Pular para o conteúdo principal

O que é automassagem?


Automassagem
O que é automassagem?

O ato de massagear a si mesmo é uma ação de conforto pessoal, conforme a classificação de Desmond Morris, em seu livro “Você”. Ou seja, trata-se de uma ação que fazemos quase sem perceber: quando tiramos do pé um sapato apertado, quando terminamos uma prova, quando saímos cansados de uma reunião, invariavelmente apalpamos uma musculatura tensa na esperança de que o corpo retorne ao estado normal. Isso significa que o corpo físico sente e sofre as consequências dos nossos problemas psicológicos. Mas o inverso também é verdadeiro: quando temos algum problema físico, o nosso lado psicológico também sofre. 

E a automassagem apresenta benefícios tanto físicos quanto emocionais para o praticante. Vamos conhecê-los:
  • - Ativação da circulação sanguínea: melhora da oxigenação do corpo e da eliminação de impurezas;
  • - Diminuição das dores musculares: com a aplicação da automassagem ocorre o relaxamento da musculatura e a consequente redução das dores e dos sintomas do cansaço (fadiga muscular);
  • - Alívio das tensões emocionais: a prática diária da automassagem reduz as tensões ocasionadas pelos problemas diários.

A aplicação da automassagem depende de o praticante conhecer o ponto que se deseja tratar e pressionar essa região durante alguns minutos. Uma sugestão prática para a automassagem é que os pontos mais importantes a serem tratados doem quando pressionados.

Aqui deixo uma seqüência completa de automassagem 
Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha. Para quem está cansado, a intensidade da massagem deve ser leve, com pressões e palmadas superficiais. Já quem anda sedentário e tem se alimentado em excesso se beneficiará com uma pressão mais forte. 
  • 1. Sente-se confortavelmente, com as costas eretas. Respire calmamente procurando focar sua atenção em si mesmo. Esfregue as mãos e toque o rosto massageando a mandíbula. 
  • 2. Com os dedos indicadores, acompanhe o desenho interno das orelhas, tampando os ouvidos no final (por cerca de 10 segundos). 
  • 3. Deslize os oito dedos (exceto os polegares) pela testa, quatro de cada lado finalizando o movimento com uma fricção circular na região das têmporas 
  • 4. Pressione o canto interno dos olhos. 
  • 5. Em seguida, pressione o canto externo da órbita ocular.
  • 6. Faça a mesma pressão no ponto entre as sobrancelhas. 
  • 7. Agora, pressione os cantos externos das sobrancelhas. Para terminar o movimento, feche os olhos e massageie suavemente os globos oculares, exercendo uma pressão leve sobre as pálpebras. 
  • 8. Deslize as mãos pelas laterais do nariz saindo pela maçã do rosto. 
  • 9. No topo da cabeça, com a polpa dos dedos, friccione o couro cabeludo. 
  • 10. Como se estivesse tocando piano, dê pequenas batidinhas com as pontas dos dedos no couro cabeludo. 
  • 11. Use os polegares para pressionar os pontos logo abaixo da caixa craniana, acima dos músculos que ladeiam a coluna vertebral
  • 12. Atente para a nuca e ombros: prenda os músculos da nuca como se suas mãos fossem duas pinças descendo da cabeça para baixo e para os lados até chegar aos ombros. 
  • 13. Com a mão direita, pince o ombro esquerdo enquanto gira o ombro 360 graus. Repita do outro lado da mesma forma. 
  • 14. Para as costas e a coluna: eleve os braços e dobre-os para trás, caminhando com as mãos para baixo (partindo dos ombros) em direção à cintura. 
  • 15. Una as mãos às costas, posicionando uma das mãos por baixo e a outra por cima. Flexione o tronco para frente expirando. Repita o exercício trocando a posição das mãos. 
  • 16. Para massagear a região sacral, deite de costas e, com as pernas flexionadas, mexa a base da coluna como se fosse um mata-borrão, para cima e para baixo (imagem b), e lateralmente, deitando as pernas até tocar os joelhos no chão (imagem c). Faça o mesmo do outro lado. 
  • 17. Ainda deitada, segure os joelhos com as mãos e aproxime-os do tronco, soltando o ar. Observe o toque de cada vértebra da coluna no chão. Isso alonga a região lombar. 
  • 18. Com as pernas flexionadas e os pés no chão, eleve e abaixe o quadril lentamente (solte o ar ao elevá-lo). 
  • 19. Para alongar a coluna cervical fique deitada, com as pernas esticadas e eleve apenas a cabeça do chão, girando-a lentamente para um lado e para o outro. Solte o ar ao abaixá-la, também suavemente. 

