Translate

Cabelos - Saiba como deixa-los lindos e saudáveis

Olá meninos e meninas!

Hoje vamos conversar um pouco sobre cuidados com os  cabelos, o que eu acho de extrema importância se queremos ter um cabelo bonito mas principalmente saudável.

Saiba como cuidar dos seus cabelos

Você sabia que possuímos em média cerca de 150.000 cabelos no couro cabeludo e que por dia nos caem cerca de 50 a 100 cabelos? 
cabelos-com-brilho-e-saudáveis (1)
Ciclo Evolutivo dos Cabelos
Os folículos pilosos têm uma evolução cíclica que compreende três fases distintas: Anagénese, a Catagénese e a Telogénese.
  • Anagénese – Corresponde à fase de crescimento do cabelo. Ocorre uma multiplicação celular, com abundante síntese de queratina. A duração em média desta fase é de 3 anos.
  • Catagénese – Esta fase constitui a fase de paragem de crescimento. As mitoses celulares cessam e o bulbo piloso separa-se da papila dérmica. A duração média da fase catagénica é de 2 semanas.
  • Telogénese – É o período de repouso. Nesta fase do ciclo de vida a papila dérmica sofre retração e a queratinização fica terminada, logo o cabelo cai. A duração média desta fase é de 3 a 4 meses.
Existem vários fatores associados a queda de cabelo:
perdando-os-cabelos (1)
  • Fatores Alimentares: Carências nutricionais (principalmente proteica) – originam cabelo fino, frágil e despigmentado. O aporte de elementos minerais e vitaminas é essencial para o crescimento do cabelo
  • Fatores Sazonais: A altura do ano influencia a velocidade de crescimento do cabelo e o nível de cabelos em fase anagénica.
  • Fatores Hormonais: Praticamente todos os folículos pilosos humanos são influenciados pelos ANDROGÉNIOS, mas diferem na intensidade e tipo de resposta.
  • Hiperseborreia A seborreia resulta fundamentalmente da hiperprodução de sebo pelas glândulas sebáceas anexas ao folículo piloso. São responsáveis pelo sobre engorduramento da raiz como também da haste capilar. Caracteriza-se por um cabelo sem brilho, caído e que fixa facilmente a sujeira.
Dicas de como preservar a cutícula:
  • Lave a cabeça o menor número de vezes, só quando realmente estiver suja;
  • Se lavar com frequência, os xampus infantis (menos agressivos) podem ser usados;
  • Lave os cabelos com água fria ou morna, evite água quente;
  • Durante a lavagem friccione os fios o mínimo possível;
  • Use pouco xampu e enxague bem para não ficar excesso;
  • Use o condicionador sempre após o xampu, e não misture os dois;
  • Seque pouco com toalha e penteie o mínimo possível.
Características Físicas
O composto que intervém em maior quantidade na composição química do cabelo é a queratina (rica em cistina e metionina). Trata-se de uma substância de elevado peso molecular, constituída por cadeias polipeptídicas cuja coesão é assegurada por ligações de enxofre e por pontes de hidrogénio.

Esta estrutura complexa de moléculas organiza-se ao longo do eixo, formando verdadeiras fibras que, ao aderirem umas às outras, conferem ao cabelo rigidez e flexibilidade.
  • Solidez – é expressa pela resistência à ruptura, sendo essa grandeza variável. Num cabelo saudável a resistência pode atingir valores na ordem de 1,2 ton/cm2.
  • Elasticidade – O cabelo pode ser submetido a forças de tracção moderadas e voltar à posição de equilíbrio, logo que as forças cessem a actuação.
  • Plasticidade – É a característica que lhe permite submeter-se a deformações mais ou menos prolongadas, tal como acontece nas ondulações ou permanentes.
Como lavar corretamente os cabelos:
massageando-os-cabelos (1)
Lavar a cabeça, com certeza, faz parte da nossa rotina, esse é o tipo da coisa que fazemos faz sem pensar. Mas é justamente por isso que, sem saber, podemos estar cometendo erros básicos, e que explicam por que os cabelos sempre ficam mais brilhantes ou apenas mais “limpos” quando são lavados num salão.

