Translate

Como proteger a pele e a saúde dos efeitos da poluição?

Olá meninos e meninas!

A pergunta que não quer calar!

Como proteger a pele e a saúde dos efeitos da poluição?


Um desafio hoje em dia é encontrar um lugar livre de poluição. Cada vez mais estamos cercados por agentes poluentes, seja na rua, com o escapamento dos carros e fumaça produzida por indústrias e desmatamento; seja dentro de casa, com o excesso de produtos químicos, como os de limpeza, solventes, tinta, cigarro, gás e até velas! Sendo assim, fica difícil fugir e o jeito mesmo é tentar se proteger fazendo tudo o que estiver ao seu alcance, em prol da saúde e bem-estar de sua família.
FACE (1)

A pele também sofre 

Além de prejudicial à saúde, a poluição é um dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento precoce da pele, sua inflamação e o aparecimento de manchas. Isso porque, assim como os raios solares e o tabagismo, contribui para o aumento da produção de radicais livres no organismo, isto é, estimula o processo de oxidação, o que danifica a membrana e a estrutura da célula, acelerando assim seu envelhecimento. 

Além disso, para piorar, dentre os efeitos da poluição ainda estão a produção de toxinas, provocando o entupimento dos poros e agravando problemas como acne e oleosidade, e a degradação do nosso colágeno, proteína que dá estrutura e firmeza à pele. Sendo assim, é preciso tomar algumas atitudes para reverter esse processo, como limpar a pele, aderir a uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos. Por isso:
● Adote uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como os com betacaroteno presente nas verduras e frutas de cor amarelada, laranja e avermelhada (cenouras, beterraba, abóbora), ômega 3 (peixes), licopeno (melancia, tomate), bioflavonóides (cítricos, nozes), polifenóis (frutas vermelhas), entre outros. 
● Considere tomar uma suplementação de vitaminas A, E e C. Alternativamente, inclua em sua dieta bastante couve, brócolis, espinafre, laranja, melão, amêndoas, arroz integral, gérmen de trigo...  
● Siga diariamente uma rotina de beleza, abrangendo passos como limpar a pele, tonificar, esfoliar, hidratar e proteger, essenciais para refazer e manter a barreira cutânea. 
● Utilize água micelar, um produto poderoso que une todas essas funções citadas acima em um só, e ainda remove maquiagem! A formulação é indicada para todos os tipos de pele e contém partículas chamadas micelas que removem as impurezas da pele sem a agredir.  
● Use filtro solar todos os dias, em todas as áreas expostas, com fator de proteção 30, pelo menos.
people (1)

Evitando complicações 

A poluição do ar está associada a diversos outros males de saúde, dentre eles alergias respiratórias, tosse, inflamações pulmonares, bronquite. Para os que têm asma então isso pode ser um grande agravante da condição e até desencadeador da doença. Mas nem tudo está perdido, algumas precauções podem ser tomadas para evitar que as coisas se agravem! 
  • Pratique exercícios regularmente para aumentar sua capacidade respiratória. Porém, evite fazer atividades ao ar livre em dias muito secos, nem sair para correr em vias de alto tráfego, pois junto com o oxigênio serão inaladas substâncias nocivas.
  • Outra ação muito simples, mas subestimada, é a ingestão constante de água. A reposição de líquidos é essencial, especialmente quando a umidade do ar está baixa e as altas temperaturas intensificam a desidratação. Ainda mais pelo combo ar seco mais poluição consistir em um fator de risco para pessoas com deficiência respiratória. 
Enfim, algo aparentemente óbvio, mas que é um desafio para muitos é evitar hábitos como o tabagismo. Além dos riscos claros para a saúde que estamos cansados de ouvir, o fumo do tabaco é um dos maiores poluidores do ar que respiramos.
espada-de-sao-jorge (1)