Automassagem
  • 20. Flexione novamente as pernas, respire em ritmo calmo e profundo e massageie com a ponta dos dedos toda a extensão abdominal, subindo pela direita, atravessando para a esquerda e descendo. Repita a seqüência três vezes e com a musculatura abdominal relaxada 
  • 21. Escolha oito pontos em volta do umbigo, como se fosse traçar duas cruzes, e pressione-os no sentido horário (para intestinos normais ou presos) e no sentido anti-horário (para intestinos soltos). 
  • 22. Massageie com a ponta dos dedos os espaços intercostais. 
  • 23. Sente-se. Para liberar a tensão dos braços, inicie dando pequenos soquinhos com a mão fechada no braço oposto. Comece a partir do ombro até a mão (que deve estar com a palma para cima). Volte percutindo com a palma da mão para baixo, na face externa do braço até o ombro. Atenção: toque as articulações com cuidado. Termine deslizando e friccionando ligeiramente o braço e o antebraço. 
  • 24. As mãos também merecem cuidado especial. Inicie atritando bem as palmas e o dorso das mesmas. 
  • 25. Cuide dos dedos, pressionando e massageando cada um deles desde a articulação até a extremidade. 
  • 26. Deitada de costas, una as solas dos pés e afaste os joelhos o máximo que conseguir. Relaxe a musculatura pélvica massageando atentamente toda a região (músculos, ossos, tendões) e observando dores e desconfortos.
  • 27. Sentada e, ainda com os pés unidos e joelhos afastados, massageie a curvatura dos pés. 
  • 28. Na mesma posição, dê pequenos soquinhos na parte interna da perna e da coxa obedecendo sempre essa direção: dos pés para o quadril. Repita algumas vezes. 

Automassagem
  • 29. Junte os joelhos, deixando as pernas flexionadas e os pés no chão e faça a percussão agora pelo lado externo da coxa e da perna, começando de cima para baixo, isto é, do quadril para o pé. Repita algumas vezes. (Toque atentamente os joelhos e os tornozelos). 
  • 30. Termine a automassagem caprichando no relaxamento dos pés. Primeiro, com os polegares, massageie bem a sola de um dos pés. Em seguida, dê suaves batidinhas com a mão fechada sobre o calcanhar e, depois, com a palma das mão, deslize por toda a sola. Faça o mesmo no outro pé. 
  • 31. Agora trate do dorso dos pés. Com os polegares pressione toda a área, em seguida cuide de cada dedo como você fez com os das mãos e termine deslizando a mão por todo o pé (dorso e sola). Repita o mesmo no outro pé. Pronto! Observe como você está mais relaxada e desfrute o prazer dessa consciência corporal.
Gostou dessa dica?

Deixe sua opinião, ela é muito importante!

Abraços!

Comentários

  1. Olá, AMIGA!! Passando para avisar que á divulgação do seu blog já foi liberada e está lá na AGENDA DOS BLOGS. Divulgarei também no FACEBOOK . Estou mandando o seu número de identificação que é o 213 e você já pode pedir á sua Carteirinha, indo até á página INSCREVA-SE e seguindo ás orientações que estão lá.Peço que retribua ás visitas que chegarem aqui, porque GENTILEZA GERA GENTILEZA!! É um prazer ter você conosco!! Bjs!!!

    Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
  2. Olá Querida!vim te conhecer,já estou te seguindo," Cantinho da Ione" vi teu link na agenda dos blogs.
    vem conhecer meu cantinho:
    http://gospelcantinhodaione.blogspot.com.br/2013/01/gincana-bao-ainda-da-tempo-de-votar.html
    Também quero lhe convidar para dar um voto na minha poesia,em uma gincana que estou participando, no site "Ô Trocyn Bão".
    A minha participação é com uma Poesia que fala sobre o site:
    ô Trocyn bão!!! é só entrar neste link http://www.riosul2012.com/2013/01/ione-o-trocyn-bao.html
    E se você gostar e puder votar no nome (Ione) eu lhe agradeço! está na lateral esquerda do site na Enquete "EM QUEM VOCÊ VOTA?", Agradeço por sua atenção e compreensão!!!
    Grata!!!
    Fique com Deus!!!
    bjs!!!
    Ione Viana

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog e das dicas de automassagem, eu adoro esses assuntos! Seu blog é muito bonito!

    ResponderExcluir
  4. Oie, vi o blog na página de divulgação vim conhecer e seguindo.
    Que post bacana, não falo só por falar, sério gostei mesmo!
    Até porque eu já fiz um curso de massagem no Senac a " Quick" só não trabalho na área. Depois de ver aqui vou fazer massagem em mim já que não tem quem faça rsrs

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Como aumentar o bumbum e os seios sem cirurgia plástica?