Para obter o mesmo resultado em casa, talvez tenhamos que desaprender certos hábitos que já estão incorporados, como, por exemplo, usar as unhas em vez de esfregar o couro cabeludo com as pontas dos dedos.  A unha arranha, machuca e, ao contrário do que parece, não garante uma limpeza adequada.
Veja como proceder:
enxaguando-os-cabelos (1)
Comece molhando bem a cabeça. Em seguida, prepare-se para aplicar o xampu: na palma da mão, despeje uma pequena quantidade do produto, o equivalente a uma moeda de R$ 1 — o correto é usar pouco xampu e repetir a operação. Espalhe essa dose nas duas mãos e vá passando aos poucos, distribuindo o produto por toda a cabeça, a partir do couro cabeludo.
  • Evite as massagens intensas do couro cabeludo.
  • Evite que os produtos de higiene atuem durante tempo prolongado.
  • Evite a secagem com altas temperaturas.
Cabelos oleosos:
Se você tem cabelos oleosos na raiz, esfregue levemente, sem massagear, pois o contato com a pele já é suficiente para estimular essa oleosidade. Recomendo lavar pelo menos duas vezes em cada banho. Então enxágue e repita toda a operação. Você vai notar que, na primeira aplicação, o xampu não fará muita espuma, e na segunda, a mesma quantidade do produto vai espumar muito mais. Isso acontece porque a lavagem inicial tira a camada mais densa de sujeira. Em seguida, sem encontrar tanta oleosidade, o xampu se dissolve melhor com a água.
Cabelos secos:
Os cabelos secos, ao contrário, beneficiam-se desse estímulo, então massageie o couro em toda a sua extensão, do alto da cabeça até a nuca, sempre com as pontas dos dedos. 
Cabelos longos
cabelos-longos (1)
Quem tem cabelos longos deve aplicar o xampu do meio para as pontas. Um erro comum é querer passar o produto em tudo ao mesmo tempo, amontoando os fios no alto da cabeça. Isso não funciona por causa da própria estrutura dos fios, que têm escamas que obedecem a um sentido, sempre do alto da cabeça para baixo. Quando você inverte essa direção acaba provocando um atrito entre essas escamas, favorecendo a quebra dos fios.
saiba como aplicar o condicionador
Aplique o condicionador apenas uma vez, e da mesma forma, do meio para as pontas. Use a mesma medida do xampu, um pouquinho a mais se tiver cabelos longos, um pouquinho a menos se forem curtos. Mas em qualquer caso, nunca passe o produto no couro cabeludo.
Temperatura da água
A temperatura da água também altera o resultado da lavagem. As escamas reagem ao calor, dilatando, da mesma forma como se “encolhem” em contato com o frio. É por isso que sempre se recomenda água fria no último enxágue: o cabelo brilha mais porque as escamas dos fios estão mais fechadas. O calor, ao contrário, dilata essas escamas e favorece a oleosidade, roubando brilho e leveza dos cabelos. Como o contato com a água mais fria pode ser desconfortável, principalmente no inverno, opte pelo meio-termo: na hora de lavar os cabelos, use água morna e um pouco mais fria no enxágue final. 
Enxague
Enxaguar é muito importante. O único “resíduo” que tem permissão para ficar nos cabelos é o perfume dos produtos que você usou.
Nada mais! Para garantir uma limpeza perfeita, enxágue com muita água
e durante o mesmo tempo que usou para lavá-los. 
Secagem
secando-os-cabelos (1)
Junte e apenas aperte os fios para tirar o excesso de água. Para não causar atritos entre as escamas, torça os cabelos só depois que estiverem enrolados na toalha. 
Existem 8 tipos de cabelos
Dos oito tipos de cabelo que existem, sete podem ser encontrados no Brasil.
Os cabelos não são iguais e é por isso que existe uma fórmula adequada para cada um. De acordo com estudos feitos por grandes marcas internacionais de cosméticos, existem oito tipos de cabelos, diferentes em função de características genéticas e também de condições externas, como o clima. 