O que fazer dentro de casa 

Mesmo dentro de casa infelizmente não estamos livres desse male, então procure tomar alguns cuidados para minimizar os efeitos nocivos da poluição
● Evite o uso excessivo do ar condicionado, além de ressecar o ar (e a sua pele), se o filtro não estiver limpo ele irá disseminar mais as partículas de sujeira e pó. Por isso, o limpe constantemente, a cada 15 dias, e faça a higienização do aparelho semestralmente.  
● Adquira um purificador de ar, pois ele consegue remover boa parte da poeira e germes do ambiente. Plantas também funcionam como filtros e ajudam a purificar o ar. 
● Também espalhe alguns umidificadores de ar pelos cômodos, já que a baixa umidade do ar só colabora para o desenvolvimento daquelas condições respiratórias. 
● Limpe a casa semanalmente, retirando o pó todos os dias, se possível. 
● Não deixe formar mofo no fundo do armário ou nos cantos da casa, a deixe sempre bem arejada e remova todo bolor, responsável por liberar esporos que podem desencadear ataques de asma nos mais alérgicos. 
● Falando nisso, não deixe umidade se acumular em tapetes, como no do banheiro, cortinas etc. Se algo molhou, já pendure para secar e lave-os constantemente. 
● Muita atenção ao pintar aquela parede ou aplicar verniz em seus móveis de madeira. Tintas, sprays e afins possuem um odor muito forte que podem provocar alergia, então cuidado ao utilizá-los, sempre o faça de dia e quando estiver sol, deixando tudo aberto ou ao ar livre para secar mais rápido. 
Essas são algumas ações que você pode tomar para minimizar os efeitos da poluição, e garantir uma melhor qualidade de vida!
beijus
Nos dias de hoje proteger a pele está cada vez mais difícil devido aos maus tratos com a natureza que nós mesmos causamos, então quis compartilhar com vocês esse artigo repleto de ótimas dicas, espero que tenham gostado.

Gostou do artigo? Compartilhe, comente, deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, Minda!
masso-vita

Comentários

  1. ótimas dicas!
    impossível encontrar um lugar onde não sofremos os efeitos da poluição hj em dia.
    beijo

    Bete Fagundes
    www.bem-me-quero.com

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante as dicas, muitas vezes deixamos a pele de lado na correria do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  3. Minda as suas informações são bastante importantes, temos que sempre proteger a nossa pele contra a poluição pois a nossa pele é sensível. Gostei bastante das suas dicas super válidas para proteger a pele, Minda bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oii. Muitas vezes não tenho comentário sobre o post, mas gostaria de curtir e deixar minha manifestação, mostrando com um like, que gostei. Mas não encontrei aqui essa opção. :(

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou atras de um purificador de ar então... passo muito tempo dentro de casa, trabalho em casa!
    São cuidados que as vezes parecem bobos, mas nos ajudam muito né.


    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

    ResponderExcluir
  6. Dicas maravilhosas!! Protetor solar é fundamental! Depois que descobri a agua micelar não vivo mais sem. É otima! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Dicas babadeiras! Sabe que eu só tomei como hábito usar o protetor solar diariamente só nesse último ano?

    ResponderExcluir
  8. São ótimas as suas dicas, às vezes a gente nem se dá conta do quanto faltam cuidados essenciais para a nossa pele. Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Muito boas suas dicas post super interessante ainda mais agr que está chegando fim do ano.

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Excelentes dicas :D
    Eu sempre uso produtos para tonificar, esfoliar, hidratar e proteger a pele. E claro não saio de casa sem protetor solar ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas, amo cuidar da minha pele, sempre protegendo.

    ResponderExcluir
  12. otimas dicas, e eu aqui pensando que só cosmeticos ja eram suficientes pra cuidar da pele

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, como vai? Nossa que dicas maravilhosas, gostei bastante pois dessa forma temos varias formas de efitar que nos prejuficamos por falta de informação

    ResponderExcluir
  14. Água Micelar é uma coisa que eu não abro mão! E adorei as dicas de alimentação! Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Muito boa as suas dicas! Se minha rotina permitisse colocar todas em prática seria muito bom!

    ResponderExcluir
  16. Super dicas, eu não curtia muito usar protetor solar porque sempre ficava gordura pura, mas agora uso todos os dias. kkk
    Achei um que não fica tão gorduroso.
    Bjão

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelas ótimas dicas! Cuidar da pele é algo muito importante e requer disciplina. E a poluição é um probleminha que infelizmente só aumenta. Sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Super dicas, a poluição afeta a saúde de tudo na natureza bjo

    ResponderExcluir
  19. Essas informações e dicas são tão boas que compartilhei no G+, pois precisam ser lidas pelo maior número de pessoas possíveis! Precisamos cuidar da nossa pele e da saúde em geral!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Essas dicas são otimas! Temos sempre que cuidar e proteger de nossas peles.

