O que é automassagem?
O que é automassagem?
O ato de massagear a si mesmo é uma ação de conforto pessoal, conforme a classificação de Desmond Morris, em seu livro “Você”. Ou seja, trata-se de uma ação que fazemos quase sem perceber: quando tiramos do pé um sapato apertado, quando terminamos uma prova, quando saímos cansados de uma reunião, invariavelmente apalpamos uma musculatura tensa na esperança de que o corpo retorne ao estado normal. Isso significa que o corpo físico sente e sofre as consequências dos nossos problemas psicológicos. Mas o inverso também é verdadeiro: quando temos algum problema físico, o nosso lado psicológico também sofre.
E a automassagem apresenta benefícios tanto físicos quanto emocionais para o praticante. Vamos conhecê-los:
- - Ativação da circulação sanguínea: melhora da oxigenação do corpo e da eliminação de impurezas;
- - Diminuição das dores musculares: com a aplicação da automassagem ocorre o relaxamento da musculatura e a consequente redução das dores e dos sintomas do cansaço (fadiga muscular);
- - Alívio das tensões emocionais: a prática diária da automassagem reduz as tensões ocasionadas pelos problemas diários.
A aplicação da automassagem depende de o praticante conhecer o ponto que se deseja tratar e pressionar essa região durante alguns minutos. Uma sugestão prática para a automassagem é que os pontos mais importantes a serem tratados doem quando pressionados.
Aqui deixo uma seqüência completa de automassagem
Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha. Para quem está cansado, a intensidade da massagem deve ser leve, com pressões e palmadas superficiais. Já quem anda sedentário e tem se alimentado em excesso se beneficiará com uma pressão mais forte.
- 1. Sente-se confortavelmente, com as costas eretas. Respire calmamente procurando focar sua atenção em si mesmo. Esfregue as mãos e toque o rosto massageando a mandíbula.
- 2. Com os dedos indicadores, acompanhe o desenho interno das orelhas, tampando os ouvidos no final (por cerca de 10 segundos).
- 3. Deslize os oito dedos (exceto os polegares) pela testa, quatro de cada lado finalizando o movimento com uma fricção circular na região das têmporas
- 4. Pressione o canto interno dos olhos.
- 5. Em seguida, pressione o canto externo da órbita ocular.
- 6. Faça a mesma pressão no ponto entre as sobrancelhas.
- 7. Agora, pressione os cantos externos das sobrancelhas. Para terminar o movimento, feche os olhos e massageie suavemente os globos oculares, exercendo uma pressão leve sobre as pálpebras.
- 8. Deslize as mãos pelas laterais do nariz saindo pela maçã do rosto.
- 9. No topo da cabeça, com a polpa dos dedos, friccione o couro cabeludo.
- 10. Como se estivesse tocando piano, dê pequenas batidinhas com as pontas dos dedos no couro cabeludo.
- 11. Use os polegares para pressionar os pontos logo abaixo da caixa craniana, acima dos músculos que ladeiam a coluna vertebral
- 12. Atente para a nuca e ombros: prenda os músculos da nuca como se suas mãos fossem duas pinças descendo da cabeça para baixo e para os lados até chegar aos ombros.
- 13. Com a mão direita, pince o ombro esquerdo enquanto gira o ombro 360 graus. Repita do outro lado da mesma forma.
- 14. Para as costas e a coluna: eleve os braços e dobre-os para trás, caminhando com as mãos para baixo (partindo dos ombros) em direção à cintura.
- 15. Una as mãos às costas, posicionando uma das mãos por baixo e a outra por cima. Flexione o tronco para frente expirando. Repita o exercício trocando a posição das mãos.
- 16. Para massagear a região sacral, deite de costas e, com as pernas flexionadas, mexa a base da coluna como se fosse um mata-borrão, para cima e para baixo (imagem b), e lateralmente, deitando as pernas até tocar os joelhos no chão (imagem c). Faça o mesmo do outro lado.
- 17. Ainda deitada, segure os joelhos com as mãos e aproxime-os do tronco, soltando o ar. Observe o toque de cada vértebra da coluna no chão. Isso alonga a região lombar.
- 18. Com as pernas flexionadas e os pés no chão, eleve e abaixe o quadril lentamente (solte o ar ao elevá-lo).
- 19. Para alongar a coluna cervical fique deitada, com as pernas esticadas e eleve apenas a cabeça do chão, girando-a lentamente para um lado e para o outro. Solte o ar ao abaixá-la, também suavemente.