Por conta da miscigenação e também pela enorme variação climática, sete desses tipos podem ser encontrados no Brasil. Você certamente se encaixa em um deles. Só que, além disso, cada tipo de cabelo pode apresentar problemas específicos em momentos diferentes não é para menos que as empresas de cosméticos investem tanto em pesquisas, aprimorando fórmulas e buscando ingredientes específicos para cada caso. Por tudo isso, não é difícil ficar confusa na frente da prateleira da farmácia: qual é o melhor xampu afinal?
secando-os-cabelos-com-secador (1)
Todos os xampus são basicamente a mesma coisa, detergentes, apesar de conterem princípios ativos diferentes. Esse é o ingrediente responsável pela função número um do produto, ou seja, limpar. O que muda e realmente faz diferença é a concentração desse detergente: para lavar os cabelos oleosos, ela precisa ser maior; e tem que ser mais leve para a higiene dos fios secos. 

Vale a pena saber também que todo xampu contém sal, mesmo os que dizem o contrário. É possível, sim, que algumas formulações contenham “menos” sal, mas nenhum produto cumpre bem a tarefa se não tiver essa substância na sua composição. Injustamente acusado de agredir os fios, o ingrediente adquiriu certa “má fama”: é verdade que o excesso de sal pode ressecar ligeiramente os fios por isso, se você tem cabelos alisados, com reflexos ou com uma tendência natural ao ressecamento, prefira os xampus com pouco sal. É fácil identificar um produto assim porque ele espuma menos. Por outro lado, talvez você precise repetir a lavagem por até três vezes até sentir que o couro cabeludo está mesmo limpo.

É fundamental verificar o pH, índice que indica se o produto é ácido, neutro ou alcalino. Algumas marcas não trazem essa informação no rótulo, mas o bom resultado de uma lavagem está diretamente ligado a isso. Cabelos muito oleosos, por exemplo, exigem xampus com pH mais alto (8), que tem o poder de abrir as escamas dos fios e, assim, remover toda a oleosidade, garantindo uma limpeza adequada. Exatamente por isso, os chamados xampus antiresíduos e também os de limpeza profunda sempre são levemente alcalinos.

Já para cabelos normais e também para os cabelos secos, o ideal é que o produto tenha um pH neutro (7), menos agressivo para os fios, mas não menos eficiente na lavagem.
cabelo-com-brilho (1)
Conheça os ingredientes que sempre entram na receita dos xampus e aprenda a reconhecer os nomes complicados das substâncias mais usadas
  • TENSOATIVO É o próprio detergente, que aparece como lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio ou lauril éter sulfato de trietanolamina.
  • ESTABILIZADOR DE ESPUMA Um dos mais comuns é a dietanolamida de ácido graxo de coco.
  • CORRETIVO DE PH Nas fórmulas dos xampus para cabelos secos, costuma-se adicionar ácido cítrico para favorecer a acidez do pH (entre 5,5 e 6,5).
  • ESPESSANTE É o sal, o cloreto de sódio ou, ainda, as gomas, alginatos e carbômero, ingredientes similares que têm a função de tornar o xampu menos líquido.
  • QUELANTES DE METAIS Agrupadas na sigla EDTA, essas substâncias servem para remover os metais que aceleram a oxidação da fórmula, funcionando como uma espécie de conservante.
  • CONSERVANTES Os parabenos (como etilparabeno, metilparabeno ou butilparabeno), a imidazolinidil ureia e o formol são os mais comuns e garantem o tempo de validade do produto. 
(Rodrigo Cintra)
beijinhus-beijos-beijokas

O texto é grande, mas penso que vale a pena ler na integra, pois muitas vezes quando reclamamos de um produto, o mau resultado na verdade pode ser nossa própria culpa por não lermos os rótulos e por não usarmos o Shampoo adequado aos nossos cabelos. Devemos estar atentos e ter mais cuidado na hora de usar qualquer produtos, pois o que queremos é um cabelos macio, com brilho igual aos comerciais de shampoos. 😍

Logicamente que ter um cabelo bonito não depende apenas de fatores externos, uma alimentação equilibrada faz toda a diferença.