Olá meninos e meninas tudo bem?

Meninas novidade no mercado, e uma novidade que promete aquilo que todas ou quase todas nós gostaríamos de ter, e quando falamos de estética, esse ganha forma de um jeito incrível, com benefícios incríveis para o seu corpo.

Agora você pode adquirir aquelas curvas desejadas, com um tratamento natural de um creme maravilhoso, imagine um bumbum maior e durinho, como também um seio maior  e durinho, claro que estou falando das moças como eu que não tiveram a sorte de vir, digamos farta, volumosa etc ... rsrs
Além disso pode ser usado no rosto, já pensaram nisso?

Bom meninas, eu ainda não conheço o produto, estou conhecendo agora, e confesso que estou muito curiosa sobre ele. Então vou experimentar, recebi da nossa parceira Bio Vitta uma amostra para teste do  creme  Adifyne TM, e irei postar aqui os resultados obtidos com esse creme.
Bom minha teoria é a seguinte, se não aumentar ao menos vai hidratar e firmar, e quem não deseja isso?
Vamos conhecer o produto: Adif…

Usei Creme Depilatório Veet

Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?
Eu to feliz porque o sol voltou e junto dele o calorzinho, coisa m a r a v i l h o s a.
Bom, hoje quero mostrar um produto que eu comprei pra testar, e quero dividir com vocês, os resultados.
Comprei o Veet Creme Depilatório para peles delicadas, já testei ceras, hoje resolvi testar o creme e ver se o resultado é como a marca promete.
Na embalagem diz que devemos passar uma porção com as mãos na área a ser depilada, bem generosa, deixar agir por 5 minutos nunca excedendo a 10 minutos, e depois retirar com uma esponja e água, fria ou morna.

Na primeira foto você vê parte da minha perna ainda com pelos e parte com o creme. Na foto a seguir você pode observar que eu já retirei o creme, mas que não saiu totalmente os pelos.

Calma, não vamos brigar com o produto, não é que o creme depilatório Veet  não seja bom, embora realmente o resultado não foi bom, porque não saiu todos os pelos.
Então você deve estar se perguntando, mas então o creme não é bom?
Eu te …

Cores quentes, frias e neutras

Olá meninos e meninas tudo bem?

Estava lendo sobre as combinações de cores, pois como sabem eu ando de reforma em casa, aliás uma reforma que mais parece um parto de tão demorada rsrs. Pintar a casa, renovar e combinar as cores, para deixar o ambiente em harmonia é legal né? Mas pra isso precisamos ter noção de como isso funciona, então fui pesquisar sobre o assunto, e descobri por exemplo que essa regra vale também para make, pois é, se você souber combinar as cores entre si, nunca vai errar na sua make, achei interessante, pois nunca tinha pensado sobre isso.
Então vamos conhecer um pouco das cores.
Uma cor formada de duas cores Primárias que opõem –se àquela Primária que não entrou na sua formação ou vice-versa. No Círculo Cromático as Cores Complementares estão em posição oposta, como são antagônicas, anulam-se entre si. Exemplos: o azul anula o laranja e vice-versa; o vermelho anula o verde ou vice-versa; o amarelo anula o roxo ou vice-versa.
Assim a cor azul é complementar do laranja…

Tratamento para tirar manchas na pele

Olá meninos e meninas tudo tranquilo por aí?

Aqui no sul sempre frio, mas ainda sim está gostoso.

Hoje trago um dica bacana pra nós acabarmos com as manchas do rosto e diminuir estrias.

Quem gosta de estar com a pele manchada? Ninguém né? Então sempre buscando soluções, achei no pesquisar do Google alguns blogs e vídeos dando várias dicas, umas até meio estranhas, essa que passo hoje, me interessou muito, por isso estou testando, e resolvi passar a vocês.
Vamos ver como tirar as manchas do rosto e diminuir as estrias. Vamos as dicas?
Como tirar manchas do rosto: Para tirar manchas do rosto, você pode usar uma pomada que usamos para assaduras de criança.  Use Hipoglós (o suficiente) para passar no rosto, junto   com 3 gotinhas de óleo de  rosa mosqueta, misture os dois ingredientes, e passe no rosto, passe a noite, e durma com essa mistura, pela manhã lave o rosto.  

Se você tem o rosto muito oleoso  deixe uns 20 minutos, retire e passe seu tônico ou creme usual. Atenção: Sempre cuide a área dos…

Divulga Links

“Sou criativa e poderosa em tudo o que faço.”

Estatísticas

Dias online

. .
.
. StatsCrop .