- 20. Flexione novamente as pernas, respire em ritmo calmo e profundo e massageie com a ponta dos dedos toda a extensão abdominal, subindo pela direita, atravessando para a esquerda e descendo. Repita a seqüência três vezes e com a musculatura abdominal relaxada
- 21. Escolha oito pontos em volta do umbigo, como se fosse traçar duas cruzes, e pressione-os no sentido horário (para intestinos normais ou presos) e no sentido anti-horário (para intestinos soltos).
- 22. Massageie com a ponta dos dedos os espaços intercostais.
- 23. Sente-se. Para liberar a tensão dos braços, inicie dando pequenos soquinhos com a mão fechada no braço oposto. Comece a partir do ombro até a mão (que deve estar com a palma para cima). Volte percutindo com a palma da mão para baixo, na face externa do braço até o ombro. Atenção: toque as articulações com cuidado. Termine deslizando e friccionando ligeiramente o braço e o antebraço.
- 24. As mãos também merecem cuidado especial. Inicie atritando bem as palmas e o dorso das mesmas.
- 25. Cuide dos dedos, pressionando e massageando cada um deles desde a articulação até a extremidade.
- 26. Deitada de costas, una as solas dos pés e afaste os joelhos o máximo que conseguir. Relaxe a musculatura pélvica massageando atentamente toda a região (músculos, ossos, tendões) e observando dores e desconfortos.
- 27. Sentada e, ainda com os pés unidos e joelhos afastados, massageie a curvatura dos pés.
- 28. Na mesma posição, dê pequenos soquinhos na parte interna da perna e da coxa obedecendo sempre essa direção: dos pés para o quadril. Repita algumas vezes.
- 29. Junte os joelhos, deixando as pernas flexionadas e os pés no chão e faça a percussão agora pelo lado externo da coxa e da perna, começando de cima para baixo, isto é, do quadril para o pé. Repita algumas vezes. (Toque atentamente os joelhos e os tornozelos).
- 30. Termine a automassagem caprichando no relaxamento dos pés. Primeiro, com os polegares, massageie bem a sola de um dos pés. Em seguida, dê suaves batidinhas com a mão fechada sobre o calcanhar e, depois, com a palma das mão, deslize por toda a sola. Faça o mesmo no outro pé.
- 31. Agora trate do dorso dos pés. Com os polegares pressione toda a área, em seguida cuide de cada dedo como você fez com os das mãos e termine deslizando a mão por todo o pé (dorso e sola). Repita o mesmo no outro pé. Pronto! Observe como você está mais relaxada e desfrute o prazer dessa consciência corporal.
Gostou dessa dica?
Deixe sua opinião, ela é muito importante!
Abraços!
Olá, AMIGA!! Passando para avisar que á divulgação do seu blog já foi liberada e está lá na AGENDA DOS BLOGS. Divulgarei também no FACEBOOK . Estou mandando o seu número de identificação que é o 213 e você já pode pedir á sua Carteirinha, indo até á página INSCREVA-SE e seguindo ás orientações que estão lá.Peço que retribua ás visitas que chegarem aqui, porque GENTILEZA GERA GENTILEZA!! É um prazer ter você conosco!! Bjs!!!
ResponderExcluirAgenda dos Blogs
Olá Querida!vim te conhecer,já estou te seguindo," Cantinho da Ione" vi teu link na agenda dos blogs.
ResponderExcluirvem conhecer meu cantinho:
http://gospelcantinhodaione.blogspot.com.br/2013/01/gincana-bao-ainda-da-tempo-de-votar.html
Também quero lhe convidar para dar um voto na minha poesia,em uma gincana que estou participando, no site "Ô Trocyn Bão".
A minha participação é com uma Poesia que fala sobre o site:
ô Trocyn bão!!! é só entrar neste link http://www.riosul2012.com/2013/01/ione-o-trocyn-bao.html
E se você gostar e puder votar no nome (Ione) eu lhe agradeço! está na lateral esquerda do site na Enquete "EM QUEM VOCÊ VOTA?", Agradeço por sua atenção e compreensão!!!
Grata!!!
Fique com Deus!!!
bjs!!!
Ione Viana
Gostei muito do seu blog e das dicas de automassagem, eu adoro esses assuntos! Seu blog é muito bonito!
ResponderExcluirOie, vi o blog na página de divulgação vim conhecer e seguindo.
ResponderExcluirQue post bacana, não falo só por falar, sério gostei mesmo!
Até porque eu já fiz um curso de massagem no Senac a " Quick" só não trabalho na área. Depois de ver aqui vou fazer massagem em mim já que não tem quem faça rsrs
Beliscões carinhosos da Máh :)
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
Gostei mt desse assunto!Parabéns
ResponderExcluir