Quais os cuidados que você tem com seus cabelos? Comente, deixe sua opinião, ela é muito importante para nós!

Abraços e carinhos, até a próxima ...
Beijos, Minda!
masso-vita

Comentários

  1. Minda excelente o seu post, os cabelos merecem todos os cuidados possíveis, não sabia que os cabelos caem por dia cerca de 50 á 100, é muito cabelo que caem, suas dicas foram bastante úteis, temos que lavar os cabelos corretamente, o seu post foi muito bem explicado, vou ficar mais atenta agora, pois quero meus cabelos sempre lindos e saudáveis, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa... acho que a unica coisa que eu estava fazendo certo, era lavando o cabelo, pq de resto eu nao sabia nada. Muito informativo e bem completo seu texto, parabens.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Excelente post :D as dicas são maravilhosas.
    Meu cabelo estava caindo muito e fui ao medico e descobri que era por falta de algumas vitaminas. Hoje já não cai tanto :D
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Minda, super legal o post, cheios de curiosidades, informações e dicas valiosas. Confesso que fazia muita coisa errada, tipo exagerava no produto e achava que quando mais eu esfregasse e fizesse espuma melhor e que isso bastaria. Agora percebo que não é só a espuma que vai ajudar nesse processo e sim pequenos detalhes, como a água mais fria, tipo de produto, etc. Dica super anotada, muito bom.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  5. Amei todas ás dicas e sério serão bem uteis na hora de lavar a cabeça, cometemos muitos erros. Isso pode prejudicar muito a saúde dos nossos fios. Obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  6. Menina, confesso que estou muito descuidada com meu cabelo ultimamente, mas é tanto trabalho... Quero voltar a cuidar direitinho! hahaha

    Beijocas,
    Dossiê de Verão | Fanpage | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post parabéns! Cuidar dos cabelos é sempre bom!

    ResponderExcluir
  8. Amo cuidar dos cabelos também! super dicas bjo

    ResponderExcluir
  9. Ameiii essas dicas... Gente, aprendi muitooooo! Parabéns pela pesquisa.
    Eu também acho que temos que cuidar super bem dos nossos cabelos!
    Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado amada linda pelas dicas! eu estava fazendo errado! beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  11. Quanta dica legaal!! E sobre o que voce escreveu sobre queda de cabelo... simplesmente fantástico! Eu estava querendo saber porque meus cabelos comecaram a cair tanto, agora já tenho uma ótima ideia do que possa ser. ^^
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Dicas ótimas, para manter os fios sempre bonitos e saudáveis é preciso mudar alguns hábitos mesmo. Eu por exemplo tenho problema com água quente, principalmente no inverno q eu deixo o chuveiro pelando de quente rs, e não pode!
    Adorei o post, bastante informativo. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Linda,
    Uau, que excelente o post, Parabéns viu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amei seu post, aprendi muita coisa , valeu pelas dicas, vou pratica-las

    ResponderExcluir
  15. Dicas excelentes para manter os cabelos bonitos e saudáveis,parabéns!ótimo post.Bjs

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente adorei as dicas, com certeza as colocarei em prática.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Excelente post
    Gostei demais principalmente das dicas,como é bom cuidar dos cabelos um beijo.

    ResponderExcluir
  18. Muito completo seu post. Otimas dicas, dicas de cabelo sao sempre boas.

    ResponderExcluir
  19. Dicas preciosas de cuidados com os cabelos!
    Muito obrigada e tenha uma maravilhosa semana!

