Translate

Quais os benefícios do leite de cabra?

Olá meninos e meninas tudo bem?

A pergunta que não quer calar, quem aqui se preocupa com a saúde? Creio que a resposta seja todos nós certo?

Eu sou uma das pessoas que mais me preocupo com a saúde, não que eu seja ou esteja doente nada disso, mas já entrei na casa do enta, ou seja 50 anos e com saúde, isso é algo a se comemorar certo?

Mas nada se consegue tão facilmente, requer alguns pequenos sacrifícios diários, um deles é o cuidado com a alimentação. Eu além de cuidar da estética, sim sou um pouco vaidosa, cuido principalmente daquilo que como ou bebo. E recentemente descobri o leite de cabra, na hora me pareceu estranho, leite de cabra?
Leite-de-cabra

Mas como trago em mim uma curiosidade enorme, fui pesquisar sobre o assunto e acabei descobrindo os benefícios do leite de cabra, que trouxe para nós como dica do post do dia.

Então vamos conhecer os benefícios do leite de cabra.
Afinal o que tem de bom o leite de cabra?
O leite de cabra é bastante similar ao leite humano  pois contém uma quantidade significativa de oligossacarídeos, e por isso, é bastante utilizado desde a antiguidade na alimentação, principalmente, de crianças.

Além de contribuir com a formação dos ossos e na prevenção da osteoporose devido ao alto teor de cálcio, o leite de cabra mantém a quantidade de ferro necessária às atividades do organismo sendo muito importante no combate à anemia.

Pelo que andei lendo a  digestão e a absorção do leite de cabra é duas vezes mais rápida em comparação ao leite de vaca, pessoas que tem alergia ao leite de vaca ou tem intolerância, como eu por exemplo, acabam por excluir o leite de vaca  de sua dieta normal, já ao contrário com o leite de cabra  temos uma tolerância melhor, e por isso o leite de cabra é indicado para crianças e idosos desnutridos ou pessoas que tenham alergia aos outros leites. 

Descobri que o  leite de vaca em contraste com o leite de cabra tem diferenças bastante relevantes. Segundo nutricionistas, a quantidade de gorduras e de proteínas do leite de cabra é semelhante ao do leite de vaca. Porém, a diferença está na qualidade desses nutrientes, que são ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais, o leite de cabra possui entre suas propriedades a fácil digestibilidade como um dos fatores de maior justificativa a seu consumo.

O leite de cabra também é considerado hipoalergênico por conter menos caseína alfa-1, uma substância responsável pelas alergias ao leite de vaca. Dessa forma, pessoas alérgicas ao leite comum podem tomar o leite de cabra sem grandes problemas. O leite caprino é mais fácil do organismo digerir porque o tamanho das partículas de gordura dele é menor e isso contribui para a absorção de seus nutrientes.  
Leite-de-cabra
O leite de cabra é muito rico em diversos minerais tais como: magnésio, manganês, fósforo, vitamina A, vitamina D, dentre outros. Também contém 20% de colesterol a menos que o leite de vaca. Dessa forma, é muito importante no combate à obesidade. 20% menos colesterol, isso é maravilhoso! Além disso também possui menor teor de açúcar contribuindo para uma alimentação saudável e equilibrada promovendo o bem estar global.

O leite de cabra contém mais ácidos graxos essenciais (linoleicos e araquidônicos) do que o leite de vaca. Ambos pertencem à série ômega-6. Da mesma forma, o leite de cabra tem 30 a 35% de ácidos graxos de cadeia média (C6-C14) MCT, enquanto o leite de vaca tem apenas 15 a 20%. Estes ácidos são uma fonte rápida de energia não armazenadas como gordura corporal. Além disso, a gordura do leite de cabra, reduz os níveis de colesterol total e mantém níveis adequados de triglicérides e de transaminases (GOT e GPT). Isto faz dele uma escolha de alimento para a prevenção de doenças cardíacas.