    ResponderExcluir
  21. Sempre e bom proteger nossa pele de todas as agressões, vou seguir essas dicas. Obrigada por compartilhar!


    ResponderExcluir
  22. Adoro as dicas de pele e cabelos, sempre aprendo muita coisa!
    Dicas maravilhosas! os cuidados com a pele sempre são muito importantes!

    bjs

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  23. Com certeza a rotina de beleza está incorporada no meu dia a dia. Super importante fazer os 3 passos (limpar, tonificar e hidratar). Faz uma super diferença cuidar da pele!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Adorei, muito bom, lindo post
    Beijos
    O Mundo de Marina
    http://omundode-marina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Minda! Ótimas dicas, anda complicada essa coisa da poluição, percebo isso qnd limpo minha pele kkk Essa coisa de alergia a pó é complicado pra mim, tenho rinite crônica, sou alergica a quase tudo (poeira, ácaro, mudança de tempo, cheiros fortes) aqui em casa todos são, já ate estou vendo tratamento com imunoterapia pq limpar casa é um tormento pra mim, a gente vai tentando se proteger do jeito que dá ne, bjs e bom feriado

    ResponderExcluir
  26. Ótimas dicas. É muito importante manter a pele saudável. Cuidar contra a poluição é também muito importante.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns amada pelas dicas! é muito importante cuidar da saúde e suas dicas são uteis, muito obrigado por compartilhar, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  28. Depois que completei 25 anos, passei a dar mais importância a minha pele. Estou tentando criar uma rotina de cuidados com a pele e aumentar a ingestão de água. Aqui onde moro é muito úmido e o mofo corre solto, por isso uso de inúmeros truques para combater o mofo. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  29. Verdade,a poluição está em todo lugar,inclusive dentro de nossas casas,infelizmente.
    Com certeza temos que ter cuidado redobrado com nossa saúde e com nossa pele,para evitar danos maiores.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo post repleto de informações essenciais para proteger a pele e a saúde contra os efeitos da poluição. Infelizmente hoje somos bombardeados por poluição em todos os lugares que nos agridem. Essas dicas são muito importante.

    ResponderExcluir
  31. Amei suas dicas parabéns pela postagem achei de grande utilidade postagem interessante. parabéns beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá Minda!Excelentes informações,infelizmente a poluição nos agride até mesmo dentro de casa,estas dicas são importantíssimas para cuidarmos de nossa pele e evitar problemas futuros.Bjss

    ResponderExcluir
  33. Oi Minda!
    Dicas imprescindíveis para o cuidado com a pele no dia a dia, é uma pena eu não ter dado tanta importância a esses cuidados antes, agora sofro as consequências de meslasmas na pele dk rosto, mais antes tarde do que nunca, agora não descuido em momento algum!Amei o post Minda.
    Beijos, obrigada!

    ResponderExcluir
  34. Oi,
    Adorei o post com as dicas de como fazermos para cuidarmos de nossa pele. Gostei muito da explicação que você deu sobre o tema. Temos realmente que cuidarmos da nossa pele.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  35. Ótimas dicas, to precisando muito cuidar da minha pele não tenho dado muita atenção a ela, vou seguir suas dicas obrigada😘

    ResponderExcluir
  36. Gostei das dicas com informações muito importantes, afinal quem não quer se cuidar, adorei ler e saber, parabéns Minda pelo post muito bem explicado e informativo

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  37. Post super completo, ótimas dicas.
    Algumas coisas ainda não consegui encaixar na minha vida. Mas aos poucos acerto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. QUE DICAS MARAVILHOSAS AMADA E TAO DIFICIL COM ESTA POLUIÇAO NE E CABELO PELE AOREI A RESENHA

    ResponderExcluir
  39. De fato, nossa pele sofre muito com toda essa exposição à poluição. Não há como fugir disso, mas podemos minimizar os efeitos. Nesse sentido, suas dicas contribuem muito. Ótimo post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  40. Olha gostei das dicas, hoje em dia é muito difícil nos proteger da poluição imagina nossa pele, no fim do dia percebemos o quanto de poluição ela recebeu. Aqui em casa ninguém fuma e sempre procuramos ter cuidado pra não deixar nenhum cano mofar, afinal né é a nossa saúde.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!

Postagens mais visitadas