Translate

Afinal o que é a TPM?

Massagem e TPM
Olá meninos e meninas tudo bem com você?

Acredito que todos já sabem o que seja essas três letrinha que podem tirar o sono de muitas mulheres e maridos também, cerca de 35% das mulheres possuem tensão pré menstrual, mas para 10% os sintomas são tao intensos que se quer é possível trabalhar. A variação de humor não atinge só as mulheres, pois as pessoas por perto podem sofrer com o transtorno. 

A síndrome de tensão pré-menstrual  ou TPM é um conjunto  de sintomas físicos e emocionais que a mulher apresenta alguns dias antes da menstruação, em torno de uns 5 a 10 dias antes de menstruar, e que vão aumentando de intensidade, e são sintomas que tem que desaparecer assim que a menstruação vem.  Algumas mulheres podem apresentar os sintomas até uns 15 dias antes da menstruação.  Entre os sintomas físicos  tem a retenção de líquidos, dores de cabeça, dor nas mamas, cólicas, inchaços, intestino preso,  entre outros desconfortos.  A  temida TPM pode causar reações emocionais extremas, tais como irritabilidade intensa, depressão, choro fácil  e, muito ocasionalmente, um comportamento violento. Em muitos casos, os sintomas aparecem resultantes de um estresse relacionado com desequilíbrio hormonal.

 Saiba que  também os hábitos de vida  podem influenciar na TPM, se a mulher for sedentária terá mais sintomas, se faz atividades físicas já os sintomas tendem a diminuir, além de tudo isso  a alimentação tem o poder de melhorar ou piorar os sintomas da TPM.  Você sabia que são descritos mais de 150   sintomas de tensão pré menstrual, e que 20 % das mulheres não sentem nada, mas que em torno de 80 % das mulheres tem algum sintoma, e que  20 a 40% das mulheres tem sintomas que atrapalham sua vida. E que   3 a 8% das mulheres tem o transtorno disfórico menstrual,  que é a forma grave, pois pode provocar alucinações  auditivas e visuais, e até mesmo nesse período a mulher pode cometer um assassinato? 

A  TPM acaba assim que a menstruação vem, mas o que nós fazemos nesse período, o que falamos, ou  como agimos  não acaba. Então falando num modo mais  técnico, quando entramos em TPM cai a nossa serotonina que é o neurotransmissor de prazer e bem estar, aí  procuramos a serotonina em fontes óbvias, por exemplo, doces, carboidratos  e chocolate por isso nossa vontade enlouquecida de comer doces nesse período.

Fique atenta para os grandes vilões na alimentação para a   TPM:
Açúcar, gordura, cafeína e sal você deve evitar nesse período.  Em compensação  o chocolate faz bem nesse período porque ele  acaba ajudando na formação de serotonina  que vai proporcionar uma sensação de bem estar, mas é preciso saber que você não deve exagerar  no chocolate.

Existem remédios, simpatias,  mas também podemos usar a massagem como auxiliar nos casos de TPM.

    Segundo Werner, é indicada massagem e outros tipos de terapias corporais na TPM. Técnicas de massagem são capazes de reduzir a depressão e a ansiedade e de minorar parte da retenção hídrica que torna a síndrome de tensão pré-menstrual fisicamente tão desconfortável. Uma massagem mais relaxante mais suave tem uma resultado super positivo.

 O  estresse tem demonstrado intensificar os sintomas da T.P.M. e a massagem acalma as reações do corpo ao estresse, desta forma estaríamos minimizando os efeitos da TPM.  É como uma bola de neve, você sente dor e fica tensa e quanto mais tensa, maior a dor. Deve-se quebrar este ciclo.
    Mulheres que participaram de uma pesquisa publicada em 22 de fevereiro de 1989, no New Zealand Medical Journal, relataram que a massagem foi o tratamento mais eficaz que elas encontraram para os sintomas da TPM diminuindo assim o uso de medicamentos que aliviavam a dor.

    Pesquisadores da Universidade de Miami (Flórida), formaram uma equipe para determinar quão eficaz a massagem pode ser para o tratamento da TPM, para isto dividiram 24 mulheres com intensos sintomas da TPM em 2 grupos.
    - O primeiro grupo foi massageada por um massoterapeuta, da cabeças aos pés, durante 30 minutos, duas vezes por semana.
    - O segundo grupo usou técnicas de relaxamento em seus próprios músculos, pelo mesmo tempo que o primeiro grupo (30 minutos, duas vezes por semana).

    Não importando se elas receberam massagem ou fizeram relaxamento, todas relataram uma sensação de melhora depois da cada sessão. Mas ao final de 5 semanas, as mulheres que receberam a massagem relataram um significativa redução de dor e inchaço que elas tinham no início da pesquisa, enquanto as mulheres que fizeram relaxamento não reportaram nada disto.

    Os massoterapeutas usam diferentes técnicas e até o momento nenhum estilo em especial  tem se  mostrado melhor do que o outro para as TPM.  Isto porque cada pessoa é única e responde de maneira diferente a cada técnica.