O leite de cabra  também não possui aglutinina, substância presente no leite de vaca que une as partículas gordurosas, formando um coalho mais difícil de digerir. Por isso contribui para manter o peso corporal. Gente quem não briga com a balança? Eu brigo diariamente.

Os pesquisadores apontam que o leite de cabra é rico em cálcio e fósforo, sendo altamente biodisponível, além de favorecer a deposição na matriz orgânica do osso, o que gera uma melhora nos parâmetros de formação óssea. Ele também tem mais zinco e selênio, que são micronutrientes essenciais, contribuindo para a defesa antioxidante e a prevenção de doenças neurodegenerativas. 

Seu alto teor de cálcio o coloca também como um excelente suplemento de cálcio, principalmente para pessoas que tenham problemas de absorção de cálcio ou estejam em fase de desenvolvimento e na menopausa também que é onde pode surgir a osteoporose por isso é super  indicado.  

O consumo do leite de cabra pode amenizar problemas digestivos – úlcera, gastrite, diminui a acidez e contribui para a cicatrização das paredes do estomago.  Ele possui cerca de 130mg de cálcio para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais cálcio do que o leite de vaca, daí que seja muito utilizado na ação preventiva e curativa da osteoporose. Ele atua também no sistema imunológico, aumentando a resistência às doenças comuns, como gripes, bronquites e alergias. 
Leite-de-cabra
Além de tudo isso, outro aspecto benéfico é que estes compostos atingem o intestino grosso sem terem sido digeridos e ajudam a desenvolver a flora probiótica, que compete com a flora bacteriana patogênica, fazendo-a desaparecer. Da mesma forma, o leite de cabra contém uma proporção menor de lactose que a do leite de vaca, cerca de 1% a menos e, como é mais fácil de digerir, os indivíduos com intolerância a este açúcar do leite podem ser tolerantes ao leite de cabra.

Dado o seu valor nutricional, além de trazer diversos benefícios à saúde, o leite de cabra está sendo citado como muito importante na prevenção a alguns tipos de câncer como o de mama. Isso ocorre porque esse leite é rico em ácido linoléico conjugado, uma gordura muito importante na prevenção de tumores, e também em cálcio.

A importância do leite de cabra na prevenção a alguns tipos de câncer têm sido motivo de estudo em diversas universidades em todo o mundo. Segundo esses estudos, o leite de cabra contém proteínas que podem ser utilizadas na prevenção dessa doença e, consequentemente, pode ser utilizado na produção de medicamentos com custo bem inferior aos da mesma natureza e já presentes no mercado.
Leite -de-cabra-Caprilat
Resumo dos benefícios:
-Possui 40% a mais de cálcio;
-Suas gorduras são insaturadas;
-Apresenta ômega 3;
-Rico em vitamina A;
-Rico em proteínas;
-Menos colesterol;
-Menos carboidrato;
-Rico em CLA (ácido linoléico conjugado), substância que previne o câncer e a formação de placas de gordura nas artérias.

Um copo de leite de cabra demora 40 minutos para ser digerido pelo estômago humano, enquanto o de vaca demora cerca de 2 horas e meia. Consumido, atua como coadjuvante em restituir ou manter os níveis no organismo de vitamina A, evitando doenças degenerativas na visão, reprodução, pele e perda de funções orgânicas. Indiscutivelmente, o leite de cabra é saúde pura". 

Por todas estas razões, os pesquisadores afirmam que o leite de cabra pode ser considerado um alimento funcional natural, e seu consumo regular deve ser promovido entre a população em geral, especialmente entre aqueles com alergia ou intolerância ao leite de vaca, má absorção, níveis elevados de colesterol, anemia, osteoporose ou tratamentos prolongados com suplementos de ferro.

