Translate

Princípios da Reflexologia

Olá meninos e meninas, tudo tranquilo hoje? Espero que sim.
Vamos conhecer mais um pouquinho de Reflexologia?
reflexologia

Princípios em que se baseiam a Reflexologia

Em cada célula existem agentes de manutenção da vida.
Um destes agentes responsáveis pela absorção da energia nutridora (ATP) é a mitocôndria a parte responsável da célula pela absorção desta energia. Podemos comparar a mitocôndria como a “indústria da célula”. Se a célula precisar de mais energia para efetuar melhor suas tarefas, a mitocôndria se divide e praticamente dobra a quantidade de absorção de energia. Se por algum impedimento a absorção de energia ou nutrientes fica debilidade esta célula começa a ficar doente. Para que este mecanismo funcione adequadamente, dependemos do pleno funcionamento de outros sistemas:

  • 1. Primeiro fator a ser considerado é se está havendo uma boa alimentação e conseqüentemente uma boa digestão.
  • 2. Segundo fator, se está havendo uma boa respiração não só em caráter de funcionamento pulmonar bem como os agentes inspirados e expirados diariamente. São estes dois fatores responsáveis pela matéria prima do ATP.
  • 3. Terceiro fator é se está havendo uma boa distribuição desta energia e da troca de gases. Isto é feito através de um bom funcionamento do sistema circulatório.
  • 4. Quarto fator é uma boa comunicação do estado geral da célula com o centro de controle do corpo. Isto é feito através de transmissão neuronal ou nervosa que iniciou junto a célula através das terminações nervosas.
  • 5. Quinto fator a ser considerado é, se está havendo um bom sistema de manutenção da célula, que envolve a retirada dos resíduos depositados nos intestinos celulares, papel este desempenhado pelo sistema linfático.
  • Considerando que um conjunto de células formam um tecido: células doentes
  • formarão um tecido doente. Tecidos doentes formarão um órgão doente. Um conjunto de órgãos doentes formarão um aparelho ou sistema doente e assim
  • teremos um individuo doente.

Princípios-da-Reflexologia
Em síntese, o que nos informou a situação original da doença ou patologia foi a princípio a célula. Nos interstícios celulares (espaços entre uma célula e outra), são encontrados vários reagentes responsáveis pela manutenção da vida; nutrientes para serem absorvidos ou impurezas que deverão ser eliminadas. Ao redor de cada célula encontramos uma área denominada mazênquima. Nesta área ocorre então as trocas de substâncias pra a célula bem como oxigênio e nutrição através de veias e artérias. O responsável pela limpeza da área é o sistema linfático que com seus capilares iniciam seu trabalho nesta região, absorvendo impurezas e proteínas que por terem uma dimensão maior só poderia entrar no sistema linfático. Porém o que nos informa sobre todo este funcionamento, se precisa ser reparado algo, ou se há nutrição suficiente é a terminação nervosa.
mapa-dos-pés
Esta terminação se comunica através de feixes nervosos levando a informação até o cérebro, onde começa uma série de reações, que posteriormente serão enviadas tanto às áreas afetada, bem como a outras partes do corpo os quais manifestarão os sintomas conhecidos por nós. Esta comunicação via neurônios (células do sistema nervoso responsáveis pela função de resposta ao estímulo recebido), permite, por exemplo, que ao encostarmos o braço em algo muito quente, imediatamente o tiramos do local, bem como, outros impulsos sensitivos como dores, mal estar, etc., que tem por finalidade informar-nos como está o nosso corpo.
reflexologia

Dez zonas de energia

O que fazemos quando temos uma dor de cabeça ou de estômago? Levamos as mãos à região e, instintivamente, aplicamos pressão pra aliviar o sintoma da dor.
As dez zonas de energia se subdividem em cinco pares, numerados de 1 a 5, de cada lado do corpo.
O corpo é dividido em dois grupos de cinco zonas, um de cada lado da coluna. As zonas seguem dos artelhos até a cabeça.
A zona 1 percorre os polegares pelos dois lados e segue pela linha central interna do corpo, da parte frontal interna das pernas, dos braços e da área
da coluna. Qualquer deficiência do fluxo de energia nesta zona pode afetar qual órgão ou funções a ela pertencente . Esta é a mais sensível das zonas dos pés, pois é nela que se localizam partes vitais do corpo: nariz, garganta, espinha e órgão sexuais.
Trabalhando simplesmente sobres os reflexos espinhais nos pés é possível aliviar um grande número de manifestações desagradáveis, pois os nervos da região da coluna vertebral estimulam o funcionamento de todo o corpo humano.
A zona 2 abrange a região que vai do dedo indicador ao segundo artelho, o que significa que é possível trabalhar o corpo todo, dividindo-o em segmentos. O método dessa divisão em canais ou meridianos de energia é semelhante ao principio que rege a acupressão e a acupuntura. Contudo, o ensino da reflexologia não destaca os meridianos nem identifica ou numera seus pontos.