    ResponderExcluir
  20. Que post mega utilidade pública! Eu tive uma queda de cabelos brusca porque resolvi querer cachos no cabelo sendo que tenho cabelo liso (sim, cabelo de japa é fogo) então não resisti usar um xampu ativador de cachos. Não deu outra, quase fiquei careca na região da testa sabe? Tá um pouco difícil de recuperar ele mas estou conseguindo, a importância do xampu é essencial para não só a estética, mas como a saúde né. Adorei o post, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Gentem to bege,eu fazia tudo ao contrario kkkkk,menina que dica boa e meus cabelos agradecem.

    ResponderExcluir
  22. Minda arrasou na postagem menia! Confesso que não sabia metade das dicas e informações que você procurou colocar em sua postagem. Fazia tudo do jeito errado e achando que estava tudo maravilhoso. Obrigado por essas super dicas.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas! Estou precisando ter mais cuidado com meu cabelo. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Minda, tudo bem?

    Eu amooooo ler posts assim, que são úteis para o leitor, e que irão ajudá-lo de alguma forma. Eu vivo sofrendo com o meu cabelo e não fazia ideia de todas essas fases pelo qual ele passa no crescimento. As dicas forma muito bem absorvidas por mim e farei uso delas constantemente. Agora sei como lavar corretamento meus fios e couro cabeludo. Parabéns pelo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. GOSTEI DO POSTE,DICAS MARAVILHOSAS PARA CUIDAR DO NOSSOS CABELOS,AGORA SEI LAVAR CERTINHO MEU CABELO,MARAVILHOSO POSTE,PARABÉNS BEIJOS

    ResponderExcluir
  26. Excelentes dicas!
    A gente acaba fazendo tanta coisa errada na hora de lavar os cabelos!

    ResponderExcluir
  27. Ótimo post!
    Meu cabelo é misto e sofri bastante até aprender a cuidar da maneira certa dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Texto super explicativo Minda, gostei, estava precisando de um conhecimento assim.

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir
  29. Olá Minda!
    Adorei o post! Devemos cuidar muito do nosso cabelo todos os dias.. eu cuido muito do meu. Ainda mais que ele é bastante oleoso, mesmo fazendo luzes e ele é muito, acho que nem cai 50 a 100 fios por dia não.. tenho cabelo demais e não cai nem com minha idade.. Mas amo isso.. Amei o post.. muito explicativo como sempre.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  30. Belas dicas com informações preciosas Minda, seus cabelos ficaram ainda mais bonitos e brilhosos, vou indicar a minha mulher e ler com detalhes a sua resenha (sempre perfeitas)
    Gostei muito

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  31. As dicas são ótimas, e eu tinha consciencia de que perdiamos essa quantidade de fios por dia mesmo. Cuidar dos cabelos e essencial !

    ResponderExcluir
  32. Olá,amiga!!
    Amei as dicas para os tipos de cabelo.É importante sabermos como ajudar a nutrir os nossos cabelos.Parabéns pelas dicas.Bjss

    ResponderExcluir
  33. Maravilhoso seu post, dicas valiosas demais. Teu cabelo esta com um brilho incrivel, ameeeeeeei

    ResponderExcluir
  34. Uau Minda que post mais completo. Meu cabelo geralmente cai muito quando fico estressada. Amei as dicas algumas não sabia.

    ResponderExcluir
  35. Oi Minda.
    Sempre gosto de coisinhas e dicas que sejam para o bem do couro cabeludo, saúde dos fios e etc. Apesar de ter feito um curso na área, tenho sempre a certeza de que, quanto mais soubermos do assunto, melhor. Amei as suas dicas, todas imprescindível!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Dicas maravilhosas
    Eu sofro com queda de cabelo, cai muito!
    PARABÉNS o post está Ótimo!
    bjus

    ResponderExcluir
  37. O foco do meu Blog é cabelos então dicas nunca são demais.. Muito bom o post, eu amo cuidar do meu cabelo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo(a), sua presença nos deixa muito feliz!
Bjos,
Volte Sempre!