Estudos Consideram Leite de Cabra um dos Alimentos mais Saudáveis

Descobri também que tem sabonete hidratante de Leite  de Cabra, mas esse assunto abordo num outro dia.
Referências:
- FURTADO, Múcio Mansur - Fabricação de queijo de leite de cabra . Ed. Nobel.
- ROTMAN Flávio - Coronárias sem infarto. Ed. Record.
Fonte: Revista O Berro nº 77 de Maio/2005.
arabesco coração
Bom, eu fiquei encantada e curiosa com tudo que li, e em breve eu mesma vou testar o sabor e os benefícios do leite de cabra, aguardem, porque vou contar tudinho pra vocês.
OBS: O que passo aqui são dicas e informações, para que você saiba sobre novas possibilidades, portanto antes de mudar qualquer coisa em sua dieta se você for alérgico a algum tipo de alimento, antes de trocar peça uma orientação ao seu médico. Não faça nada por conta própria. A responsabilidade pela sua saúde é inteiramente sua.
Por hoje é isso, agora me conta, então, gostaram de saber quais são os benefícios do leite de cabra? O que você pensa sobre o leite de cabra, já experimentou alguma vez? Deixe-nos sua opinião, ela é muito importante para nós!

Aproveita a visita, e deixe sua opinião, ela é muito importante para nós! Compartilhe com as amigas(os)!

Acompanhe-nos também nas redes sociais FaceInstagram e Youtube!

Eu vou até ali resolver algumas coisas e volto ...
Abraços até breve ...
Beijos, Minda

massovita-blog


Comentários

  1. Nossa não sabia destes benefícios do leite de cabra, na verdade nunca tomei... Adorei saber mais sobre.
    Tem unha da semana no blog, beijos
    http://meudocemundo2010.blogspot.com.br/2014/08/unha-da-semana-black-luxury.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Minda,adorei esse texto sobre as propriedades do leite de cabra.
    Minha filha quando pequena,precisei procurar,pois ela dizia que tinha
    vontade de beber leite de cabra.rsrs.
    Obrigada pelas visitas e comentário.
    bjs amiga e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Minda, não sabia muito sobre esse leite e adorei saber, beijo
    www.procurafeminina.com.br

    ResponderExcluir
  4. Neem sabia desses tantos de beneficios. E que é muito similar ao leite humano é um babadoo heiin!

    http://extremamente-feminina.blogspot.com.br/2014/08/dicas-para-economizar-agua-em-casa.html

    ResponderExcluir
  5. Nossa super importante e tem vários benefícios hein... Quando eu era pequena, tipo antes de 2 anos mais ou menos em relação ao leite eu só tomava leite de cabra. Mas eu não sei se conseguiria tomar agora, sou meio chatinha para essas coisas... Talvez né. :D

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  6. olha gostei imenso super interessante!

    ResponderExcluir
  7. Mais um final de
    não percebemos o quanto o tempo tem passado rápido
    em nossa vidas...
    Vale lembrar que o tempo não passa por
    nós ,e sim nós que passamos por ele ..Tal a correria da nossa vida
    das nos a Sensação que o tempo voa.
    A dura realidade é que nunca paramos
    para saber se alguém chora precisando de uma palavra de carinho.
    Sinto isso na carne a cada amanhecer a falta
    de afeto a simplicidade de um afago acariciando a alma.
    Elevo meu pensamento a Deus no infinito
    sinto uma lagrima rolar ao sentir que o Pai
    nunca se afasta de mim .
    Nunca me deixa sozinha.
    Numa prece silenciosa rogo
    a Deus por dias menos dolorosos .
    Para todas as dores do mundo
    incluindo a minha também.
    Meu amor e carinho para você.
    Um final de semana abençoado.
    Leve meus beijos na alma
    e meu carinho no coração.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  8. Muy buena sugerencia todo lo que he visto me encanta. Mil besicos

    ResponderExcluir
  9. Tenho um bebe de 1 mes eu nao pude amamentar.. ele toma leite de cabra direto da roca fresquinho. E ja conhecia seus beneficios . Os mais velhos costumam dizer q leite d cabra é remedio. Bjs parabenss ao site .

    ResponderExcluir
  10. minha filha toma leite de cabra e ótimo eu também tomo e muito gostoso melhorei muito sentia muitas dores pelo corpo agora estou bem minha filha e especial fortaleceu bem as pernas delas porque tem dificuldades para andar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!