Translate

Você sabe quando a cera é um perigo para a saúde?

Olá meninos e meninas tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar de um assunto sério, tenho aqui uma dica e ao mesmo tempo um alerta para todas(os) que fazem depilação com cera, leiam com atenção esse artigo.

Cera reaproveitada, um perigo para sua saúde. 
Como identificar lugares confiáveis para realizar a depilação? 
Cera reaproveitada
Com o tempo tudo evolui e com a depilação não poderia ser diferente. Há tempos atrás não se tinha muita informação quanto aos riscos do reaproveitamento de cera e, devido a essa falta de informação, muitas profissionais reaproveitavam cera, ou seja, a cera que era utilizada com uma cliente e após o procedimento de depilação não era levada para o lixo, ela era fervida e coada para ser reaproveitada novamente com a próxima cliente e esse processo acontecia várias e várias vezes no dia e na semana. Não é raro o relato de pessoas que dizem ter observado pelos que não eram seus na cera utilizada em suas peles.
Não a cera reaproveitada

Achou nojento? Sim, é muito nojento, e muito além de nojento, é extremamente perigoso, muitas doenças podem ser transmitidas pelo uso de cera reaproveitada.

Já ouviu falar em HPV, o Human Papiloma Virus? Ele está presente em 99% dos casos de câncer de colo de útero e sabe como ele pode ser transmitido? Uma das formas é pela depilação com cera reaproveitada. Já imaginou depilar-se em um local sem higiene e ser infectada com o HPV? 

E a Candidíase, uma doença causada por fungo, que causa corrimento, coceira e irritação na região vaginal, sabia que também pode ser transmitida pela depilação com cera reaproveitada? 

Fique atenta
É seu direito como consumidora ter um tratamento de depilação adequado de
Saúde
acordo com as normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Se necessário, invista um pouco mais, mas procure estabelecimentos sérios e comprometidos com a saúde. Fique atenta a tudo quando for escolher um local para se depilar. Aí vão algumas dicas que poderão ajudá-la a escolher um local seguro: 

1. Peça para ver o rótulo da cera utilizada pela depiladora. No rótulo você encontra o Registro da Anvisa, isso indica que o produto poderá ser utilizado com segurança.

2. Cera feita em casa é proibido, mas mesmo assim alguns estabelecimentos ainda oferecem, mas tenha cuidado, você não sabe como essa cera foi feita, não sabe quais os princípios ativos que contém, por isso escape rapidinho deste local, assim você evitará doenças, alergias e manchas na pele.

3. Ceras retiradas com a própria mão, aquelas que são aplicadas em camada grossa para que a depiladora consiga puxar com as mãos no momento da retirada, são mais facilmente reaproveitadas, prefira ceras que necessitem do papel de depilação descartável para retirada, é uma maior segurança, pois é impossível o reaproveitamento desse tipo de cera. 

4. Todo o material de depilação deve ser descartável, ou seja, deve ser usado uma única vez com o cliente e após o uso o destino é o lixo. Você deve verificar lençol da maca, deve ser descartável, geralmente é usado um lençol de papel; as luvas usadas pela depiladora, o palito de depilação, o papel para retirada da cera e a cera devem ser usados com você e ao final do atendimento tudo deve ir necessariamente para o lixo. Tudo deve ser descartável!

5. Prefira ambientes limpos, claros e bem arejados, com ventiladores ou condicionadores de ar em perfeito funcionamento. Uma sala quente e úmida é o ideal para a proliferação de bactérias. 

6. Se achar necessário questione os profissionais sobre as formas de higiene do local. O bom profissional ficará honrado em explicar e mostrar a você todo o processo de higienização que o estabelecimento segue. Esse profissional verá seu questionamento como uma oportunidade para atrair você e todas as outras pessoas que você certamente indicará sabendo que esse local segue todas as normas de higiene necessárias.

É lamentável saber que nos dias atuais, com tanta informação, ainda existem muitos estabelecimentos que praticam esse tipo de procedimento totalmente proibido e passível de punição em nosso País que é a depilação com cera reaproveitada. Algumas pessoas acreditam que o calor do fogão, onde a cera é fervida novamente, elimine as bactérias, vírus e fungos e por isso acham que o reaproveitamento da cera não é prejudicial à saúde. Mas é um engano pensar assim, muitos microrganismos são resistentes à temperatura elevada, ou seja, não são eliminados e continuam a infectar outras pessoas.

Informe-se sempre, quanto mais informada você for, mais cuidará de sua saúde e beleza.

Letícia de Lima Ferreira
Fisioterapeuta Dermato Funcional – Crefito 114178-F
Responsável Técnica e Ministrante dos Cursos da Bela Brasil Depil
leticia@belabrasildepil.com.br
Beijus
Estar bonita significa estar bem e com a saúde em dia, então gurias, fiquem alertas, é a sua saúde que está em jogo, não vacile! 

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos!!!
Blog Masso Vita

Comentários

  1. Mynda,
    fiquei com nojo mesmo, nunca tinha pensado nisso, que horror!
    vou ficar antenada agora e sempre, obrigada pela dica importante de higiene pessoal!
    Bjus e linda semana,amiga!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Passo pra parabenizá-la pelo prêmio Xícara de Ouro... bem merecido...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  3. Realmente lamentável e nojento! Pior que eu já ouvi uma amiga minha dizer que no salão onde a prima dela trabalhava acontecia exatamente isso.
    São nesses momentos que dou graças a Deus por só me depilar em casa.
    Adorei o post. Compartilhando no Facebook.
    Beijos, Mindaaa!!
    lendoodia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse é o tipo de informação que deve ser divulgada. Muitas vezes na correia do dia a dia,não percebemos como esses detalhes são importantes.Obrigada por compartilhar.Tania www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
  5. Informações valiosas pra quem usa a cera, temos que ficar atentas, queremos ficar bonitas mais bem de saúde, importantes as suas observações bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi? Eu já tinha ouvido falar em reaproveitamento de cera, uma vez minha mãe falou que na minha cidade ela só confiava em um clinica de estetica.
    Gosto bastante de postagem informativa, isso precisa com toda a certeza ser compartilhado :)

    Chovendo Risos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu fazia depilação com cera antes da pandemia. O salão era muito limpo, nunca questionei sobre a cera, só estou sabendo agora sobre o reaproveitamento. Depois, veio a pandemia e a profissional foi embora, não fiz mais. Obrigada pelo alerta, se eu voltar a fazer depilação vou questionar sobre a cera.

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Estou passada, eu sei sobre o HPV, mas não sabia que poderia ser transmitido pela cera reutilizada. Nossa, muito legal você vir aqui e fazer esse alerta, vai ajudar muita gente. Precisamos ficar alertas mesmo com a escolha do local e questionar os profissionais. Gostei muito do post,
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Parabens! Seu post é super infirmativo, é muito perigoso reaproveitar a cera ..

    ResponderExcluir
  10. Por isso a importância de se depilar em locais confiáveis e com toda higiene. Nao sabia disso. Fiquei chocada!

    ResponderExcluir
  11. Chocada, não sabia dessas coisas não! Ainda bem que não uso cera (até porque tenho alergia)

    ResponderExcluir
  12. O problema não é apenas a transmissão da bactéria, a cera pode manchar ou escurecer a pele.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou alérgica a cera.... graças a Deus. Fiquei pasma com esse teu posto. Muito necessário. Já ouvi falar de algumas "clínicas" aqui em Curitiba que fazem isso. Que nojo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas