Translate

O que é Halloween?

Olá meninos e meninas, tudo bem?

Eu sempre tive muita curiosidade de saber sobre  Halloween, porque sempre vi em filmes, então resolvi pesquisar na net, e achei isso, veja:

Halloween - Dia das Bruxas
História do Dia das Bruxas, tradições e símbolos do halloween, tradições, origem da festa, significados.

Halloween no Brasil, comemoração, dia 31 de outubro.

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

História do Dia das Bruxas
Halloween

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Críticas
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.

SÍMBOLOS DO HALLOWEEN
Os símbolos do Halloween costumam ser figuras relacionadas à monstros, personagens assustadores e imagens que provocam medo. Embora muitas imagens sejam usadas na data, a tradição aponta para alguns símbolos clássicos, como poderemos ver nas imagens abaixo.
Abóbora: um dos símbolos mais representativos do Dia das Bruxas. Nos Estados Unidos é comum acender uma vela e colocar dentro da abóbora na noite do Dia das Bruxas.
Gato Preto
Gato Preto

Gato preto: desde a Idade Média os gatos pretos são relacionados às bruxas. Existe um grande misticismo em torno dos gatos de cor preta. No Brasil é, de acordo com a cultura popular, relacionado ao azar.
Bruxinha
Bruxa

Bruxa: um dos principais símbolos do Halloween.
Fantasma
Fantasma

Fantasma: por representar o susto e o medo também é um símbolo tradicional da festa.
Morcego
Morcego

Morcego: tem a imagem associada ao Drácula e, portanto, também é uma figura presente na data.
Drácula
Drácula

Drácula: personagem muito popular por gerar medo em muitas pessoas é tradicional no Dia das Bruxas.
Frankstein
Frankstein

Frankstein: outra figura monstruosa tradicional do Dia das Bruxas
Outros símbolos:
  • - Castelo Mal Assombrado
  • - Cemitério
  • - Lua Cheia
  • - Lobisomem
  • - Caveira
  • - Caldeirão da Bruxa
  • - Caixão
  • - Aranha Negra
  • - Túmulo de cemitério
  • - Múmia
  • - Caveira com foice (símbolo popular da morte)
Fonte: Sua página.com
Bruxinha gif
Gostaram de saber o que é Halloween? Deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, My!
Blog Masso Vita

Comentários

  1. Ah, eu acho que podemos sim, incorporar novas culturas. Além disso, o haloween, jamais terá no Brasil, a mesma importância que nos países de origem, então, que possamos vivenciar isso de alguma forma. Pois é divertido rs
    Nosso folclore é sim, riquíssimo. Mas o que e propõe não é suprimir o nosso para adquirir o do outro, e sim, diversão, apenas.
    Eu não sabia como tinha sido criado o dia de finados. Faz muito sentido.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi My, boa noite,
    Acredito que temos que levar tudo na brincadeira e passar para as crianças que tudo isso é ilusório e faz parte de uma invenção da história e que todo país tem a sua. O que vale e brincar e deixar passar o tempo, as crianças adoram isso de " doçuras ou travessuras" , então que brinquem os pequenos...
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mim! Amei o texto, já conhecia a história porque vivo pesquisando na net as datas comemorativas para poder postar. Mais vc explicou tão bem que dá até vontade de participa do dia das bruxas rsrsrs.
    Onde trabalho a turma comemora e fica lindo eu só assisto. Tbm tenho um sobrinho que nasceu nesse dia e o chamamos de bruxinho desde bebê. Parabéns menina pela resenha e para vc muitas gostosuras!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. O pior é que você pesquisou quase tudo o que eu precisava saber pro meu cursinho de Inglês. kkkkkk
    Minha professora passou um trabalho justamente sobre o Halloween pra apresentarmos. rsrs
    Agora só preciso traduzir tudo pro inglês. rsrsrs
    O interessante disso tudo é que a gente fica sabendo de outras culturas, de outras histórias, de outras lendas...
    Adoreii o post!! Beijoosss!
    lendoodia.com.br

    ResponderExcluir
  5. O Halloween tbm era a data de comemoração da última Colheita, antes das neves do Inverno... é uma celebração de morte pois acreditava-se que o Sol "morria" (e junto a divindade relacionada, dependendo da crença da região), o Frio, a Fome e a Morte reinavam, até o fim da estação e o renascimento do Sol (e sua divindade blá blá blá rsrs) e as festas de Plantio começavam, com o Beltane (ou Festa da Fogueira, q no Brasil virou Festa Junina), e recomeça a Roda do Calendário, como os antigos camponeses acreditavam na Europa ^^
    Realmente, aderir a culturas diferentes, ainda mais relacionadas a clima, de um lugar diferente pode ser complicado, mas não vejo mal em transformar tudo em brincadeira e ter Iaras, Sacis e Caboclos nas ruas de Halloween por aqui rsrsrs ^^ Em casa sempre deixamos doces se vier crianças, é bem legal!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!