Translate

Benefícios dos alimentos amarelos e alaranjados

Olá meninos e meninas tudo bem?

Vamos entrar numa de geração saúde? Sabemos que a natureza nos dá tudo que precisamos para termos uma vida mais saudável, mas pelo corre corre do dia a dia, acabamos comendo apenas Fast-food o que não é nada bom para nossa saúde e estética.
Alimentos amarelos e alaranjados
Veja bem, não é nunca comer um Fast-food, é moderar, é intercalar o in natura com os Fast-foods, sem radicalismos.

Mas os alimentos naturais parecem não ter tanto atrativos certo? Então vamos conhecer um pouco deles e saber onde e quando eles são importantes na nossa vida/saúde.

Esse artigo li no jornal Zero Hora, achei interessante e trouxe para nós.

Conheça os benefícios dos alimentos amarelos e alaranjados
Frutas e legumes com essas cores ajudam na prevenção da catarata e cegueira, além possuírem ação anti-inflamatória e anti-alérgica.

As cores dos alimentos revelam certas substâncias que são capazes de proteger e prevenir o nosso corpo contra diversas doenças. O médico Amilton Macedo, dermatologista com prática em oxidologia, afirma que uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável.

Antes de tudo, "comemos com os olhos" e um prato colorido, além de nos induzir ao prazer da comida, traz maior quantidade e diversidade de nutrientes, como boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais — afirma Macedo.

O conhecimento popular já sabe que alimentos alaranjados, como o mamão e cenoura, ajudam a deixar a pele mais morena. Essa informação tem fundamento e é cientificamente comprovada.

O especialista explica que esse efeito é resultado da ação do caroteno, conhecido como o pigmento da saúde, que potencializa a melanina da pele, ajuda a manter a cor e tem uma ação antioxidante. É essa substância que dá essa cor característica a alimentos como o mamão, milho, manga, gema de ovo e frutas cítricas e seu principal componente é o betacaroteno, a vitamina A, um potente antioxidante que têm como uma de suas principais funções a proteção da pele, além da visão, mucosas e do sistema imunológico.

Cenoura, queijo mussarela, ovo, manga, mamão, abóbora, milho, banana, abacate e pimentão amarelo são alguns exemplos de alimentos desse grupo.

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas do mundo, mas tem se caracterizado como um país com crescente deficiência de vitamina A. Como os alimentos amarelos e alaranjados são ricos nessa substância, o ideal é ingerirmos diariamente — recomenda o médico.

Além de proteger a pele, mucosas e o sistema imunológico, são muitos os benefícios dos alimentos ricos em betacaroteno, indo da prevenção à degeneração macular ao combate à catarata e cegueira em idosos.

Pessoas de todas as idades devem incluir em suas refeições alimentos amarelos e alaranjados, principalmente fumantes e quem consome álcool — alerta Macedo.

Confira quais são as funções que fazem dos alimentos amarelos e alaranjados fundamentais para a saúde:
Prevenção de catarata e cegueira: a luteína e a zeaxantina, que também são carotenos presentes principalmente no milho e no ovo, são importantes para a visão.

Ação anti-inflamatória: outro caroteno presente principalmente no mamão, na manga e tangerina é a betacriptoxantina, que tem uma poderosa ação anti-inflamatória, sendo um fator de prevenção e redução de infecções, alergias, doenças crônicas e a obesidade.

Antialérgica: principalmente nas frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e maracujá, a hesperidina tem ação antialérgica e anti-inflamatória.
BEM-ESTAR - Zero Hora

Assuntos relacionados:
OBS: Segundo o Feng Shui, uma ciência milenar da China, as cores são a manifestação da luz e da energia, que influenciam no equilíbrio do ambiente e na vida das pessoas, estimulando ou restringindo a boa energia. O laranja simboliza encorajamento, exuberância, interação, alegria e fascinação. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Ideal para salas de estudo, reunião e outros locais onde as pessoas se encontram para conversar.
Divisória laranja
Que tal aproveitarmos mais os alimentos amarelos e alaranjados? Deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, My!
Masso Vita


Comentários

  1. Ótimas e importantes informações minha linda amiga. Alimentação saudável para qualidade de vida
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal saber disso... Eu realmente não sabia sobre isso da cor do alimento e qual seu beneficio para a nossa saúde. Exceto sobre a laranja, limão e tal... Isso eu sabia, mas não por causa da cor, eu sabia porque é mais ou menos como se fosse passado de geração em geração e você sabe que faz bem para determinada coisa, mas não para pra pensar no porque. hahaha
    Adorei o post, bem informativo e importante. :D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  3. Quando a minha filha era bebê, teve carotenia. Foi quando aprendi sobre a tal substância.
    Não sabia da ação antialérgica desses alimentos.
    Excelente postagem!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Amiga!!! Adorei as dicas!!!
    Tbm estou nessa de ter uma vida mais saudável!!!!Melhor qualidade de vida!!!É preciso!!!
    Bjokas mil!!!!!!
    Soninha.

    ResponderExcluir
  5. Super informacao My. Eu sempre como diariamente, cenoura, abobora e gosto muito mesmo na minha alimentacao.
    Adorei o post My.
    Beijocas minha linda!

    ResponderExcluir
  6. Mi, acho muito interessante os alimentos estarem inclusos nessa escala cromática de cores.

    Beijinhos, com carinho...

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Muito bons os benefícios desses alimentos amarelos,não sabia My beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!