Em vez disso, a ênfase é dada ao mapa do corpo, indicando cada área e órgão que se reflete na sala dos pés, nos artelhos, nas palmas das mãos e nos dedos. Outra diferença importante está nas técnicas de relaxamento com o polegar dos pontos de reflexos nos pés e nas mãos

Linhas dos Pés e das Mãos

Para compreender a reflexologia é essencial estudar as linhas de orientação nos pés e nas mãos. Devemos nos lembrar sempre que, na reflexologia, os pés são o espelho do corpo.
A linha do diagrama nos pés fica bem abaixo da região metatársica. É fácil localiza -la, pois, a coloração da pela acima da linha é mais escura. Nas mãos, tal linha está a cerca de 2,5 cm abaixo da área onde o dedo indicador se liga à mão.

Nos pés, a linha da cintura fica no meio. Para identifica-la, você pode passar o dedo indicador pela parte externa do pé até sentir uma protuberância óssea – o encaixe do metatarso. A partir daí, siga a linha pelo pé; ela indica a área da cintura do paciente. Nas mãos, tal linha está no ponto onde o polegar se liga à mão.reflexologia-mãos
A linha pélvica nos pés está localizada na base do calcanhar. Você pode encontra-la colocando um dedo indicador sobre cada osso do tornozelo e visualizar uma linha entre eles. Nas mãos. O osso pélvico começa na base mole do polegar, cerca de 2,5 cm acima do pulso.

Para localizar a linha do ligamento nos pés, puxe o grande artelho para trás e sinta o sulco entre ele o segundo artelho, descobrindo um ligamento vertical esticado como elástico. Nas mãos, essa linha se encontra entre o segundo e o terceiro dedos.
flor
Em outro post trago  pra você mais informações para que conheça  os benefícios dessa técnica, como por exemplo, para que usamos a reflexologia, e  algumas técnicas básicas.

Gostou? Comente, deixe sua opinião, ela é muito importante!!

Abraços
Mynda
minda-silva

Comentários

  1. oh, great post.
    I would like to be able to do massage

    ResponderExcluir
  2. Adoro qdo meu marido faz massagem nas minhas mãos... Até durmo... Eu prefiro fazer nos pés dele..
    Bjs - Su www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi My, um ótimo final de semana p vc também, bjimm e fique com Deus!
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que interessante seu post. Nunca tinha ouvida falar em reflexologia, gostei ^^
    Obrigada por visitar meu blog e por seu comentário. Volte sempre!!!
    Amei seu blog, têm posts interessantíssimos.
    Beijo!
    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. olá vi que vc assim como eu está no "Siga-me" , mas que também não está na listagem atualizada...
    Estou cumprindo as regras e mesmo assim visitando todos inclusive os novos assim como eu!
    Venha me seguir também...
    http://docesalinhavos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente gracias por tu ayuda que Dios te bendiga.

      Excluir
  6. a reflexologia e um dos melhores tratamentos convencionais,t

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das explicações vou começar a aplicar nos meus pés

    ResponderExcluir
  8. Eu acho o princípio da reflexologia é super legal, uma amiga faz e eu amo
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  9. Parabens! Adorei as informações. 🤩♥️

    ResponderExcluir
  10. Adorei a forma como vc explica.
    Vc tem algum livro que possa indicar.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários livros bons sobre o assunto, é difícil dizer qual o melhor, mas tem esses dois aqui -
      1 - A BÍblia da Reflexologia: O Guia Definitivo para Relfexologia
      2 - Reflexologia podal - sua saúde através dos pés: sua Saúde Através dos Pés - Primeiros Socorros e Técnicas de Relaxamento
      Espero que ajude!
      Bjos!

      Excluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas