas; parasiticidas.
A prevalência de um determinado elemento mineral na argila determina a sua coloração final e o tipo de indicação.
TIPOS
ARGILA VERDE: Fonte de maior diversidade dos oligoelementos. Indicada para peles normais e oleosas, pois regula a produção sebácea, excelente no tratamento facial e corporal. Antioxidante, tem ação tonificante, adstringente e estimulante.
ARGILA BRANCA: Com maior quantidade de Silicato de Alumínio (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele). Possui pH muito próximo da pele. Atua como revitalizante natural com sua ação clareadora, suavizante e cicatrizante.
ARGILA BRANCA DA AMAZÔNIA: Rica em nutrientes e sais minerais. É um ingrediente com alto poder de hidratação e antioxidantes, ajudam as toxinas da superfície da pele e ativam a regeneração celular. Combate os radicais livres e canalizam energia positiva. Argila com propriedades capazes de fortalecer o tônus da pele, reduzir as rugas e eliminar gorduras localizadas e celulite. Indicada para máscaras faciais e capilares, cremes, loções e sabonetes corporais, para produtos cosméticos destinados a regeneração e limpeza da pele e esfoliantes corporais.
ARGILA ROXA: Rica em magnésio. Ferramenta principal para absorver toxinas, impurezas e gordura excessiva da pele. Indicada para regiões tensas da face e do corpo onde acumulam toxinas.
ARGILA AMARELA: Rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicado para o rejuvenescimento e tratamentos cosméticos.
Melhora a circulação sanguínea, reduz as inflamações e atua na flacidez cutânea. Indicada para peles maduras e cansadas.
ARGILA VERMELHA: Argila secundaria porosa, rica em óxido de ferro (importante na respiração celular e na transferência de elétrons) e cobre. Grande capacidade de absorver temperaturas, redutora de pesos e medidas. Indicada para uso corporal
ARGILA PRETA ou LAMA VULCÂNICA: Considerada como a mais nobre de todas, possui grande quantidade de matéria orgânica, enxofre e titânio. Indica um material com excelente agente rejuvenescedor. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a renovação celular.
INDICAÇÕES
Dadas as suas virtudes terapêuticas, a argila passou a ser incluída em várias marcas cosméticas conceituadas. Usadas como ingrediente inorgânico cosmético, as argilas quando inseridas em cosméticos são mais trituradas e sujeitas a processos de purificação para remoção de eventuais impurezas que possui.
A atividade da argila começa quando esta é umedecida. Pode ser usada quente ou fria consoante o efeito final desejado: atividade regeneradora ou calmante.
São excelentes ingredientes para máscaras faciais ou corporais em concentrações que podem atingir os 40%. Constituem uma boa solução para todos os tipos de peles, mesmo as mais sensíveis, ou com problemas como as peles acneicas. Podem também ser usadas com sucesso em peles envelhecidas ou foto envelhecidas.
Quando adicionada como ingrediente cosmético, numa máscara de rosto, a argila funciona simultaneamente como esfoliante e máscara. As máscaras de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas, estimulação da micro circulação e pelas suas características queratolíticas. Também podem acalmar e hidratar, tudo depende do tipo de argila e dos ingredientes que lhe são adicionados.
Podem entrar em formulações de cremes, shampoos e loções.
CONCENTRAÇÃO
Até 40% dependendo da formulação.
ARMAZENAMENTO
Acondicionar em recipiente hermético, ao abrigo do calor e da luz solar direta.

Por hoje é só, outro dia trago mais assuntos relacionados a argila, para que você conheça melhor,  e também saiba dos benefícios que a argila   pode lhe trazer.

Gostou? Deixe sua opinião, ela é muito importante !

Abraços
Mynda

Comentários

  1. Oi querida!
    Como é bom passar por aqui. Você sempre nos enriquecendo com excelentes informações. Muitas vezes não valorizamos os elementos que a natureza nos proporciona gratuitamente por desconhecimento. E você minha flor está dando um show aqui. Adorei conhecer mais sobre as propriedades da argila.
    Uma linda tarde! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Humm amiga, eu amei o post!! brigadim por dividir informacoes importantes, bjocas e tenha uma otima semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga... nossa, que postagem bacana, agora fiquei sabendo mais sobre os benefícios da argila, obrigada!!!

    Beijos, e bom restinho de domingo!!!

    Rô!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá flor
    Eu uso argila verde como mascara facial é muito bom, agora quero comprar as outras cores para outras funções por exemplo perder gordurinhas localizadas.
    Adorei o post :)
    Beijos.

    http://sempremissmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente DIVINE, adorei e já estou te seguindo.
    Beijo

    http://codigoseis.blogspot.com.br/

    fanpage facebook

    https://www.facebook.com/codigo6gastronomiaeeventos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!