    Os terapeutas da Universidade de Miami estão estudando a combinação da técnicas da massagem sueca e neuromuscular. Outro estudo, publicado em dezembro de 1993 pela Obstetrics & Gyneology, sugerem que a reflexologia ou reflexoterapia, onde o terapeuta aplica  uma suave pressão nos pontos localizados nas orelhas, pés e/ou mãos, também podem oferecer benefícios de longa duração.

    Segundo Ann Guilanders, na  Reflexologia Podal consegue-se perceber a sensibilidade do sistema reprodutor feminino quando a área correspondente nos pés é estimulada.  Nos tratamentos de pacientes com sintomas pré menstruais , o objetivo é auxiliar o organismo a normalizar o desequilíbrio do sistema hormonal, estimulando regiões específicas e relaxar a paciente.
     - A Aromaterapia aliada a massagem diminui os desconfortos da TPM e ainda perfuma e nutre a pele.
   -  A massagem é usada em aromaterapia tanto para ajudar os óleos essenciais a penetratrarem no corpo, quanto para acentuar os seus efeitos terapêuticos. (Price,1999)
    A psicóloga e terapeuta floral Sandra Spiri, presidente da Associação Brasileira de Aromaterapia, indica alguns óleos essenciais para essa fase. Misture no máximo dois aromas e prefira os produtos naturais (os sintéticos não tem efeito terapêutico):

-  Sálvia: Restabelece o equilíbrio hormonal.
-  Pau-rosa: Previne e alivia dor de cabeça e irritação.
-  Alecrim e gerânio: Combinados, diminuem o inchaço.
-  Bergamota: Reduz depressão e aumenta a auto-estima.
-  Camomila e lavanda: Trazem calma e clareza.
-  Rosa: Relaxa e é analgésico.

    O shiatsu é uma técnica de massagem que veio do Japão, mas é baseada nos princípios da medicina chinesa. Defende que nosso bem-estar depende do bom fluxo de energia por caminhos que percorrem o corpo todo – os meridianos. Qualquer bloqueio pode gerar dor ou se transformar numa doença. “A massagem reequilibra a energia do órgão relacionado a cada ponto, melhorando a saúde física, mental e emocional. Porém não é indicada quando o fluxo menstrual é abundante ou durante a gravidez”, diz Daniel Luz, shiatsuterapeuta e acupunturista da equipe de medicina tradicional chinesa do Instituto de Medicina Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    
A massagem com Pedras Quentes e cristais é mais uma alternativa muito eficaz, pois aquece e relaxa os músculos, além de melhorar a circulação e acalmar o sistema nervoso. As pedras, com temperatura ajustada para cada pessoa, são deslizadas pelo corpo, concomitantes a manobras de massagem, e transmitem, além de calor, energia sutil que reequilibra os chacras e fortalece o campo vibratório, trazendo benefícios para a mulher e amenizando os sintomas típicos do período.

E com a Acupuntura se você não tem problemas com agulhas também pode ser uma ótima opção.

    A melhor forma de encontrar o tipo de massagem que poderá mais lhe ajudar é experimentar todos os tipos que você puder.  Você provavelmente não encontrará uma forma tão agradável de descobrir a não ser experimentando.
Fonte:
Revista Pense Leve
Barrinha

Meninas  se você tem TPM acentuada, procure orientação médica, ou um massoterapeuta e comece seu tratamento. Com certeza você vai se sentir muito melhor, e sua família também, pois quem sofre de TPM sabe o quanto é chato lidar conosco nessa época do mês. Meninos deem uma trégua, sabemos que não é fácil lidar com um ser irracional, mas nesse período não tem muito a se fazer, ajude sua companheira, indique soluções, mas nunca a critique nesse período, isso não é frescura como muitos dizem, são problemas hormonais que interferem na nossa vida, é chato pra você? Para nós é muito pior .

Qual sua técnica para não ter TPM? Deixe-nos sua opinião ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos,
My

Comentários

  1. Tpm é horrível,eu tenho mas não sofro tanto,da para levar numa boa,mas conheço pessoas que ficam horríveis quando estão nessa fase.
    Beijos e um ótimo começo de semana :)

    http://www.blogdapaulinka.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente isso é complicado né,,
    eu sofro muito com isso..
    Te desejo uma ótima semana abençoada por Deus..
    Beijos e abraços com muito carinho.
    Blog--Sempre Bella
    http://sabrinielo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que não tenho TPM, se tenho não percebo rsrsrs, agora de ficar inchada, com cólicas isso todas ficam, mas dores de cabeçam, mal humor, nada disso eu tenho.
    http://manguitarosa.blogspot.com.br/
    beijoos

    ResponderExcluir
  4. Oii....Que bom ter um blog com tantas dicas!!! Parabéns!! Conheci através do grupo do Agenda!! bjs Lú

    ResponderExcluir
  5. TPM é terrível mesmo!
    Eu não sabia que era possível amenizar o efeitos dessa "fase" com as técnicas da massoterapia!
    Achei o máximo!
    Um grande beijo!
    Dru
    www.blogquasegemeas.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns seus textos são maravilhosos, seu blog tem posts muito informativos!
    http://nutrirock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas